Take a fresh look at your lifestyle.

Umectação com Azeite: Antes e Depois: Como Fazer?

Você já conhece a umectação com azeite? Sabemos que seguir um bom cronograma capilar faz toda a diferença nos cuidados com os cabelos. Já a etapa de nutrição é uma das mais importantes para a saúde deles, pois é ela a responsável pela reposição de lipídios (gordura natural dos cabelos), pela sua distribuição para hidratar os fios por todo o comprimento, a fim de combater o ressecamento de maneira mais profunda.

Dentre os vários tratamentos nutritivos disponíveis nesta fase, a umectação com azeite se destaca pelos suas propriedades e benefícios que trazem resultados poderosos e imediatos. Além disso, ela é muito prática, econômica e fácil de fazer.

Por esse motivo, as receitas com ingredientes e produtos naturais, como o azeite de oliva extravirgem estão ficando cada vez mais populares já que podem ser incorporados a outros produtos de beleza, como as máscaras nutritivas, ou usados sozinhos. Tanto é que as umectações com óleo vegetal são o maior sucesso entre as mulheres.

Além disso, o azeite de oliva pode ainda ser usado de várias outras maneiras na rotina de beleza. Pois, seus benefícios vão muito além da reposição de lipídios, reparação de cutículas, fortalecimento e restauração de brilho. A umectação com azeite pode ainda ajudar a prevenir queda, caspa e piolhos, suprimir infecções e estimular o crescimento dos fios.

Portanto, se você ainda não incorporou o azeite de oliva no seu cronograma capilar para manter seus cabelos hidratados, fortes, brilhantes e saudáveis, está perdendo tempo. Quer aprender a fazer umectação com azeite e obter todos os seus benefícios para o cabelos? Então continue lendo o artigo abaixo!

Umectação com azeite: Para que serve?

A umectação com azeite serve para repor os lipídios e manter a umidade dos fios.
A umectação com azeite serve para repor os lipídios e manter a umidade dos fios.

A umectação com azeite é o mesmo que umedecer os cabelos, só que com óleos vegetais durante a etapa da nutrição do cronograma capilar, a fim de estimular a distribuição de nutrientes por todo o comprimento dos fios e a oxigenação sanguínea da área, através de massagens no couro cabeludo, que também contribuem para o crescimento saudável dos fios.

O azeite, por exemplo, é um ingrediente que possui altos níveis de gorduras mono e poli-insaturadas, que proporcionam muitos benefícios à saúde, sendo que a sua composição química é constituída, principalmente de 98% de triacilgliceróis, ácidos graxos livres, sendo o ácido oléico o de maior percentual (entre 55 e 85%). Além disso, o azeite ainda contém antioxidantes e vitaminas (E, A, D e K), além de outros componentes.

Sendo assim, a umectação com azeite vai ajudar a repor nutrientes, como os lipídios (óleos e gorduras), essenciais à saúde dos cabelos, pois são responsáveis principalmente pela sua impermeabilização, absorção e transporte de vitaminas lipossolúveis (K, D, A e E), entre outras funções.

E assim, combater o ressecamento, o frizz e a aspereza, além de dar brilho e mais maciez aos fios, mantendo-o hidratado por mais tempo. Principalmente, para quem possui cabelos crespos e cacheados, que devido ao formato, possuem uma maior dificuldade em distribuir a hidratação ao longo dos fios.

Umectação com azeite: Técnica milenar Indiana

Você sabia que a umectação com azeite e outros óleos vegetais essenciais faz parte de uma técnica de massagem capilar milenar Indiana? Pois é. As indianas utilizavam a umectação não só para nutrir e hidratar os cabelos, mas como forma de estimular o seu crescimento rápido.

Pela técnica de massagem, os óleos são distribuídos por todo o cabelo, da raiz às pontas, através de longas massagens circulares no couro cabeludo, enluvando os fios em todo o comprimento até o final. Com isso, você estimula a oxigenação sanguínea na área, promovendo uma maior circulação de sangue, que facilita o crescimento dos fios de forma saudável.

Benefícios da umectação com azeite para o cabelo

São muitos os benefícios da umectação com azeite para os cabelos.
São muitos os benefícios da umectação com azeite para os cabelos.

Como já deu para perceber, a umectação com azeite no cabelo pode trazer muitos benefícios, e não pode deixar de ser incorporada na sua rotina de beleza, mesmo que você não tenha cabelos cacheados ou muito ressecados.

