Take a fresh look at your lifestyle.

Tonalizantes indicados para grávidas: Existe? Quais os melhores?

Já ouviu falar em tonalizantes indicados para grávidas? Quem está acostumada a tingir os cabelos e retocar regularmente, se desespera quando as raízes começam a surgir. Principalmente se a tonalidade atual está longe de ser a cor natural ou caso tenha muitos fios brancos.

O desespero é ainda maior na gravidez, pois muitos procedimentos químicos devem ser evitados. No entanto, é preciso ter calma! Hoje no mercado existem vários produtos tonalizantes indicados para grávidas com a mesma eficácia de cobertura que as tinturas comuns.

É um assunto bastante controverso, sabemos disso. Mas apesar da gestação ser um período conturbado com inúmeras transformações físicas e alterações hormonais, é possível substituir alguns hábitos e até manter outros, desde que se sigam alguns cuidados básicos.

As alterações hormonais durante a gravidez podem deixar os cabelos tanto mais brilhantes e sedosos quanto ressecados e opacos. A gestante também pode se sentir mais insegura com tantas mudanças no corpo e sentir a necessidade de melhorar o visual.

Por isso, para muitas mamães, manter a autoestima elevada com uma boa aparência, além da saúde é uma prioridade. Para tanto, deixar de tingir os cabelos na gravidez pode ser um dos hábitos mais difíceis de se colocar em segundo plano este período.

Mas isso não é motivo para se alarmar. Isso porque a coloração na gravidez é possível, basta substituir a tintura permanente pelos tonalizantes indicados para grávidas e usá-los de forma adequada.

Com alguns cuidados, a orientação correta e a permissão do seu obstetra, você vai conseguir manter a beleza dos seus cabelos em dia até o final da gestação, sem o perigo de prejudicar a sua saúde e a do seu bebê.

Veja abaixo como usar os tonalizantes indicados para grávidas sem dramas!

Principais Cuidados na Gravidez

Durante a gravidez é preciso tomar alguns cuidados com os tonalizantes indicados para grávidas.
Durante a gravidez é preciso tomar alguns cuidados com os tonalizantes indicados para grávidas.

A gravidez é um momento muito especial e esperado. Por isso é normal que esteja cercado de muitos cuidados e atenções. Assim, o principal cuidado durante esse período gestacional é para com a saúde da gestante e o desenvolvimento saudável do bebê.

Por isso, as recomendações básicas vão estar relacionadas aos hábitos da mulher. Como por exemplo, se alimentar bem, controlar o peso e a pressão arterial, dormir e descansar o suficiente, ingerir bastante líquidos, se exercitar de acordo e ficar longe de tudo que possa prejudicar a saúde.

Neste último, inclui-se deixar de fumar e beber álcool, além de se expor ao contato com elementos químicos nocivos, seja por ingestão, respiração ou absorção cutânea.

Sendo assim, as tinturas nos cabelos devem ser evitadas, pois a presença de substâncias químicas em suas fórmulas, como a amônia por exemplo, são absorvidas pelo organismo através da pele do couro cabeludo, caindo na corrente sanguínea da gestante e passadas para o bebê através da placenta.

Além disso, a maioria das tinturas permanentes também utilizam metal pesado para melhorar a fixação da cor, o que também é bastante nocivo se for absorvido pelo feto, especialmente nos primeiros meses em que os órgãos vitais estão sendo formados.

O perigo da amônia (NH3) na gravidez

A amônia ou amoníaco é uma molécula formada por um átomo de nitrogênio ligado à três de hidrogênio. Normalmente, ela é obtida através de um processo que consiste em reagir nitrogênio e hidrogênio em elevada temperatura e pressão.

Em temperatura ambiente e pressão atmosférica normal, a amônia é um gás inflamável, incolor, tóxico, corrosivo, de odor irritante e solúvel em água. É altamente perigoso ao ser inalado ou ingerido, podendo provocar grande irritação nas vias respiratórias, boca, garganta e estômago, causando dificuldades respiratórias e inflamação aguda do sistema respiratório.

A amônia é muito utilizada em refrigerantes, fertilizantes como nitrato de amônia, superfosfatos e nitrogenados (soluções de amônia e nitrato de amônia, sais de amônia e uréia).

Hidróxido de amônio

A partir da sua ionização que se obtém o hidróxido de amônio, que existe somente em solução aquosa (base solúvel). Ele também é um composto altamente volátil, incolor, de cheiro forte, amargo e penetrante, que ao se decompor em altas temperaturas libera os gases hidrogênio e nitrogênio.

