Take a fresh look at your lifestyle.

Removedor de Maquiagem: Conheça os Melhores!

Para muitas mulheres, a maquiagem faz parte da sua rotina diária. Todos os dias colocam a maquiagem antes de sair de casa e utilizam o removedor de maquiagem para retirá-la ao chegar em casa. No entanto, nem sempre isso acontece dessa forma.

Às vezes, estamos fora de casa sem demaquilante para retirar a maquiagem. Assim, apelamos para o sabonete para lavar o rosto, ou para o péssimo hábito de dormir com a maquiagem no rosto. Grandes erros!

Primeiro que, retirar a maquiagem antes de dormir é essencial para manter uma pele saudável. Isso porque os poros precisam respirar e a pele não deve ficar coberta por produtos que abafam a sua respiração por longas horas. Com o tempo, esses resíduos de maquiagem se acumulam nas camadas internas da pele e, são excretados naturalmente na forma de oleosidade excessiva, cravos e espinhas.

Lavar o rosto com água e sabonete, mesmo líquido, ou passar lenços umedecidos também não é uma higiene suficiente. Pelo contrário, os sabonetes ressecam a pele e não são capazes de retirar todas as impurezas.

Por isso, a higiene correta da pele deve seguir um ritual de limpeza, tonificação e hidratação. Sendo assim, o removedor de maquiagem deve fazer parte do processo de limpeza da pele, já que a sua função está além de retirar a maquiagem aparente.

Um bom produto deve retirar também as impurezas que não são visíveis a olho nu sem ressecar ou agredir, e evitar o entupimento dos poros, manchas, cravos, espinhas e envelhecimento precoce. Outra dica é utilizar um produto específico para o seu tipo de pele e diferentes áreas do rosto.

Portanto, o removedor de maquiagem é um item essencial no dia a dia, mas também deve ser o mais suave e natural possível para não fazer mal à saúde. Hoje existem inúmeras opções em forma de lenços, cremes, líquidos e bifásicos, que proporcionam uma limpeza profunda e uma praticidade de uso para você não ficar sem.

Quer saber quais são os melhores tipos de removedor de maquiagem e como usá-los para manter uma boa higiene e uma pele sempre saudável? Continue lendo o artigo abaixo, vamos contar tudo para você!

Por que usar removedor de maquiagem?

O removedor de maquiagem é essencial para a limpeza profunda e retirada de resíduos.
O removedor de maquiagem é essencial para a limpeza profunda e retirada de resíduos.

O péssimo hábito de não retirar a maquiagem pode ter consequências graves para a sua pele. Com o tempo, os resíduos deixados pela maquiagem vão se acumulando nas camadas internas da pele, entupindo os poros e dificultando a sua respiração.

O organismo se encarrega de expulsar essas impurezas, mas elas sairão em forma de excesso de oleosidade, cravos e espinhas. Além disso, uma pele que não respira, desidrata e resseca, acelerando ainda mais o envelhecimento e, com isso contribuindo para o aparecimento de rugas e linhas de expressão precocemente.

De acordo com dermatologistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é durante a noite que o metabolismo das células cutâneas aumenta, absorvendo melhor nutrientes. Assim, se você for para a cama com a pele cheia de maquiagem vai estar contribuindo para que ela absorva ainda mais esses resíduos. Por isso, retirar a maquiagem antes de dormir, mantendo-a limpa e hidratada é fundamental para a sua saúde.

Também não pense que somente lavar o rosto com água e sabonete é suficiente, porque não são. Eles até irão limpar a pele, mas de forma superficial, apenas atingindo as camadas mais externas, retirando as partículas mais finas, como o pó compacto, as sombras e o blush, por exemplo.

Produtos mais escuros e de consistência mais grossas e resistentes, como as máscaras de cílios à prova d’água, delineadores, lápis de olhos, bases líquidas e outros produtos cremosos de maior absorção precisam ser removidos com produtos mais eficientes de limpeza profunda, como o removedor de maquiagem.

Somente este tipo de produto é capaz de atingir as camadas mais internas da pele e retirar resíduos de forma mais profunda, desobstruindo os poros e deixando a pele respirar livremente.

