Take a fresh look at your lifestyle.

Saia Longa Como Usar? Confira mais de 30 Dicas

Procurando dicas de como apostar nessa peça do vestuário? Está no lugar certo!

Todos os dias a gente recebe pedidos de dicas de como usar saia longa, afinal, esse clássico do guarda roupa feminino não é tão simples assim de combinar.

Aqui você vai encontrar um verdadeiro guia a respeito do uso de sai longa e a gente espera que ele tire todas as suas dúvidas e que a partir de agora você passe a desfilar por aí com novos looks baseados nas nossas dicas.

A saia longa é uma peça coringa e super versátil. Ela vai te acompanhar nos dias frios de inverno e nos dias fresquinhos de verão. O que vai mudar são os acessórios.

Além disso, a saia longa é uma peça que vai da praia ao casamento chique da melhor amiga sem fazer feio.

Vamos conhecer um pouco mais sobre essa peça clássica do vestuário feminino, então?

Onde surgiu a saia longa?

Se engana quem pensa que a saia é uma roupa moderninha. A saia foi a primeira vestimenta do homem.

Na pré história tanto homens quanto mulheres envolviam peles de animais nos corpos para se proteger do vento, do frio e de predadores – os primeiros vestidos e saias da humanidade.

Durante toda a antiguidade, as roupas não tinham diferenciação entre femininas e masculinas. Apenas homens usavam peças mais largas e mulheres usavam peças mais justas, mas os modelos eram basicamente os mesmos.

Na antiguidade as mulheres já se preocupavam com o visual, principalmente com os cabelos, mas a preocupação com a roupa era maior entre as nobres.

Só na Idade Média que a moda começou a evoluir e as peças começaram a ganhar novos modelos e aspectos – a diferenciação de roupa masculina e feminina.

No século XVII surgiram as primeiras fashionistas da história e com elas, as roupas começaram a ganhar novos ares.

As saias ganharam caudas e foram definitivamente separadas das blusas.

Com o passar do tempo, o comprimento das saias foi subindo, mas as saias longas nunca perderam seu lugar no guarda roupa feminino, muito menos na moda.

Por mais que o tempo passe, as saias longas sempre serão um clássico da moda feminina.

Dicas de como usar saia longa no verão

Essa é fácil, hein! A maioria das mulheres que usa essa peça está mais acostumada a tirá-la do guarda roupa no verão.

Mas você vai ver que na verdade, usar saia longa é fácil o ano todo, é só você se acostumar!

Vamos te mostrar como usar saia longa nos dias quentes e esbanjar elegância.

Se você não for usar a sua saia longa com cropped, ou com uma blusinha curtinha, sempre coloque a blusa para dentro da saia. A blusa muito comprida aparecendo para fora da saia longa dá um ar desleixado para o seu visual.

Algumas meninas têm problemas em usar saias nos dias muito quentes por causa do suor que aumenta o atrito entre as pernas, causando assaduras e muitas vezes chega a causar ferimentos.

Você encontra facilmente no mercado lingeries que fazem as vezes de bermudas e impedem esse atrito entre as pernas.

É claro que você também pode usar uma bermuda estilo ciclista para ajudar a resolver o problema.

Essa dica também é muito útil para quem está acima do peso ou tem as coxas mais grossas. A bermuda reduz o atrito e te proporciona mais conforto no dia a dia quando estiver usando uma saia longa – para as saias midi essa dica também vale.

Com cropped

O cropped é um amigo inseparável da saia longa. Cropped é o novo nome do top, da mini blusa.

Combine uma saia longa lisa com um cropped estampado ou um cropped liso com uma saia longa estampada.

Combinar estampas pode parecer um desafio mais com algumas dicas simples, você pode começar sem medo de errar.

Listas e estampados, por exemplo, você consegue combinar facilmente. Outra dica bem legal é combinar estampas pequenas e delicadas com outras estampas e preferir combinar as estampas grandes com peças lisas.

