Take a fresh look at your lifestyle.

Sabonete para o Rosto. Pele Oleosa, Normal, Mista, Acne, Etc

Lavar o rosto diariamente com um sabonete indicado para seu tipo de pele é ideal para uma boa saúde da cútis.

Sair de casa diariamente é sinônimo de expor a pele aos efeitos do sol, poluição, poeira e vento, fatores que podem trazer inúmeros problemas à sua beleza e, principalmente, saúde. Por isso, escolher corretamente o sabonete para o rosto é essencial e está entre os principais cuidados que uma mulher deve ter em sua rotina.

Todos esses perigos que a rua oferece são os responsáveis pelo acúmulo de impurezas na epiderme. Portanto, garantir uma limpeza eficiente e diária é a melhor maneira de evitar o envelhecimento precoce, vilão que tem como principal arma os fatores que foram citados anteriormente.

Para manter a pele sempre hidratada, linda e sem marcas da idade, o segredo é lavar o rosto bem e utilizando os produtos mais indicados a cada tipo de pele.

 

CLIQUE AQUI PARA VER O INFOGRÁFICO!

 

Por que lavar o rosto diariamente?

Se você não tem essa preocupação, depois desse artigo com certeza mudará sua visão sobre a saúde da pele do rosto. Uma mulher com limpeza regular é uma mulher com os poros faciais livres de impurezas, que causam a obstrução e o acúmulo de substâncias que não são nossas amigas.

Além disso, a lavagem correta assegura que toda a maquiagem e sujeira do dia-a-dia, bem como a oleosidade da pele, cairão pia abaixo.

Caso ainda não tenha te convencido, saiba que ao limpar a pele, tratamentos de beleza como hidratação e proteção são potencializados, uma vez que com poros desobstruídos a absorção desses produtos é mais fácil.

A limpeza da pele é essencial para um rosto mais bonito!

Respeitar o seu rosto é fundamental!

Cada pessoa tem a sua própria personalidade e particularidade que devem ser respeitadas. Com o organismo não é diferente. As mulheres possuem diferentes tipos de pele e, por isso, diferentes necessidades para fazer a limpeza correta.

Então, não ignore o tipo de sua pele (mista, oleosa, seca e acneica) na hora de escolher o sabonete para o rosto que usará diariamente para cuidar da sua beleza.

Pele oleosa

A pele oleosa nem sempre é sinal de maus cuidados. Na verdade, é um tipo de pele que está presente em 90% das jovens brasileiras. Sua causa é o excesso de produção de sebo pelas glândulas sebáceas, resultando na frequente aparição de cravos e espinhas.

O que ocorre é que a pele vive constantemente eliminando uma quantidade muito pequena de gordura, que entra em contato com o suor, formando uma camada que serve como proteção da córnea e pele e lubrificação.

O problema é que, em excesso, ela torna a pele gordurosa e com seus poros dilatados. Bochechas, nariz, testa e queixo são, geralmente, as áreas faciais mais afetadas.

Além de genética, a oleosidade da pele pode ser ocorrência de algum tipo de desequilíbrio hormonal, ou ainda fatores externos como o uso de produtos inadequados, alimentação gordurosa, ambientes de trabalho com pouca ventilação.

Enfim, são muitos os motivos que podem causar uma produção demasiada de sebo.

Sabonete para o rosto: pele oleosa

As pessoas que sofrem com excesso de oleosidade na pele precisam estar com o rosto sempre higienizado. Escolha um sabonete para o rosto que seja neutro, evitando assim os ácidos e alcalinos.

Busque sempre um adstringente, que garante tanto a limpeza quanto a hidratação. Os melhores são aqueles com princípios ativos à base de enxofre, ácido salicílico, própolis, sulfacetamida sódica, ácido glicólico, zinco e hamamélis, que fazem o controle da produção de gordura.

Lembre-se de que o objetivo dos produtos destinados ao combate da pele oleosa não é acabar com a produção de gordura, mas apenas manter os seus níveis dentro do padrão. Tentar eliminar de vez a fabricação do sebo pode acarretar no processo contrário, estimulando o corpo a produzir ainda mais a substância.

Como a maior parte da oleosidade é produzida durante a noite, é de suma importância que se use o sabonete para o rosto antes de dormir, após retirar a maquiagem, e assim que acordar, antes de novamente usar produtos de beleza. Use sempre água fria ou morna.

Outra dica é usar tonificantes que apresentem hortelã, mentol, calêndula ou cânfora em sua composição. Os seus efeitos anti-inflamatórios também auxiliam na contenção da produção de sebo.

