Take a fresh look at your lifestyle.

Receita Caseira para Queda de Cabelo: Veja as Melhores!

Quem nunca testou uma receita caseira para queda de cabelo? Não há quem não se apavore quando os cabelos começam a cair em excesso. Com isso, logo vem a preocupação com a queda de cabelo. Embora perder alguns fios de cabelo diariamente seja normal, a queda de cabelo é um dos problemas estéticos que mais afeta homens e mulheres em todo o mundo.

O problema pode surgir em decorrência de vários fatores diferentes, dos mais simples e temporários aos mais graves e irreversíveis (calvície). Normalmente, ocorre devido a alguma alteração nos folículos pilosos do couro cabeludo, seja por doença, genética, desequilíbrio hormonal, deficiência nutricional, depressão, medicamentos ou pelo impacto negativo de agentes externos, como toxinas, poluição e exposição solar.

Além disso, as quedas podem aumentar à níveis de estresse elevados ou por submeter frequentemente os cabelos a processos químicos, como alisamentos, tinturas e descoloração.

Caso perceba quedas mais acentuadas, é fundamental diagnosticar a sua causa corretamente para definir um tratamento adequado, pois o problema só é resolvido através de ataque direto da causa, que, em muitos casos, pode ser irreversível.

Em se tratando de queda de cabelo por problemas temporários, vale investir em um tratamento caseiro coadjuvante. Felizmente, existem várias opções de receita caseira para queda de cabelo com ingredientes naturais, que podem proporcionar nutrição extra, fortalecer os fios e estimular o seu crescimento saudável, sem causar efeitos adversos.

No entanto, vale lembrar que apesar de trazer muitos benefícios, esses tratamentos devem ser aplicados regularmente, por no mínimo 3 meses, pois os resultados não são imediatos e são mais eficientes para a prevenção do que para a sua cura efetiva.

Neste artigo, vamos explicar um pouco sobre o assunto e como uma receita caseira para queda de cabelo pode ajudar a prevenir e lidar com o problema.

Entenda melhor a queda de cabelo

A receita caseira para queda de cabelo pode ajudar no tratamento do problema.
A receita caseira para queda de cabelo pode ajudar no tratamento do problema.

Em média, uma pessoa adulta possui 150.000 fios de cabelos na cabeça, sendo o normal uma perda de 100 a 150 fios por dia. Durante a lavagem, ainda é comum perder até 250 fios em um único dia.

No entanto, há quem vivencie uma perda maior de cabelo, de forma gradual ou até mesmo de uma hora para outra e de uma só vez. Segundo a Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC), 50% das mulheres costumam apresentar queixas sobre queda capilar.

O termo correto para a queda de cabelo excessiva, ou seja, em grandes quantidades é alopecia. Na maioria dos casos, está relacionada à genética hereditária, má alimentação (falta de nutrientes), nível de estresse elevado, processos inflamatórios e cicatrizantes, doenças sistêmicas e funcionamento da tireóide, responsável pelo equilíbrio hormonal.

Neste caso, uma queda ou perda de cabelo fora do normal, pode indicar ou não problemas sérios de saúde. Desse modo, é fundamental consultar um médico para diagnosticar a causa e se há problemas mais graves do que apenas fios caídos a mais cada vez que o cabelo é manuseado ou lavado.

A queda também pode acontecer em outras partes do corpo, como barba, sobrancelha, bigode, púbis, entre outros.

Ciclos de crescimento dos fios

Para entender melhor como se dá a queda a queda de cabelo, é preciso saber que os fios de cabelo passam por um ciclo de 3 fases de crescimento: anágena, catágena e telógena.

Na fase anágena, os fios começam a crescer e dura de 2 a 6 anos. A fase catágena é intermediária, caracterizada pelo início da fase de repouso, e dura de 2 a 3 semanas. A eliminação dos cabelos mortos se dá na fase telógena de repouso, que dura cerca de 2 a 3 meses.

Portanto, é normal ocorrer a queda na fase de repouso, pois nesse momento os fios antigos e sem vida são empurrados pelos novos fios durante o seu crescimento. No entanto, cada folículo piloso tem um crescimento independente, ao passo que se tivessem o processo de crescimento sincronizado, todos os fios cresceriam ao mesmo tempo e teríamos um período de calvície antes de conseguir recuperar os cabelos caídos.

