Take a fresh look at your lifestyle.

Shampoozada: Medidas, Ingredientes, Estraga o Cabelo?

O clareamento dos cabelos é uma das técnicas de coloração que estão mais em alta ultimamente. São muitas as técnicas que podem ser empregadas, dependendo do resultado que se deseja atingir. No entanto, nem sempre é possível chegar ao tom desejado, sendo que algumas vezes são necessárias algumas correções na tonalidade obtida. Neste caso, para não danificar ainda mais os fios descoloridos, a shampoozada é a mais nova solução.

A técnica foi desenvolvida recentemente com o intuito de limpar os pigmentos indesejados dos fios, sem causar maiores danos e ressecar ainda mais os cabelos. Em outras palavras, a shampoozada é uma técnica de descoloração suave que ajuda a limpar profundamente os fios, podendo alterar a cor do cabelo descolorido ou já tingido sem agredir a fibra capilar.

Com isso, a shampoozada retira a cor original e prepara os fios para uma nova cor, sendo capaz de corrigir erros de coloração, e até clarear dois ou três tons abaixo nos fios, dependendo do tempo que ficar agindo nos cabelos.

O melhor de tudo é que a shampoozada pode ser feita rapidamente em casa, com produtos simples de descolorir o cabelo e os eu próprio shampoo. Quer aprender? Vamos lá!

Shampoozada: O que é?

A shampoozada é uma técnica de clareamento suave.
A shampoozada é uma técnica de clareamento suave.

A shampoozada ou “Soap Cap” é uma técnica de descoloração, desenvolvida para retirar pigmentos de tinta dos fios de cabelos de forma mais suave, evitando danificar a fibra capilar já tingida ou descolorida.

A técnica é capaz de clarear de 2 a 3 tons, utilizando apenas uma mistura de shampoo com produtos descolorantes.

A shampoozada limpa os fios profundamente, retirando os pigmentos de tinta matizadores indesejados, iluminando os fios e intensificando a cor que oxidam e escurecem com o tempo, deixando um aspecto chumbado nos cabelos.

Dessa forma, a técnica também ajuda a corrigir erros de descoloração ou coloração, retirando a cor original e preparando o cabelo para receber uma nova tonalidade.

A sua maior vantagem é poder mudar a cor sem agredir os cabelos descolorindo ou tingindo novamente, até atingir o tom desejado.

Shampoozada: Quando é indicada?

A shampoozada é indicada para retirar a pigmentação de tinta do cabelo.
A shampoozada é indicada para retirar a pigmentação de tinta do cabelo.

A Shampoozada é indicada para todos os tons de cabelo e mais recomendada quando a “limpeza” nos fios se faz necessária para remover a cor anterior e preparar o cabelo para receber uma nova coloração, fazendo com que esta dure por mais tempo.

Em geral, a técnica é utilizada nos fios de cabelos loiros, que perderam o brilho ou adquiriram um efeito “chumbado” com o passar do tempo, em tonalidades esverdeadas, roxas ou acinzentadas.

Além disso, a shampoozada é também muito utilizada nos cabelos coloridos que precisam ser retocados devido a cor desbotada. Neste caso, a shampoozada deve ser feita antes do retoque, para remover os pigmentos dos fios, preparando-os para receber a nova cor e fixando-a melhor.

No caso dos cabelos virgens, infelizmente a técnica não funciona. Por se tratar de um procedimento suave, a mistura da shampoozada tem uma concentração de descolorante e peróxido muito baixa, e não será suficiente para clarear os cabelos naturais de maneira eficiente.

Além disso, a Shampoozada quando feita nos cabelos virgens pode ter um efeito contrário, e danificar ainda mais os fios, ressecando-os e até quebrando-os, por ser uma mistura de pH alcalino. A dica é clarear o cabelo com técnicas tradicionais de descoloração ou tonalização, como mechas californianas, entre outras técnicas.

Leia também: Como Clarear o Cabelo com Canela?

Shampoozada: Como fazer?

A shampoozada utiliza água oxigenada, descolorantes e shampoo.
A shampoozada utiliza água oxigenada, descolorantes e shampoo.

A Shampoozada é uma técnica de clareamento muito simples, fácil e rápida de fazer, pois utiliza apenas 3 ingredientes: shampoo neutro ou comum, água oxigenada e pó descolorante.

Passo a passo:

  • 1૦ Passo: Misture em um recipiente duas medidas de água oxigenada 10 volumes (cabelos ressecados) ou 20 volumes (cabelos saudáveis) para uma de pó descolorante.
  • 2૦ Pass: Adicione duas medidas de shampoo neutro (de sua preferência) e misture bem até obter uma consistência homogênea.
  • 3૦ Pass: Molhe os cabelos, secando em seguida com uma toalha para que fiquem ainda úmidos.
  • 4૦ Passo: Com a ajuda de um pente, divida os cabelos em mechas e aplique a mistura em todo o comprimento, massageando os fios por cerca de 15 a 30 minutos, dependendo da tonalidade que você pretende alcançar.
  • 5૦ Passo: Após o tempo desejado, enxágue normalmente, finalizando com uma máscara específica para cabelos quimicamente tratados.

