Take a fresh look at your lifestyle.

Uxi amarelo e unha de gato como tomar? Beneficios e Indicações!

O uxi amarelo e unha de gato são plantas medicinais nativas da Amazônia.

O uxi amarelo e unha de gato são plantas medicinais nativas da Amazônia. Ambas as ervas, uxi amarelo e unha de gato, prometem contribuir, sobretudo, no reforço terapêutico de cistos e miomas.

O uxi amarelo é amplamente utilizado como complemento imunológico e suplementação alimentar. Bem como recurso terapêutico para artrite, reumatismo, bursite e inflamações na bexiga e útero.

Especula-se que suas maiores vantagens estão concentradas na bergenina, um princípio ativo da sua composição. Dentre estes diversos benefícios provenientes do uxi amarelo, classificam-se suas propriedades diuréticas, antioxidantes e anti-inflamatórias.

A ação do uxi amarelo é um conhecido recurso no tratamento de doenças de fundo urinário ou uterino. Entre eles, distúrbios que comprometem a fertilidade da mulher, como endometriose, miomas, cistos, infecções, ciclo menstrual desregulado e síndrome do ovário policístico.

Além de imunoestimulante e anti-inflamatório, o uxi amarelo é também antitumoral, depurativo, antiviral, vermífugo e regenerador celular.

Seus benefícios ainda contemplam métodos curativos para complicações cardíacas e asmáticas. A úlcera gástrica, a prostatite e a diabete também se classificam entre as doenças favorecidas pelo consumo de uxi amarelo.

A unha de gato, por sua vez, é uma erva amazônica conservada na América Latina e utilizada desde a medicina alternativa dos povos incas.

Ela é uma erva valorizada por suas propriedades anti-inflamatórias, antimutagênicas, antitumorais, diuréticas, antioxidantes, antiproliferativas, analgésicas e antivirais.

A unha de gato ainda tem ação depurativa e desintoxicante, combatendo os radicais livres e agindo na diminuição da pressão arterial.

Benefícios da unha de gato

Entre os benefícios mais importantes da unha de gato, classificam-se:

1. Aliada da saúde digestiva

Na medicina do Peru, a erva é empregada no auxílio de complicações estomacais e digestivas. Seus princípios medicinais são efetivos no tratamento de dores, inchaços e inflamações no intestino grosso.

A unha de gato é também recomendada como método de combate às inflamações causadas pela doença de Crohn. Afinal, a ação anti-inflamatória reduz os sintomas da doença e otimiza a qualidade de vida.

2. Estimulante do sistema imunológico

A unha de gato também estimula o sistema imunológico. Isso se deve graças aos alcaloides oxindoles localizados na casca e na raiz da erva. Esse fator torna a planta medicinal uma aliada em potencial para o organismo.

Experimentos divulgados no início da primeira década de 2000 comprovaram a eficácia: quando suplementos de unha de gato foram aplicados a pacientes adultos do sexo masculino, os mesmos apresentaram um aumento expressivo na imunidade.

Embora a erva não dispense a aplicação de vacinas, sua aplicação pode ser combinada para potencializar o efeito.

Uxi amarelo e unha de gato possuem ação desintoxicante.

3. Ação anti-inflamatória

Como listado anteriormente, a ação anti-inflamatória da unha de gato é um de seus méritos mais notáveis. Ela está associada ao efeito atenuante dos sintomas que se manifestam em defluência da artrite ou do decurso da gota.

Seu efeito é comprovado por estudos que sugerem o extrato de unha de gato como um apaziguador para as dores de articulações.

4. Aplacador da pressão arterial

O apaziguador não se limita às dores na articulação. A unha de gato é uma erva medicinal responsável por abrandar a pressão arterial. Na tradicional medicina chinesa, a unha de gato é propagada como um inibidor natural da hipertensão.

O efeito é comprovado através de pesquisas especializadas. Durante os estudos, especulou-se de que este fosse conferido por intermédio da hirsutina. A influência da hirsutina, em particular, diz respeito a uma atuação bloqueadora de cálcio nos canais cardíacos. A unha de gato atravanca a passagem do cálcio pelas células, dilatando e relaxando os vasos sanguíneos, fazendo assim com que o sangue flua de maneira suave e saudável.

5. Adversário às herpes

Somando aos benefícios da unha de gato, estão seus princípios revigorantes e combativos às herpes. Além disso, no início da década de 2000, estudos identificaram que o consumo da planta congelada e desidratada era positivo e recomendado em caso de osteoartrite.