Basta controlar a frequência e sempre fazer antes o teste de porosidade para determinar as necessidades dos fios e fazer o tratamento mais adequado ao resultado. No entanto, se você ainda tem dúvidas quanto à umectação com azeite, dê uma olhada em todos os seus benefícios abaixo:

1 – Umectação com azeite repõe lipídios

Lipídios são óleos e gorduras provenientes de fontes vegetais essenciais à saúde dos cabelos, pois são responsáveis principalmente pela impermeabilização dos fios, absorção de nutrientes e transporte de vitaminas lipossolúveis (K, D, A e E), entre outras funções.

Normalmente, agressões externas diárias como poluição, umidade, envelhecimento natural e procedimentos químicos contribuem para a perda de água e lipídios dos cabelos, causando o ressecamento profundo dos fios. A falta de lipídios no organismo ainda pode causar dermatite, queda de cabelo, caspa e despigmentação dos fios (cabelos brancos), por insuficiência de impermeabilização natural e carência de vitaminas.

Existem vários produtos cosméticos no mercado que contém lipídios em suas formulações, para a sua reposição como tratamento de cabelo. No entanto, o azeite de oliva é um ingrediente natural rico em lipídios, vitamina A e vitamina E, de grande ação antioxidante, que evita o ressecamento e o envelhecimento das fibras capilares.

Sendo assim, a umectação com azeite pode ajudar a repor os lipídios perdidos e ainda melhorar a elasticidade dos fios, hidratar, revitalizar, regenerar a pele, agir como antisséptico e fungicida. Não tem razão para não fazer!

2 – Umectação com azeite reduz queda, caspas e piolhos

O azeite possui vários nutrientes que promovem o fortalecimento dos fios, reduzindo as chances de queda. Como por exemplo, a vitamina E e o ácido azeláico, que inibem a ação do hormônio DHT, que afina os fios e diminui a sua força, promovendo as quedas e até mesmo a calvície.

A umectação com azeite, por exemplo, pode ser associada a outros ingredientes como mel ou gema de ovo para potencializar os efeitos contra a queda de cabelo. Já se o azeite for misturado ao suco de limão, também pode ajudar no tratamento da caspa, devido a sua acidez, enquanto a vitamina E do azeite ajuda a diminuir a produção de oleosidade que induz à caspa. Além disso, o azeite também pode ser usado para remover piolhos.

3 – Umectação com azeite previne infecções

Por conta das suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas, a umectação com azeite pode também ajudar na prevenção de diversas infecções no couro cabeludo. Sem falar que, os ácidos graxos insaturados presentes em sua composição (ácido oléico) e os lipídios, ajudam a proteger o cabelo através da impermeabilização dos fios, evitando que micro-organismos indesejados penetrem no couro cabeludo.

4 – Umectação com azeite diminui pontas duplas

A umectação com azeite pode dar mais volume e aumentar a umidade nos fios, evitando que ressequem, principalmente durante o inverno. Isso porque nos dias mais frios, os cabelos ficam mais propensos aos danos, como quebra, frizz e pontas duplas, e o azeite pode preencher as cutículas do cabelo, impedindo que esses danos ocorram, reparando as pontas duplas.

5 – Umectação com azeite facilita o manuseio

Quando os cabelos estão ressecados e desnutridos eles possuem mais chances de quebrar. A umectação com azeite vai nutrir e hidratar os fios, facilitando o seu manuseio e evitando que isso aconteça.

6 – Umectação com azeite promove força, brilho e suavidade

A umectação com azeite aumenta a força, promove mais brilho e suavidade aos cabelos porque ele mantém a sua umidade. Pois, nutrientes como vitamina A, E e substâncias antioxidantes presentes em sua composição ajudam a proteger a queratina do cabelo, retendo a umidade nos fios.

Além disso, a presença de ácidos graxos insaturados também ajuda a deixar o cabelo mais brilhante, maleável, macio e suave. Uma umectação com azeite no cabelo semanal pode dar uma sensação de maciez e suavidade permanente nos cabelos.

7 – Umectação com azeite estimula o crescimento

Como já dissemos, a umectação com azeite pode estimular o crescimento dos fios, poi ao contrário que muita gente pensa, o azeite no cabelo ajuda a eliminar o acúmulo de sebo nos folículos capilares, ao invés de aumentar a oleosidade. Assim, ao remover esse acúmulo de sebo, os folículos capilares são desobstruídos, facilitando o crescimento.

