Take a fresh look at your lifestyle.

Vinagre para Cabelo: Funciona? Onde Comprar?

O vinagre de maçã já virou um dos ingredientes queridinhos nas receitas caseiras de beleza. Afinal, é um produto bem baratinho e muito fácil de ser encontrado. No entanto, no caso do vinagre para cabelo ainda se tem muitas dúvidas quanto à sua aplicação, pois não é todo e qualquer tipo de vinagre que pode ser aplicado nos cabelos.

O vinagre de maçã, por exemplo, é um vinho ácido extraído da fruta, que quando em estado puro pode apresentar vários benefícios para a saúde dos cabelos. Além de ser um potente anti-inflamatório natural, conserva mais de 93 componentes como enzimas, bactérias, pectina, sais minerais, vitaminas, aminoácidos e betacaroteno, entre muitos outros.

Como o seu pH é baixo (entre 2,5 e 3,5), ele ajuda a fechar e selar as cutículas dos cabelos, mantendo a hidratação dos fios de forma adequada. Além disso, é possível restaurar o pH natural do couro cabeludo, evitando a caspa, estimulando o crescimento, promovendo o brilho e a maciez dos fios ao aplicar o vinagre para cabelo.

Sendo assim, o melhor tipo de vinagre para aplicar nos cabelos é o vinagre de maçã. Mas se você quiser mais informações sobre como e quem pode usar, qual a maneira mais adequada e quais os benefícios que o vinagre para cabelo pode trazer, continue lendo abaixo.

Benefícios do vinagre para cabelo

O vinagre para cabelo pode trazer muitos benefícios aos fios e ao couro cabeludo
O vinagre para cabelo pode trazer muitos benefícios aos fios e ao couro cabeludo

Os benefícios do vinagre para cabelo já podem ser percebidos logo na primeira aplicação do produto através do brilho e da maciez nos fios. Isto deve-se ao pH muito baixo (entre 2,5 a 3,5) do vinagre, que em contato com o pH do cabelo, equilibra as taxas que estiverem desequilibradas por conta de outros fatores.

Isso porque o pH natural do cabelo costuma ficar entre 4,5 e 5,5, porém esse valor aumenta após serem submetidos a procedimentos químicos como coloração, descoloração e alisamentos.

Sendo assim, o vinagre para cabelo ajuda a equilibrar novamente essa taxa e selar as cutículas dos fios, promovendo um acabamento mais sedoso, brilhoso e super macio aos cabelos.

Além disso, o vinagre de maçã, por exemplo, ainda conta com oligoelementos e propriedades que melhoram a porosidade, hidratam, reduzem pontas duplas e frizz, auxiliam no crescimento, equilibram a oleosidade no couro cabeludo, tratam dermatites e caspas e ainda removem resíduos deixados nos fios por produtos, promovendo uma limpeza profunda nos fios e no couro cabeludo.

Qual o melhor tipo de vinagre para cabelo?

Não são todos e qualquer tipo de vinagre que podem ser utilizados nos cabelos. Normalmente, o vinagre encontrado na cozinha da sua casa não é a melhor opção de vinagre para cabelo.

O ideal é que o produto seja especificamente desenvolvido para ser usado no cabelo, a fim de poder respeitar o pH dos fios e equilibrá-los da maneira correta. Isso porque os vinagres comuns não possuem concentração pura e contém muito álcool na composição.

No entanto, de todos os tipos disponíveis, o vinagre para cabelo ideal seria o de maçã, em estado puro, que ainda conserva conserva mais de 93 componentes como enzimas, bactérias, pectina, sais minerais, vitaminas, aminoácidos e betacaroteno, entre muitas outras substâncias benéficas.

Alguns especialistas em cabelos também recomendam vinagres cosméticos para esta finalidade, como o Vinegar Rinse, da linha Color Extend Blondage de Redken. Esse produto, em particular, contém uma tecnologia que combina três tipos de ácidos: o ácido cítrico, o ácido maleico e o aminoácido, excelentes para restaurar a saúde dos cabelos.

Quem pode usar vinagre para cabelo?

O vinagre para cabelo pode ser usado em todos os tipos de cabeos, principalmente os quimicamente tratados.
O vinagre para cabelo pode ser usado em todos os tipos de cabeos, principalmente os quimicamente tratados.

Como o vinagre para cabelo tem o poder de reequilibrar o pH dos fios de cabelos quimicamente tratados, como tingidos, descoloridos e alisados, a sua utilização nesses casos é bem mais comum.

No entanto, todos os tipos de cabelos podem se beneficiar com o vinagre para cabelo para dar mais brilho e suavidade aos fios. Até porque, a exposição solar, as ferramentas de calor, como secador, babyliss e chapinha, também costumam deixar um efeito opaco e sem vida nos cabelos com o passar do tempo e uso frequente.

O vinagre de maçã ou o vinagre para cabelo cosmético pode devolver o equilíbrio perdido para fibra capilar, além de uniformizar e fechar a cutícula dos fios, que vão passar a refletir mais a luz. Portanto, dar essa impressão de brilho nos cabelos.

Como usar vinagre para cabelo?

O vinagre para cabelo pode ser usado de diversas formas, basta ser aplicado diretamente nos fios e couro cabeludo.
O vinagre para cabelo pode ser usado de diversas formas, basta ser aplicado diretamente nos fios e couro cabeludo.

Assim como qualquer outro produto de cabelo, o vinagre para cabelo cosmético também vai exigir alguns cuidados de aplicação. No caso do Vinegar Rinse ou mesmo o vinagre de maçã, você só deve utilizá-los no máximo duas vezes por semana.

No entanto, a frequência exata vai depender do estado dos fios de cada pessoa, então o ideal é consultar antes um cabeleireiro de sua confiança para ter certeza de como proceder.

