Take a fresh look at your lifestyle.

Umectação Noturna: Como obter os benefícios para hidratar os cabelos

Já ouviu falar em umectação noturna para tratar os cabelos enquanto dorme? Poi saiba que é um tratamento capilar super recomendado para repor os nutrientes perdidos, principalmente para quem não tem tempo de fazer isso durante o dia por conta da correria da rotina agitada do dia a dia.

É super fácil e simples de fazer, basta utilizar um bom óleo vegetal e deixar que ele faça o seu trabalho enquanto você descansa. No dia seguinte é só lavar os cabelos e, pronto! Cabelos saudáveis e nutridos sem esforço!

A técnica da umectação noturna é ideal para os cabelos secos que precisam ser hidratados da raiz às pontas, principalmente os cabelos cacheados, crespos ou que passaram por procedimentos químicos. O resultado é de cabelos macios, cheios de movimento e com um brilho intenso, sem frizz e pontas seladas.

A sua única recomendação é que o óleo precisa agir por, no mínimo, 2 horas nos fios. Mesmo assim, existem diversas outras formas de fazer a umectação noturna e obter todos os seus benefícios. Entenda todas elas, abaixo!

O que é umectação noturna?

A umectação noturna é um tratamento de nutrição para os cabelos com óleos vegetais.
A umectação noturna é um tratamento de nutrição para os cabelos com óleos vegetais.

A umectação noturna é um procedimento que utiliza óleos 100% vegetais para repor os nutrientes perdidos ao longo do dia pela exposição aos raios solares, poluição, umidade, vento e procedimentos químicos, como coloração, alisamentos, e o calor excessivo do secador e chapinha, entre muitos outros fatores.

O tratamento é indicado para todos os tipos de cabelos, em especial os crespos e cacheados, que costumam ficar mais ressecados por conta do formato que dificulta a distribuição da oleosidade necessária e os nutrientes naturais. A umectação noturna é ideal para os cabelos danificados, ressecados e com frizz, pois repõe os nutrientes, hidrata, fortalece, dá brilho e ainda ajuda a definir os cachos e estimular o crescimento.

É como se fosse um banho de óleo nos cabelos “sujos” antes de dormir, para que sejam lavados apenas no dia seguinte. Ela é uma técnica que deve ser incorporada na etapa da nutrição do cronograma capilar.

Mas, para fazer o procedimento da forma correta e saber quais óleos utilizar e com qual frequência, devemos seguir algumas dicas preciosas que poderão ajudar. Veja mais abaixo:

  • A umectação noturna deve ser feita com um óleo vegetal por toda a extensão do cabelo, que precisa estar seco, sem umidade, antes de dormir. No dia seguinte, é só lavar o cabelo normalmente com shampoo para retirar o excesso de óleo.
  • É necessário utilizar um óleo 100% vegetal, puro e natural, sem sulfato, silicone, petrolato e parabenos. Como por exemplo, o óleo de coco, Argan, amêndoas, etc. Se possível, teste alguns óleos vegetais para saber qual deles será mais adequado aos resultados que deseja obter.
  • Caso precise de um tratamento nutritivo mais poderoso, a umectação noturna pode ser feita a cada 10 dias aproximadamente, sendo 1 ou 2 vezes ao mês o suficiente.

Quais os óleos utilizados na umectação noturna?

A umectação noturna pode ser feita com óleo de coco 100% puro e natural.
A umectação noturna pode ser feita com óleo de coco 100% puro e natural.

Atualmente, é possível encontrar várias opções de produtos para fazer a umectação noturna, mas os óleos vegetais mais usados são o óleo de coco, de rícino e argan.

O óleo de côco é rico em vitaminas, ajuda a dar brilho, fortalece, hidrata e nutre os fios. Já o óleo de rícino, ajuda no crescimento rápido dos fios. E o de argan, tem alto poder de hidratação, ajuda a reduzir o frizz, dá brilho e diminui as pontas duplas. Além disso, ainda protege contra raios UV.

Agora é só escolher o óleo que mais vai se adequar aos efeitos que você deseja obter e pronto.

Formas de fazer umectação noturna nos cabelos

Existem várias formas de fazer umectação noturna, em todas elas o óleo deve agir a noite inteira ou por pelo menos 2 horas.
Existem várias formas de fazer umectação noturna, em todas elas o óleo deve agir a noite inteira ou por pelo menos 2 horas.

A umectação noturna é muito fácil de ser feita, mas precisa fazer com os cabelos secos e semi sujos, pois como os óleos vão agir na superfície dos fios, apenas na cutícula, que não precisa estar aberta para receber os nutrientes.

Há diferentes formas de fazer uma umectação noturna, mas o passo a passo para a aplicação do óleo é praticamente o mesmo em todas elas. Veja como fazer umectação noturna:

  • 1º passo: aplique uma pequena quantidade do óleo de coco mecha por mecha, da raiz às pontas, tomando cuidado para não escorrer por excesso.
  • 2º passo: massageie bem o couro cabeludo, para estimular a circulação sanguínea e o crescimento dos fios.
  • 3º passo: envolva os cabelos uma toalha ou camiseta velha para não manchar os travesseiro. Os tecidos de algodão permitem a saída do ar, deixando o couro cabeludo respirar. O óleo vai hidratar os fios e criar uma espécie de gordura ao seu redor, impedindo que os nutrientes se percam facilmente.
  • 4º passo: enxágue os cabelos no dia seguinte com água fria, lavando com shampoo específico para o seu tipo de cabelo até retirar todo o excesso. Em seguida, aplique o condicionador somente nas pontas.
  • 5º passo: depois de limpos, retire o excesso de água dos fios com uma toalha e aplique um creme para pentear para facilitar o desembaraço e proteger os fios contra os agentes externos.

