Take a fresh look at your lifestyle.

Umectação com óleo de rícino: Como fazer? Passo a Passo

Umectação com óleo de rícino é um dos tratamentos de nutrição capilar mais eficazes que existe para todos os tipos de cabelos. Principalmente, para os cacheados e crespos, que tendem a ser mais ressecados e opacos. Por isso, ele não pode faltar no seu cronograma capilar se você quiser manter seus cabelos equilibrados, nutridos e saudáveis.

Além disso, o óleo de rícino também é excelente para estimular o crescimento dos fios, já que ativa a circulação sanguínea do couro cabeludo, favorecendo a absorção rápida dos nutrientes. Sendo assim, não há quem resista aos seus benefícios.

É através da umectação com óleo de rícino que os lipídios, responsáveis pela elasticidade, maciez e brilho do cabelo, são repostos. Lipídios esses que são constantemente perdidos pelas agressões externas do dia a dia, como envelhecimento natural, poluição e exposição solar, mas principalmente por procedimentos químicos.

Quer aprender como fazer umectação com óleo de rícino e incorporá-lo aos seus outros tratamentos de beleza? Então, continue lendo o artigo abaixo, vamos ensinar tudinho!

Umectação com óleo de rícino: O que é e para que serve?

A umectação com óleo de rícino repões lipídios e combate o ressecamento.
A umectação com óleo de rícino repões lipídios e combate o ressecamento.

A umectação com óleo de rícino é uma espécie de banho de óleo nos cabelos com a finalidade de repor os lipídios (óleos e gorduras) que são perdidos no dia a dia devido aos agentes externos como poluição, exposição solar, cloro de piscina, tintura, descolorações, alisamentos, entre outros.

Os lipídios são essenciais à saúde dos cabelos, pois são responsáveis principalmente pela sua impermeabilização, absorção e transporte de vitaminas lipossolúveis (K, D, A e E), entre outras funções.

O óleo de rícino é extraído da mamona e sempre foi muito conhecido por suas propriedades laxantes, mas também é capaz de trazer muitos benefícios aos cabelos através da umectação capilar.

Isso se deve aos seus componentes, principalmente os ácidos graxos, como por exemplo o ácido ricinoleico, o ácido oleico (ômega 9), ácido linoleico e ácido linolênico (ômega 6), ácido palmítico e ácido esteárico, além de sais minerais e vitamina E, nutrientes essenciais à saúde dos cabelos.

Portanto, além de repor os lipídios, o objetivo do tratamento é acabar com o ressecamento dos fios, o frizz, reparar pontas duplas, revitalizar e devolver o brilho e a maciez aos fios, mantendo-o hidratado por mais tempo.

Assim, a umectação com óleo de rícino pode beneficiar muito todos os tipos de cabelos, mas principalmente os cacheados, que são naturalmente mais ressecados do que os demais, já que a oleosidade natural do couro cabeludo não consegue atingir o seu comprimento por completo devido ao formato dos fios.

Por que e quando fazer a umectação com óleo de rícino?

A umectação com óleo de rícino é excelente par ao crescimento.
A umectação com óleo de rícino é excelente par ao crescimento.

A umectação com óleo de rícino pode fazer parte do cronograma capilar, através da etapa de nutrição, alternando com a hidratação e a reconstrução. No entanto, ele deve ser feito apenas quando os cabelos estiverem secos, danificados ou com opacidade excessiva, precisando assim de uma carga maior de nutrição.

Do contrário, um tratamento com máscara nutritiva já é o suficiente. Se você tem dúvidas, sobre qual tratamento o seu cabelo precisa, faça o teste de porosidade.

Leia mais: Como usar óleo de rícino no cabelo? Guia completo!

Benefícios da umectação com óleo de rícino

A umectação com óleo de rícino traz muitos benefícios.
A umectação com óleo de rícino traz muitos benefícios.

A umectação com óleo de rícino pode trazer muitos benefícios aos cabelos pelas suas propriedades hidratantes e antibacterianas. O tratamento é capaz de fortalecer os fios, combater a queda por quebra, selar as cutículas, evitar a coceira e diminuir o aparecimento das caspas.

Como vai agir diretamente no couro cabeludo, a umectação com óleo de rícino ativa a circulação sanguínea, favorecendo a absorção de nutrientes e estimulando o crescimento saudável dos fios, por conter vitamina E e minerais que ajudam nesse crescimento.

