Take a fresh look at your lifestyle.

Tônico Capilar Caseiro para Crescimento: Funciona?

Você já ouviu falar em tônico capilar caseiro para tratar o couro cabeludo, fortalecer e estimular o crescimento? Não só a pele, mas também os cabelos sofrem com a exposição diária aos estresses causados pelo vento, sol, umidade e poluição. Além desses fatores externos naturais, ainda os submetemos a tratamentos químicos como a escova progressiva que faz mal, além da coloração e uso frequente de secador e chapinha.

Todos esses procedimentos aliados aos fatores naturais, mais o envelhecimento biológico, faz com que os fios enfraqueçam e percam seus nutrientes, causando uma série de problemas, desde ressecamento e quebra, até os mais sérios como pausa no crescimento e queda dos fios.

É verdade que hoje podemos contar com inúmeros produtos de cabelo para revitalizar e reconstruir a fibra capilar e o couro cabeludo, recuperar a força, brilho e vitalidade dos cabelos. Porém, muitos deles também trazem substâncias químicas em sua composição que podem agravar os problemas, ao invés de trazer soluções.

Por esse motivo, muitas mulheres têm buscado outras alternativas mais naturais para cuidar dos cabelos, como o tônico capilar caseiro, que combina ingredientes naturais ricos em vitaminas e nutrientes, capazes de tratar o cabelo e fazê-lo crescer mais forte e saudável.

No entanto, ainda fica a dúvida, será mesmo que ele funciona? É o que vamos desvendar no artigo abaixo, além de explicar quais os tipos mais usados, como aplicar e ainda passar algumas receitinhas poderosas. Confira!

Por que usar tônico capilar caseiro

O tônico capilar caseiro pode ajudar no fortalecimento e crescimento saudáve dos cabelos.
O tônico capilar caseiro pode ajudar no fortalecimento e crescimento saudáve dos cabelos.

Quando os cabelos não tratados dentro de um cronograma capilar específico para os cuidados necessários em cada fase, eles vão perdendo o brilho, a força, textura e cor.

Isso porque os cabelos sofrem com os estresses causados pelo clima (umidade, calor, poluição, etc.) e pelo envelhecimento natural do organismo (radicais livres, alterações hormonais, etc.).

Em geral, todos esses fatores contribuem para o seu enfraquecimento e degradação. A falta de vitaminas no organismo por má alimentação e maus hábitos também podem influenciar.

Além disso, se tivermos o costume de submetê-los aos danos químicos dos alisamentos e colorações, uso frequente de ferramentas de calor (secador, chapinha, babyliss) e erros ao manusear os fios, os danos podem ser ainda maiores.

Todos esses fatores provocam a perda da umidade natural dos fios, nutrientes essenciais (queratina e colágeno) e massa capilar. Sem falar que podem prejudicar o bulbo capilar e o couro cabeludo afetando o crescimento saudável de novos fios, ou causando excesso de oleosidade, ressecamento, caspa, e até mesmo queda.

Por isso, além do cronograma capilar com cremes para hidratação, nutrição e reconstrução, os tônicos capilares são essenciais para ajudar no tratamento.

Eles são capazes de tratar e limpar profundamente o couro cabeludo, reestruturar as fibras, repor massa e nutrientes, e ainda incentivar o crescimento saudável de novos fios ao estimular a circulação sanguínea.

Há produtos industrializados que prometem fazer tudo isso, mas nem sempre a composição possui os ingredientes e ativos naturais. Por isso, um tônico capilar caseiro que combine ingredientes específicos de propriedades poderosas pode ajudar.

Como por exemplo, azeite de oliva, vinagre de maçã e limão, entre outros ativos. Além disso, os tônicos capilares caseiros são fáceis de preparar, baratos e não agridem os fios, como muitos outros produtos com química.

Leia mais: Receita para Crescer Cabelo: Métodos Simples e Práticos!

Como usar tônico capilar caseiro?

O tônico capilar caseiro deve ser usado com frequência.
O tônico capilar caseiro deve ser usado com frequência.

Normalmente, o tônico capilar caseiro pode ser usado em todos os tipos de cabelos e nele por inteiro, porém focando mais no couro cabeludo. A frequência de uso é muito importante também para garantir os seus efeitos a longo prazo.