Além disso, é um dos únicos produtos específicos para retirar a maquiagem dos olhos. Apenas água e sabonete não são capazes de removê-la, muitas vezes, podendo até agredir a pele nessa região, e ainda correr o risco de levar a maquiagem para dentro dos olhos, prejudicando ainda mais.

Como fazer uma higiene adequada: Limpar, tonificar, hidratar

O removedor de maquiagem deve fazer parte d alimpeza diária.
O removedor de maquiagem deve fazer parte d alimpeza diária.

Para que a sua pele fique realmente limpa é necessário seguir três passos básicos todos os dias: limpar, tonificar e hidratar, da seguinte forma:

  • Aplicar um bom removedor de maquiagem para retirar o excesso;
  • Lavar o rosto com sabonete neutro líquido ou solução de limpeza para retirar o restante das impurezas da pele;
  • Tonificar a pele com solução equilibrante de pH;
  • Passar um hidratante específico para o seu tipo de pele do rosto.

De acordo com os dermatologistas, essa rotina diária, aliada a uma alimentação saudável e equilibrada junto a exercícios físicos, são os grandes segredos de uma pele perfeita por muitos anos. Além disso, todos os produtos devem estar de acordo com o seu tipo de pele, incluindo o filtro solar.

Produtos químicos que devemos evitar

Algumas substâncias químicas contidas no removedor de maquiagem devem ser evitadas
Algumas substâncias químicas contidas no removedor de maquiagem devem ser evitadas

Infelizmente, nem tudo são flores no ramo da cosmética, muito menos naturais. Sendo assim, muitos produtos no mercado para terem seus efeitos desejados são elaborados com matérias-primas prejudiciais à nossa saúde e ao meio ambiente.

Embora alguns proibidos ou cientificamente comprovados como elementos nocivos, algumas marcas ainda insistem em mascarar essas substâncias mantendo esses produtos em pela circulação.

Portanto, acaba caindo sobre nós a responsabilidade de conscientização em relação aos produtos que usamos. Não só é fundamental ter a informação necessária sobre essas substâncias para evitar danos à nossa saúde, mas também para contribuir para a diminuição de seus efeitos na natureza. Afinal, lançamos todos os dias esses resíduos químicos na natureza por nos esgotos, no solo e nos lençóis d’água.

Dentre esses componentes nocivos podemos citar os petrolatos (derivados de petróleo), como os silicones e óleos minerais, fragâncias, chumbo, alumínio, sulfatos e parabenos, entre outros. Todos eles, sozinhos ou associados a outras substâncias químicas provocam muitos problemas no organismo, como a desregulação de diversos sistemas e até mesmo câncer.

Além disso, por trás de cada produtos há, indiretamente, toda uma cadeia de recursos naturais e não naturais utilizados nos processos, inclusive nas embalagens, que na maioria são plásticas, descartadas de maneira errada e sem incentivo à reutilização e reciclagem – sem falar no enorme consumo de água em todos os processos de fabricação.

Diante disso, devemos estar sempre atentos aos rótulos dos produtos e questionarmos os processos de produção de tudo o que compramos. Se cada consumidor tiver essa consciência, fizer suas escolhas de acordo e ser mais exigente, os fabricantes serão obrigados a repensar seus métodos de produção, buscando produzir produtos menos impactantes à saúde e à natureza.

Seguem abaixo algumas substâncias presentes na maioria dos cosméticos que usamos e os problemas que elas podem causar à saúde.

Chumbo

Muitos batons e outros cosméticos ainda utilizam níveis elevados de chumbo em suas composições. As consequências no organismo podem levar a problemas de aprendizado e comportamento, principalmente para mulheres grávidas, que também pode afetar o bebê.

Fragrâncias

As fragâncias são encontradas em muitos perfumes e quase todos os cosméticos (shampoos, condicionadores, cremes, maquiagens, etc.). Elas provém o aroma aos produtos, e muitas vezes não aparecem nos rótulos. Algumas fragrâncias causam alergias e dores de cabeça, sendo o ideal procurar por produtos hipoalergênicos e orgânicos.

Parabeno

Outra substância que causa alergia é o parabeno, usado nos cosméticos como conservante para evitar a presença de fungos e bactérias. Outra consequência do parabeno no organismo é ser confundido como estrogênio quando é absorvido pela pele e cai no sangue. O problema é que o excesso de estrogênio no organismo pode causar ansiedade, depressão e até câncer de útero e de mama.