Fatores que podem levar à queda de cabelo

receita caseira para queda de cabelo: fatores de causa
Há muito fatores diferentes que podem causar a queda de cabelo.

A queda de cabelo pode ter diversas causas diferentes, mas as mais comuns são:

  • Hereditariedade genética;
  • Nível de estresse elevados;
  • Má alimentação com carência de nutrientes essenciais à saúde do cabelo;
  • Doenças subjacentes (micoses, dermatites, seborréia, lúpus, anemia e líquen plano);
  • Tabaco;
  • Uso de medicamentos;
  • Reação hormonal no período pós-parto e menopausa;
  • Quimioterapia;
  • Produtos químicos;
  • Problemas na tireóide;
  • Tricotilomania
  • Excesso de vitamina A
  • Desequilíbrios hormonais e emocional (depressão).

Tipos de alopécias que causam queda de cabelo

Existem vários tipos de alopecias que causam a queda de cabelo.
Existem vários tipos de alopecias que causam a queda de cabelo.

Já vimos que a alopecia é a perda de cabelo em áreas em que normalmente ele deveria crescer. É um problema que pode acometer tanto homens quanto mulheres, podendo ser causada por influências genéticas, processos inflamatórios locais ou de cicatrização ou doenças sistêmicas. No entanto, a alopecia se manifesta em cerca de 50% dos homens e 40% nas mulheres acima dos 50 anos. Sendo que, em alguns casos por influência genética ela pode já surgir na adolescência.

Os homens são mais afetados porque a queda de cabelo está relacionada à testosterona (hormônio sexual masculino), que sofre processos enzimáticos resultando no afinamento dos fios de cabelo que causam a queda.

Apesar das mulheres também produzirem o hormônio masculino, as quantidades são significativamente menores. Mesmo assim, elas sofrem maiores variações hormonais, principalmente durante a gravidez e menopausa, causando também quedas de cabelo.

Mas, como já mencionamos, além os hormônios, outras condições também podem enfraquecer os fios, como inflamações, alterações da tireoide, estresse e uso inadequado de produtos químicos.

A alopecia pode ser classificada de acordo com as causas do problema, sendo que os tipos mais comuns são a alopecia androgenética de padrão masculino ou feminino, a alopecia areata e o eflúvio telógeno. Veja quais são todas elas em detalhes abaixo:

Alopecia areata

Cerca de 2% das pessoas desenvolve alopecia areata em algum momento da vida. Este tipo de alopecia caracteriza-se pela perda de cabelo em forma de círculos pequenos, devido à destruição autoimune dos folículos capilares localizados na pele. Ela é causada normalmente por problemas emocionais como estresse ou outras enfermidades, como tireoidites, diabetes, lúpus, vitiligo, rinites etc.

Dependendo do quadro, a perda pode ser menor ou maior. Há casos em que ocorre a perda total dos fios. Mas, no geral, eles retornam após alguns anos. A alopecia areata pode ser tratada com medicamentos tópicos no couro cabeludo através de injeções de esteroides nas áreas afetadas, mas para que estas sejam eficazes é necessário repetir o tratamento com frequência.

Alopecia androgenética (calvície)

A alopecia androgenética ou calvície afeta cerca de 50% dos homens e 25% das mulheres por volta dos 50 anos de idade. É o tipo mais frequente de perda progressiva de cabelo.

No caso da alopecia androgenética masculina são as famosas entradas que surgem na parte frontal do couro cabeludo. As causas de alopecia androgenética de padrão masculino são uma associação de fatores genéticos e hormonais masculinas. Esse tipo de queda faz com que o cabelo passe a ficar mais fino, a partir do meio da cabeça até toda a região de trás.

No caso das mulheres as causas ainda não são claras. Mas começa a ser notada aqui e ali no couro cabeludo, tornando o cabelo mais ralo e as riscas mais largas, deixando o couro cabeludo mais à mostra. A queda se concentra na parte superior e na coroa da cabeça, se expandindo, sem afetar a linha frontal.