Recomenda-se aplicar de duas a três vezes por semana, logo após o banho ou antes de dormir, sem enxágue. Ao aplicar, faça movimentos suaves circulares com a ponta dos dedos na região do couro cabeludo, se estendendo por todo o comprimento até as pontas.

Dessa forma, o tônico irá penetrar profundamente, estimulando a circulação sanguínea na região e agindo diretamente no bulbo capilar, dando força e acelerando o crescimento dos cabelos.

Dependendo dos ingredientes, podem também agir na fibra capilar, ajudando a restaurar, devolver umidade, nutrientes e brilho.

Tipos de tônico capilar caseiro

Apesar de ser tônico capilar caseiro, você pode preparar vários tipos de tônicos capilares, dependendo da necessidade dos fios.

Conforme os ingredientes eles podem agir de forma específica, como hidratar, nutrir, controlar oleosidade, restaurar o brilho, combater a caspa, estimular o crescimento, entre outras funcionalidades.

Veja abaixo as receitas com ingredientes variados para cada necessidade:

1 – Tônico capilar caseiro: hidratação (cabelos secos)

Se o seu problema for o ressecamento por falta de hidratação, o tônico capilar caseiro com Aloe Vera (babosa) é capaz de hidratar e solucionar o problema de forma natural e segura. Além disso, é um excelente cicatrizante e antisséptico, por isso vai tratar também o couro cabeludo e controlar a oleosidade. Mil e uma utilidades!

Como fazer: misture em um recipiente com tampa 4 colheres de sopa de Aloe Vera, 8 gotas de um óleo essencial de sua preferência e 2 colheres de sopa de água mineral, agitando bem até ficar consistente.

Como aplicar: aplique a mistura por todo o comprimento, das raízes até as pontas, massageando bem o couro cabeludo e espalhando ao máximo por todos os fios. Deixe agir por cerca de 20 a 30 minutos e depois enxágue normalmente.

Leia mais: Hidratação para cabelos ressecados e quebradiços! Veja Aqui!

2 – Tônico capilar caseiro: crescimento

Caso você precise estimular o crescimento dos fios, o tônico capilar caseiro de urtiga é rico em nutrientes, como o ferro. Pode reparar que existem muitos produtos para os cabelos no mercado que contêm essa erva natural como um dos ingredientes principais.

Além de promover o crescimento do cabelo, também pode ajudar a diminuir e prevenir a queda capilar, devido a alta concentração de ferro, um mineral essencial para uma boa circulação sanguínea na região. Além de estar presente na hemoglobina, moléculas do sangue responsáveis por carregar nutrientes e oxigênio, ajudam a nutrir o couro cabeludo.

Como fazer: ferva 4 colheres de sopa de folhas secas ou frescas de urtiga em 2 xícaras de água por cerca de 20 a 30 minutos. Deixe esfriar, coe a mistura e em seguida adicione aproximadamente 4 ou 5 gotas de óleo de rícino.

Como aplicar: aplique nos cabelos penteando bem os fios e deixe agir por pelo menos 20 minutos. Em seguida, enxágue normalmente e aguarde os resultados.

Leia mais: Receita para Crescer cabelos: Método Simples e Prático!

3 – Tônico capilar caseiro: nutrição e força

Se os cabelos estão com falta de nutrientes, o tônico capilar caseiro feito com folhas de manjericão e folhas de hibisco fornecem a nutrição necessária para os fios desde as raízes.

O hibisco é rico em vitamina C, que estimula a regeneração celular, combate os radicais livres e estimula a produção de colágeno, promovendo o crescimento dos fios com mais força. Além disso, ele possui muitos aminoácidos que nutrem os cabelos.

Já o manjericão é rico em vitaminas A, C e ferro, que ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo e a hidratar e nutrir também os fios.

Como fazer: ferva cerca de 2 xícaras de água com um punhado de folhas de manjericão e outro de folhas de hibisco. Depois cubra a panela e deixe em infusão por cerca de 30 minutos. Em seguida, deixe esfriar e coe antes de usar.

Como aplicar: aplique o tônico em todo o cabelo, massageando bem o couro cabeludo por 8 a 10 minutos. Deixe agir por uns 30 minutos e depois enxague com água morna.

Leia mais: Hidratação com Abacate no Cabelo: É Bom? Como Usar?

