Take a fresh look at your lifestyle.

Tipos de Tranças: Veja nosso Guia Completo

Que existem diversos tipos de tranças, isso a gente já sabe. Porém, são tantas as possibilidades que podemos aproveitar, que fica até mesmo difícil escolher a opção mais interessante para aquele evento ou aquele look.

Sendo assim, a melhor maneira de encontrar o melhor tipo de penteado é conhecendo todas as possibilidades disponíveis. Para te ajudar nesta escolha, portanto, elaboramos um guia completo para que você conheça todos os tipos de tranças.

Assim, será mais fácil escolher aquela possibilidade que valorizará ainda mais a sua beleza e os seus traços fortes. Portanto, acompanhe o nosso guia a seguir e saiba mais sobre todos os tipos de tranças! Vamos lá?

Tipos de tranças femininas

As tranças femininas são muito democráticas, e isso não podemos negar. Elas podem fazer parte de looks românticos, despojados, sensuais, misteriosos, infantis e adultos, fazendo com que a nossa imaginação flua a partir de tantas possibilidades disponíveis para nós.

Dessa maneira, elencamos os 10 tipos de tranças femininas mais utilizadas e conhecidas. Acompanhe para conhecer.

1. Trança embutida

A trança embutida, de maneira geral, é uma das mais clássicas e mais utilizadas em diversos eventos. Isso porque ela é capaz de se enquadrar para os mais diversos tipos de looks e objetivos de produções, pois você pode fazê-la de diversas formas, como:

  • Embutida despojada: Quando o cabelo fica um pouco mais desconectado, sem um acabamento muito “certinho” da trança. Além disso, é possível deixar fiozinhos soltos, como pequenas mechas com caimento sobre o rosto;
  • Embutida “certinha”: Quando você quer algo mais sério e formal, pode apostar em uma trança embutida mais certinha, sem fios “fora do lugar”. Esta é uma ótima opção para apostar em “penteados molhados”;
  • Embutida com topete: O topete é uma ótima alternativa para quebrar com aquele “puxa puxa” da trança muito certinha, trazendo mais volume para o topo da cabeça, enaltecendo mais a beleza do penteado.

2. Trança embutida invertida

E por falar em diversos tipos de tranças embutidas, você pode ainda apostar na trança invertida. Isto é, ao invés de passar as mechas de cima para baixo, na hora de trançar, você passará as mechas de baixo para cima.

Assim as suas tranças formarão certo “volume” no cabelo, marcando as tranças embutidas invertidas.

Estas tranças podem seguir os três modelos que destacamos no uso da trança comum embutida, acima.

3. Trança embutida de lado

As opções de tranças embutidas de lado também são ótimas para composições mais românticas e meigas. Elas deixam o look super fofo e pronto para qualquer ocasião. Além disso, é também mais fácil de fazer sozinha, já que nas outras opções pode ser um pouco dificultoso enxergar o que é feito na parte de trás do cabelo.

4. Duas tranças

As duas tranças comuns também são ótimas aliadas para o dia a dia. Elas são super práticas e rápidas de fazer, e podem complementar o seu look no bad hair day. Assim você ficará pronta e linda para qualquer evento, sem grandes esforços para isso.

5. Trança comum

A trança comum é outra maneira de “domar” os cabelos em um dia ruim (como em dia úmido ou quando os cabelos estão ressecados/oleosos demais). Isso porque você pode fazê-la apenas no comprimento, prendendo o cabelo para trás, como também pode apostar na versão de lado.

Além disso, é possível criar fragmentos mais despojados, com tranças mais soltas e desconectadas. Ou então, criar um penteado mais “certinho”, onde a trança fica mais correta e alinhada no seu formato.

6. Trança “tiara”

A trança tiara é uma das versões mais charmosas deste penteado. Isso porque ela tende a ser muito meiga e também muito utilizada pelas blogueirinhas.

Existem duas formas de fazer este tipo de penteado:

  1. Você pode apostar em uma trança embutida, que se inicia de um lado e termina do outro;
  2. Você pode fazer duas tranças comuns, uma em cada lado da cabeça. Depois é só transpassar de um lado para outro, prendendo com grampos.