6. Revigorante DNA

Estudos realizados no mesmo período demonstraram que a solução de unha de gato possuía propriedades na restauração DNA.

O extrato da erva era dissolvido em água e ingerido pelo período de duas semanas. Os consumidores da mistura constituíam um grupo composto por adultos que anteriormente utilizaram de tratamentos quimioterapêuticos. O resultado da experimentação decresceu consideravelmente o dano no DNA dos pacientes.

Já em 2006, um experimento revelou a tendência da planta em evitar a morte de células por obra de radiação ultravioleta. O princípio desse efeito é semelhante ao revigorante DNA. O mecanismo é sustentado pela habilidade da planta em aumentar a reparação de prejuízos à pele. Dessa forma, a erva medicinal corrige os malefícios da luz ultravioleta ao DNA humano.

7. Contribuições adicionais

Além dos quadros já mencionados, a unha de gato é também cooperativa no auxílio de demais doenças e condições de saúde. Entre as conjunturas suplementares, estão o Alzheimer, disenteria, asma, gonorreia, febre nos fenos e síndrome da fadiga crônica.

As ervas também são boas para controlar a pressão.

Como tomar

Mas, afinal, como tomar esses chás tão positivos para a saúde? 

A princípio de tudo, é sabido que o uso das ervas é largamente empregado no tratamento de tumores benignos no útero, os conhecidos miomas, que dificultam a gravidez. Há relatos de mulheres que fizeram uso do uxi amarelo e unha de gato para reduzir os miomas e alcançaram o sonho da gravidez após um mês.

Isso não quer dizer, todavia, que o tratamento convencional com um especialista deva ser completamente substituído pelos chás. O mais recomendado é que haja uma conversa com seu médico de confiança sobre a administração das plantas para miomas e cistos. Com a orientação de um profissional, você terá propriedade no assunto e encontrará a melhor maneira e período de tempo para fazer uso dos chás.

Em linhas gerais, a receita mais popularizada da combinação se baseia em consumir o uxi amarelo durante a manhã e a unha de gato no período da noite. Isto é, é indicado que as plantas sejam tomadas em turnos separados.

O ideal é intercalar o uso de uxi amarelo e unha de gato durante manhã e noite, para que um melhor resultado seja garantido.

Para quem quer utilizar o uxi amarelo e unha de gato para engravidar, é indicado que seja tomado 500 ml de chá diariamente. A quantidade deve ser distribuída em 250ml para cada chá.

Para aqueles que utilizam o chá para outras finalidades, uma colher de sopa, empregada a cada meio litro de chá, é considerado o suficiente.

O uxi amarelo costuma ser consumido a partir de cascas lascadas. O produto pode ser encontrado em lojas de mercadorias naturais, mercados e feiras. O uxi amarelo ainda pode ser ingerido encapsulado ou em pó.

Quanto à unha de gato, a erva pode ser administrada através de cápsulas, chás ou extratos de ervas concentradas. O produto concentrado é fabricado por intermédio de álcool e ervas partidas, que são encarregadas de sustentar a mescla essencial da planta. Outras alternativas disponíveis no mercado são os tabletes, cremes e soluções líquidas.

Embora não haja complicações diretas com o uso de adoçantes e açúcares, os chás são melhores utilizados quando puros e da maneira mais natural possível.

Não se esqueça de consultar seu médico antes de começar a consumir essas ervas.

Uxi amarelo e unha de gato para engravidar

Algumas das causas comuns das interdições na gravidez estão em doenças no útero ou no trato urinário. Vem sendo observado que muitas dessas interdições encontram recobramento terapêutico no uxi amarelo e unha de gato.

Isso pode ser dito quando citamos endometriose, cistos uterinos, síndrome dos ovários policísticos, irregularidades menstruais, miomas e infecções de urina. Essas degradações na saúde urinária e uterina podem maximizar os malefícios que tocam a infertilidade feminina.

Dessa forma, pode ser afirmado que, devido aos seus princípios essenciais, estas são plantas colaboradoras na incidência de gravidez.

Apesar de serem ervas de eficiências valiosas, o uxi amarelo e unha de gato ainda não propiciam milagres. Isso quer dizer que os chás não resultaram em uma gravidez instantânea, dada no primeiro ciclo.

O mais recomendado, nesses fins, é que as tentativas de engravidar não sejam tomadas durante a utilização da terapia de ervas.

Quanto tempo tomar?