4 – Tônico capilar caseiro: hidratação, queda e caspa

Caso você esteja com múltiplos problemas, como queda, caspa, falta de nutrientes e ressecamento, o tônico capilar caseiro feito com feno grego e azeite pode ser muito benéfico.

Essa combinação é capaz de ajudar a promover o crescimento do cabelo, controlar a queda, remover a caspa, hidratar e ainda deixar os cabelos lisos e sedosos, com mais brilho, vitalidade e força.

O feno grego, por exemplo, é uma erva da família das ervilhas que tem nutrientes essenciais para a nutrição dos cabelos (ferro, vitamina B6 e aminoácidos). Já o azeite é rico em ácidos graxos, vitamina A, vitamina E e compostos antioxidantes que protegem os fios de danos e promovem a sua hidratação.

Como fazer: misture 250 ml de azeite com 2 colheres de sopa de sementes de feno grego em uma panela, aquecendo em fogo baixo por cerca de 15 minutos até começar a mudar de cor. Depois, apague o fogo, deixe esfriar e coe as sementes.

Como aplicar: aplique no couro cabeludo fazendo massagens até duas vezes por semana, deixando agir por 2 horas, depois lavando com um shampoo suave.

Leia mais: Receita Caseira para Queda de Cabelo: Veja as Melhores

5 – Tônico capilar caseiro: nutrição e brilho

Para uma boa nutrição dos fios, o óleo de coco é um dos melhores ingredientes para tônico capilar caseiro, pois ele é rico em ácidos graxos, ajuda na retenção de umidade e protege o cabelo de danos e de infecções por microorganismos causadores da caspa.

Além disso, ele ajuda a estimular o crescimento saudável dos fios, prevenindo o envelhecimento precoce e devolvendo o brilho.

Como fazer: misture 1 xícara de óleo de coco, 2 colheres de sopa de semente de girassol, 2 colheres de sopa de Aloe vera e 1 colher de sopa de glicerina, tudo no liquidificador até obter uma pasta bem cremosa.

Como aplicar: aplique a pasta espalhando uniformemente por todo o comprimento do cabelo, deixando agir por cerca de 1 hora, depois basta enxaguar normalmente.

Leia mais: Como Nutrir o Cabelo? Caseiro, Shampoo, Dicas!

6 – Tônico capilar caseiro: saúde do couro cabeludo

Para manter a saúde geral do couro cabeludo e combater diversos problemas assim como atuar na prevenção, nada como um tônico capilar caseiro de vinagre de maçã aliado a outros ingredientes.

Isso porque ele ajuda a fechar as cutículas dos fios, a regular o pH do couro cabeludo por conta da acidez, a reduzir a oleosidade e prevenir a queda de cabelo. Além disso, graças às suas propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas, ele também ajuda a tratar problemas como caspa, seborreia, dermatite.

No entanto, existem várias formas de preparar um tônico capilar caseiro com vinagre de maçã. A mais comum é apenas diluir o vinagre de maçã em água na proporção de 2 colheres de sopa de vinagre para cada xícara de água e misturar bem. Depois, basta aplicar no couro cabeludo e massagear por 10 minutos, deixando agir por pelo menos 20 minutos e enxaguar normalmente.

Outras receitas com vinagre de maçã

Vinagre de maçã com óleo de melaleuca: o óleo de melaleuca, também conhecido como “óleo da árvore do chá”, é extraído de uma planta da família das jabuticabas e ajuda a controlar a caspa pela sua ação antimicrobiana, além de ajudar a regular a oleosidade no couro cabeludo. Basta misturar uma xícara de vinagre de maçã com cerca de 10 a 12 gotas de óleo de melaleuca.

Vinagre de maçã com ervas e aloe vera: para potencializar ainda mais esse tônico capilar caseiro, basta misturar 100 ml de chá de louro e eucalipto bem forte (3 folhas cada) com 10 ml de vinagre de maçã, a mesma quantidade de gel de aloe vera e 10 gotas de óleo essencial (pode ser o de melaleuca acima), depois que o chá esfriar e ser coado. Depois é só umedecer os fios com a mistura, massagear e deixar secar naturalmente, sem precisar enxaguar.

Dicas e cuidados

É preciso seguir algumas dicas e ter alguns cuidados para garantir os efeitos do tônico capilar caseiro.
É preciso seguir algumas dicas e ter alguns cuidados para garantir os efeitos do tônico capilar caseiro.