O cropped combina muito bem com saia longa de cintura alta ou com saia longa de cintura baixa.

Com camiseta

Pode usar saia longa com camiseta? Pode sim! Fica lindo. Dá um ar mais arrumadinho até para aquela camiseta mais podrinha.

Coloque a camiseta por baixo da saia, arremate com um cinto e pronto! Está perfeita!

Ainda na linha das camisetas, você pode escolher uma t-shirt descolada com alguma frase bacana que te represente e combinar com uma saia longa lisa ou estampada.

Saia longa e uma blusinha mais soltinha: ótima ideia para o verão.

Com blusa de alcinha

Saia longa com regata ou blusa de alcinha é uma combinação tão certeira para o verão quanto praia e sorvete geladinho!

Abuse da delicadeza que essa dupla fresquinha proporciona e desfile vários looks nesse estilo no próximo verão.

Com cinto

A saia longa fica super charmosa se você acrescentar um cinto ao visual. Use esse acessório mesmo se você estiver um pouco acima do peso, apenas cuide para usar do tamanho certo e ele não ficar apertando a sua cintura.

O cinto ajuda a dar ainda mais chame para a saia longa e deixa o visual muito elegante, além de claro, deixar a produção com um charme a mais.

Seja qual for o modelo de blusa que você escolher, se for usar um cinto, coloque a blusa sempre por dentro da saia ou o visual vai formar um babado estranho.

Se você for magrinha, use e abuse dos cintos na largura que você preferir.

Se você estiver um pouco acima do tal peso ideal – porque a gente acha que peso ideal é aquele com o qual você se sente bem e tem saúde – opte por usar modelos mais largos, que vão dar aquele toque a mais de estilo para a sua produção.

Dicas de como usar saia longa no inverno

Chegou o frio e com ele chegou a hora de colocar sua saia longa naquele canto mais alto do guarda roupas, junto com as outras roupas de verão, certo? Erradíssimo!

A saia longa que acompanha em todas as estações do ano sem perder a classe. O que mudam são os acessórios que vão compor seu look.

Vamos te dar algumas dicas de como usar saia longa no inverno que vão fazer você assumir essa peça como look obrigatório em todas as estações.

As saias de cores mais escuras são ótimas para o inverno.

Mas como usar saia longa no inverno sem morrer de frio?

Como usar saia longa no inverno sem morrer de frio nas pernas é muito muito simples: use meia calça!

Nos dias mais frios, você pode usar uma legging de lã por baixo da saia longa. Ela vai passar completamente despercebida e você estará com um visual feminino, atual e quentinho!

Com cacharrel

A cacharrel é aquela peça coringa, super básica para encarar o frio sem medo. Ela vai bem por baixo de outras blusas, sem gerar um volume extra ou pode ser usada sozinha, acompanhada de um colar ou mesmo de uma echarpe ou cachecol.

Se esfriar ainda mais, uma jaqueta ou um casaquinho mais quentinho te salvam ser fazer feio.

Com cinto

Lembra da dica de usar um cinto em conjunto com a sua saia longa? Não esquece dela e repete essa dobradinha de sucesso no inverno também.

Vale a mesma dica de colocar a blusa por dentro da saia para não formar aquele mesmo babado esquisito.

E aqui no look de inverno também vale a mesma dica do cinto largo para as gordinhas e do cinto de qualquer largura para as magrinhas.

Qual sapato usar com saia longa?

Qual sapato usar com saia longa é uma das dúvidas mais comuns quando o assunto em pauta é como usar saia longa.

A gente vai te ajudar a sanar essa dúvida para que esse não seja um dos motivos pelos quais você não use saia longa o ano todo!

Qual sapato usar com saia longa no verão?

O verão pede calçados frescos e arejados, mas a escolha do seu sapato para compor o look com saia longa vai depender principalmente da ocasião.