Para aplicar, não é necessário dar um tempo de pausa, basta enxaguar depois de alguns minutos após a sua aplicação. Depois, é só finalizar com o condicionador de costume. No caso dos cabelos loiros ou tingidos, recomenda-se usar um condicionador que protege a cor.

Agora, por conta de tantos benefícios, o vinagre para cabelo também pode ser utilizado de diversas outras formas diferentes, veja a seguir:

1. Vinagre para cabelo como enxágue

Como dissemos, há profissionais que costumam indicar produtos especialmente elaborados com vinagre para cabelo. Esses produtos podem ser encontrados facilmente em lojas especializadas, como a Beleza na Web, por exemplo.

Os enxaguantes de vinagre, por exemplo, são adstringentes, recuperam o couro cabeludo e ajudam a fechar as cutículas para dar mais brilho. Para utilizá-los, basta lavar os cabelos

como de costume, com shampoo e condicionador, retirar bem o excesso de resíduos dos produtos em água corrente e finalizar banhando os fios com o enxaguante ou uma mistura de água com vinagre. Depois, é só deixar secar, sem enxaguar, e finalizar normalmente. Você pode repetir esse processo a cada 20 dias ou sempre que notar os cabelos opacos.

2. Vinagre para cabelo para remover resíduos

O vinagre para cabelo pode ser usado para remover resíduos acumulados nos fios e couro cabeludo, promovendo uma limpeza mais profunda. Para isso, misture vinagre e água morna, na mesma proporção, e aplique nos cabelos com um algodão. Promova algumas massagens no couro cabeludo em movimentos circulares. Depois lave os cabelos normalmente.

3. Vinagre para cabelo para combater a caspa

A caspa ou descamação do couro cabeludo pode ser provocada por diferentes motivos, como acúmulo de resíduos, ressecamento da pele, oleosidade excessiva, fungos e até por causa de algum desequilíbrio do pH no couro cabeludo.

Devido a sua ação adstringente, antifúngica e antibactericida, o vinagre para cabelo pode reequilibrar o pH, diminuindo não só a formação da caspa como também a irritação provocada por ela, como alívio da coceira.

Ele atua como um poderoso desinfetante para combater o principal fungo. No entanto, em casos mais persistentes recomenda-se procurar um médico dermatologista.

4. Vinagre para cabelo como condicionador

Você sabia que vinagre para cabelo também pode ajudar a conservar a umidade natural dos fios de cabelo? Sim, pois como o vinagre é capaz de selar as cutículas, ele também mantém os fios hidratados, evitando pontas duplas e frizz.

Para isso, adicione duas colheres de sopa de vinagre de maçã dentro do frasco do seu condicionador e aplique o produto normalmente, após lavar com shampoo. Assim, você vai potencializar ainda mais o poder do condicionador na hora de finalizar e selar as cutículas dos fios.

5. Vinagre para cabelo para estimular o crescimento

O vinagre para cabelo ainda pode estimular o crescimento dos fios, devido às suas propriedades antissépticas e desinfetantes que tratam o couro cabeludo e os folículos capilares, estimulando a circulação, fortalecendo as raízes do cabelo e promovendo o seu crescimento saudável.

Para isso, basta aplicar uma solução diluída de vinagre de maçã em água depois do shampoo, antes do último enxágue. Depois, massageie com movimentos circulares suaves todo o couro cabeludo para penetrar bem (2 colheres de vinagre de maçã num copo de água filtrada morna).

6. Vinagre para cabelo como finalizador

Como dissemos, o pH do vinagre é baixo (ácido), e assim ele ajuda a fechar as cutículas dos cabelos, selando os fios e mantendo a hidratação adequada. Portanto, você pode também utilizar o vinagre para cabelo de maçã para restaurar o pH natural dos cabelos e do couro cabeludo sem se preocupar em retirar os seus óleos essenciais.

7. Vinagre para cabelo com máscara hidratante

Devido ao seu poder de conservação da umidade, o vinagre promove uma hidratação ainda mais poderosa nos cabelos quando associado a outros ingredientes. Dessa forma, ele pode ser incorporado a várias receitas de hidratação com vinagre de maçã.

Uma opção é misturar iogurte natural com vinagre de maçã, mamão ou uma ampola de vitamina A. Outra opção é misturar 2-3 colheres de máscara hidratante de cabelos com uma colher de sopa de azeite e uma colher de sobremesa de vinagre de maçã.

Para ambas as receitas, aplique as misturas em todo o cabelo, da raiz às pontas e coloque uma touca, deixando agir por 20 minutos. Repita esse processo uma vez por semana.

8. Vinagre para cabelo para selar as cutículas

Já dissemos que o principal efeito do vinagre para cabelo é selar as cutículas e restaurar o pH natural do seu cabelo, para deixá-los mais suaves e brilhantes. Então, se a finalidade é apenas selar as cutículas, basta misturar uma colher de sopa de vinagre de maçã para cada 100 ml de água e colocar em um borrifador para aplicar nos fios molhados sempre que sair do banho. A ideia é a mesma que um finalizador ou enxaguante, sem maiores mistérios e segredos.

9. Vinagre para cabelo para diminuir a oleosidade

Adicionar uma colher de vinagre de maçã no seu condicionador ou aplicar isso diretamente no couro cabeludo também vai ajudar a diminuir a oleosidade do local, ao equilibrar o PH.

E se você estiver preocupado com o cheiro do vinagre para cabelo, não se preocupe mais. O cheiro sai rapidinho logo que o cabelo seca, pois evapora com a água e some. Tá esperando o que agora para experimentar? Além de todos os benefícios, o vinagre é um produto muito barato, acessível e rende muito. Vale a pena testar!

Leave A Reply

Your email address will not be published.