O tratamento da alopecia androgenética é mais difícil, pois a queda de cabelo é persistente e não tem cura, podendo simplesmente consistir em aceitar a condição. Entre as intervenções que podem ser tentadas estão os medicamentos minoxidil ou finasterida e cirurgia de transplante capilar.

Alopecia cicatricial

A alopecia cicatricial provoca a perda permanente dos fios e gera cicatrizes que destroem a capacidade de regeneração do fio. Costuma ser causada por queimaduras químicas, físicas ou por quimioterapia, mas também tem relação com doenças como tuberculose e leishmaniose. É irreversível e não tem cura.

Alopecia mecânica

Perda temporária ou definitiva dos cabelos, as principais causas são procedimentos químicos realizados como alisamentos, alongamentos e até queimaduras. Esse tipo de alopecia pode ser revertido, incluindo tratamentos subjacentes através de receita caseira para queda de cabelo e estimular o crescimento de novos fios.

Alopecia traumática ou Tração

Ocorre quando há uma ação sobre o couro cabeludo, em situações como pós-cirurgias, uso de tinturas, infecções, temperaturas extremas, fios muito presos em penteados apertados como rabo de cavalo, coque e tranças rentes ao couro cabeludo. Essa tração estimula a queda devido a inflamação dos folículos capilares.

Caso o problema seja detectado de forma precoce, é possível revertê-lo, inclusive com receita caseira para queda de cabelo e outros medicamentos tópicos e orais.

Alopecia seborreica

Este tipo de queda tem início nas laterais e parte de trás da cabeça, sendo mais comum nos homens. A alopecia seborréica pode evoluir e atingir todo o couro cabeludo. Quanto mais cedo começar a queda dos cabelos, mais preocupante é a condição. Geralmente, ocorre devido a uma desequilíbrio hormonal nas glândulas sebáceas que produzem muito sebo.

Pode ser tratada com medicamentos tópicos e orais, assim como com receita caseira para queda de cabelo que desintoxica e controla a oleosidade do couro cabeludo.

Alopecia total (totalis)

Essa condição faz com que aconteça a perda de todos os fios de cabelo, mas as outras partes do corpo que contêm pêlos não sofrem alteração alguma. Geralmente, é causada por herança genética mas, em alguns casos, tem fundo emocional. Em caso de fundo emocional é preciso investigar as causas para que o tratamento seja específico e obtenha bons resultados.

Alopecia universal (universalis)

Essa é uma versão mais grave da alopecia total, em que além dos fios de cabelo, a pessoa perde também todos os pelos do corpo, incluindo sobrancelhas, cílios e pêlos pubianos.

Eflúvio telógeno e anágeno

Caracteriza-se pela quebra e queda dos fios de cabelo, possuindo várias causas, como estresse, parto e doenças graves. Este tipo de queda de cabelo é comum nas mulheres e responde bem aos tratamentos capilares que fazem o fio voltar a crescer saudável. Portanto, uma receita caseira para queda de cabelos e outros tratamentos de rotina de beleza capilar podem ajudar a reverter o quadro.

No caso do eflúvio telógeno, a queda de cabelo se dá após uma experiência estressante, como um parto ou uma grande cirurgia. Essa condição atinge as fases anágena e catágena, fazendo com que o fio passe diretamente para a fase de repouso (em que os fios tendem a cair). O eflúvio telógeno é reversível, sendo possível fazer um tratamento e obter o crescimento dos fios novamente.

Já o eflúvio anágeno caracteriza-se pela perda incomum de cabelo, ainda durante a fase inicial do ciclo de crescimento (anágena) pelo qual o cabelo passa. Suas causas podem incluir os tratamentos realizados durante o combate a um câncer, como a radioterapia e quimioterapia. Isso porque esses métodos são agressivos e acabam atingindo todas as células do corpo, inclusive as saudáveis.

O crescimento costuma iniciar rapidamente após se eliminar a exposição à causa. No entanto, alterações de cor e textura podem ocorrer no novo cabelo.

Qual o melhor remédio caseiro para queda de cabelo?

Há receita para queda de cabelo que pode funcionar junto dos remédios, dependendo da causa.
Há receita para queda de cabelo que pode funcionar junto dos remédios, dependendo da causa.