Assim, o tratamento garante cabelos nutridos, hidratados, definidos e com mais brilho. Todos esses benefícios serão mais eficientes a partir de uma hidratação regrada e concisa, seguindo o seu cronograma capilar. Veja em detalhes:

1. Restaura e promove o crescimento

Devido às quantidades de ômega 6 e ômega 9 presentes no óleo de rícino, a umectação pode dar mais volume aos fios de cabelo. Isso ocorre porque esse ácido graxo estimula os folículos pilosos do couro cabeludo, fortalecendo os fios e ajudando no crescimento.

A umectação com óleo de rícino também ajuda a melhorar a aparência dos cabelos, já que ela sela as cutículas, impedindo o ressecamento e frizz, dando mais brilho e maciez.

2. Hidrata e impermeabiliza

Os ácidos graxos do óleo de rícino também colaboram com a hidratação dos cabelos ressecados, formando uma película impermeabilizante que impede a perda de água.

3. Combate a caspa

O óleo de rícino também tem propriedades antifúngicas que limpam o couro cabeludo, ajudando a combater a caspa, normalmente é causada por fungos.

Além disso, ao hidratar o couro cabeludo, a umectação com óleo de rícino também evita o seu ressecamento, prevenindo a sua descamação.

Leia mais: Descamação do Couro Cabeludo: Tratamento! Dicas aqui!

4. Combate a oleosidade excessiva

A umectação também promove uma limpeza no couro cabeludo que também ajuda a combater a oleosidade excessiva do local, principalmente no caso de bactérias e fungos fomentando a produção excessiva de oleosidade pelas glândulas sebáceas da região.

No entanto, quem tem cabelos oleosos deve evitar a umectação com óleo de rícino por muito tempo no couro cabeludo. O ideal é aplicar no começo do banho e retirá-lo completamente com o shampoo.

Leia mais: Como tirar a oleosidade do cabelo? talco, Bicarbonato, etc.

5. Combate a queda de cabelo

Em se tratando de queda de cabelo, a umectação com óleo de rícino pode ajudar em casos de queda por eflúvio telógeno (quando os fios caem antes do previsto) e por quebra, pois o tratamento estimula a volta dos fios à fase anágena, ou seja, de crescimento dos fios.

Como fazer umectação com óleo de rícino?

A umectação com óleo de rícino é muito fácil de aplicar.
A umectação com óleo de rícino é muito fácil de aplicar.

Como a umectação com azeite, a umectação com óleo de rícino é também muito simples de se fazer. Basta seguir o passo a passo abaixo:

  • 1° passo: Com os cabelos sujos, divida-o em mechas para facilitar a aplicação do óleo. Não precisa lavar os fios, pois ele age selando as cutículas.
  • 2° passo: Aplique uma pequena quantidade de óleo fazendo uma massagem no couro cabeludo, por alguns minutos, com as pontas dos dedos, em movimentos circulares para ativar a circulação.
  • 3° passo: Depois aplique uma quantidade maior de óleo de rícino por todo comprimento, enluvando cada mecha. Mas não exagere na quantidade para não dificultar a retirada.
  • 4° passo: Coloque uma touca para proteger o cabelo e espere pelo menos duas horas.
  • 5° passo: Ao fim do tempo de ação do óleo, lave os cabelos duas vezes com shampoo ou até que o óleo seja retirado por completo. Depois é só finalizar com o condicionador e deixar secar naturalmente.

Umectação com óleo de rícino noturna

A umectação com óleo de rícino noturna é utiliza o mesmo procedimento que a umectação acima, com a diferença que ela será aplicada um pouco antes de você ir dormir, e ficar agindo pela noite inteira.

Depois de aplicar o óleo, não se esqueça de colocar uma touca de banho ou camisa velha de algodão para não sujar o travesseiro. Ao acordar, é só remover o excesso no banho, lavando como de costume até retirar todo o produto.

Leia mais: Umectação noturna: Como obter os benefícios para tratar os cabelos

Hidratação com óleo de rícino

A umectação com óleo de rícino é poderosa, mas você também pode aproveitar os mesmos benefícios do óleo fazendo uma hidratação com ele. A receita é misturar uma colher de sopa do óleo em um pote de condicionador ou creme hidratante capilar de 200 ml.

Você pode aplicar a mistura durante o banho, deixando por cerca de um minuto nos fios, retirando depois, sem deixar resíduos. Essa receita é ideal para quem tem os cabelos muito oleosos e não pode ficar com óleo de rícino no couro cabeludo por muito tempo.

Pronto! Viu como é fácil se beneficiar da umectação com óleo de rícino? Aproveite para experimentar agora mesmo e volte depois para nos contar os resultados.

Leave A Reply

Your email address will not be published.