O hidróxido de amônio é utilizado como reagente pela indústria química na produção de tinturas de cabelo, na fabricação de cosméticos e medicamentos, entre outros produtos. Ele é também extremamente nocivo à saúde por liberar amônia, sendo sufocante e bastante irritante aos olhos, pele, mucosas e aparelho respiratório.

Como a amônia, pode provocar diversos efeitos que variam de leves irritações até sérias lesões. Se inalado, pode provocar dificuldades respiratórias, queimaduras, espasmo brônquico, edema pulmonar, retenção da urina, entre outras desordens.

O seu contato com a pele e olhos pode ocasionar dor, rubor, irritação e até queimaduras graves. Se ingerido, pode causar uma corrosão do esôfago e inflamação do peritônio, tendo como sintomas: dores na boca, no tórax e no abdômen, vômitos, tosse e desmaio.

Exposições frequentes ao hidróxido de amônio geralmente causam tosse, respiração ruidosa e ofegante, laringite e bronquite crônica. Os principais órgãos afetados pela contaminação por esse produto são o estômago e os pulmões. Daí, o fato de se evitar o contato com a amônia e seus compostos derivados durante a gravidez.

O perigo do chumbo na gravidez

As grávidas são especialmente mais suscetíveis aos efeitos tóxicos associados ao chumbo. Dentre todas as modificações fisiológicas no organismo durante a gravidez para suprir as necessidades de cálcio para o feto, há o aumento da absorção de cálcio intestinal e do processo de remodelamento ósseo.

No caso, o chumbo e o cálcio são quimicamente semelhantes. Porém, o chumbo é cumulativo, tóxico e nocivo ao organismo. Mas o cálcio, fundamental para nosso organismo por ser fundamental em diversos eventos fisiológicos importantes para o desenvolvimento.

Em geral, o chumbo se acumula nos ossos, já que o cálcio também se acumula neste tecido. Como na gravidez, a demanda de cálcio é maior, o tecido ósseo passa por um processo de remodelamento ósseo acentuado nesta fase.

Caso o chumbo já estiver alojado nestes tecidos, esse metal poderá retornar ao sangue contaminando o organismo materno e também o feto, já que a placenta não é capaz de impedir a passagem do chumbo. Durante os primeiros anos de vida, o chumbo pode provocar prejuízos cognitivos, motores e comportamentais.

Por isso, se a contaminação por chumbo for intensificada na gravidez, com a utilização de tinturas ou outros produtos que contenham esse metal, os perigos aumentam ainda mais.

Mas então, como manter a cor dos cabelos?

Na gravidez, utilize apenas os tonalizantes indicados para grávidas para tingir os fios.
Na gravidez, utilize apenas os tonalizantes indicados para grávidas para tingir os fios.

Calma, é verdade que as tinturas permanentes devem ser evitadas durante toda a gravidez, mas isso não quer dizer que não hajam outras alternativas seguras.

Ou seja, a partir do primeiro trimestres ou 3º mês (12 semanas) de gravidez, a maioria dos médicos obstetras liberam o uso de outros produtos, desde que não contenham amônia, iodo, metais pesados(chumbo) e água oxigenada (descolorante) na composição.

O acompanhamento e autorização médica nesse caso é essencial antes de tomar qualquer decisão. Somente o seu médico poderá avaliar a sua situação.

Um bom exemplo são os tonalizantes indicados para grávidas, que não oferecem perigos à saúde da mamãe e do bebê. Além disso, após a 12ª semana de gravidez as chances de malformações no feto diminuem bastante.

Os tonalizantes indicados para grávidas são seguros porque são mais leves e temporários, livres dos componentes químicos comuns em tintas permanentes que, normalmente são bastante prejudiciais ao bebê.

Outra vantagem de usar tonalizante ao invés da tintura permanente, é que nesta fase os fios podem estar mais fragilizados devido aos hormônios da gravidez, e o produto não vai danificar os cabelos no processo de coloração, por não conter amônia.

Como usar os tonalizantes indicados para grávidas?

Não aplique você mesma os tonalizantes indicados para grávidas, peça para alguém ajudar.
Não aplique você mesma os tonalizantes indicados para grávidas, peça para alguém ajudar.

Apesar dos tonalizantes indicados para grávidas serem seguros, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) adverte: ainda é preciso ter cuidado ao aplicar esses produtos.

Isto é, quando for tingir os cabelos, o ideal é proteger o couro cabeludo, evitando contato do produto com a raiz dos cabelos e não misturar outros compostos para fixar a cor, pois eles possuem o mesmo efeito perigoso que as tinturas.