Não existe um melhor remédio para queda de cabelo, pois suas causas são muito variadas e a cura existe somente para alguns tipos de alopecia. Nos casos de origem genética, por exemplo, o problema pode persistir e ser mais difícil de curar.

No caso da alopécia areata, por exemplo, ela tem relação com outras doenças e, em alguns casos, não há cura e o cabelo não volta a crescer naturalmente. Já a queda de cabelo comum, ocorre devido a alguma situação pontual (como estresse e pós-parto), como no eflúvio telógeno, podendo fazer voltar a crescer saudáveis em pouco tempo.

Mas, de um modo geral, a queda de cabelo pode ser resolvida com diversas opções de tratamento, que podem ajudar o cabelo voltar a crescer, além de evitar as quedas futuras. No entanto, isso vai depender muito da origem da alopecia, variando o tratamento de acordo com o diagnóstico.

Em muitos casos, a queda nem precisa ser tratada, pois boa parte dos fios volta a crescer em pouco tempo. Mesmo assim há várias opções de receita caseira para queda de cabelo que podem ajudar a acelerar esse processo de crescimento dos fios, assim como no fortalecimento e prevenção de queda.

1 – Remédio caseiro para queda de cabelo com cebola

Receita caseira para queda de cabelo com cebola funciona.
Receita caseira para queda de cabelo com cebola funciona.

Essa é uma ótima receita caseira para queda de cabelo, porque a cebola possui excelentes propriedades antifúngicas que tratam o couro cabeludo e facilitam o crescimento dos fios. Porém, é preciso fazer a aplicação 3 vezes por semana por pelo menos 2 meses para começar a obter os resultados.

Para a receita, bata no liquidificador 1 cebola média com 2 colheres de sopa de óleo de coco ou 1 colher de sopa de mel e coe. Em seguida, aplique a mistura nos cabelos secos, deixando agir por cerca de 30 minuto. Depois é só lavar os cabelos normalmente. Se o cheiro da cebola lhe incomodar, misture 1 cebola picada em pedaços com 60 ml de rum, e deixe descansando durante a noite. No outro dia coe o líquido e alique no cabelo.

2 – Hidratação para queda de cabelo caseiro com óleos essenciais

Os óleos essenciais são ótima receita caseira para queda de cabelo.
Os óleos essenciais são ótima receita caseira para queda de cabelo.

Um ótima opção natural de receita caseira para queda de cabelo é a massagem de hidratação com uma mistura de óleos essenciais. O óleo essencial de alecrim, por exemplo, é capaz de estimular a circulação sanguínea do couro cabeludo, enquanto os outros óleos de alfazema e hortelã atuam como calmantes e adstringentes.

Todos eles juntos podem melhorar o crescimento e nutrir o couro cabeludo, evitando a queda de cabelo. Essa receita caseira para queda de cabelo com os óleos essenciais deve ser feita pelo menos 1 vez por semana.

Receita caseira para queda de cabelo com alecrim e alfazema

Em um recipiente, misture 3 gotas de óleo essencial de alecrim e 3 gotas de óleo essencial de alfazema com 2 colheres de creme de hidratação capilar de sua preferência. Em seguida, aplique a mistura no couro cabeludo, massageando suavemente. Deixe agir por 10 a 20 minutos, e depois enxágue lavando com um shampoo e finalizando como de costume.

Receita caseira para queda de cabelo com alecrim e hortelã

Separe uma colher de sopa de óleo vegetal e acrescente 3 gotas de cada óleo, Misture bem e passe no couro cabeludo, massageando bem. Deixe agir por 1 hora e lave os cabelos normalmente. Saiba mais em óleos essenciais para o cabelo.

3 – Remédio caseiro para queda de cabelo e caspa

O alecrim fresco é excelente ingrediente para receita caseira para queda de cabelo.
O alecrim fresco é excelente ingrediente para receita caseira para queda de cabelo.

Existem opções de receita caseira para queda de cabelo e caspa poderosas que contam também com o alecrim fresco como ingrediente. O alecrim tem ação antisséptica, fungicida e bactericida. Além disso, ele melhora a circulação sanguínea na região do couro cabeludo, fortalecendo os fios. Tudo isso contribui para o combate da queda e da formação da caspa.

