Take a fresh look at your lifestyle.

Queratina líquida: Saiba como usar nos cabelos

A estrutura da fibra capilar é composta em 90% por uma proteína natural produzida pelo próprio organismo, rica em aminoácidos responsáveis pela resistência, elasticidade e impermeabilidade. Chamada de queratina, a sua ausência nos cabelos os deixam ressecados, opacos, frágeis e quebradiços, principalmente por conta de alguns processos que provocam a sua perda. Felizmente, a indústria cosmética encontrou uma solução ao criar a queratina líquida, que ajuda a repor essa proteína perdida pelos cabelos.

Para piorar, muitas mulheres não dispensam o uso do secador e chapinha em sua rotina capilar para dar aquele “jeitinho” nos cabelos. No entanto, apesar de grandes aliados, o calor fornecido por esses aparelhos acaba danificando os fios, enfraquecendo-os e deixando-os sem vida, principalmente se utilizados em excesso e de forma inadequada.

Aliados a outros fatores externos, como a ação do tempo, poluição, exposição solar, vento, umidade e procedimentos químicos, esses efeitos são potencializados, provocando uma perda maior ainda de queratina da fibra capilar.

Embora essas agressões do dia a dia sejam inevitáveis, há como repor esses nutrientes naturais através dos tratamentos à base de queratina líquida, sem precisar abandonar os seus rituais, e mesmo assim, impedindo os danos do ressecamento devido ao cabelo mais fortalecido.

Se você ainda não conhece a queratina líquida e ficou interessada em utilizá-la nos cabelos, continue lendo o artigo abaixo. Confira!

O que é queratina líquida?

A queratina líquida é um produto utilizado para repor a proteína natural dos cabelos.
A queratina líquida é um produto utilizado para repor a proteína natural dos cabelos.

Em sua forma natural, a queratina é uma proteína presente na composição dos cabelos e nas unhas, rica em 15 aminoácidos, incluindo a cisteína, que possui propriedades antioxidantes e detoxificantes, que também auxilia na formação da beta-queratina, fornecendo beleza, resistência, elasticidade, impermeabilidade e força aos cabelos.

Dentre muitas outras funções, a cisteína garante a produção adequada da queratina por ser um construtor proteico essencial para a saúde dos cabelos. No entanto, quando os cabelos sofrem agressões externas através de procedimentos químicos, calor, umidades, vento, entre outros, as escamas da fibra capilar se abrem e fazem com que os fios percam seus nutrientes e queratina.

Com isso, os cabelos ganham uma aspecto ressecado e opaco, podendo ficar mais fragilizados e quebrar. Para ajudar a solucionar esse problema, a indústria de cosméticos desenvolveu uma série de tratamentos à base de queratina líquida, para repor essa proteína perdida pelos cabelos e restaurar a sua saúde.

Assim, a queratina líquida é uma versão purificada e isolada da proteína encontrada na lã do carneiro da Nova Zelândia, que possui moléculas responsáveis pela proteção da cutícula de cada um dos fios dos cabelos. Ela é capaz de penetrar no córtex capilar e promover a hidratação, brilho e maciez à fibra capilar.

Dessa forma, o produto pode ser utilizado em tratamentos de hidratação profunda no caso de cabelos danificados por químicas ou fatores externos. Para isso, basta aplicar a queratina líquida diretamente sobre o couro cabeludo e nos fios ou adicioná-la a outros produtos de tratamento capilar, como cremes ou máscaras de hidratação. Além disso, há vários outros procedimentos profissionais feitos em salão de beleza para repor a queratina da fibra capilar, dependendo do grau dos danos causados.

Quando a queratina líquida é indicada?

os tratamentos à base de queratina líquida são indicados oas cabelos ressecados e muito danificados pela qúimica.
os tratamentos à base de queratina líquida são indicados oas cabelos ressecados e muito danificados pela qúimica.

Em termos gerais, a queratina líquida pode ser usada por qualquer pessoa e em todos os tipos de cabelos, já que é uma proteína natural do organismo. No entanto, ela é recomendada apenas sob os sintomas de sua ausência na estrutura capilar.

Normalmente, a ausência de queratina acarreta em uma aparência de fios danificados, ressecados, quebradiços e sem brilho. Geralmente, isso acontece por conta da ação de fortes agressões químicas, como descoloração, coloração e alisamentos, por exemplo. Mas também pode ocorrer pelo excesso de exposição solar, cloro, umidade, poluição, etc.

Nestes casos, recomenda-se a queratina líquida no tratamento capilar, em uma frequência determinada de acordo com o estado do cabelo.

Como a queratina líquida pode ser usada?

A queratina líquida pode ser usada em tratamentos caseiros ou em salões de beleza.
A queratina líquida pode ser usada em tratamentos caseiros ou em salões de beleza.

Há várias formas diferentes de utilizar a queratina líquida nos cabelos, dependendo do grau de ressecamento dos fios e objetivo do tratamento. Algumas delas podem ser feitas em casa mesmo ou no salão de beleza através de tratamentos profissionais.

Muitos produtos que usamos diariamente também já contêm queratina em quantidades menores como o shampoo, condicionador e creme de pentear. Mas os tratamentos à base de queratina consistem em fornecer uma carga mais intensa da proteína, a fim de reconstruir a fibra capilar danificada pela sua perda.

Os preços dos tratamentos profissionais variam de acordo com os salões de beleza. Mas em casa é possível utilizar produtos específicos para buscar o mesmo resultado. De um modo geral, a queratina líquida deve ser usada de 15 em 15 dias, exceto quando os cabelos estiverem muito danificados, podendo estender o uso semanalmente, junto à uma hidratação.