8 – Umectação com azeite retém a umidade

Muitos estudos científicos comprovam que o uso de óleos como o azeite no cabelo ajuda a reter a umidade natural dos fios, devido a presença de vitamina E, uma substância antioxidante e protetora lipídica, capaz de manter os fios sempre hidratados, protegidos e saudáveis.

Portanto, a umectação com azeite vai ajudar a reter a umidade e promover a hidratação dos fios, normalmente perdida por agentes externos, principalmente por processos químicos.

Qual o óleo mais adequado para uma umectação?

Além da umectação com azeite, vários outros óleos vegetais podem ser usados no tratamento.
Além da umectação com azeite, vários outros óleos vegetais podem ser usados no tratamento.

Para fazer uma boa umectação e obter os melhores resultados, a escolha do óleo que você vai utilizar é fundamental. Portanto, o ideal é que ele seja vegetal, ou seja, extraído de plantas e sementes, pois são tipos de óleos ricos em triglicerídeos (gordura boa extraída da planta).

No caso do azeite, ele deve ser extra virgem, pois é a sua forma mais pura e de melhor qualidade, devido a sua extração manter todos os seus nutrientes intactos. O restante dos azeites possuem acidez muito maior, menor quantidade de substâncias nutritivas devido aos processos químicos que são submetidos.

Sendo assim, o azeite de oliva extra virgem é o mais indicado, pois garante um efeito maravilhoso de brilho e vitalidade aos cabelos. Além disso, já vimos que o azeite de oliva possui vitaminas e antioxidantes capazes de combater os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento das células.

No entanto, existem outros óleos que você pode usar, como por exemplo:

  • Óleo de Amêndoas Doce: rico em vitaminas A e B, com alto poder de penetração, hidratação e nutrição;
  • Óleo de Rícino (mamona): propicia maciez, limpeza dos fios e crescimento do cabelo;
  • Óleo de Coco: rico em gorduras insaturadas, altamente hidratante e nutritivo;
  • Óleo de Abacate: rico em lecitina (ajuda contra queda de cabelo), ômega 9 (ácido oleico), vitaminas A, D e E.

Como fazer a umectação com azeite

A umectação com azeite deve ser feita da raiz às pontas.
A umectação com azeite deve ser feita da raiz às pontas.

A umectação com azeite deve ser encaixada na etapa de nutrição do seu cronograma capilar ou ser usada conforme a necessidade dos seus cabelos. Basicamente, ela pode ser feita de dua formas diferentes: umectação tradicional e umectação noturna.

Na forma tradicional, a umectação com azeite deve ser feita por pelo menos 2 horas, mas o ideal é que ela fique agindo nos cabelos por 8 horas seguidas. Por isso, a umectação noturna é bastante indicada, pois consiste em dormir com o óleo nos cabelos e lavar no dia seguinte. É bastante prática para quem não tem tanto tempo disponível para esperar o óleo agir nos cabelos.

Além disso a umectação com azeite pode ser associada a outros ingredientes, como máscaras nutritivas, mel, açúcar ou outros óleos, como o de rícino. Outra opção é utilizar o azeite como pré-poo, antes da lavagem e deixar agindo por alguns minutinhos antes de enxaguar.

Vale lembrar: O azeite no cabelo, assim como a maioria dos outros óleos (com algumas exceções) não penetram os fios. Pelo contrário, eles selam as cutículas para manter a hidratação. Sendo assim, os cabelos não precisam, necessariamente, estar lavados e com as cutículas abertas para receber a umectação, como na hidratação. Mas precisam ficar por mais horas nos cabelos para que sejam absorvidos.

