Take a fresh look at your lifestyle.

Rachadura nos pés: tratamentos, pomada, o que pode ser?

A pele seca, grossa e calosa tende a rachar com mais facilidade. Isso é algo definitivamente desagradável, uma vez que a rachadura nos pés pode causar dores e incômodos. Os calcanhares rachados são um problema muito comum nos pés, especialmente quando a elasticidade da pele se deteriora (geralmente devido à idade).

Tais fissuras, inicialmente, podem ser apenas um desconforto passageiro facilmente tratado com produtos cosméticos. No entanto, em casos mais graves, as rachaduras se tornam mais profundas. Tanto por isso é importante não ser negligente com os cuidados com os pés. A situação, se não tratada a tempo, pode se muito dolorosa e difícil de lidar.

Neste post, vamos entender um pouco mais sobre suas causas, bem como tratamentos alopáticos e caseiros. Confira as informações e não deixe de se tratar!

Quais são as principais causas de rachadura nos pés?

Negligência no cuidado dos pés

Algumas pessoas têm pele naturalmente seca, o que a torna mais suscetível a fissuras.

Às vezes a pele seca e espessa ao redor dos calcanhares (pele calejada) é mais propensa ao problema. Isso ocorre devido a fatores mecânicos que aumentam a pressão nessa área, tais como:

  • Caminhar;
  • Ficar de pé por longos períodos;
  • Usar sapatos abertos.

Calçado

O uso do calçado errado é uma das principais causas da rachadura nos pés. É essencial optar pelo calçado respirável, que permite manter os pés saudáveis, secos e confortáveis.

Além disso, o calçado deve adaptar-se precisamente a cada tipo de pé: plano, curvo, entre outros.

Pele seca

Calcanhar com fissura também pode resultar da pele nesta área se tornar muito seca. Assim, quando muita pressão é exercida no local, surge esse terrível incômodo.

É essencial hidratar-se adequadamente, tanto do lado fora como do lado de dentro. Os especialistas recomendam consumir dois a dois litros e meio de água por dia para que o corpo funcione adequadamente.

Essa é a melhor maneira de evitar a desidratação e descamação da pele. Além disso, um hidratante específico para os pés deve ser aplicado diariamente.

Passar horas em pé

Algumas pessoas são obrigadas a passar muitas horas de pé por conta do tipo de trabalho que exercem. Assim, infelizmente, elas acabam correndo maior risco de sofrer com essa condição.

A razão é que grande pressão é exercida nos calcanhares. Se a hidratação interna e externa não estiver sendo feita de forma satisfatória, um problema culmina no outro.

Dieta insalubre

Outra causa provável de rachadura nos pés tem a ver com uma dieta pouco saudável. Essa dieta é aquela na qual alimentos ricos em gorduras e com um valor nutricional muito pobre são consumidos em abundância.

O ideal é optar por uma dieta com alto teor de vitaminas, minerais e ácidos graxos ômega 3.

Ácido úrico causa rachadura nos pés?

Isso, na verdade, é um mito. O aparecimento de rachaduras, fissuras e até mesmo descamação nos calcanhares e pés geralmente resulta de um ressecamento com origem em diversos fatores. Entre eles, estão:

  • Atrito constante com calçados;
  • Fatores de ordem genética;
  • Alteração vascular;
  • Variação climática;
  • Contato direto com produto químico;
  • Doenças como psoríase.

No entanto, não há nenhum tipo de relação direta com a disfunção do ácido úrico na corrente sanguínea. Menos ainda se relaciona com a doença que muitos conhecem como “gota”. Este é um dos tipos de artrite que é provocada pelo aumento do ácido úrico.

Principais pomadas para rachadura nos pés

A rachadura nos pés é um problema relativamente comum. Entretanto, seu incômodo pode ser revertido se os produtos certos forem usados. Mas… Qual é o produto certo?

Muitas pessoas utilizam cremes e pomadas com uma mistura de compostos que contribuem para a hidratação da pele. Entre as mais populares e que têm um grande volume de vendas em lojas físicas e online, podemos destacar a Bepantol e a Cicatenol.

Bepantol

Este produto tem uma grande concentração de lanolina, vitamina B5 e óleo de amêndoas. Sua versão em pomada pode ser encontrada nas farmácias de todo o país. O preço é bastante acessível, variando entre R$ 9,00 e R$ 18,00, dependendo da localidade.

Esta é uma solução eficaz para o problema de rachadura nos pés, pois seu efeito é cicatrizante, além de hidratante.

Para ter todo o proveito de seu uso, basta lavar bem os pés e esfoliá-los. Em seguida, deve-se passar uma camada generosa de Bepantol no local. Isso irá hidratar a pele profundamente, promover a renovação das células mortas e manter o calcanhar macio e saudável.

Para potencializar seu efeito, passe uma camada da pomada antes de dormir, calce meias e acorde no dia seguinte com pés novinhos em folha.

