Take a fresh look at your lifestyle.

Remédio Caseiro para Cólica de Bebê Recém Nascido: Conheça os Melhores!

As cólicas nos primeiros três meses de vida do bebê podem até ser consideradas um problema bastante comum e corriqueiro para os pediatras. Mas são o verdadeiro terror para as mamães que sofrem junto de seus bebês. Por isso, é normal que muitas delas recorram a algum tipo de remédio caseiro para cólica de bebê recém nascido em um dado momento de desespero.

Apesar de não se saber a sua causa específica, as cólicas em bebês recém nascido pode ser causadas por inúmeros fatores diferentes, e em geral, são muito desconfortáveis e dolorosas, afetando o sono e provocando choros constantes. Só isso já é motivo suficiente para deixar qualquer mamãe e papai enlouquecidos.

Felizmente, há muitas maneiras naturais eficientes de aliviar os sintomas das cólicas, como fazer compressas mornas e massagens na barriguinha do bebê, não deixar de colocar o bebê para arrotar depois de mamar e até fazer uso de receitinhas de remédios caseiros.

No entanto, caso nada disso funcionar, não deixe de consultar o pediatra de sua confiança para indicar um medicamento específico para o seu bebê.

Pensando no alívio tanto dos pais quanto dos bebês, vamos dar algumas dicas abaixo de como realizar o tratamento com remédio caseiro para cólica de bebê recém nascido, para ajudá-los a se livrar do problema com mais rapidez. Mas antes, vamos tentar entender porque os bebês desenvolvem as cólicas.

Vamos lá!

Por quê os bebês têm cólicas?

remédio caseiro para cólica de bebê recém nascido: Os bebês têm cólicas porque ainda não tem o sistema gastrointestinal amadurecido.
Os bebês têm cólicas porque ainda não tem o sistema gastrointestinal amadurecido.

A medicina ainda não conseguiu pontuar com exatidão a causa específica das cólicas em bebês recém-nascidos. No entanto, o que se sabe é que o aparelho digestivo do bebê ainda está em pleno desenvolvimento, e por ser imaturo, pode gerar esses desconfortos gastrointestinais.

No entanto, embora as cólicas sejam muito comuns nessa primeira fase de vida do bebê, nem sempre o choro é causado por desconfortos no estômago e no intestino. Ele pode também estar sofrendo de crises de estresse, causadas por excesso de estímulos.

Não é à toa que há também muitas teorias com relação ao choros constantes, agitações e irritações do bebê logo que eles nascem.

Uma delas é a teoria da “extero gestação”, que sugere um estranhamento do bebê em relação ao seu novo ambiente comparado ao que estava acostumado no útero da mãe.

Ou seja, todos os novos estímulos, como som, luzes, toque e cheiros, podem causar esse estranhamento e as mais diversas reações de estresse, como não deixar o bebê dormir e, inclusive as cólicas.

Leia mais: Como fazer o bebê dormir a noite toda: Guia completo de 0 meses a 1 ano!

Por esta razão, é essencial entender o choro do seu bebê, identificar os sintomas e as causas que podem estar provocando esses desconfortos para conseguir acalmar o bebê nos primeiros dias de vida. Sendo assim, as causas mais comuns de cólicas e choros constantes são:

1. Ingestão de ar

Normalmente, o bebê ao mamar costuma engolir ar. Na maioria das vezes, isso acontece quando ele não pega a mama adequadamente, mama muito rápido na mamadeira ou quando chora muito, pois ainda não é capaz de coordenar direito a respiração com a ação de engolir. Tudo isso faz com que ele engula mais ar que o normal, aumentando as chances de desenvolver cólicas.

2. Intolerância à lactose

A intolerância à lactose é uma deficiência do organismo em produzir a enzima lactase, responsável pela quebra das moléculas de lactose no intestino.

Isso faz com que haja um acúmulo da substância no organismo gerando sintomas como diarreia, dor, inchaço e gases (que causam cólicas) com a ingestão do leite materno, que é um dos mais ricos em lactose.

Para saber se a causa da cólica é mesmo devido à intolerância à lactose, faça um exame de intolerância à lactose, ou evite os alimentos que contenham leite para ver se os sintomas se amenizam.

3. Alergia à proteína do leite

Diferente da intolerância à lactose, a alergia à proteína do leite também pode causar cólicas, mas é uma resposta adversa do sistema imunológico à esta substância (caseína). Além disso, a reação alérgica pode provocar lesões na pele, coceira, vômitos e diarreia.