Triclosan

O triclosan é usado como uma substância antibacteriana, mas em excesso pode impactar o sistema imunológico contra bactérias, além de reduzir as funções musculares.

Lauril sulfato de sódio

Essa substância é usada em sabonetes e shampoos para gerar espuma e retirar oleosidade, mas pode causar alergia em pessoas com peles sensíveis, como dermatites, acne, enzema, entre outros.

Alumínio

O alumínio é uma substância muita utilizada atualmente em desodorantes e antiperspirantes,mas em excesso podem causar problemas nos rins ou até mesmo osteoporose.

Como funciona o removedor de maquiagem

O removedor de maquiagem remove os resíduos da pele por conta de óleos em sua fórmula.
O removedor de maquiagem remove os resíduos da pele por conta de óleos em sua fórmula.

Para entender como o removedor de maquiagem funciona é preciso saber qual é o seu componente de limpeza. Neste caso, o componente é o óleo, que tem propriedades emolientes que se misturam à maquiagem e facilitam a sua remoção.

Há removedores cremosos, em gel, líquidos e sob a forma bifásica, em que uma parte é aquosa e a outra oleosa. Normalmente, a fase aquosa proporciona uma maior suavidade ao removedor de maquiagem, diluindo a parte oleosa. Portanto, esse tipo é mais indicado para tipos de pele com tendência à oleosidade.

No entanto, todos os removedores utilizam o óleo em sua composição. Por isso, é importante que esse óleo seja de alta qualidade, principalmente porque será aplicado no rosto e nos olhos, ou seja, áreas sensíveis.

Os melhores óleos são de origem vegetal, por serem mais leves e suaves, com menor propensão a alergias e obstrução dos poros que os de origem mineral, que são derivados de petróleo por exemplo. No entanto, a grande maioria dos removedores de maquiagem comercializados no mercado utilizam óleos minerais, salvo apenas algumas exceções.

Assim, para saber como escolher o seu removedor de maquiagem ideal, é preciso saber quais ingredientes são usados na sua composição, para determinar aquele mais recomendado para a sua pele.

Afinal, a maquiagem pode realçar a beleza, mas saber qual é o melhor produto para retirá-la é igualmente importante para evitar que ele prejudique a saúde da sua pele.

Como escolher um removedor de maquiagem

É importante saber ocmo escolher o seu removedor de maquiagem.
É importante saber ocmo escolher o seu removedor de maquiagem.

Já vimos acima o quanto é importante a utilização do removedor de maquiagem no processo de limpeza e quais as substâncias a que devemos ficar atentas quanto à saúde e ao ambiente. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, é importante também tomar alguns na hora de escolher o seu removedor de maquiagem, são eles:

  • Escolha um removedor de maquiagem adequado ao seu tipo de pele;
  • Opte por produtos neutros, hipoalergênicos, dermatologicamente e oftalmologicamente testados e aprovados, principalmente se tiver pele sensível;
  • Escolha produtos livres de parabenos e outros antígenos, responsáveis por dermatite de contato;
  • Mulheres de pele mista e oleosa devem optar pela água micelar, devido a sua ação calmante e reguladora das glândulas sebáceas. Os removedores de maquiagem em gel também funcionam;
  • Mulheres de pele muito secas devem usar o leite de limpeza ou um removedor de maquiagem com ação hidratante, porque também hidrata.
  • Como saber se o removedor de maquiagem é bom?

    Já ouviu falar em teste do algodão? Pois então, para saber se um removedor de maquiagem é realmente bom, basta fazer o teste do algodão com tônico. Assim, passe o removedor no rosto, lave e seque. Depois passe um tônico, de preferência sem álcool. Se o algodão sair limpo, o seu removedor de maquiagem é realmente bom.

    Na verdade, o teste foi popularizado pela propaganda do Leite de Colônia, para provar que o produto era capaz de retirar todas as impurezas de um rosto aparentemente limpo. No entanto, os dermatologistas advertem que, apesar de limpar profundamente a pele, o leite de colônia ou o leite de rosas não é recomendado como demaquilante, mesmo para peles oleosas.