Faça 2 xícaras de água com 2 colheres de alecrim fresco por 3 minutos e deixe esfriar, Depois de frio é só lavar os cabelos da raiz às pontas com a infusão, deixando secar naturalmente.

Outra opção é ferver 100ml de água, depois acrescentar 30 gramas de alecrim fresco e 3 colheres de sopa de gengibre ralado, abafando por 10 minutos. Depois, acrescente 1 colher de sopa de óleo de coco e aplique a solução nos cabelos, deixando agir por 2 horas. Por fim, lave os cabelos normalmente, finalizando como de costume.

4 – Remédio caseiro para queda de cabelo com babosa (Aloe vera)

Receita caseira para queda de cabelo com babosa é ultra eficaz.
Receita caseira para queda de cabelo com babosa é ultra eficaz.

A babosa é uma planta de propriedades tão extraordinárias que pode ser usada em várias opções diferentes de receita caseira para queda de cabelos. O gel da planta contém compostos hidratantes e reparadores que contribuem para manter os cabelos fortes e livres das quedas de cabelo.

Ela é capaz de equilibrar o pH do couro cabeludo, limpar os folículos pilosos expulsando toda a gordura do local para evitar sua obstrução e atrapalhar o crescimento dos fios. Além disso, regenera e nutri os fios, recuperando o cabelo devido às suas propriedades anti-inflamatória, antibacterianas e cicatrizantes.

Ela ainda ajuda na produção de colágeno, por isso ajuda a fixar melhor os fios no couro cabeludo, deixando os cabelos mais bonitos, macios, brilhantes e fortalecidos promovendo o crescimento saudável. A receita caseira para queda de cabelo pode ser repetida a cada 15 dias.

Opções de receita caseira para quedas de cabelo com babosa:

  • Tradicional: Bata o gel de 1 folha de babosa no liquidificador com 1/2 copo de água até obter um suco. Aplique o produto por todo o cabelo com suaves massagens circulares para ativar a circulação. Deixe agir durante 45 minutos e enxágue. Repita seu uso três vezes por semana.
  • Babosa com mamão e mel: Extraia o gel de 2 folhas de babosa e bata no liquidificador com meio mamão papaia, 2 colheres de mel e meio copo d’água até obter uma pasta homogênea. Depois, aplique no couro cabeludo e deixe agir por 20 minutos, enxaguando em seguida com bastante água.
  • Máscara de babosa: bata o gel da babosa no liquidificador com ½ copo de água e depois misture com 2 colheres de sopa de máscara hidratante. Aplique no couro cabeludo já limpo, promovendo massagens na raiz, do comprimento até as pontas. Deixe agir por 30 minutos, depois enxágue bem os cabelos e em seguida passe o condicionador.
  • Babosa e óleos essenciais: extraia o gel de 2 folhas de babosa e bata no liquidificador com 1 colher de sopa de óleo de coco e 10 gotas de óleo de alecrim. Aplique no cabelo desde a raiz e deixe agir por pelo menos 30 minutos, lavando depois como de costume.

5 – Tratamento caseiro para queda de cabelo com frutas

O abacate é excelente receita caseira para queda de cabelo.
O abacate é excelente receita caseira para queda de cabelo.

As frutas são excelentes ingredientes para o preparo de receita para queda de cabelo. A banana, por exemplo, fortalece os fios, dando-lhes brilho e maciez. O chá de folhas de goiaba deixa o cabelo mais forte, pois a fruta é rica em vitaminas do complexo B, excelente para o fortalecimento dos fios.

Já a polpa e o óleo do abacate no cabelo são ingredientes muito usados no combate de problemas que afetam a saúde capilar, como a oleosidade e ressecamento dos fios. Ele contém proteínas de alta qualidade, antioxidantes e ácidos graxos que, após serem absorvidos, fortalecem os fios desde as raízes. Sua aplicação direta deixa o cabelo macio, brilhante e com um aspecto renovado e saudável.

Receita caseira para queda de cabelo com banana

Essa receita de hidratação de banana é fácil, basta bater no liquidificador 6 colheres de sopa de leite integral, 1 colher de sopa de açúcar cristal, 1 banana bem madura amassada e 1 colher de café de óleo vegetal de sua escolha até obter uma mistura consistente. Em seguida, aplique nos cabelos úmidos, previamente lavados somente com shampoo, e deixe agir por 30 minutos, lavando normalmente.