Normalmente, o seu diagnóstico ocorre durante os primeiros anos de vida da criança e podem desaparecer com o tempo. O tratamento pode ser feito com fórmulas hipoalergênicas ou não alérgicas, ou excluir a ingestão do leite de vaca e seus derivados.

4. Excesso de estímulo

Quando os bebês recém nascidos são expostos a muitos estímulos logo que nascem, como ambientes barulhentos e agitados, podem ficar estressados e gerar uma série de sintomas desconfortáveis, inclusive cólicas.

5. Dieta alimentar

A dieta alimentar da mãe pode provocar cólicas no bebê através do leite materno. Isso porque alguns alimentos ingeridos pela mãe em sua dieta costumam provocar a formação de gases no bebê.

Os sintomas mais comuns são barriga inchada, choro constante, irritação ou dificuldade para dormir.

Observe esses sintomas depois de dar de mamar, e caso estejam presentes, considere evitá-los ou reduzir suas quantidades, pelo menos nos primeiros 3 meses de amamentação, para depois voltar a introduzi-los mais tarde em pequenas quantidades, testando a reação do bebê.

Caso os sintomas persistam, abandone-os por completo até que o beb6e não esteja mais mamando no peito.

Alimentos como por exemplo o brócolis, couves, pimentões, pepino, nabo, feijão, grão, favas, lentilhas, ervilhas, batatas, refrigerantes, entre outros.

Dicas para aliviar cólicas nos bebês naturalmente

Remédio caseiro para cólica de bebê recém nascido: Existem várias formas diferentes de aliviar as cólicas no bebê.
Existem várias formas diferentes de aliviar as cólicas no bebê.

Antes de partir para as receitinhas de remédio caseiro para cólica de bebê recém nascido, pode-se tentar também algumas dicas para aliviar as cólicas dos bebês, como por exemplo:

  • Fazer massagens em movimentos circulares na barriguinha do bebê com a ajuda de óleos ou cremes hidratantes específicos para bebês;
  • Fazer compressas mornas no abdômen com uma bolsa de água quente, tomando cuidado para não queimar a pele sensível do bebê;
  • Fazer os movimentos de “bicicletinha” com o bebê deitado de barriga para cima, empurrando as perninhas em direção ao abdômen para comprimir a barriga e facilitar a soltura dos gases;
  • Colocar o bebê para arrotar a cada mamada. Se for mamadeira, interrompa a mamada mais vezes, evitando que engula muito ar;
  • Dar um banho morno no bebê com o balde específico que o mantém flutuando e relaxado. Isso vai simular as condições dentro do útero da mãe, trazendo aconchego, calma e tranquilidade;
  • Colocar o bebê deitado de bruços em contato com a pele nua dos pais (no peito);
  • Amamentar o bebê para estimular a sucção e a soltura do ar;
  • Enrolar o bebê no cueiro como um “charutinho” para mantê-lo confortável e aquecido;
  • Dar medicamentos específicos para estimula a liberação dos gases, sob prescrição do pediatra, e no caso de nada acima funcionar.

Todas essas dicas podem ser usadas juntas ou separadamente, até que você encontre a melhor solução para aliviar as cólicas do seu bebê. Se ele estiver chorando muito, tente acalmá-lo primeiro no colo e, só depois utilize as dicas indicadas para liberar os gases naturalmente.

Remédio caseiro para cólica de bebê recém nascido

Há várias receitas de remédio caseiro para cólica de bebê recém nascido que funcionam.
Há várias receitas de remédio caseiro para cólica de bebê recém nascido que funcionam.

As receitas de remédio caseiro para cólica de bebê recém nascido que vamos descrever abaixo são recomendadas aos bebês não mamam no peito, mas que tomam mamadeiras.

No entanto, quem ainda estiver amamentando pode experimentar tomar as receitas, deixando que os benefícios sejam transmitidos ao bebê pelo leite materno para ter o mesmo efeito.

O chá de ervas como lavanda, camomila ou erva-doce são opções naturais de aliviar as cólicas. A ideia é oferecer apenas algumas colherinhas ao bebê, pois a camomila e a erva-doce, por exemplo, possuem efeito antiespasmódico que alivia as cólicas e diminui os gases.

1- Chá de lavanda

O chá de lavanda é um excelente remédio caseiro para cólica de bebê recém nascido porque possui propriedades relaxantes e antiespasmódicas que ajudam a liberar os gases e aliviar as dores.

