Take a fresh look at your lifestyle.

Reconstrução Capilar Caseira: Como fazer? Funciona?

Precisa regenerar os fios nutri-los e deixá-los com muito mais vida? Aposte nessas receitas!

0 12

O cabelo é um elemento essencial para a beleza feminina, sendo considerado um de seus grandes atrativos físicos. Em tal contexto, a reconstrução capilar caseira representa uma excelente alternativa, à medida que propicia uma forma simples e rápida de garantir que os cabelos cresçam saudáveis, brilhantes e livres de problemas, como queda, ressequidão ou pontas duplas.

Não obstante, a tentativa de obter cabelos perfeitos sempre encontra diferentes obstáculos que minas as diferentes iniciativas das mulheres, gerando danos constantes aos fios.

Para superar esses desafios, a reconstrução capilar feita em casa garante que você tenha acesso, sempre que quiser, aos nutrientes que os seus cabelos precisam para se regenerar.

Reconstrução capilar caseira para cabelo cacheado

No que se refere à reconstrução capilar caseira e à completa regeneração dos fios, nutrição é a palavra-chave. Para cabelos cacheados, em particular, não há nada melhor do que um tratamento à base de iogurte e mel. Para tanto, você precisará de:

  • Um iogurte grego (se não tiver em sua casa, pode substituir por um iogurte natural);
  • Duas colheres de sopa de azeite;
  • Duas colheres de sopa de mel.

Cada um desses ingredientes, por si só, é capaz de oferecer níveis adequados de nutrição ao cabelo humano. Todavia, ao combiná-los você obterá uma reconstrução altamente nutritiva que reparará os danos em seus cachos, deixando-os como novos.

Primeiramente, misture bem todos os ingredientes. Em seguida, aplique a mistura diretamente em seus cabelos e deixe-a agir por, pelo menos, 30 minutos, enquanto cobre a cabeça com uma touca metalizada para hidratação. Por fim, lave com bastante água.

Seus cabelos ficarão incríveis e cheios de vida!

Outra excelente opção para a reconstrução capilar caseira consiste em fazer um tratamento à base de banana. Utilize:

  • Uma banana madura;
  • Seus óleos essenciais favoritos (azeite de oliva, óleo de mamona, de coco etc.).

Para começar, bata a banana com os óleos de sua preferência em um liquidificador para evitar que, após o tratamento, permaneçam alguns traços da fruta em seus cabelos. Depois, aplique nos cabelos e deixe agir, no mínimo, por 15 minutos. Para finalizar, lave com água em abundância.

Para finalizar, apresentamos uma terceira opção para reconstrução capilar caseira para cabelos cacheados. Você precisará de:

  • 1 gema de ovo;
  • Uma colher de sopa de azeite de oliva.

Graças ao conteúdo proteico do ovo e às maravilhosas propriedades do azeite de oliva, você obterá uma mistura que capaz de restaurar o brilho e a vitalidade natural dos seus cabelos cacheados.

Primeiramente, misture bem ambos os ingredientes. A seguir, aplica a mistura por toda a extensão dos fios e deixe agir por meia hora. Após esse tempo, lave os cabelos com água fria.

Reconstrução capilar caseira para cabelo liso

Os cabelos lisos estão entre os tipos mais suscetíveis aos danos diários. Sendo assim, a reconstrução capilar caseira é um recurso que toda mulher de cabelos lisos deve ter à sua disposição.

Sendo rica em óleo e ovos, a maionese é um dos ingredientes mais baratos e versáteis, podendo ser incorporados a diversos tipos de tratamentos capilares. Basta aplicar, diariamente, uma colher de sopa de maionese, começando pelas pontas e evitando o contato direto com o couro cabeludo.

Deixe agir por 30 minutos. Em seguida, enxágue apenas com água morna e aplique um condicionador do meio para as pontas dos fios.

Abacate e azeite de oliva

Tanto o abacate quanto o azeite de oliva são dois formidáveis alimentos que podem ser bem aproveitados para nutrir cabelos lisos. Coloque, em uma tigela, meio abacate, amasse-o e adicione uma colher de chá de azeite de oliva, misturando até atingir uma consistência pastosa. Com a ajuda de um pincel, aplique a mistura em seus cabelos.

Uma boa dica é dividir o cabelo em quatro partes. Para garantir bons resultados, aplique a mistura mecha a mecha. Após cobrir todos os fios, deixe agir por 30 minutos e lave com o shampoo de sua preferência.

Mamão

Os benefícios reconstrutivos do mamão para cabelos lisos podem ser potencializados quando agregamos outros elementos, como banana, azeite de oliva, óleo de coco, mel e iogurte.