Receita caseira para queda de cabelo com goiaba

Ferva aproximadamente 30 folhas de goiaba em 1 litro de água por 5 minutos e abafe por 10 minutos e deixe esfriando. Em seguida, lave o cabelo com shampoo e condicionador, fazendo o último enxágue com 1 copo de 200 ml do chá, da raiz às pontas. Deixe secar naturalmente. Pode aplicar 2 a 3 vezes por semana.

Receita caseira para queda de cabelo com abacate

Amasse a polpa de um abacate bem maduro e aplique por todo o cabelo, incluindo o couro cabeludo. Cubra com uma touca de banho e deixe agir por duas horas. Enxágue com shampoo e repita o tratamento uma vez por semana. Se quiser, pode acrescentar 2 colheres de máscara de hidratação para facilitar a aplicação.

6 – Remédio caseiro para queda de cabelo por química

O vinagre de maçã é excelente receita caseira para queda de cabelo por química.
O vinagre de maçã é excelente receita caseira para queda de cabelo por química.

É comum os cabelos que passam por procedimentos químicos, como descoloração e alisamentos, frequentes apresentarem queda de cabelo acentuada. A receita caseira para queda de cabelo com vinagre de maçã pode ajudar a reverter esse quadro e ainda regular o pH dos fios, deixando-os mais hidratados, brilhantes e fortes.

O vinagre de maçã é rico em aminoácidos, vitaminas e sais minerais, além de ácidos orgânicos (málico, cítrico, láctico, oxálico), que ajudam a selar as cutículas, acabar com o frizz, prevenir a caspa e combater a queda de cabelo.

Há duas formas de se fazer, uma bem simples apenas misturando 50 ml de vinagre de maçã com 400 ml de água e borrifando a solução nos cabelos já lavados. Depois, é só aguardar 5 minutos para o vinagre agir e enxaguar aplicando uma máscara de hidratação da sua preferência. Por fim, enxágue o cabelo e borrife mais um pouco da mistura e deixe secar naturalmente.

Outra opção é utilizar o vinagre de maçã e com o óleo essencial de sálvia. Para a receita, dilua 2 colheres de sopa de vinagre de maçã orgânico em 300 ml de água filtrada, acrescentando depois 2 gotas de óleo essencial de sálvia. Misture e aplique nos cabelos depois de lavá-los com shampoo e condicionador. Massageie por alguns minutos e dê uma última enxaguada.

7 – Receita caseira para queda de cabelo com óleos vegetais

Os óleos vegetais são ótimos ingredientes para receita caseira para queda de cabelo.
Os óleos vegetais são ótimos ingredientes para receita caseira para queda de cabelo.

Uma receita caseira para queda de cabelo poderosa é utilizar óleos vegetais nutritivos e hidratantes para fazer uma umectação capilar. O óleo de coco, por exemplo, fortalece e nutre o couro cabeludo, evitando a queda de cabelo. Além de ajudar na hidratação do fio, o óleo de coco também acelera o crescimento lento, deixa os fios mais alinhados e sem frizz.

O óleo de vitamina E também é eficaz, pois tem efeitos antioxidantes que minimizam os danos causados pelos radicais livres e controlam a queda de cabelo. Também estimula a circulação do sangue, melhorando o processo de oxigenação para promover o crescimento saudável.

Já o azeite de oliva contém ácidos graxos essenciais e compostos antioxidantes muito benéficos para promover o crescimento saudável dos fios. Essas substâncias combatem a queda e, ao mesmo tempo, deixam os cabelos muito mais volumosos, fortes e brilhantes.

Pelo mesmo motivo você ainda pode fazer uma umectação com óleo de rícino ou óleo de gergelim, aliando-os ao gengibre que tem propriedade estimulantes.

Receita caseira para queda de cabelo com óleo de coco

Separe cerca de duas colheres de sopa e aplique no couro cabeludo, fazendo leves massagens até o óleo ser absorvido. Depois, espalhe por todo o comprimento e nas pontas. Coloque uma touca para ajudar a aquecer o óleo na cabeça, e deixe agir por 4 horas. Em seguida, lave os cabelos normalmente.