1. Umectação tradicional:

Na umectação tradicional, aplica-se um óleo vegetal nos cabelos para que ele agir apenas por cerca de 2 horas, tempo suficiente para fornecer brilho, maciez e diminuir o frizz dos cabelos ressecados ou danificados por química, por exemplo.

A vantagem da técnica é não precisar lavar os cabelos antes de aplicar, pois o óleo precisa ser absorvido pelo couro cabeludo e fibra capilar com os cabelos secos.

Para fazer, basta dividir o cabelo em mechas e aplicar o óleo da raiz às pontas, enluvando cada uma delas com cuidado. Depois, deixe agir por, no mínimo, duas horas. Para retirar o óleo, passe um condicionador de textura leve e aplique-o em todo o cabelo, deixando agir por uns 20 a 30 minutos. Depois, enxágue normalmente com água abundante.

2. Umectação noturna

A umectação noturna, como já explicamos acima é o tratamento de nutrição em que o óleo é absorvido durante o sono. Para fazê-la, basta seguir o passo a passo descrito mais acima com o óleo de sua preferência. Diferente da hidratação com máscara, essa umectação com óleo vai ser aplicada nos cabelos secos para ser absorvido pela cutícula, agindo pela noite inteira.

3. Umectação aquecida

Um outra forma de fazer a umectação é aquecendo o óleo capilar antes de aplicá-lo nos cabelos. Assim, o produto vai nutrir melhor a fibra capilar e agir de forma mais rápida, acelerando a sua absorção. Para tanto, o óleo deve ser aquecido no fogão ou microondas, tomando muito cuidado para não queimar o couro cabeludo ou os fios de cabelo.

Coloque o óleo em um recipiente e aqueça de 10 em 10 segundos no microondas. Se preferir o fogão, esquente o óleo em banho maria, desligando o fogo antes de levantar fervura. Para aplicar, os cabelos devem estar secos e divididos em mechas.

Depois, é só aplicar o óleo da raiz às pontas, enluvando bem todo o comprimento e massageando o couro cabeludo com a ponta dos dedos. Em seguida, deixe o óleo agindo no cabelo por 40 minutos. Por fim, retire o produto com o método UCPE, aplicando o condicionador leve em todo o cabelo, deixando agir por cerca de 20 minutos para depois enxaguar com bastante água.

4. Umectação reversa

A umectação reversa é uma outra opção para os cabelos muito ressecados ou com porosidade baixa, ou seja, totalmente desidratados, quebradiços e opacos. Para fazê-la, é preciso juntar o óleo com uma máscara de hidratação.

A aplicação, no entanto, deve ser feita nos cabelos previamente limpos e úmidos. O objetivo do tratamento é fornecer hidratação com a máscara e nutrir com o óleo. Para fazer, basta lavar os cabelos com um pré-shampoo para remover todas as impurezas, somente no couro cabeludo para não ressecar as pontas.

Em seguida, retire o excesso de umidade dos fios com uma toalha e divida os cabelos em mechas para aplicar a máscara de hidratação por todo o comprimento e pontas, enluvando bem cada mecha.

Depois de aplicar o creme de tratamento, divida os fios novamente, em mechas e aplique o óleo em todo o cabelo, da raiz às pontas, deixando tudo agir nos fios por 30 minutos. Por fim, é só lavar bem o cabelo com água morna ou fria e pronto!

Dicas e Cuidados

A umectação noturna pode ser retirada com uma técnica que utiliza o condicionador ao invés de shampoo.
A umectação noturna pode ser retirada com uma técnica que utiliza o condicionador ao invés de shampoo.

A umectação noturna deve ser retirada logo pela manhã, para evitar que o óleo deixe um aspecto pesado e oleoso nos cabelos. Para a sua retirada mais facilmente, a dica é não usar shampoo, mas o condicionador, para não retirar completamente a nutrição.

A técnica é conhecida por “UCPE”, que significa Umectar, Condicionar, Pausar e Enxaguar. O passo a passo é simples, e já foi até descrito acima. Basta dividir os cabelos em mechas e aplicar um condicionador de fórmula bem leve, deixando agir por 20 a 30 minutos. Depois, é só enxaguar os cabelos com bastante água até retirar todos os resíduos dos fios. Se continuar oleoso, é só repetir o mesmo processo.

Além da umectação noturna, o ideal é que ela faça parte do seu cronograma capilar completo, composto pelas etapas de hidratação e reconstrução. O período recomendado para intercalar os tratamentos é de quatro semanas, como na sugestão abaixo:

    • 1ª Semana: Hidratação – Nutrição – Hidratação
    • 2ª Semana: Nutrição – Reconstrução – Hidratação
    • 3ª Semana: Nutrição – Hidratação – Nutrição
    • 4ª Semana: Hidratação – Nutrição – Reconstrução

Leia mais: Maizena no cabelo: benefícios da hidratação e receitas!

E aí, curtiu saber um pouco mais sobre umectação noturna? Então experimente fazer nos cabelos e incorporá-la à sua rotina capilar. Não deixe de voltar para nos contar o resultado!

Leave A Reply

Your email address will not be published.