Para fazer o chá, basta ferver ½ litro de água e desligar quando levantar fervura. Em seguida, acrescente 1 colher (de sopa) de flores de lavanda, tampe e deixe repousar por cerca de 5 minutos. Depois coe e deixe esfriar. Se for dar ao bebê, não exceda a dose máxima recomendada de 2 colheres de sopa por dia. Se for tomar, tome 1-2 xícaras por dia.

2 – Chá de camomila e erva-doce

Essa combinação de ervas medicinais é uma ótima opção de remédio caseiro para cólica de bebê recém nascido porque possuem propriedades antiespasmódicas que aliviam os gases e facilitam a digestão.

Para fazer o chá, basta ferver 250 ml de água e desligar quando levantar fervura. Em seguida, adicione 1 colher de chá de camomila seca e 1 colher de chá de sementes de erva-doce, tampe e deixe esfriar. Depois é só coar e oferecer ao bebê em pequenas doses 15 minutos antes e 15 minutos depois de cada mamada.

3 – Chá de camomila com erva-doce e louro

Essa outra combinação de ervas medicinais é também uma ótima opção de remédio caseiro para cólica de bebê recém nascido porque tanto a camomila, quanto a erva doce são antiespasmódicas e calmantes e sedativas.

Assim, elas agem minimizando a tensão física e emocional provocada pelas cólicas, tratando a dor de barriga, indigestão e inchaço.

Já o louro atenua as cólicas e estimula a digestão, diminuindo a dor e o desconforto causado pelas cólicas intestinais. Juntos eles fazem o remédio caseiro para cólica de bebê recém nascido perfeito!

Para fazer o chá, basta ferver 1 copo de água com 1 punhado de camomila, 1/2 colher de chá de erva-doce e 1 folha de louro por aproximadamente 5 minutos. Em seguida, coe e deixe esfriar. Ofereça ao bebê 1 colher de sopa antes dele tomar a mamadeira.

Medicametos para aliviar cólicas de bebês

remédio caseiro para cólica de bebê recém nascido: medicamentos também funcionam.
Há medicamentos que podem aliviar as dores e cólicas do bebê.

A cólica é mesmo um problema que causa muitos transtornos e sofrimentos para o bebê e para os seus pais também, que não aguentam ver o bebê nessas condições.

Caso nenhuma dessas dicas acima ou receitas de remédio caseiro para cólica de bebê recém nascido parecer adiantar, seguem abaixo 5 medicamentos para cólica de bebê que podem funcionar:

1. Remédio para cólica de bebê recém nascido: ColiKids

O ColiKids é um medicamento probiótico que auxilia na digestão do leite por conter  micro-organismos vivos (lactobacilos) como princípio ativo. Normalmente, o medicamento é mais eficiente para bebês estão na dieta da fórmula artificial ao invés de leite materno.

2. Remédio para cólica de bebê recém nascido: Colic Calm

O Colic Calm é um medicamento terapêutico e homeopático que contém diversos ingredientes naturais em sua fórmula que acalmar o bebê. Por se tratar de um medicamento natural, seus princípios ativos são diluídos muitas vezes e manipulados através de técnicas específicas.

Ele é um medicamento importado e revendido no Brasil por meio de alguns distribuidores. Para saber mais sobre este medicamento, leia Colic Calm: O que é? Bula, Preços e Onde Comprar?

3. Remédio para cólica de bebê recém nascido: Funchicórea

O Funchicórea é um remédio fitoterápico é muito antigo e bastante popular, que possui uma composição natural à base de chicória, ruibarbo e funcho, ervas de efeito relaxante que auxiliam na digestão.

4. Remédio para cólica de bebê recém nascido: Luftal

O Luftal bebê é o mais indicado para as cólicas dos recém nascidos por possuir o princípio ativo simeticona, capaz de agir tanto no estômago quanto no intestino, diminuindo a tensão dos gases no organismo. Para saber mais sobre este medicamento, leia Luftal Bebê: faz Mal? Como Usar? Quantas Gotas?

5. Remédio para cólica de bebê recém nascido: Mylicon

O Mylicon é outro medicamento à base de simeticona muito similar  calmao Luftal bebê e que não causa sonolência. Ele é encontrado tanto em suspensão oral ou em gotas, sem precisar ser diluído.

Todos estas dicas, receitas de remédio caseiro para cólica de bebê recém nascido  e medicamentos são eficazes para aliviar as cólicas dos bebês. No entanto, o seu pediatra é capaz de ter a solução mais adequada para o seu bebê. Não deixe de consultá-lo!

Você conhece alguma outra dica, remédio caseiro ou medicamento para cólica? Conte pra gente!

Leave A Reply

Your email address will not be published.