Take a fresh look at your lifestyle.

Remédio Caseiro para Coceira nas Partes Íntimas. Conheça os Melhores!

A irritação nas partes íntimas femininas pode ser causada por uma série de fatores.

Discutir a saúde da área genital ainda é um tabu para muitos, mas é preciso colocar o assunto em destaque para garantir o bem-estar do corpo. Por exemplo, você sabia que a natureza é o melhor lugar para encontrar ingredientes para um remédio caseiro para coceira nas partes íntimas?

Quando falam que a natureza é perfeita e oferece tudo o que precisamos, não estão mentindo! A coceira na pele das partes íntimas é um problema comum, mas frequentemente escondido para evitar discussões constrangedoras.

Neste post, você vai conhecer as principais causas da coceira nas partes íntimas, além de conferir diversas receitas caseiras e naturais para se libertar do problema!

Como lavar a pele irritada

Antes de aplicar qualquer remédio caseiro para coceira nas partes íntimas, é preciso lavá-las de forma correta, para não correr o risco de piorar a alergia ou irritação.

Água gelada

Como a coceira deixa a pele sensível e, muitas vezes, ressecada, é preciso evitar o uso de água quente. Altas temperaturas costumam deixar a pele ainda mais vulnerável, além de contribuir para a perda de água e hidratação natural.

Aposte em temperaturas mais baixas, do morno para o gelado, na hora de higienizar a área da pele que sofre com coceira.

Banho de assento

Ideal para irritações nas partes íntimas, o banho de assento consiste em aquecer a água até uma temperatura morna, depositá-la em uma bacia e sentar-se sobre o recipiente, garantindo que toda área genital esteja coberta pela água.

No banho de assento, é possível associar o uso de chás e sabonetes específicos para tratar a alergia. É recomendado fazer o banho enquanto os sintomas persistirem, todos os dias por cerca de 15 e 20 minutos.

Causas da coceira vaginal

A irritação nas partes íntimas femininas pode ser causada por uma série de fatores, e é preciso conhecê-los para tratar a coceira vaginal.

Além disso, é importante conhecer os causadores das irritações na área genital para prevenir que a sua pele sofra com o problema.

A coceira vaginal não precisa ser um problema.

Conheça 6 principais causas da irritação na área vaginal:

Calças apertadas

Se você é uma grande amante das calças skinny e legging, precisa ter cuidado para não deixar que suas roupas tragam problemas à saúde da sua pele.

Os tecidos pesados ou justos demais não permitem que a pele respire, deixando o local mais úmido e quente, o que origina o lar perfeito para a proliferação de bactérias e fungos.

Absorventes externos

Algumas mulheres possuem alergia ao material utilizado na produção dos absorventes externos e protetores diários, o que pode causar a irritação na pele.

Por outro lado, quem não costuma trocar o absorvente com tanta frequência e fica com a mesma unidade por diversas horas também pode sofrer com a coceira nas partes íntimas.

Respeite a regra de trocar o absorvente a cada 3 horas, mesmo que seu fluxo seja leve. O absorvente abafa a pele e acumula umidade, o que pode atrair fungos e bactérias se não for trocado regularmente.

Alergia

Conhecida como uma das causas mais comuns para coceira nas partes íntimas, a alergia varia de uma pessoa para outra e é preciso consultar um médico especialista para descobrir quais materiais causam este tipo de reação no seu corpo.

A alergia pode se dar desde o material da calcinha até o tipo de sabonete que você usa para lavar a pele! Preste atenção com os sinais que seu corpo dá e busque a ajuda de um profissional antes de usar um remédio caseiro para coceira nas partes íntimas.

Micose

Mais comum entre os homens, a micose também é uma das causas mais conhecidas da coceira nas partes íntimas. Como eles produzem mais suor que as mulheres, é mais comum encontrar homens que sofrem com micoses na área genital.

Para evitar a micose, é preciso secar o corpo cuidadosamente e evitar que áreas mais abafadas permaneçam úmidas por muito tempo.

O uso de chás como remédio caseiro para coceira nas partes íntimas

Não é segredo que as ervas usadas para chás possuem propriedades medicinais poderosas e são os ingredientes perfeitos para criar um remédio caseiro para coceira nas partes íntimas.