    Isso porque ele contém álcool em sua composição, que resseca a pele, causando envelhecimento a longo prazo. Além disso, a curto prazo agride a pele que, tenta compensar produzindo mais oleosidade. Ou seja, não vai funcionar e só vai prejudicar ainda mais a sua pele.

    Tipos de removedores de maquiagem

    Há diversos tiposdiferentes  de removedor de maquiagem.
    Há diversos tiposdiferentes de removedor de maquiagem.

    Hoje no mercado existem muitas opções de removedores de maquiagem, capazes de limpar profundamente a pele e retirar todos os resíduos. Alguns são melhores que os outros, dependendo do seu tipo de pele, da praticidade e de outras funções. Saiba quais são eles abaixo:

    1 – Lenços removedores

    Os lenços removedores tem como principal vantagem a praticidade de uso, pois são compactos, descartáveis e podem ser levados na bolsa para qualquer lugar. Eles também podem ser encontrados para todos os tipos de pele (seca, mista ou oleosa), inclusive específicos para os olhos, uma região mais sensível e menos hidratada.

    2 – Demaquilante cremoso

    O removedor de maquiagem cremoso é capaz de hidratar enquanto remove as impurezas, pois a sua fórmula possui mais óleos. Assim, ele é mais indicado para as peles secas ou já com sinais de idade. No entanto, não são recomendáveis a quem tem pele mais oleosa, pois podem aumentar a oleosidade da pele e favorecer o surgimento de acne cosmética.

    3 – Demaquilante aquoso

    O removedor de maquiagem líquido é mais suave, mais indicados para peles sensíveis, mista à oleosa. O ideal é que sejam oil free e sem álcool, nem fragrâncias, mas com ativos e propriedades calmantes, próprios para estes tipos de pele.

    4 – Removedor de maquiagem bifásico

    O removedor de maquiagem bifásico é ideal para todos os tipos de pele, justamente por ser capaz de adaptar a sua composição às variações. Ele não é tão oleoso, mantém o equilíbrio cutâneo e ainda possui ativos que previnem irritações de pele.

    Além disso, pode também ser usado nos olhos, pois sua fórmula tem excelente tolerância ocular e foram testadas oftalmologicamente. Eles são eficientes para remover maquiagens à prova d’água da área dos olhos, além de hidratar a área.

    Removedores de maquiagem caseiros

    Há quem utilize outros produtos como removedor de maquiagem.
    Há quem utilize outros produtos como removedor de maquiagem.

    Apesar de não serem removedores de maquiagem oficialmente e não recomendados por dermatologistas, algumas pessoas costumam usar certos produtos que possuem em casa na falta de um demaquilante.

    Eles até auxiliam na retirada da maquiagem, mas não devem ser utilizados como tal. O ideal é utilizar um removedor de maquiagem específico e profissional, testado e de eficácia comprovada. São eles:

    1 – Azeite de oliva

    Por ser um óleo vegetal, o azeite de oliva é utilizado para facilitar a retirada da maquiagem evitando o ressecamento da pele, principalmente na região dos olhos. Para retirar o excesso, enxágue com água morna.

    2 – Óleo de bebê

    Apesar de não ser um removedor de maquiagem, o óleo de bebê também auxilia na remoção de resíduos, incluindo produtos à prova d’água. Aplique com a ajuda de um algodão e lave o rosto na sequência. Para uma situação improvisada, o óleo de bebê seria a melhor opção por não ser abrasivo e nem causar irritação.

    3 – Hidratante facial/corporal

    Aplicar hidratante pode facilitar a retirada da maquiagem dos olhos e cílios, mas o rosto deve ser lavado em seguida para retirar o excesso. No entanto, o hidratante não pode ser frequentemente para esse fim.

    4 – Óleo de amêndoas

    Apesar de não ser um removedor de maquiagem, o óleo de amêndoas é um produto natural que pode ser usado para este fim, pois não causa danos na pele. Ele ainda é rico em vitamina E e ácidos graxos, excelentes para hidratar e promover o rejuvenescimento e a regeneração da pele, desobstruir os poros e prevenir a formação de impurezas.