Nada te impede de usar uma saia longa com um scarpin de salto agulha super clássico e formal. Fica lindo, elegante, e adequado para qualquer ocasião que peça um traje a rigor ou um maior capricho no look.

As rasteirinhas são as parceiras perfeitas para as saias longas durante o dia, para acompanhar o passeio informal ou qualquer lugar onde você queira ir estando confortável e muito bem vestida.

Use a mesma saia longa com uma sandália de salto e mude a cara dela de despretensiosa e desencanada para requintada e sofisticada.

Aliás, tente colocar um scarpin de salto fino ou uma sandália de salto num look de calça jeans e t-shirt para ver o que acontece com ele!

As sandálias com salto Anabela são uma opção de meio termo entre a sofisticação de um salto alto e a simplicidade da rasteirinha.

E por que não, se você tem estilo e personalidade, use sua saia longa com tênis! Não é a combinação mais comum de peças, mas você vai se surpreender com os resultados.

O tênis é uma ótima pedida para os dias mais frescos de verão ou para quando você vai a um local onde o uso de uma sandália é inadequado.

O verão é uma estação democrática, que permite que você tenha mais liberdade de escolha nos acessórios e complementos dos looks.

Saia longa de tecido leve, regata e rasteirinha: tudo a ver com o verão.

Qual sapato usar com saia longa no inverno?

No inverno existe a preocupação de ficar linda, quentinha e se possível confortável também e tudo ao mesmo tempo!

As opções de sapato e como usar saia longa no inverno parecem mais limitadas, afinal você provavelmente vai querer usar uma meia, mas não são!

O tênis vai do verão para o inverno sem fazer feio, pelo contrário. Fica igualmente estiloso e mantém seus pés quentinhos.

O scarpin de salto agulha segue sendo a melhor opção se seu look com saia longa for o escolhido para um evento mais formal. Em qualquer estação do ano ele é sinônimo de elegância e glamour.

Mas o inverno trás uma companheira imbatível para a saia longa: a bota. A bota está para a saia longa como a manteiga está para o pão, como o queijo está para a goiabada.

Não tem como questionar quanto essa dupla se completa. Uma foi feita para a outra.

A bota pode ser de cano alto, pode ser de cano médio e ainda pode ser no estilo ankle boot, todas elas combinam muito bem com como usar saia longa com elegância e estilo.

O mesmo vale para o salto: salto alto grosso, salto alto agulha, salto médio ou sem salto, todos eles combinam muito bem com saias longas, basta apenas você selecionar os complementos.

Na meia-estação ou no inverno, dá para apostar em saia longa com sandália de salto.

Saia longa para baixinhas

Esse é um assunto realmente espinhento: você é baixinha e quer saber como usar saia longa.

Dependendo de como você combinar sua saia longa, ela pode achatar a sua silhueta.

Você sabe o que a gente pensa sobre moda: você deve usar o que te faz bem e o que te deixa feliz, mas quando recebemos muitas perguntas sobre alguns temas, surge um artigo que sirva para você ter um norte sobre este ou aquele assunto.

Então vamos ao que dizem os especialistas em looks.

Mulheres baixinhas podem sim usar saia longa e inclusive podem se valer dela para dar impressão de alongar a silhueta – e não apenas do contrário.

Para isso, basta você tomar alguns cuidados básicos:

  • Opte por modelos que sigam o desenho do seu corpo. Evite os oversize e ou modelos godês. Aqueles que descem seguindo suas curvas são os que mais te favorecem;
  • Use peças da mesma cor ou em esquema de tom sobre tom. Uma escala monocromática ajuda a dar a sensação de silhueta mais esguia e alongada, ou seja, pareça mais alta e mais magra e mate dois coelhos com uma cajadada só;
  • Combine sempre a saia longa com salto alto. Pode ser Anabela, pode ser fino, o que você preferir. Mas o salto alto ajuda a alongar a silhueta e dar esse efeito que você deseja;
  • Marque a cintura. Escolha modelo que tenham a cintura bem marcada, ou faça isso com o uso de cintos;
  • Escolha tecidos mais “moles” e com maior caimento. Tecidos e modelos muito estruturados não acompanham seu corpo e não favorecem sua estatura.