Recomendações para aplicação do azeite no cabelo:

  • Para fazer a umectação com azeite você não precisa estar com os cabelos lavados, mas eles devem estar 100% secos ou a água vai impedir a absorção do azeite.
  • A recomendação, pela técnica indiana, é aplicar o azeite da raiz às pontas, enluvando todo os comprimento e massageando bem o couro cabeludo em movimentos circulares, de cima para baixo.
  • Caso os seus cabelos forem muito oleosos, evite a raiz para não ficar com os cabelos muito pesados e sem volume.
  • Sempre lavar muito bem os cabelos, com shampoo e condicionador, principalmente a raiz, depois da sua aplicação. Depois, finalize normalmente.
  • A umectação com azeite pode ser potencializada ao aquecer o óleo antes da aplicação, pois o calor vai ativar os seus nutrientes.
  • Nunca utilize touca térmica com o azeite no cabelo, para evitar queimar os fios.
  • Para melhores resultados nos seus cabelos, aplique seu creme de tratamento preferido logo depois do shampoo e deixe agir por três minutinhos durante o banho mesmo.

Como fazer umectação com azeite tradicional

Se você tem maior disponibilidade de tempo durante o dia, a umectação com azeite tradicional pode ser feita sem problemas. Basta aplicá-la da forma a seguir e deixar agir pelo tempo determinado, depois enxaguar.

  • 1° passo: separe os cabelos em mechas e aplique o azeite em cada uma delas, enluvando os fios da raiz ao comprimento.
  • 2° passo: aproveite para fazer uma longa massagem no couro cabeludo, em movimentos circulares, de dentro para fora, descendo até as pontas.
  • 3° passo: prenda os fios em um coque e coloque uma touca de banho para manter o óleo nos cabelos, por pelo menos 2-8 horas.
  • 4° passo: passado o tempo, lave os cabelos com shampoo até retirar todos os resíduos, finalizando como de costume.

Como fazer umectação com azeite noturna

Caso você não tenha tanta disponibilidade para fazer a umectação com azeite durante o dia, ela pode ser feita enquanto você dorme tranquila. Basta seguir o passo a passo abaixo:

  • 1° passo: assim como a umectação com azeite tradicional, você vai separar os cabelos em mechas e aplicar a mesma quantidade de azeite nos fios.
  • 2° passo: aproveite também para fazer uma longa massagem no couro cabeludo, em movimentos circulares, de dentro para fora, descendo até as pontas.
  • 3° passo: prenda os fios em um coque e coloque uma touca de banho para não sujar seu travesseiro.
  • 4° passo: retire a umectação pela manhã, lavando bem os cabelos e finalizando como de costume.

Umectação com azeite para cabelos cacheados

A umectação com azeite para cabelos cacheados é feita da mesma forma que as anteriores, mas utiliza alguns ingredientes à mais para potencializar ainda mais o efeito do tratamento. Isso porque os cabelos cacheados possuem uma facilidade maior ao ressecamento, frizz e pontas duplas, por conta da dificuldade que os óleos encontram em se distribuírem pelo formato dos fios de cabelo.

  • 1º passo: misture 2 colheres de sopa da sua máscara de nutrição preferida, 1 colher de chá de azeite de oliva extra virgem, 2 colheres de sopa de açúcar cristal e 1 colher de queratina líquida.
  • 2º passo: aplique a mistura mecha por mecha e deixe agir por 2-8 horas.
  • 3º passo: finalize enxaguando bem os fios com água fria.

Umectação com azeite e mel

Para a umectação com azeite e mel o procedimento é o mesmo, só que você vai adicionar 2 colheres de sopa de mel puro ao azeite. Repetindo o procedimento de aplicação, sendo na forma tradicional ou de umectação noturna.

O mel vai potencializar a nutrição dos fios, proporcionando um brilho e maciez extra, com resultados ainda mais benéficos aos fios.

Umectação com azeite e óleo de rícino

Para a umectação com azeite e óleo de rícino o procedimento é exatamente o mesmo que de todos os outros, só que você vai adicionar 2 colheres de chá de óleo de rícino ao azeite. Repetindo o procedimento de aplicação, sendo na forma tradicional ou de umectação noturna. O óleo de rícino vai potencializar a nutrição dos fios e promover o crescimento rápido e saudável dos cabelos, fortalecendo-os ainda mais.

Umectação com azeite de oliva e bepantol

Para a umectação com azeite e bepantol, o procedimento também é o mesmo que o anterior, mas você vai substituir o óleo de rícino por 2 colheres de chá de bepantol líquido ao misturar com o azeite. Repetindo o procedimento de aplicação, sendo na forma tradicional ou de umectação noturna.

Viu como é fácil fazer umectação com azeite e obter todos os seus benefícios? Experimente incorporá-la ao seu cronograma capilar e venha nos contar os resultados.

Leave A Reply

Your email address will not be published.