Misture todos esses ingredientes no liquidificador (as quantidades dependerão do comprimento dos seus cabelos). Aplique nos fios, concentrando a mistura do meio às pontas.

A seguir, faça um coque e cubra a cabeça com uma touca metalizada para hidratação e deixe agir por cerca de 30 a 40 minutos. Depois, retire a touca e lave os cabelos normalmente.

O mamão oferece uma série de benefícios para a saúde dos fios.

Reconstrução capilar com ovo

O ovo é muito benéfico para a alimentação humana, mas, também é de grande auxílio para a reconstrução capilar. Afinal, possui enzimas, proteínas, ferro, iodo, ácido fólico, colina, selênio e vitaminas – elementos que nutrem e hidratam os cabelos.

Como você sabe, os cabelos são constantemente danificados por secadores, pranchas, cloros, tintas, descolorações e, até mesmo, pelos raios ultravioletas e mudanças ambientais.

Aos poucos, os fios se degeneram, o que faz com que a utilização de ovos para a reconstrução capilar caseira seja uma ótima maneira de reavivá-los, uma vez que as gorduras saudáveis que este alimento contém são capazes de nutrir os folículos pilosos.

Para isso, tudo o que você tem de fazer é utilizar um garfo para bater um ovo inteiro e aplicá-lo diretamente em seus cabelos, da raiz às pontas. Deixe o cabelo absorver os nutrientes por 30 minutos. Retire com um pouco de vinagre e partes iguais de água e shampoo.

Caso os seus cabelos sejam oleosos, é altamente recomendável utilizar somente as claras. Se, pelo contrário, eles forem demasiadamente secos, use apenas a gema. Para os demais tipos de cabelos, você deve empregar um ovo inteiro, com gema e clara.

Para obter melhores resultados e aproveitar todos os benefícios do ovo para a saúde dos seus cabelos, repita essa aplicação, pelo menos, duas vezes por mês.

Reconstrução com vinagre

Você já ouviu falar a respeito da utilização de vinagre de maçã para a reconstrução capilar caseira? Trata-se de um produto natural e muito famoso por suas múltiplas aplicações medicinais.

De fato, o vinagre de maçã é um grande aliado para combater o colesterol, controlar os níveis de açúcar no sangue, desintoxicar o organismo, tratar doenças de pele e infecções etc.

O que muitas pessoas ainda não sabem é que o vinagre de maçã também é muito utilizado no mundo da beleza, especialmente, nos cuidados com os cabelos.

Antes de mais nada, é primordial selecionar o tipo de vinagre de maçã adequado para essa finalidade, já que no mercado há alguns que não são 100% puros.

Portanto, selecione um vinagre orgânico, pois ele preserva melhor suas enzimas, além da pectina e dos oligoelementos minerais que podem fornecer benefícios incríveis para a saúde dos seus cabelos.

Para utilizar o vinagre em sua reconstrução capilar caseira, você precisará de:

  • 1 xícara de chá de água (240 ml);
  • 2 colheres de sopa de vinagre de maçã orgânico (30 ml).

Despeje uma xícara de água com duas colheres de sopa de vinagre de maçã em um borrifador. Este líquido deve ser aplicado nos cabelos logo após a lavagem com shampoo e antes do último enxágue.

Se os seus cabelos são oleosos, aumente a quantidade de vinagre de maçã: isso ajudará a eliminar o excesso de óleo e deixará seus cabelos mais macios e volumosos.

Para saber a quantidade mais apropriada de vinagre de maçã a ser usado em outros tipos de cabelos, comece com a solução recomendada e, caso seja necessário, aumente gradualmente, até encontrar a proporção que mais lhe convém.

Embora o vinagre de maçã exale um odor característico no início da reconstrução capilar, quando os cabelos secarem, o cheiro desaparece completamente. Lembre-se de que este tratamento deve ser repetido, pelo menos, duas vezes por semana.

Não deixe de experimentar a reconstrução caseira com vinagre.

Reconstrução com gelatina

Você já pensou em usar gelatina fora da cozinha? Ela é um dos melhores ingredientes para fortalecer os cabelos. Graças ao seu alto conteúdo em colágeno, este produto ajuda a manter os cabelos saudáveis e a restaurar seu brilho natural, reparando-os das raízes até as pontas.

A seguir, apresentamos como empregar a gelatina sem sabor em sua reconstrução caseira de 3 formas diferentes. Com certeza, você irá se surpreender com os seus efeitos.