Receita caseira para queda de cabelo com Vitamina E

Abra duas cápsulas de vitamina E e aplique-as por todo o couro cabeludo, fazendo uma suave massagem circular. Deixe agir e ser absorvido, enxaguando como de costume com shampoo. Se quiser, pode deixar agindo durante a noite toda para obter melhores resultados, como na umectação noturna.

Receita caseira para queda de cabelo com azeite de oliva

Aqueça 2 colheres de sopa de azeite de oliva, deixe esfriar e aplique no couro cabeludo das raízes até as pontas, fazendo uma suave massagem por 5 minutos. Deixe agindo por mais 15 minutos e enxágue como de costume. Essa receita de umectação com azeite é famosa.

Receita caseira para queda de cabelo com gengibre

Rale um pouco de gengibre e misture com o óleo de gergelim ou de rícino. Passe sobre o couro cabeludo, deixando agir por 10 minutos. Em seguida lave o cabelo normalmente.

8 – Receita caseira para queda de cabelo com sementes de feno grego

As sementes de feno grego contêm nutrientes essenciais para a saúde capilar, sobretudo proteínas, ácidos nicotínicos e antioxidantes, capazes de reverter os efeitos negativos de agentes externos, estimular o crescimento e, ao mesmo tempo, acabar com o excesso de queda.

Ele também melhora a oleosidade excessiva do couro cabeludo e combate a caspa. Além disso, contém estrogênios e outras substâncias similares ao hormônio sexual feminino, que ajudam a reconstruir os folículos pilosos.

Para a receita caseira para queda de cabelo, coloque 1 colher de sementes de feno-grego (10 g) dentro de um copo com água (200 ml) morna e deixe hidratando a noite toda. Na manhã seguinte, amasse-as até formar uma pasta.

Em seguida, aplique a pasta no couro cabeludo, cobrindo com uma touca por 40 minutos. Depois é só lavar os cabelos normalmente. Outra opção é acrescentar o pó de feno grego à um óleo vegetal de sua preferência, misturando bem para depois aplicar no couro cabeludo.

9 – Receita caseira para queda de cabelo com leite de coco

O leite de coco é uma maravilha de receita caseira para queda de cabelo.
O leite de coco é uma maravilha de receita caseira para queda de cabelo.

O leite de coco é um ingrediente rico em aminoácidos e ácidos graxos essenciais que nutrem o couro cabeludo em profundidade, acelerando a reparação do tecido e contribuindo para fortalecer o cabelo desde as raízes. Por isso, ele é uma excelente receita caseira para queda de cabelo.

Para a receita, bata um copo de leite de coco, e aplique sobre o cabelo, mechas por mecha, desde as raízes até as pontas. Cubra com uma touca e deixe agir entre 30 a 45 minutos. Depois, massageie o couro cabeludo e enxágue com bastante abundante. Repita o tratamento de duas a três vezes por semana.

10 – Receita caseira para queda de cabelo com cenoura

A cenoura é excelente ingrediente para toda receita caseira para queda de cabelo devido suas vitaminas.
A cenoura é excelente ingrediente para toda receita caseira para queda de cabelo devido suas vitaminas.

A cenoura é fonte de betacaroteno e vitamina A e E, essenciais para a saúde do couro cabeludo. Essa receita caseira para queda de cabelo estimula o crescimento dos fios e repõe os nutrientes.

Para a receita, rale duas cenouras frescas e cubra-as com azeite. Em uma panela, deixe refogando em fogo baixo até que o azeite fique bem laranja. Desligue o fogo e espere esfriar. Coe o refogado para utilizar somente o óleo. Em seguida, aplique na raiz do cabelo, deixando agir por 15 minutos. Depois é só lavar os cabelos normalmente.

Outra opção é consumir a cenoura através de uma vitamina com gérmen de trigo, pois são ingredientes excelente para o organismo, além de ajudar contra a queda de cabelo. Bata no liquidificador, 1 colher de gérmen de trigo, 1 copo de iogurte natural, meia cenoura, 1 copo de suco de laranja e mel à gosto. Tome diariamente.

