Take a fresh look at your lifestyle.

Shampoo de Café: Saiba como utilizar para crescer cabelos

Os cuidados com os cabelos segue um ritual quase que diário para quem deseja mantê-los saudáveis, sedosos e brilhantes. Para tanto, o ritual de beleza conta com diversos produtos de tratamento, receitas naturais caseiras e até procedimentos químicos, sejam eles apenas tinturas ou alisamentos. Dentre tantas novidades que surgem todos os dias, chegou a vez do shampoo de café, que promete fortalecer os fios e promover um crescimento mais rápido.

Já sabemos que uma xícara de café pode trazer muitos benefícios ao organismo, como estimular o cérebro, acelerar o metabolismo, aumentar a disposição, dar mais energia e acabar com a sonolência. Mas o café também pode ser muito benéfico para os cabelos.

Isso porque a cafeína é um excelente estimulante para o bulbo e os folículos capilares, sendo capaz de aumentar a microcirculação no couro cabeludo, acelerando o crescimento dos fios. Assim, para potencializar os seus efeitos no organismo, além de continuar ingerindo o seu cafezinho todos os dias, você pode também criar o seu próprio shampoo de café bomba.

Basta colocar cafeína em pó dentro do shampoo sem sal, para que a mistura acelere o crescimento dos cabelos em até cinco vezes mais que o normal (5 cm ao mês). A receita não tem contra indicação, uma vez que o café é um ingrediente natural, e pode ser usada em todos os tipos de cabelo, principalmente os cacheadas que estão passando pela transição capilar.

Além de acelerar o crescimento capilar, o shampoo de café vai fortalecê-los e deixá-los mais brilhantes e macios. E aí, ficou curiosa? Não se preocupe, nós vamos esclarecer tudinho sobre como utilizar o shampoo de café para ter cabelos longos e saudáveis em pouco tempo. Confira abaixo!

Afinal, shampoo de café faz o cabelo crescer rápido?

O que faz crescer os cabelos no shampoo de café é a cafeína.
O que faz crescer os cabelos no shampoo de café é a cafeína.

Na verdade, não é o café que vai acelerar o crescimento dos cabelos, mas a cafeína presente em sua composição. De acordo com um estudo conduzido por cientistas da Universidade Lübeck, na Alemanha, a cafeína é capaz de tratar a queda capilar e estimular o crescimento dos folículos capilares de maneira mais rápida.

Durante os experimentos, os pesquisadores realizaram aplicações de uma solução com cafeína em folículos capilares fragilizados e obtiveram um aumento considerável no crescimento dos fios de 25%. O estudo constatou que a cafeína possui substâncias capazes de prevenir a morte das células capilares ou evitar que entrem em estado de dormência.

Com isso, é possível obter uma diminuição da queda dos cabelos e promover o nascimento de novos fios mais resistentes e saudáveis. Assim, o shampoo de café (nome popular para a cafeína) pode trazer inúmeros benefícios ao couro cabeludo e auxiliar no crescimento rápido dos fios.

No entanto, vale ressaltar que o shampoo de café deve utilizar a cafeína, e não o pó de café, que normalmente usamos para tomar. De acordo com uma publicação do Jornal Internacional de Tricologia e especialistas da Academia Brasileira de Tricologia (ABT), a cafeína indicada pelos especialistas é a anidra, uma substância pura e sintetizada da cafeína, que não contém água em sua molécula, ao contrário do café que usamos em casa.

Além disso, o pó de café tradicional não possui a quantidade indicada pelos cientistas para dar o mesmo efeito nos cabelos, pois seria preciso cerca de 50 copos de café por dia para estimular os folículos capilares.

Então, como fazer shampoo de café para crescer cabelos?

O shampoo de café tem que ser feito com cafeína ou pó de guaraná.
O shampoo de café tem que ser feito com cafeína ou pó de guaraná.

Como dissemos, o café não será capaz de trazer os mesmos resultados obtidos na pesquisa, mas é possível recorrer a um shampoo de formulação manipulada para se obter a mesma fórmula sugerida pelos pesquisadores alemães.

O seu dermatologista poderá lhe ajudar a criar uma fórmula mais adequada aos seus cabelos para que você mesma leve a uma farmácia de manipulação. Outra opção seria procurar por produtos manipulados no exterior, como a Plantur 39 Caffeine, que oferece uma linha completa de produtos à base de cafeína na Europa, mas que já se encontra disponível aqui no Brasil (na Cosmetis), desde shampoos à tônicos capilares e cápsulas.

A terceira opção seria fazer o shampoo de café caseiro, para tentar obter os mesmos resultados que o shampoo de manipulação. A vantagem é ser mais barato e prático. Isso além de ajudar no crescimento dos fios, o shampoo de café também vai auxiliar na esfoliação do couro cabeludo e promover a renovação das células.

Mas lembre-se, para fazer o seu próprio shampoo de café, utilize a cafeína em pó ou o guaraná em pó, facilmente encontrados em lojas de produtos naturais. Para a mistura, você vai precisar de cerca de 3 colheres (sopa) de cafeína em pó ou guaraná em pó e 1 frasco de shampoo com 250 ml (de preferência, sem sal e sem sulfato também).