Cicatenol

Digamos que esta seja uma versão genérica da Bepantol, mas com os efeitos tão bons ou até melhores que sua prima. Sua composição é basicamente a mesma, contendo o milagroso dexpantenol (vitamina B5). A diferença entre as duas pomadas são as variedades emulsificantes e a textura.

Algumas pessoas julgam a Cicatenol um pouco melhor do que a Betantol em termos de eficiência no tratamento de pele lesionada e sensibilizada. Isso porque ela possui uma maior concentração de dexpantenol, o que, por sua vez, tem a capacidade maior de hidratar a pele.

Rachadura nos pés acompanhada de sangramento

As rachaduras nos pés, por si só, precisam ser tratadas com o devido cuidado. Contudo, as rachaduras que vêm acompanhadas com sangramento merecem um pouco mais de atenção.

Tais fissuras podem se aprofundar tanto que causarão dores mais intensas. Junto com o sangramento, as rachaduras são verdadeiras portas de entrada, não só para sujeiras, mas também para todos os tipos de bactérias. A situação pode se agradar, levando a complicações sérias.

Quando a rachadura é notada com sangramento, a recomendação é que o indivíduo procure um dermatologista de imediato. Ele vai poder determinar se as terríveis fendas se desencadearam por um tipo de doença interna. Assim, tratará do caso com mais rapidez e eficácia.

Tratamentos caseiros para rachadura nos pés

Você sente vergonha quando tira seus sapatos em público por causa da rachadura nos pés? Não se preocupe com isso!

Em sua cozinha mesmo, é possível encontrar tesouros escondidos em produtos com valor medicinal incrível. Por isso, listamos 5 remédios caseiros extraídos diretamente de casa para ajudar no problema com fissuras nos calcanhares.

1. Máscara de açúcar

O açúcar pode ser considerado um dos melhores tratamentos para rachadura nos pés. Tudo é graças aos efeitos esfoliantes que ele possui. O açúcar é essencial para se livrar de toda a pele morta. Com certeza você terá uma aparência muito mais saudável nos seus calcanhares.

Para obter os benefícios deste remédio caseiro, você deve misturar apenas 3 colheres de sopa de açúcar com 5 de mel. Misture bem com a ajuda de um utensílio de madeira.

Quando tudo estiver incorporado, é hora de esfregar suavemente os pés rachados por 10 minutos. Este remédio pode ser aplicado 3 vezes por semana.

2. Creme de abacate e banana

A rachadura nos pés pode ser eliminada com este incrível creme. Para fazer esta máscara, você só tem que misturar ½ abacate médio com 1 ou 2 bananas.

A ideia é que os ingredientes sejam totalmente integrados, mas atenção para que não fiquem pedaços grandes. Em seguida, aplique diretamente nas fissuras. Você deve deixar agir por 30 ou 40 minutos para amaciar a pele. Após esse tempo, remova com bastante água.

3. Suco de limão

O suco de limão é um dos melhores aliados no tratamento para os pés rachados. Isso ocorre porque é um ácido natural muito eficaz para eliminar a pele seca e calejada encontrada em quem tem esse problema.

Para aproveitar os benefícios e aprender como eliminar inclusive os fungos contidos nos pés, basta extrair o suco de limão e mergulhar os calcanhares por 10 minutos. Em seguida, lave e hidrate.

4. Tratamento com óleos

Eles são uma das melhores maneiras de remover a rachadura dos pés com facilidade. Para conseguir isso, você só tem que misturar 6 colheres de sopa de óleo de coco com uma xícara de óleo de amêndoa.

Misture os óleos e aplique-os diretamente nos calcanhares, combinando com uma massagem suave. Você pode fazer isso por cerca de 7 minutos e cobrir os pés com meias.

5. Esfoliação natural de aveia

A aveia é perfeita para eliminar de vez a rachadura dos pés, seja qual for a causa. Além de suavizar os calcanhares, proporciona a maciez que todo pé necessita.

Se você tem pressa para se livrar desse mal, faça o quanto antes uma mistura com aproximadamente ½ xícara de farinha de aveia com ¾ de óleo de jojoba. A ideia é deixar tudo muito bem integrado para que possa ser espalhado por todo o calcanhar.

Deixe a mistura agir na pele por aproximadamente uns 10 minutos. Se quiser usar meias para abafar o local e proporcionar calor suficiente para ajudar na hidratação, não tem problema. Finalmente retire o creme com muita água.

Considerações finais

Agora que você conhece um pouco mais sobre o assunto, vai entender o erro que é abusar do uso de medicamentos cheios de química. É altamente recomendável seguir remédios mais naturais e o tratamento proposto pelo dermatologista. Isso evitará problemas futuros.

Se você gostou do post sobre a temível rachadura nos pés, deixe-nos saber sua opinião. Mas, se preferir, ajude outras pessoas a descobrirem que esse mal pode ser tratado compartilhando esse artigo em suas redes sociais!

Leave A Reply

Your email address will not be published.