ATENÇÃO: Neste caso, não utilize um shampoo antirresíduos, para não ressecar os fios. O shampoo antirresíduos é utilizado apenas quando a ideia é retirar apenas o excesso de pigmentos de tinta dos fios para receber uma nova coloração ou não quer clarear muito os fios.

Shampoozada apenas com shampoo

Neste caso, a shampoozada pode ser feita para retirar os resíduos de tinta e preparar os fios para receber uma nova coloração para que a nova tinta não reaja por cima da outra tinta já utilizada no cabelo e escureça demais os fios.

Por esta razão, a técnica utiliza apenas o shampoo antirresíduos ou que não tenha nenhum fator de proteção da cor, que é capaz de fazer uma limpeza mais profunda, ao abrir as cutículas dos fios e retirar todo o pigmento coloridos dos fios.

  • 1૦ Passo: Com a ajuda de um pente, divida os cabelos secos e sujos em mechas e aplique o shampoo antirresíduos, massageando bem os cabelos.
  • 2૦ Passo: Cubra os cabelos com uma touca e deixe agir por cerca de 40 minutos.
  • 3૦ Passo: Passado o tempo, pegue o secador de cabelos e passe nos fios por um 5 minutos para ajudar a desbotar ainda mais a cor com o calor.
  • 4૦ Passo: Por fim, enxágue os cabelos com água quente para que o calor abra ainda mais as cutículas dos fios e favoreça o desbotamento rápido da cor.
  • 5૦ Passo: Finalize aplicando um condicionador ou máscara de hidratação.

ATENÇÃO: Neste caso, a Shampoozada pode ser repetida até que o resultado desejado seja obtido, desde que não seja feita no mesmo dia, para evitar o ressecamento excessivo dos fios.

Shampoozada: Considerações importantes

A técnica da shampoozada é um método de clareamento menos agressivo comparada a outras técnicas existentes. No entanto, a hidratação dos cabelos deve ser feita pelo menos uma vez por semana.

Além disso, a shampoozada pode ter um efeito diferentes, dependendo da tonalidade da coloração existente, de cada tipo de cabelo, das suas características, da marca e dos produtos utilizados para a sua realização.

A sua manutenção também é simples, podendo ser retocada em intervalos superiores ao de um mês, já que as raízes não ficam tão evidentes. Ideal para quem deseja deixar a raiz mais discreta naturalmente.

Leia também: Camomila no Cabelo: Benefícios, Como Usar? Funciona?

Shampoozada para cabelo ruivo

A shampoozada para cabelo ruivo deixa os fios mais alaranjados.
A shampoozada para cabelo ruivo deixa os fios mais alaranjados.

A shampoozada para os cabelos ruivos é indicada quando se pretende deixar os cabelos com um tom mais alaranjado, próximo de um ruivo natural. Para se beneficiar da técnica, basta misturar cerca de 90 ml de água oxigenada volume 30 com a mesma quantidade de shampoo neutro.

Para aplicar, divida os cabelos em mechas, e aplique a mistura nos fios secos e ainda sujos,  massageando bem todo o comprimento dos fios. Em seguida, deixe a mistura agir de 10 a 40 minutos, até chegar no tom desejado.

Leia também: Tinta para Cabelo Sem Amônia: Guia Completo!

Shampoozada para cabelo escuro

A shampoozada para cabelo escuro pode clarear até 3 tons.
A shampoozada para cabelo escuro pode clarear até 3 tons.

Dependendo da tonalidade, as cores mais escuras são as mais difíceis de clarear ou retirar a cor. O preto, por exemplo, é uma das cores mais difíceis de serem retiradas. No entanto, logo após a primeira shampoozada, dá pra se notar um tom de castanho médio ou mais claro.

Em alguns casos, especialistas recomendam uma matização em seguida, apenas para corrigir a cor. Neste caso, utilize um shampoo neutro ou com ingredientes mais hidratantes, dependendo da cor do cabelo.

Shampoozada para cabelo loiro

a shampoozada para cabelo loiro corrige o amarelado e protege o platinado.
a shampoozada para cabelo loiro corrige o amarelado e protege o platinado.

A shampoozada para cabelo loiro é também conhecida por Matizadora, mais indicada para corrigir o tom do loiro, desamarelar e deixar os fios com um efeito mais platinado. Neste caso, utilize:

  • 20g de pó descolorante azul;
  • 40ml de shampoo matizante ou desamarelador;
  • 20ml de água oxigenada 20 volumes;
  • 20ml de água ou Bepantol líquido.

Para aplicar a shampoozada, misture todos os ingredientes em um recipiente e em seguida, aplique a mistura nos cabelos úmidos, dividindo-os em mechas. Deixe agir por cerca de 10 minutos apenas, ficando de olho no clareamento até obter o tom desejado. Por fim, enxágue normalmente e finalize com uma máscara matizadora.

Leia também: Banho de Brilho Natural, Tonalizante. Conheça os melhores!

E aí, viu como é rápido e fácil? A shampoozada pode ser incluída facilmente na sua rotina de beleza e manutenção dos cabelos. É muito prática, rápida, fácil de fazer e quase não custa nada! Já testou? Conte pra gente os resultados!

Leave A Reply

Your email address will not be published.