    Basta aplicar o óleo em um algodão e limpar bem a região, retirando o excesso com um sabonete líquido para evitar que a pele fique oleosa. O óleo de coco também pode ser utilizado. Além disso, há quem utilize ainda uma mistura de leite com algumas gotas de óleo de amêndoas, para simular um removedor de maquiagem bifásico.

    5 – Sabonete íntimo

    Apesar do sabonete íntimo ter um pH (pH 4,4) mais adequado para a limpeza da pele do rosto que os sabonetes comuns (alcalinos, com pH entre 6 e 9) e limpar o rosto sem desidratar a pele, ele não tem componentes capazes de retirar a maquiagem. No entanto, pode ser usado junto com um dos ingredientes citados acima para aumentar o seu potencial de limpeza.

    6 – Shampoo de bebê

    Os shampoos de bebê são os mais usados como demaquilante, devido ao pH balanceado, não ter álcool e sabão. Eles ainda substituem o sabonete facial devido a fórmula leve e neutra, que não arde nos olhos. Mas não é um demaquilante, e como o sabonete íntimo, não retira os resíduos de maquiagem. Por isso, seu efeito é somente coadjuvante com os outros ingredientes.

    7 – Condicionador

    Os condicionadores também são muito utilizados para retirar a maquiagem como improviso, mas também não devem ser usados com frequência.

    Receitas de removedor de maquiagem natural

    É possível utilizar removedor de maquiagem natural.
    É possível utilizar removedor de maquiagem natural.

    Há ainda quem prefira utilizar removedor de maquiagem natural, para cuidar da pele de forma caseira, segura e eficiente, sem que haja risco de prejudicar a saúde e o meio ambiente. São eles:

    1) Removedor de maquiagem: peles secas

    Como vimos acima, os óleos vegetais são excelentes opções para remover a maquiagem, por serem livres de químicas e ainda hidratarem. Para utilizá-los como removedor de maquiagem, basta embeber um chumaço de algodão com o óleo vegetal de sua escolha e aplicar sobre a região dos olhos.

    Ao aplicar, deixe o algodão descansar sobre o local por alguns minutos, para que a maquiagem seja absorvida pelo óleo. Em seguida, faça movimentos suaves no sentido da parte mais interna dos olhos para a mais externa. Os óleos mais recomendados para serem utilizados como removedor de maquiagem são o óleo de amêndoas, óleo de semente de uva, azeite de oliva extravirgem e o óleo de coco.

    2) Removedor de maquiagem: peles extra secas

    Para as peles do tipo extra secas, misture 1 colher de café de vitamina E com 60 ml de óleo de jojoba e aplique sobre um disco de algodão, para em seguida passar na área maquiada em movimentos suaves e circulares.

    3) Removedor de maquiagem bifásico: peles mistas a oleosas

    Já as peles do tipo mistas à oleosa podem utilizar um removedor de maquiagem misturando 1 colher de sopa de óleo vegetal de sua escolha com 1 colher de sopa água filtrada ou mineral e passar sobre a pele maquiada com um algodão.

    Sugestões de removedores de maquiagem

    Para quem prefere removedores de maquiagem cientificamente testados e comprovados, comercializados no mercado, seguem abaixo as sugestões dos especialistas:

    removedor de maquiagem
    Sugestões de removedores de maquiagem

    Pele Seca:

    1. Demaquilante em creme Toleriane da La Roche Posay;
    2. Cleansing Oil da Clinique;
    3. Leite de Limpeza Facial Gradual Complex da Adcos.

    Pele oleosa:

    4. Sebium H2O da Bioderma;
    5. Effaclar solução Micelar ultra da La Roche Posay;
    6. Normaderm Solução Micelar da Vichy.

    Pele Sensível:

    7. Loção Micelar Sensibio da Bioderma;
    8. Loção de Limpeza Cetaphil da Galderma.

    Pele Mista:

    9. Lenço demaquilante da Nivea;
    10. Deep Clean da Neutrogena;
    11. BiFacil da Lancôme.

    Agora que você já sabe tudo sobre removedor de maquiagem, não deixe de utilizá-lo no seu dia a dia para remover a maquiagem de forma adequada sempre que necessário. E nada de dormir com maquiagem no rosto!

    Leave A Reply

    Your email address will not be published.