Blusas para usar com saia longa estampada

Outra dúvida que sempre aparece por aqui é como usar saia longa estampada. Qual modelo de blusa? Que cor? Pode ser estampada também?

A gente vai tentar te ajudar a esclarecer todas essas dúvidas e se sentir mais confortável para usar não apenas saias longas de cores lisas.

Nos tópicos acima onde falamos sobre como usar saia longa no verão ou no inverno, a gente te deu algumas dicas sobre os tipos de blusa que ficam mais legais com saia longa em cada uma das estações do ano, mas vale repetir.

No calor, aposte em blusas fresquinhas, como as do modelo cropped. Blusas de alcinha também deixam o look delicado. Baby looks e t-shirts também são ótimas companheiras das saias longas. Até a camiseta mais larguinha acompanha bem essa peça.

A gente não acha muito legal o efeito de usar saia c=longa com batas ou outras blusas de modelos muito mais largos. A saia longa fica muito mais elegante com a cintura marcada.

Mas, se você estiver grávida, esqueça que leu isso! Abuse do conforto e da praticidade das saias longas com o estilo de blusa com o qual você se sentir mais confortável.

Se for da tribo que curte mostrar a barriguinha, se joga em modelos cropped. Se for da turma das mais discretas, pode sim combinar sua saia longa com uma bata soltinha.

No inverno, opte por blusas justas ao corpo no estilo da boa e clássica cacharrel. Se o frio apertar, casaquinhos e jaquetas jeans te aquecem mais sem abrir mão da elegância.

Com a saia estampada, a blusa sem estampa cai como uma luva.

Saia longa com estampa delicada

Se a sua saia longa tiver estampas pequenas e delicadas, você pode se atrever a combiná-la com uma blusa de listras verticais ou horizontais, por exemplo. Se as listras forem fininhas e delicadas, melhor ainda.

Outra boa opção é usar blusas que tenham frases. Elas estão em alta, imprimem personalidade aos looks e ainda são muito versáteis.

E, claro, blusas de cores lisas são as que reduzem sua margem de erro a praticamente zero.

A saia longa com estampas menores e mais delicadas vai para a estação mais fria do ano e casa com a bota, a cacharrel, o cinto e a jaqueta formando um look imbatível.

A dica das combinações com listras segue a mesma da que te demos para dias mais quentes.

A gente acredita que no inverno os looks acabam pedindo mais sobriedade, então ficam mais legais se você optar por usar saia estampada e blusa lisa. Afinal muitos outros itens irão compor seu look e a mistura de estampas pode deixar o visual pesado, com muitas informações.

Saia longa com estampa grande

Agora, se a sua saia longa tiver estampas maiores, você precisa tomar outros cuidados na hora de escolher as combinações.

Para não errar e não deixar o look carregado, opte por combiná-la com blusas de cores lisas ou com os modelos que contenham apenas frases, sem listras ou estampas.

O resultado final do look será mais clean e não ficará cansativo.

Uma ótima opção para o verão e para situações mais descontraídas.

Blusas para usar com saia longa para casamento

Não é a primeira vez que a gente te diz nesse artigo que a saia longa é uma peça muito versátil, mas ela é mesmo muito versátil.

Ela vai contigo caminhar na praia no fim de uma tarde de verão e vai contigo para o casamento daquela sua amiga do escritório.

Não existe uma regra que determine que você deve ir a todos os casamentos usando vestido longo com aplicação de renda e bordado em pedrarias.

Pelo contrário, a moda de trajes para casamento está cada vez mais democrática, permitindo que as convidadas usem peças que tem mais a ver com a personalidade delas.