Todas essas receitas de tônico capilar caseiro citadas acima podem ser utilizadas para uso posterior, mas devem ser armazenadas em recipientes fechados na geladeira, a fim de se preservar suas propriedades.

Mas vale lembrar que, nem todos eles terão os mesmo efeitos em todos os tipos de cabelo e para todas as pessoas. Assim, você terá que testar algumas receitas por um tempo, de acordo com os efeitos esperados, até encontrar a receita com o ingrediente ideal.

Outros ingredientes:

Além dos ingredientes citados acima, é possível ainda combinar outras plantas e ervas para preparar o tônico capilar caseiro ideal para as suas necessidades, veja abaixo algumas outras sugestões e suas funcionalidades:

  • Louro: estimulante natural, crescimento, fortalecimento, brilho, cabelos oleosos, caspa e seborreia;
  • Manjericão: cabelos oleosos e tônico, contraindicado para gestantes;
  • Eucalipto: antisséptico, limpeza, cabelo oleoso, controle de oleosidade, crescimento, brilho e elasticidade;
  • Tomilho: queda de cabelo;
  • Gengibre: crescimento, controle de oleosidade, caspa;
  • Orégano: caspa;
  • Alecrim: cabelos oleosos, caspa, queda, crescimento;
  • Arruda: cabelos danificados;
  • Sálvia: fortalecimento, crescimento, caspa;
  • Pimenta: crescimento;
  • Camomila: brilho, clareador;
  • Hortelã: cabelos oleosos, crescimento, equilibra o pH;
  • Cavalinha: crescimento, queda capilar, fortalecimento;
  • Urtiga: crescimento, equilibra a oleosidade, caspa;
  • Jaborandi: crescimento, fortalecimento e hidratação profunda;
  • Salsinha: fortalecimento e brilho;
  • Bardana: caspa e seborreia;
  • Babosa: crescimento, equilibra a oleosidade, caspa, fortalecimento e hidratação;
  • Folhas de goiabeira: queda, crescimento;
  • Calêndula: fortalecimento e hidratação.

Óleos essenciais:

Além das plantas e ervas, outros óleos essenciais podem ser usados também, como os seguintes:

  • Óleo essencial de alecrim: cabelos oleosos, caspa, queda, crescimento;
  • Óleo essencial de hortelã: queda, cabelos oleosos, crescimento, equilibra o pH;
  • Óleo essencial de ylang ylang: crescimento e oleosidade;
  • Óleo essencial de cedro: equilibra o pH, crescimento e caspa;
  • Óleo essencial de lavanda: caspa e fortalecimento;
  • Óleo essencial de melaleuca: antinflamatório;
  • Óleo essencial de manjerona: quebra;
  • Óleo essencial de sálvia: purificante, caspa e força;
  • Óleo essencial de tomilho: revigorante e queda.

Afinal, tônico capilar caseiro funciona?

Tônico capilar caseiro funciona se for usado da forma correta.
Tônico capilar caseiro funciona se for usado da forma correta.

Se você ainda tem dúvidas depois de obter todas essas informações, saiba que cada organismo reage de uma forma e cada caso é único. Mas, de forma geral, os tônicos capilares caseiros funcionam quando usados regularmente, por um determinado período.

Além disso, tudo vai depender também da combinação exata de seus ingredientes e finalidade. As causas dos problema também contam bastante.

Da mesma forma que se você continuar a expor os seus cabelos à danos externos ou não respeitar a frequência de uso para que que o tônico promova algum efeito, esqueça.

Não há tônico capilar caseiro ou não capaz de fazer milagres. Caso o seu problema de crescimento e queda forem resultantes de deficiências nutricionais, a sua alimentação terá que ser melhorada também, afinal muitos problemas deve ser tratados de dentro para fora.

Já se as quedas de cabelo, por exemplo, forem causadas por fatores hormonais ou genéticos, o tônico capilar caseiro não poderá lhe ajudar.

Eles só funcionam mesmo se o seu cabelo estiver precisando repor nutrientes para equilibrar a quantidade de aminoácidos, proteínas, vitaminas e minerais perdidos no dia a dia.

Caso contrário, é importante investigar mais a fundo as causas dos cabelos ressecados, sem vida ou danificados, que não conseguem crescer.

Leave A Reply

Your email address will not be published.