Gelatina e babosa

Ambos os ingredientes, quando aplicados nos cabelos, evitam o enfraquecimento dos fios e impede que eles fiquem frágeis, secos e sem vida. Para esta reconstrução, você vai usar:

  • 1 colher de chá de gelatina sem sabor;
  • 1 colher de sopa de polpa de babosa, também conhecida como aloe vera;
  • Meio copo de água quente.

Dilua os ingredientes na água e aplique a mistura sobre os cabelos molhados e limpos. Após um período de 15 a 20 minutos, lave a cabeça em água morna. Esse tratamento deve ser repetido 3 vezes por mês.

Gelatina no shampoo

Esta forma de reconstrução capilar caseira não requer nenhuma operação anterior, dirigindo-se, especialmente, para as mulheres que desejam aumentar o volume natural de seus cabelos.

Dilua a gelatina sem sabor em água e coloque-a em uma embalagem de shampoo. Lave os cabelos normalmente com essa fórmula, pelo menos, duas vezes por semana.

Gelatina e máscara hidratante

Confira, abaixo, os itens necessários para realizar o método que apresentamos:

Disponha, em um recipiente, 2 colheres de sopa de máscara capilar. Adicione 2 gelatinas em pó, açúcar e 1 colher de sopa de azeite e misture tudo. Umedeça os cabelos e aplique a mistura. Deixe agir por 30 minutos, cobrindo a cabeça com uma touca metalizada. Enxágue com água morna e, em seguida, lave normalmente.

Reconstrução com leite

Atualmente, existem muitos produtos para os cabelos que incluem entre os seus ingredientes proteínas obtidas do leite. Embora não haja evidência científica a respeito, a indústria de cosméticos oferece ao público inúmeras opções de produtos que se baseiam na caseína e nas proteínas do soro do leite.

Para a sua reconstrução capilar, além do leite de origem animal, você também pode utilizar o leite de coco que, embora mais cara, é conhecido por ter uma grande afinidade com as proteínas do cabelo e da pele.

Reconstrução capilar com leite e ovo

Para este processo de reconstrução – ideal para quem tem cabelos secos e quebradiços – você deverá utilizar:

  • 1/4 de xícara de leite;
  • 1 gema de ovo.

A mistura destes ingredientes tende a ficar muito rala e líquida. Por esse motivo, ao aplicá-la sobre os cabelos, não se esqueça de colocar uma toalha sobre os ombros e enrolar a sua cabeça em uma toalha quente.

A reconstrução capilar caseira com leite é uma das favoritas das mulheres.

Reconstrução com queratina

A queratina é um produto natural que pode beneficiar muito a reconstrução capilar, restaurando o brilho e a vivacidade dos fios.

A primeira coisa a fazer neste tratamento é lavar os cabelos e secá-los bem, deixando-os apenas úmidos. Em seguida, a queratina líquida deve ser aplicada em camadas, permitindo-lhe descansar de tal forma que a proteína penetre no couro cabeludo para gerar os resultados desejados.

Após todo este processo, penteie normalmente para que a queratina recolha todas as impurezas, desde a raiz até as pontas.

A duração desta reconstrução capilar é bastante longa, permanecendo válida de 3 a 5 meses, de modo que, se desejar preservar o resultado, basta reaplicá-lo depois de transcorrido esse período.

A reconstrução com queratina é muito simples, podendo ser resumida em 4 etapas:

  1. Preparação dos cabelos com um shampoo específico de pré-tratamento;
  2. Aplicação da queratina;
  3. Tempo de exposição para a perfeita penetração da queratina nas raízes;
  4. Secagem dos cabelos (pode-se utilizar um secador).

A principal desvantagem da reconstrução com queratina, além de seu alto custo, é que os efeitos do tratamento não são definitivos e, durante o período de 3 a 5 meses de sua validade, é necessário utilizar diariamente um shampoo com queratina em sua formulação.

Uma vez terminado o tratamento, o cabelo estará mais nutrido e saudável. No entanto, é recomendável seguir alguns passos subsequentes que são muito importantes para evitar problemas:

  • Não utilize shampoos que contenham sódio;
  • Mantenha os cabelos absolutamente soltos até que sejam lavados, isto é, sem prendedores, fitas ou grampos;
  • Não molhe seus cabelos por, pelo menos, quatro dias após a reconstrução, o que implica não fazes exercícios para não gerar muito suor e, se possível, evitar banhos de ducha.

Uma vez que esses quatro dias tenham passado, seus cabelos permanecerão nesse novo estado de suavidade por vários meses.

Leave A Reply

Your email address will not be published.