A hidratação também não deve ser deixada de lado (acredite, em muitos casos ela é), um passo fundamental para certificar que os poros não serão obstruídos. Assim como no caso do protetor solar, evite produtos oleosos, optando sempre por fórmulas em gel, loção, fluido ou sérum.

Em suma, para pessoas que possuem pele oleosa, o cenário ideal é que sempre se evite o uso de produtos que possuam álcool ou óleo.

Se você tem o rosto oleoso, lave-o com um sabonete apropriado ao acordar e antes de dormir.

Pele seca

Se até agora estávamos falando do excesso, chegou a hora de tratar da ausência de gordura. Porque, sim, uma pele sem absolutamente nada de óleo não é um sinal de saúde.

Como dissemos acima, o sebo tem a função de proteger sua epiderme dos agentes externos que comprometem a saúde facial. A falta de gordura mínima causa o ressecamento da pele, podendo acarretar também em algumas irritações.

Isso porque a desidratação, muito comum no inverno, afeta a epiderme (camada mais superficial da pele), a derme (que sustenta a epiderme) ou as duas, resultando em um grande desconforto.

Porém, não é somente o clima que causa esse tipo de problema. A genética também pode ser um fator responsável pelo ressecamento da pele, assim como alguns hábitos pouco saudáveis como vários banhos ao dia ou com água muito quente.

Sabonete para o rosto: pele seca

Todo sabonete tem como princípio desengordurar a pele, mesmo aqueles neutros. Como nesses casos já existe a falta de gordura, utilizá-los pode aumentar a gravidade do problema. Especialistas recomendam que pessoas com a pele muito seca só usem sabonete nas axilas e área genital.

Porém, se você faz questão de usar sabonete para o rosto, escolha os líquidos, que costumam ser mais sensíveis e com um controle melhor do pH.

Vale também ficar de olho naqueles que são hidratantes, à base de óleo de amêndoas, aloe vera, extrato de semente de uva, manteiga de karité e lactato de amônia, por exemplo.

Você também pode optar por sabonetes para peles sensíveis, como aqueles destinados ao público infantil. A fórmula deles substitui o desengordurante pelo hidratante, garantindo que não irrite a pele dos bebês.

O ideal é que o sabonete seja usado sempre após os banhos, mais precisamente nos primeiros três minutos depois de sair do chuveiro. Os especialistas explicam que o motivo disso é a pele estar mais maleável, o que facilita a penetração do hidratante.

Pele mista

Este é o tipo de pele mais comum entre todas as brasileiras. Geralmente, apresenta excesso de oleosidade na testa, queixo e nariz, área conhecida como região T, e ressecamento nas demais áreas do rosto.

Por isso, ela exige um tratamento diferenciado, que deve respeitar as particularidades de cada parte do rosto, conceito que não é levado a sério por boa parcela da população feminina. O resultado é o aumento de oleosidade na região T e o ressecamento nas áreas que já são afetadas por esse problema.

As causas da pele mista são, evidentemente, as mesmas que causam peles oleosas e secas, possuindo agentes internos e externos para o seu surgimento.

A pele mista exige cuidados adicionais.

Sabonete para o rosto: pele mista

O grande desafio da limpeza do rosto nesse caso é encontrar uma fórmula que agrade gregos e troianos. O ideal é que se use loções neutras, evitando assim que a pele seja agredida. Produtos à base de erva-doce são uma ótima opção.

Outro ponto importante é escolher sabonetes líquidos. Mais uma vez, eles são menos agressivos que os sabonetes para o rosto em barra.

A recomendação dos dermatologistas é de que, antes de aplicar qualquer produto, lave o rosto com água morna. Depois, aplique a loção com movimentos circulares e retire com água morna ou fria.

A limpeza é completa com demais cuidados importantes. Opte por loções adstringentes para a zona T ou então tônicas se quiser aplicar em toda a face. Isso garante que o rosto estará livre para receber a hidratação adequada.

Por falar nisso, procure nas farmácias, mercados e perfumarias aqueles destinados à pele mista. O produto deve ser aplicado duas vezes ao dia, novamente em movimentos que imitem círculos.

Uma ideia interessante é optar por um hidratante solar durante o dia para garantir mais eficiência no resultado da limpeza.

Pele com acne

A acne é um problema epidérmico causado pela inflamação de bactérias nos folículos pilosos (onde nascem os pelos) que estão obstruídos por excesso de gordura ou células mortas, processo semelhante ao que causa a pele oleosa, com exceção da colonização de microrganismos.