Sendo assim, tente aplicar a coloração apenas alguns centímetros abaixo do couro cabeludo. No entanto, é importante ressaltar que se você tem a raiz muito escura, não é muito aconselhável apostar no clareamento dos fios.

Isso porque o tonalizante não é capaz de descolorir os fios, pois como já dissemos, não possui amônia.

Uma alternativa para não destacar muito a raiz é escurecer os fios por inteiro para equilibrar a aparência geral do cabelo. Mas se você não abre mão do loiro, a sua opção seria optar por luzes e mechas californianas ou ombré hair, que costumam evitar a raiz.

Em geral, os fios de cabelo aguentam melhor a química e não são capazes de levar essas substâncias para a corrente sanguínea, apenas as raízes.

Além disso, deve-se sempre respeitar o intervalo máximo possível entre as aplicações e, não se recomenda preparar a mistura e aplicar em si mesma, para ter menos contato possível com a química, mesmo ela sendo mais leve que nas tinturas tradicionais.

Leia mais: Banho de Brilho natural, Tonalizante, Conheça os Melhores!

Pode fazer luzes na gravidez?

Você pode optar pelas luzes com toca e tonalizantes indicados para grávidas se não abrir mão do loiro.
Você pode optar pelas luzes com toca e tonalizantes indicados para grávidas se não abrir mão do loiro.

Se você é adepta às luzes para esconder os fios brancos de forma mais natural, elas estão liberadas apenas se forem feitas com a touca protegendo o couro cabeludo. Mesmo assim, o produto aplicado deve ficar um pouco abaixo da raiz.

Embora a água oxigenada usada para descolorir não tenha tanta interação, é preciso manter a sua volumagem baixa (no máximo 20 vol.). Além disso, muitas vezes depois da descoloração são aplicados tinturas ou matizadores. Por isso, de qualquer forma você deve ter cuidado e tentar optar pelos tonalizantes indicados para grávidas.

Isso porque, mesmo que algumas pessoas duvidem do perigo eminente das tintas permanentes para o desenvolvimento da criança, não é possível confirmar as suspeitas pois não se pode fazer estudos em gestantes. Portanto, o que vale é a prudência e a consciência de cada um em arriscar a própria saúde ou do filho.

Leia mais: Luzes para Morenas: Claras, Planitadas e Acobreadas

Outros truques para tonalizar o cabelo

Há vários outros truques alternativos aos tonalizantes indicados para grávidas.
Há vários outros truques alternativos aos tonalizantes indicados para grávidas.

Há vários outros truques bacanas que também podem ser utilizados na gravidez para tonalizar os fios sem correr grandes perigos.

Um deles são os banhos de brilho naturais, como o banho de petróleo, uma técnica para escurecer o cabelo naturalmente que pode misturar tonalizante ao invés de tintura aos cremes, deixando a coloração ainda mais fraquinha e leve.

Os clareamentos naturais ou colorações de henna (100% natural, não sintética) também são opções excelentes que podem ajudar, dependendo da tonalidade desejada. A Henna Surya Brasil tem uma tabela com 15 tons de henna diferentes que vão do acaju, castanho dourado ao cinza prateado.

Outra alternativa para cobrir os fios brancos sem ter que se preocupar com os metais pesados e a amônia é apostar na tinta spray. Esses sprays temporários possuem várias opções de cores que prometem uma boa cobertura dos fios brancos. Mas é uma solução rápida, de urgência, pois se lavar sai e mancha tudo.

E para quem optar pela técnica das mechas californianas ou ombré hair, que não colorem a raiz, a L’Oréal Professionnel lançou recentemente no mercado uma coloração permanente (INOA com sistema ODS) livre de amônia e sem cheiro capaz de clarear até três tons da cor natural, sem agredir o cabelo nem o couro cabeludo.

Leia mais: Camomila no Cabelo: Benefícios, Como Usar? Funciona?

Outras opções de tonalizantes indicados para grávidas são:

  • COLOUR TOUCH WELLA;
  • KOLESTON RETOQUE ESPONT NEO;
  • ESSENSITY SCHWARZKOPF;
  • AMEND TONALIZANTE SUPÉRIA COLOR AMEND;
  • BANHO DE BRILHO TONALIZANTE CAPICILIN;
  • TONALIZANTE KERATON BANHO DE BRILHO;
  • LACES & HAIR – COLORAÇÃO VEGETAL.

E ai, curtiu? Agora que você sabe que poderá manter a beleza dos seus cabelos sem perigo com tonalizantes indicados para grávidas, volte aqui pra nos contar a sua experiência!

Leave A Reply

Your email address will not be published.