Conheça 5 ervas que podem auxiliar o tratamento da irritação na pele.

Uva-ursina

A planta é conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias, podendo ser utilizada até no tratamento de infecções urinárias.

É recomendado o uso diário da erva no tratamento, tanto ingerindo o chá entre 3 a 4 vezes por dia quanto utilizando a infusão no banho de assento.

Tomilho

O tomilho é conhecido por exercer a função antibacteriana no tratamento da coceira, por isso é interessante utilizá-lo como remédio caseiro para coceira nas partes íntimas, especialmente para higienizar o local irritado e evitar que os fungos se proliferem no local.

Hortelã

Além de ser utilizado para trazer alívio e uma sensação de frescor para a área irritada, a hortelã também possui propriedades anti-inflamatórias e antisséptica, o que torna a erva perfeita para a higienização da área íntima.

O ingrediente pode fazer parte do banho de assento ou a folha da planta pode ser aplicada sobre a coceira para aliviar a sensação de irritação.

Como você pode perceber, vários ingredientes naturais ajudam a eliminar a coceira vaginal.

Sálvia

Assim como a hortelã e a uva-ursina, a sálvia possui propriedades anti-inflamatórias que a tornam perfeita para o tratamento das alergias e irritações.

A combinação de diversas ervas com propriedades medicinais como as mencionadas acima também pode ser interessante como remédio caseiro para coceira nas partes íntimas.

Coceira após a depilação? Veja esses remédios caseiros!

A depilação e o crescimento dos pelos também são grandes responsáveis pela coceira na área genital da mulher.

Primeiramente, o processo de remoção dos pelos, torna a pele um pouco mais sensível por uns dias, o que pode ser a oportunidade perfeita para o surgimento de uma irritação.

Já o nascimento dos pelos causa uma coceira natural por pinicar um pouco a pele. Se a mulher não se vigiar e acabar coçando demais, pode acabar se machucando e abrindo mais espaço para a proliferação de bactérias que podem piorar a irritação.

Confira 3 dicas simples que você pode adotar após a depilação para aliviar a irritação na pele:

Esfoliação

Caso a sua pele não seja extremamente sensível ou seca, é recomendada a esfoliação da área depilada após alguns dias.

O passo garante que os poros permaneçam limpos e não sejam obstruídos, além de evitar o surgimento de pelos encravados. Você pode usar produtos específicos para o processo ou utilizar pó de café misturado com água para uma esfoliação natural e gentil na pele.

Hidratação

É essencial manter a sua pele sempre higienizada e hidratada, já que peles secas tendem a sofrer mais com a irritação e coceira.

Busque pelo hidratante apropriado para seu tipo de pele e utilize-o regularmente. No caso dos alérgicos, é interessante optar por fórmulas compostas por ingredientes naturais e baixa quantidade de produtos químicos.

Compressa

Para evitar as irritações após a depilação, é interessante apostar em uma compressa com água fria logo depois do procedimento.

As temperaturas baixas ajudam a acalmar a pele e evitam que os poros se irritem.

Remédio caseiro para coceira nas partes íntimas com bicarbonato

O uso do bicarbonato como remédio caseiro é muito comum para o tratamento da candidíase, infecção muito comum na área genital. A irritação é causada por um fungo da família Candida e também pode se manifestar em outros locais do corpo, mas é mais comum nas partes íntimas.

Para tratar o problema, é recomendado o uso do bicarbonato de sódio como ingrediente adicional do banho de assento. Basta adicionar uma colher de sopa para um litro de água morna e permanecer sentada sobre a solução por cerca de 15 minutos.

O ingrediente é ideal para neutralizar o pH vaginal, o que traz complicações à proliferação do fungo causador da infecção.

Neutralizar o pH vaginal é essencial para uma boa saúde da região.

Remédio caseiro para coceira na virilha

A virilha é uma das principais áreas em que a irritação costuma acontecer, principalmente pelo fato de ser uma área mais sensível em relação ao resto do corpo.