Como observado, o uso medicinal das ervas devem preceder as tentativas de engravidar. Ou seja, para aquelas mulheres que procuram os chás com a finalidade de estimular a gravidez, o uso deverá ser cessado durante a ovulação. Isso significa que a recomendação é que o chá seja suspendido após este período.

O uso combinado das substâncias naturais pretende revigorar seus efeitos mutuamente. As propriedades do uxi amarelo consolidam o efeito da unha de gato e vice-versa. Isso permite que as ervas sejam gerenciadas em conjunto sem que suas ações sejam alteradas ou anuladas.

Com uma administração redobrada, o organismo feminino será fortificado para a vinda esperada de uma gravidez. Isso, claro, depois de purificar o organismo para possibilitar a ocorrência dessa gravidez.

Visando um tratamento adequado, é sugerido que uma semana de chás seja o suficiente para manifestar o resultado aguardado. Para isso, é recomendado que os chás comecem a ser geridos imediatamente após o início da menstruação. Dessa maneira, seu uso será aplicado até o primeiro dia fértil da mulher.

Quanto às mulheres que fazem uso de anticoncepcional, o recurso medicinal de ervas poderá ser posto em prático sem interrupções.

Emagrece?

Você deve estar se perguntando: com todos esses benefícios listados, uxi amarelo e unha de gato emagrecem? A resposta é: depende. A perda de peso está estritamente relacionada com uma dieta saudável e uma rotina de exercícios.

Entretanto, é verdade que as plantas possuem ampla capacidade diurética. Isso significa que suas propriedades distintas promovem a diminuição de peso através da eliminação de líquido no organismo.

Em outras palavras, uxi amarelo e unha de gato contribuem para a redução do inchaço corporal. O desinchaço e supressão de líquidos acontecem através do processo natural de promoção de urina. Afinal, uma das principais causas do inchaço abdominal está atribuída à retenção de líquidos, isto é, a acumulação de urina.

É importante destacar que isso não significa que a perda de peso será imediata. As plantas medicinais podem ser coadjuvantes do emagrecimento, quando conciliadas com uma alimentação controlada e saudável, onde há equilíbrio de nutrientes. Para elevar a queima de calorias, é importante adicionar à rotina a prática diária ou semanal de exercícios físicos.

As ervas podem atuar positivamente na gravidez.

Indicações

O uxi amarelo e unha de gato são plantas medicinais usadas, sobretudo, em proveito de mulheres que pretendem engravidar. A utilização se deve às crenças e estudos científicos que propagam a atuação de seus numerosos princípios ativos.

As propriedades do uxi amarelo e unha de gato prometem convalescer cistos, miomas no útero, flutuações no ciclo menstrual e infecções de causa urinária.

As ervas são ainda destinadas ao tratamento de diabete, prostatite, herpes, pressão alta, cirrose, asma, reumatismo e artrite.

Suas especialidades também abrangem tonificantes imunológicos, incorporados nas melhorias da febre, fibromialgia e síndrome da fadiga crônica.

Devido às ações anti-inflamatórias do uxi amarelo e unha de gato, as plantas demonstram uma excelente ferramenta para pacientes que sofrem de úlceras gástricas.

Nos quatro cantos do mundo, as ervas são  utilizadas como contraceptivos e fontes de curativos para hemorragias e complicações com gonorreias. 

Para além disso, observa-se uma eficácia significativa em seu desempenho anticancerígena.

Efeitos colaterais

No que diz respeito ao uxi amarelo, a planta medicinal é contraindicada para gestantes ou mulheres que estão no decurso de amamentação. O mesmo vale para a unha de gato. A erva não é recomendada para lactantes tanto quanto para mulheres grávidas.

A contraindicação do fitoterápico também se aplica aos pacientes no aguardo de transplantes. O desencorajamento de uso se deve à sua ação imunoestimulante e a possibilidade aumentada do corpo recusar o órgão transplantado.

Além disso, a unha de gato fomenta o efeito de remédios anticoagulantes, potencializando o risco de sofrimentos de hemorragias.

Antes de utilizar as plantas medicinais, certifique-se de que não há nenhum impedimento que comprometerá sua saúde e bem estar. Para tanto, é indicado que um especialista seja consultado antes de iniciar o tratamento de fins terapêuticos.

Considerações finais

Se administradas de acordo com as instruções, o uxi amarelo e unha de gato podem trazer inúmeros benefícios à saúde do consumidor. Suas capacidades revitalizantes servem ao bem estar de todos, e podem ser utilizadas por aqueles que pretendem turbinar a imunidade!

Leave A Reply

Your email address will not be published.