Como fazer shampoo de café:

  • Passo 1: Retire todo o conteúdo do frasco do shampoo, despejando em um recipiente de plástico.
  • Passo 2: Em seguida, adicione as 3 colheres da cafeína ou do guaraná em pó, misturando bem até que tudo fique uma consistência homogênea.
  • Passo 3: Depois de tudo misturado e diluído, volte com a mistura para dentro do frasco do shampoo original para facilitar a aplicação do shampoo de café nos cabelos. Você pode também deixar a mistura descansar de um dia para o outro para que fique mais concentrado, ou usar no mesmo dia.

Como usar o shampoo de café:

O shampoo de café pode ser utilizado todos os dias e por todos os tipos de cabelos, sendo aplicado como qualquer outro shampoo comum. Basta molhar os cabelos e aplicar uma pequena quantidade, massageando bem o couro cabeludo delicadamente com os dedos, em movimentos circulares para ativar a circulação na região.

Em seguida, deixe o shampoo de café agindo por alguns minutos (3 a 5 minutos) nos fios e enxágue normalmente, como de costume. Depois, é só aplicar o seu condicionador nos cabelos e finalizar do modo que preferir.

Qual a frequência ideal para usar o shampoo de café?

O ideal é usar o shampoo de café duas a três vezes na semana, sempre dando uma pausa de um dia para o outro, evitando utilizar em dias seguidos para não ressecar demais os fios. É só substituir a sua lavagem normal com shampoo comum pelo shampoo de café nos dias em que for lavar os cabelos.

Mas a sua frequência, isto é, por quanto tempo ele deverá ser utilizado vai depender muito do seu cabelo. Se você notar logo no primeiro mês que ele deu uma crescidinha, continue usando por mais 2 a 3 meses, depois dê uma pausa para efeito de comparação.

A cafeína ou o guaraná em pó utilizados no shampoo de café não são vitaminas, portanto não há riscos de provocar uma hipervitaminose. No entanto, ele poderá ressecar os fios ou não promover os resultados desejados quanto ao crescimento.

Neste caso, avalie a situação dos cabelos com o uso prolongado de um mês. Caso os cabelos tenham ficado muito ressecados, suspenda o uso por um tempo até que elas voltem ao normal. Caso eles tenham parado de crescer, dê uma pausa e volte a usar depois, para não acostumar os fios aos efeitos do shampoo.

Para completar o tratamento, Hidratação com café!

A hidratação vai ajudar no ressecamento pelo shampoo de café.
A hidratação vai ajudar no ressecamento pelo shampoo de café.

Como vimos, o shampoo de café pode ressecar os fios. Assim, nada como uma boa hidratação com café para cabelos devolver o brilho e a maciez aos cabelos. Já dissemos aqui, em outro artigo, que a hidratação com café pode ser feita de diversas formas diferentes, mas todas elas trazem inúmeros benefícios.

Para fazer a sua hidratação com café, selecionamos uma receita básica, na qual você só precisará de uma máscara concentrada de sua preferência, mel e o pó à base de cafeína que você já utilizou no shampoo de café acima.

O tratamento é ótimo para quem tem os cabelos cacheados, naturalmente mais ressecados devido ao formato do fio, que dificulta a passagem dos nutrientes e do óleo natural para as pontas.

Para a receita, misture 2 colheres de pó de café, cafeína ou guaraná em pó, 1 colher de mel e 3 colheres da máscara concentrada de hidratação de sua escolha, até obter uma consistência bem homogênea.

Em seguida, aplique a mistura nos cabelos previamente lavados com shampoo de café, enluvando mecha por mecha, massageando suavemente bem os fios. Depois, deixe a misura agir por 30 a 40 minutos nos fios.

Para finalizar, enxágue com água em abundância, retirando qualquer resíduo e aplique o condicionador para selar os fio. Pronto!

Leia mais: Cabelos Quebradiços: Como Recuperar? Hidratação?

Contraindicações e cuidados

Como dissemos, a cafeína não é uma vitamina, mas uma substância natural que não vai provocar nenhum dano à sua saúde. No entanto, alguns cuidados devem ser observados ao aderir ao shampoo de café.

Por exemplo, a mistura do shampoo de café pode alterar a tonalidade dos fios, escurecendo-os devido ao pigmento escuro presente na cafeína. Apesar de não ser uma modificação definitiva e duradoura, o shampoo de café pode não ser muito indicado para os cabelos loiros.

Mas, se você não se importar em escurecer os cabelos temporariamente, pode ficar à vontade para usar o shampoo de café. Observando o ressecamento dos fios e fazendo suas hidratações e nutrições normalmente para potencializar os efeitos e fortalecer os fios.

Recomenda-se também o shampoo sem sal por não conter sulfato em sua composição, uma substância que costuma agredir muito os fios e deixá-los bem ressecados. Como a cafeína ou o guaraná em pó também costumam ressecar os cabelos, é melhor não combinar produtos desse mesmo efeito para evitar potencializar o ressecamento.

Não há restrições para hidratações com máscara ou uso de condicionador depois de lavar os cabelos com o shampoo de café. Assim, você pode utilizar qualquer um, mas o ideal é optar por condicionadores hidratantes, para ajudar a dar mais maciez aos cabelos.

Pronto! Agora você já sabe que shampoo de café é uma ótima opção para estimular o crescimento rápido dos cabelos. Então, experimentou e depois volte para nos contar o resultado!

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência AceitarLer mais