Conheça as propriedades medicinais que estão presentes em 5 ingredientes naturais que funcionam como remédio caseiro para coceira nas partes íntimas:

Óleo de coco

O óleo de coco é ideal para aliviar a coceira e também para hidratar a pele, ajudando a camada a se regenerar e se tornar menos sensível.

Como mencionamos anteriormente, a hidratação é um passo essencial no tratamento contra a coceira nas partes íntimas.

O uso do óleo de coco é seguro para todos os tipos de pele, além de garantir a hidratação natural e sem a presença de componentes químicos presentes em hidratantes industrializados, que podem piorar a irritação.

Manjericão

O manjericão possui propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias que garantem a higienização e eliminação dos fungos que podem estar presentes na área.

Você pode simplesmente passar a folha de manjericão higienizada sobre o local da coceira, ou até mesmo utilizar a erva em combinação ao óleo de coco, fazendo uma pasta que pode hidratar e aliviar a sensação de coceira sobre a região.

Óleo de semente de gergelim

Assim como o óleo de coco, o produto originado da semente de gergelim também funciona como hidratante natural para a pele irritada pela coceira.

O óleo de semente de gergelim é absorvido rapidamente pelo organismo e oferece nutrientes que fortalecem as barreiras de proteção da pele.

Aveia

É comum ver a aveia como ingrediente de hidratantes industrializados exatamente pelo poder de nutrição que o cereal oferece.

A aveia é conhecida por neutralizar o pH da pele, o que evita a proliferação dos fungos e bactérias, além de garantir a saúde da pele.

Para usá-la como remédio caseiro para coceira nas partes íntimas, é recomendado misturar um pouco da aveia em flocos com água morna, formando uma pasta que pode ser aplicada na área irritada.

A mistura ajuda a hidratar e desinflamar coceira, é importante lavar a área com cuidado após a aplicação da aveia com água.

Aloe Vera

Também conhecida como babosa, a aloe vera está presente na composição de diversos produtos hidratantes industrializados.

O gel da babosa pode ser retirado diretamente da planta e aplicado na pele, para hidratar e nutrir a área sensibilizada pela coceira.

Você sabia que um dos usos da aloe vera era esse?

Remédio caseiro para coceira nas partes íntimas do homem

Assim como as mulheres, homens também sofrem com a coceira nas partes íntimas, geralmente causada pelo suor excessivo, candidíase ou alergias. A irritação costuma atingir o saco escrotal com mais frequência, mas coceiras no pênis também são comuns.

Conheça alguns ingredientes naturais que podem compor a receita de um remédio caseiro para coceira nas partes íntimas masculinas:

Água e limão

Um dos grandes vilões dos homens e grande causador da coceira nas partes íntimas, é o piolho pubiano! Ele pode ser transmitidos pelo compartilhamento de objetos pessoais como toalhas e lençóis, além do contato íntimo.

O primeiro passo para se livrar dos piolhos é remover os pelos, já que insetos se seguram nos fios. Além disso, é interessante fazer uma mistura de limão e água para higienizar a área.

O limão possui propriedades anti-inflamatórias e também antibióticas, o que ajuda a livrar a área de qualquer outros fungos e bactérias além dos piolhos.

Vinagre branco

A presença de fungos nas partes íntimas é geralmente causada pelo suor excessivo e abafamento da região, o que cria uma região úmida e quente, com as condições perfeitas para a proliferação das bactérias.

Além de manter a região sempre seca e utilizar roupas com tecidos leves e respiráveis, você pode apostar no vinagre branco para higienizar a área que está sendo atingida pela coceira.

O vinagre é ideal para combater fungos, desinflamar áreas irritadas e higienizar a pele de forma natural.

Água e sal

Para tratar micoses nas áreas íntimas, os homens também podem fazer banhos de assento como as mulheres. Entretanto, é indicado usar o sal junto à água morna, já que o ingrediente é utilizado para combater infecções.

É interessante fazer o banho enquanto os sintomas persistirem, mas também é fundamental buscar a ajuda de um profissional para fazer um tratamento específico com remédios, se for preciso.

Os remédios caseiros ajudam a amenizar a coceira e evitar que ela se espalhe ou piore, mas o uso de remédios é essencial em alguns casos para que o problema não volte a ocorrer.

Leave A Reply

Your email address will not be published.