11 – Receita caseira para queda de cabelo com ovos

O ovo é outro ingrediente poderoso que pode fazer parte de uma receita para queda de cabelo. Isso porque ele é composto por ácidos graxos saturados, ácidos graxos insaturados, 20 aminoácidos, 14 minerais, 12 vitaminas e carotenóides, que nutrem o couro cabeludo.

A sua gema é rica em biotina, gorduras e proteínas, além de ser naturalmente hidratante. Já a clara contém enzimas de bactérias que removem a oleosidade indesejada e limpa os fios.

Para a receita, quebre um uma tigela um ovo inteiro e acrescente uma colher de sopa de óleo de coco e 5 gotas de óleo essencial de ylang ylang ou tea tree. Misture tudo e passe no couro cabeludo massageando bem. Depois, é só deixar agir 20 minutos e lavar os cabelos normalmente.

12 – Receita caseira para queda de cabelo com chá verde

Chá verde é ótimo para ser usado como receita caseira para queda de cabelo.
Chá verde é ótimo para ser usado como receita caseira para queda de cabelo.

O chá verde também ajuda a melhorar as condições do couro cabeludo, regulando a sua oleosidade e estimulando o crescimento dos fios. Isso porque a erva é rica em antioxidantes, que combatem os radicais livres prejudiciais e estimulam o desenvolvimento dos fios. Suas propriedades também atuam no crescimento as alongar o folículo piloso, além de impedir a proliferação de fungos e bactérias que acarretam na caspa.

Para a receita é simples: basta fazer um chá verde bem forte (100ml) e borrifar nos cabelos, massageando bem do couro cabeludo até as pontas. Deixe agir 10 minutos e em seguida lave os cabelos normalmente.

13 – Receita caseira para queda de cabelo com argila

A argiloterapia capilar é um dos tratamentos mais populares hoje em dia para estimular o crescimento dos cabelos e fazer uma limpeza profunda e desintoxicante do couro cabeludo. Ela ajuda a eliminar as impurezas e toxinas do couro cabeludo, por isso aumenta a velocidade do crescimento.

Devido às propriedades anti sépticas e anti-inflamatórias, também é capaz de combater a caspa evitando, além de conter minerais que ajudam na nutrição do couro cabeludo.

Para aplicar, misture 2 colheres de sopa de argila branca, verde ou preta com 3 colheres de sopa de água filtrada, até formar uma pasta. Aplique apenas no couro cabeludo com os cabelos secos, massageando bem de leve. Deixe agir por 20 minutos e em seguida lave os cabelos normalmente.

Como prevenir a queda de cabelo

A receita caseira para queda de cabelo é ótima opção, mas a prevenção ainda é o melhro remédio.
A receita caseira para queda de cabelo é ótima opção, mas a prevenção ainda é o melhro remédio.

Como dissemos anteriormente, a receita caseira para queda de cabelo serve como tratamento coadjuvante e tem ação preventiva, mais do que cura. Mas de nada vai adiantar os tratamentos se você não manter hábitos saudáveis que ajudam a prevenir a queda de cabelo.

Sabendo como cuidar dos cabelos e da sua saúde de forma adequada você nem vai precisar lidar com esse problema. Ou, se mesmo assim ele aparecer, vai conseguir combatê-lo rapidinho. Veja como:

  • Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada com alimentos ricos em vitamina A, B, C, D e E, proteína e ferro. Tente incluir linhaça, nozes, óleo de abacate e coco para obter ácidos graxos, essenciais para a saúde natural do cabelo.
  • Se necessário, suplemente a sua dieta com biotina, silício e zinco que ajudam no crescimento do cabelo, e mantêm o couro cabeludo saudável.
  • Ao lavar os cabelos, evite a água muito quente e shampoos agressivos, preferindo as opções sem sulfatos. Massageie sempre o couro cabeludo depois de lavar o cabelo para aumentar a circulação sanguínea e prevenir a perda de cabelo.
  • Mantenha o couro cabeludo sempre limpo, através da esfoliação com detox capilar para não acumular resíduos e obstruir os folículos.
  • Evite usar secador e chapinha em excesso, assim como químicas frequentes que enfraquecem a raiz do cabelo, fazendo-o perder força e brilho.

E aí curtiu? Conhece alguma outra receita caseira para queda de cabelo que deu certo? Conte pra gente!

Leave A Reply

Your email address will not be published.