Além destas alternativas, você pode ainda apostar em um rabo de cavalo, tanto de lado quanto o comum, para complementar o look, caso você deseje um cabelo todo preso.

7. Trança em cascata

A trança em cascata gera exatamente este efeito: o de cascata nos fios. É um tipo de trança mais despojado, perfeito para o estilo swag ou street, deixando o look menos formal, e sem muito romantismo. Mas, ao mesmo tempo, promove um caimento muito feminino e bonito ao look.

8. Trança espinha de peixe

A trança espinha de peixe é outra opção muito utilizada, principalmente em festas mais formais, como casamentos e formaturas.

Afinal, este tipo de trança também apresenta grandes variações democráticas. Tendo opções de lado, opções tipo “embutida”, duas trancinhas, etc. Há quem aposte neste tipo de trança no rabo de cavalo, inclusive.

9. Trança de boxeadora

A trança de boxeadora é uma variação da trança embutida invertida. Muito utilizada por atletas, recebeu este nome especificamente por sua facilidade para este tipo de esporte.

Além disso, ela tende a deixar o look mais “forte” e poderoso, além de ser fácil de fazer, gerando praticidade para o dia a dia.

Pode ser feita em qualquer tipo de cabelo e é uma alternativa muito utilizada naqueles dias mais “ruins” e úmidos.

10. Trança viking

Por fim, podemos ainda apresentar as tranças do tipo viking. Estas tranças costumam aparecer em filmes mais antigos e com uma pegada viking bem expressiva. Elas podem alternar entre inícios embutidos e finalizações comuns.

Além disso, este tipo de penteado tende a contar com diversas tranças, e não apenas uma ou duas. Ou seja, é possível criar diversas combinações bonitas e interessantes e ainda assim manter parte do cabelo solto.

Tipos de tranças masculinas

Para além dos tipos de tranças femininas, podemos pensar ainda no quanto este tipo de penteado tem invadido o universo masculino. Conheça as possibilidades:

1. Tranças embutidas

Do mesmo modo que as tranças embutidas são ótimas aliadas das mulheres, para qualquer ocasião, elas também fazem parte do universo masculino, criando composições incríveis, desde uma, duas, três ou mais tranças no topo da cabeça.

Este tipo de trança tende a ser um pouco mais “puxada” ou solta, dependendo do gosto pessoal do homem.

2. Trança com rabo de cavalo ou coque

O rabo de cavalo ou coque pode fazer parte da finalização da trança masculina, uma vez que a trança pode ser embutida no topo da cabeça e a finalização um pouco acima da nuca possa ser com um coque bagunçado, ou um rabo de cavalo semi preso (aqueles rabos de cavalo que não finalizam a última volta do elástico).

Tipos de tranças afros

As tranças do tipo afro também são ótimas opções para quem busca um acabamento que seja mais prático e ao mesmo tempo bonito. Isso porque estas tranças tendem a durar mais tempo nos fios, mantendo o penteado por vários dias. Além de, obviamente, destacarem uma marca incrível de quem tem este tipo de cabelo maravilhoso.

1. Trança afro com coque

A trança afro com coque é ainda mais interessante, pois une dois penteados clássicos e super fáceis de fazer. Você poderá encher o seu cabelo com diversas trancinhas e finalizar prendendo-as em um coque, no topo da cabeça.

Ou, então, pode simplesmente apostar em trancinhas no “início” do cabelo para fazer o coque somente com o comprimento, sem necessariamente utilizar tranças nesta parte também.

2. Trança com cabelo solto

Do mesmo modo que você pode prender as trancinhas afros no topo da cabeça, com um coque, você pode apostar no cabelo todo solto. O efeito também é lindo e muito interessante. Além de ser um penteado que também promove um efeito mais democrático, de poder ser utilizado em qualquer ambiente e ocasião.

3. Trança rastafari

Outra opção muito bonita e que promove um acabamento incrível é a trança do tipo rastafari. O único ponto que você precisa pensar é que este tipo de penteado tende a requerer mais paciência e dedicação na hora de fazê-lo, embora o resultado seja extremamente lindo e incomparável.

Aposte nesta possibilidade para criar uma composição que poderá fazer parte do seu dia a dia por um bom tempo.