Uma saia longa lisa, de cores neutras, pode ser uma excelente opção de look para você usar na próxima vez que for convidada para um casamento.

Combine uma blusa justinha ao corpo, que pode sim, ter bordados em pedraria ou apliques em renda.

Quando você opta por usar uma saia longa lisa de cor neutra pode ousar nos detalhes da blusa.

Se a festa for a noite, abuse do brilho, do lurex – que voltou dos anos setenta com força total – e pode até caprichar no decote.

Os modelos de blusa sem manga ou com manga justinha, são os que vão combinar melhor com o seu look, garantindo a ele elegância e sofisticação.

Via de regra, a melhor combinação de blusa para usar com saia longa é mesmo escolher um modelo mais justinho ao corpo.

E, por favor, não se esqueça do salto alto!

Esse look é simplesmente divino para um casamento ou ocasião mais formal.

Para ter sempre em mente

Quem deve definir o que você vai vestir é sempre você.

Você sabe como se sente melhor ou como se sente mais confortável com seu corpo.

Existem inúmeros guias e inúmeros manuais de moda que ensinam com combinar esta peça com aquela ou dizendo o que você pode e não pode usar e quando a gente diz que você deve usar aquilo que fizer você se sentir bem não significa que a gente está tirando o valor dessas obras e desses profissionais que estudam e se preparam para escrever esses manuais e dar essas orientações.

O que a gente pretende é te dizer que você não precisa viver engessada e aprisionada neles. A moda dita um parâmetro. Se você segue ou não, quem decide é você. O que a gente espera é que você se sinta bem.

Uma boa dica para você inserir novas peças no seu guarda roupas – ou melhor, para você tirar essas peças do guarda roupas e começar a usar no dia a dia – é você começar a prestar mais atenção no que as pessoas nas ruas estão usando.

A gente espera ter te ajudado a resolver suas dúvidas sobre como usar saia longa te dando dicas e orientações práticas e fáceis de seguir – afinal não adianta nada publicar um monte de dicas que são inatingíveis e inviáveis. E esperamos que agora você tenha mais uma opção de look para usar no seu dia a dia e também em ocasiões especiais.

Galeria de fotos

Quer ainda mais inspirações de como apostar na saia longa? Confira as fotos da galeria abaixo!

Simples e confortável: quer mais o que?
A saia longa branca é mais formal e vai muito bem com saltos e blusas mais clássicas e até mais ousadas, como essa com transparência.
Uma boa pedida para ocasiões informais.
Pink é sempre pink! Amamos essa combinação ousada e elegante.
Mais uma combinação simples, funcional e cheia de conforto.
Que tal ousar com essa incrível saia longa com fenda?
Boa pedida para o inverno.
Saia plissada nude e blusinha preta são a combinação perfeita para quem não quer errar.
Quer fugir do clássico? Então se joga nesse look maravilhoso!
Uma saia longa pode servir para vários propósitos.
Um tecido leve, bem estilo “hippie”, é ótimo para ornar com uma regata nos dias mais quentes.
Também tem saia longa com sobreposição, sim!
Curte um look monocromático? Aposte nos tons de marrom e bege.
Mais uma opção monocromática para quem ama tons de bege.
Medo de usar listras na horizontal? Deixa esse medo de lado e aposta nesse look incrível!
Que tal essa saia esvoaçante e lúdica?
Os tecidos e os acessórios escolhidos ajudam a compor esse look formal e elegante.
Quando a saia for colorida, uma saída segura é apostar no branco para combinar.
Esse look é a cara do verão e da primavera e pode ser sua escolha para um passeio com as amigas ou para um dia de trabalho mais informal.
Quer um look de festa “divo”? É só se inspirar nessa foto!
Para finalizar com chave de ouro, uma saia em tom terroso, uma regata branca por dentro e uma rasteirinha.

Leave A Reply

Your email address will not be published.