Neste caso, antes de qualquer tipo de tratamento, é necessário buscar uma ajuda profissional para entender o que está causando a acne e qual o seu grau – isso exige diferentes abordagens por parte do dermatologista.

Independentemente do tipo de tratamento recomendado, provavelmente ele envolverá o uso de produtos faciais, região que mais sofre com o aparecimento de cravos e espinhas.

A pele acneica também precisa de atenção.

Sabonete para o rosto: pele com acne

No combate a esse tipo de problema, os ácidos se tornam seus grandes aliados. Por isso, procure um sabonete para o rosto à base de enxofre, ácido salicílico e peróxido de benzola.

Não se esqueça de que, apesar das semelhanças, existem diferenças para os produtos destinados somente a pele oleosa.

No caso dos produtos para tratamento de acne, eles ainda possuem propriedades secativas e cicatrizantes. Um dos grandes problemas de quem tem esse tipo de pele são as feridas que deixam o rosto marcado com manchas, ainda mais com exposição ao sol. Por isso, é fundamental que se use o sabonete para o rosto específico.

Além dos cuidados em casa, podem ser necessárias algumas sessões de tratamento de limpeza de pele e peeling, que irão reforçar o tratamento caseiro. Abrasão suave da pele através de aparelhos também é indicada em alguns casos.

Dicas para lavar a pele de forma mais eficiente

Só o fato de criar o hábito de usar sabonete para o rosto já é de grande valia para a saúde da pele, mas é possível potencializar o seu resultado através de alguns detalhes pequenos e que fazem toda a diferença. São eles:

  • Lave o rosto pelo menos em dois momentos do dia: antes de dormir e assim que acordar;
  • Sempre mantenha a temperatura da água entre fria e morna. Em nenhum caso a água quente será sua aliada;
  • Para facilitar a penetração dos produtos usados (sabonetes, tonificantes, hidratantes, esfoliantes), aplique-os com movimentos circulares;
  • Certifique-se que enxaguou bem o rosto e que nenhum resíduo do sabonete ficou em sua face;
  • Use sempre toalhas limpas, evitando a contaminação por bactérias, e macias, para não agredir o rosto. Seque com pequenas batidas, jamais esfregue.

Recomendações de sabonetes para o rosto

Para pele oleosa

  • Neutrogena Deep Clean Grapefruit;
  • Cetaphil Sabonete Líquido para Pele Oleosa;
  • Sabonete Líquido para Pele Oleosa Dermotivim Foam;
  • Sabonete Líquido Facial Soap Mild Clinique.

Para pele seca

  • Sabonete Líquido Dermotivin Soft;
  • Sabonete Líquido Skinsec;
  • Cetaphil Sabonete Líquido para Pele Seca;
  • Sabonete Líquido Facial Soap Extra Mild.

Para pele mista

  • Sabonete Facial La Roche Posay – Effaclar Concentrado;
  • Glycare Mantecorp;
  • Sabonete Líquido Facial Soap Mild Clinique;
  • Mary Kay Time Wise Limpeza 3 em 1.

Para pele acneica

  • Sabonete Líquido Facial Actine;
  • Gel de Limpeza Facial La Roche-Posay Effaclar;
  • Neutrogena Oil Free Acne-Wash;
  • ADCOS Acne Solution Sabonete Gel Equilibrante.
Procure no mercado a melhor opção para a sua pele.

Outros cuidados

Ao longo deste artigo, nós já citamos alguns pontos específicos que precisam ser observados em cada tipo de pele, mas existem cuidados gerais que podem ser aplicados independentemente do caso e que não envolvem o uso de sabonete para o rosto.

Veja só:

  • Use outros produtos que ajudam a aumentar a eficiência do sabonete, sempre levando em conta as características que eles devem possuir para o seu tipo de pele;
  • Passe sempre protetor solar. Pode parecer besteira, mas até aquele dia com mormaço tem o poder de danificar sua pele. Por isso, não deixe para se proteger dos raios UV somente no verão;
  • Faça visitas regulares ao médico. Muitas vezes, um problema hormonal ou o efeito colateral de um medicamento podem ser os responsáveis pela má saúde de sua pele.

E, mais uma vez, não se esqueça: respeite sempre o seu tipo de pele e as limitações dela!

Infográfico

infografico sabonete para o rosto

Compartilhe este infográfico no seu site!

Leave A Reply

Your email address will not be published.