Tranças para fazer sozinha

Apesar de existirem diversos tipos de tranças, nem sempre temos as habilidades desejadas para apostar em todas as produções sozinhas, não é mesmo? Portanto, precisamos saber escolher aqueles modelos que sejam mais práticos, fáceis e até mesmo rápidos.

Assim poderemos ficar lindas, com um penteado muito lindo, sem necessariamente precisar da ajuda de alguém para esta finalização.

1. Trança de lado

A trança de lado é uma das mais fáceis de fazer, e contempla diversos tipos de acabamentos diferenciados. Isto é, você não precisa apenas apostar na trança de lado comum e rápida de fazer. Mas, sim, pode se aventurar em opções embutidas, embutida invertida, cascata e até mesmo espinha de peixe.

O lado positivo das tranças de lado é que você poderá ter uma maior visualização na hora de executar os passos, impedindo que na parte de trás das madeixas você deixe “passar” alguma coisa que possa comprometer a qualidade da finalização.

Pouco a pouco você começa a adquirir mais prática com este tipo de penteado, podendo apostar em uma aventura em penteados na parte de trás do cabelo.

2. Trança em cabelo semi preso

O cabelo semi preso é uma ótima opção para quem precisa trabalhar e necessita de um penteado que não permita que o cabelo caia no rosto, por exemplo. Assim você mantém um penteado diferente, bonito, sem ter que ser o rabo de cavalo comum.

Desse modo, poderá fazer pequenas tranças embutidas, apenas na parte da frente do cabelo, puxando-o para trás. Ou, então, apostar nestas mesmas tranças apenas na franja, a fim de prendê-la de um modo diferente.

O restante do cabelo poderá ficar solto, sem problema algum. E assim você cria uma composição diferente e muito bonita para a sua produção.

3. Tranças tiaras

As tranças do tipo tiara, como já mencionamos, são super românticas e perfeitas para mulheres que adoram esta pegada de feminilidade. Mas, além disso, este é um dos tipos de tranças mais fácil de se fazer sozinha.

Afinal, você terá total controle do movimento, já que o penteado é feito na parte da frente do cabelo. Aposte nesta possibilidade caso procure uma alternativa de cabelo semi preso. Ou, então, finalize com rabo de cavalo ou coque.

4. Pequenas tranças no comprimento

Tranças no comprimento também são muito bem-vindas. Pequenas trancinhas “aleatórias” no cabelo deixam-no muito mais romântico e feminino. Aposte.

5. Tranças “box braids”

As tranças box braids também são ótimas aliadas de cabelos longos e do tipo afro. Isso porque elas precisam, necessariamente, serem feitas em cabelos que apresentem certo volume para que o resultado seja realmente bonito.

Porém, se o seu cabelo for muito fininho, poderá apostar em apliques para dar aquela encorpada nos fios.

Tranças para cabelos curtos

Quem disse que não existem tranças para cabelos curtos? Pois não só existem, como são lindas e super práticas de fazer!

1. Trança tipo rastafari

A trança rastafari é uma ótima alternativa para quem tem cabelo afro, como já mencionamos. Mas, além disso, ela pode ser utilizada em qualquer cabelo curto para criar uma composição mais despojada e diferente.

2. Diversas tranças embutidas

As tranças embutidas também são as melhores amigas das madeixas mais curtinhas, pois elas podem ser feitas em qualquer escala, desde que haja o mínimo de cabelo possível para trançar. E, assim, você pode criar pequenas composições nos fios, sem a necessidade de fazer a clássica trança embutida para trás.

3. Tranças pequenas

Pequenas tranças no cabelo, no comprimento em si, também são ótimas para quem tem os fios mais curtos, podendo criar penteados com tiaras, tranças do tipo cascata, tranças em apenas um lado do cabelo e muito mais. O que vale é a criatividade para criar composições diferentes que possam valorizar o seu look.

Considerações finais

Viu só como existem muitas alternativas de tranças? E que é possível criar estas belezas em casa, sem muito trabalho? Então é hora de praticar e aprender a fazer todos os modelos para criar penteados lindos para qualquer ocasião.

Leave A Reply

Your email address will not be published.