Independente de como for usada, a queratina líquida pode trazer inúmeros benefícios aos cabelos, facilmente notados logo após a sua aplicação, com duração de 30 a 60 dias. Veja abaixo as diversas formas de usar a queratina líquida nos cabelos:

Como fazer hidratação com queratina líquida

A hidratação com queratina líquida é a sua forma mais fácil de ser utilizada, podendo ser feita em casa mesmo de maneira bem simples e com poucos produtos. Basta lavar os cabelos com shampoo de sua preferência, secá-los com uma toalha e aplicar uma ampola à base de queratina no comprimento e nas pontas.

Em seguida, massageie suavemente as partes mais danificadas, para que os fios absorvam bem o produto. Depois, utilize uma máscara também à base de queratina por cima, e coloque uma touca térmica para deixar agindo por 15 minutos. Por fim, é só enxaguar normalmente com água e finalizar como desejar.

Leia mais: Maizena no cabelo: benefícios da hidratação e receitas!

Como fazer reconstrução leve com queratina líquida

A reconstrução capilar com queratina líquida pode ser feita em casa ou no salão de beleza para fortalecer os fios, repor a queratina e a massa dos cabelos. A reconstrução leve, por exemplo, é o tratamento mais simples, pois não envolve calor.

Normalmente, basta utilizar um shampoo e queratina líquida ou creme. É mais indicada para cabelos levemente danificados, que não passaram por procedimentos químicos, mas que são atingidos frequentemente pelo calor da chapinha e do secador, além de outros fatores externos.

Para fazer o tratamento, basta lavar os cabelos com shampoo antirresíduos, enxaguar e passar a queratina líquida nos fios, mecha por mecha, deixando agir por 15 minutos, enxaguando em seguida e finalizando com o condicionador.

Como fazer reconstrução média com queratina líquida

A reconstrução média com queratina líquida é um tratamento mais indicado para cabelos danificados, ressecados, com pontas duplas e bastante frizz. Neste caso, a aplicação da queratina líquida é finalizada também a frio.

Para isso, basta lavar os cabelos com shampoo antirresíduos e retirar o excesso de umidade dos fios com uma toalha, aplicando em seguida a queratina líquida mecha por mecha, evitando sempre o couro cabeludo. Depois, deixe agindo por 15 minutos e enxágue novamente até retirar todo o produto para depois aplicar uma máscara de tratamento.

Por fim, enxágue mais uma vez até remover todo o produto e finalize o tratamento com um condicionador apenas nas pontas, enxaguando em seguida e deixando o cabelo secar naturalmente.

Como fazer reconstrução completa com queratina líquida

A reconstrução completa com queratina líquida é mais um tratamento de choque, recomendado principalmente para cabelos altamente fragilizados e danificados, já que vai recompor a fibra capilar profundamente.

Para isso, basta lavar os cabelos com um shampoo antirresíduos, enxaguar e retirar todo o excesso de umidade com uma toalha. Em seguida, aplique uma máscara de hidratação de sua preferência e deixe-a agindo por 20 minutos.

Depois, enxágue retirando novamente o excesso de umidade com uma toalha e aplique a queratina líquida, mecha por mecha. Por fim, seque os cabelos com o secador e finalize com a chapinha, sem retirar o produto.

Tratamentos profissionais com queratina líquida

A queratina líquida é utilizada em tratamentos profissionais aliados ao calor.
A queratina líquida é utilizada em tratamentos profissionais aliados ao calor.

Os tratamentos profissionais com queratina líquida são feitos em salão de beleza por um profissional especializado. Normalmente, eles exigem mais tempo de ação e aparelhos especializados que potencializam a aplicação dos produtos nos fios. Veja quais são eles abaixo:

Nanoqueratinização

A nanoqueratização é um procedimento que só pode ser feito no salão de beleza, por um profissional experiente. Ele é feito com uma escova ligada a um aparelho com queratina líquida, liberada em forma de vapor mecha por mecha. Em seguida, o processo é finalizado com uma chapinha de cerâmica.

Cauterização Capilar

A cauterização capilar é a reconstrução que alia o calor ao tratamento, com uso do secador e da chapinha para selar os fios. Ele pode ser feito no salão de beleza ou em casa, usando os produtos específicos e finalizando com a chapinha ou a touca térmica. O procedimento é semelhante à reconstrução completa descrita acima.

Plástica capilar

A plástica capilar é um tratamento que utiliza a queratina hidrolisada, que possui um peso molecular menor que da queratina líquida comum, deixando os cabelos mais leves. O tratamento também inclui o uso de silicone para dar mais brilho aos fios.

Leia mais: Realinhamento Capilar: Funciona? Veja 10 Benefícios!

Queratina líquida X Hidratação

Já vimos que a aplicação de queratina líquida é indicada para uma reconstrução capilar profunda, para devolver os nutrientes que o cabelo perde ao longo do tempo, de dentro para fora.

Segundo os especialistas, os tratamentos à base de queratina líquida ajudam a repor a matéria do cabelo atuando na parte interna (córtex), enquanto os tratamentos à base de hidratação repõem os nutrientes da fibra externamente (cutículas e escamas).

Sendo assim, um não substitui o outro. Pois, os cabelos são formados por cerca de 90% de proteínas (queratina) e por 5% a 10% de água e outros elementos, como lipídios, pigmentos e minerais. Portanto, a queratina líquida no cabelo jamais deve substituir a hidratação.

Por isso, os tratamentos devem agir em conjunto, pois as máscaras de hidratação e nutrição são responsáveis por fornecer a reposição de água e nutrientes à fibra capilar, respectivamente, enquanto a queratina líquida repõe apenas a proteína do cabelo.

As aplicações de queratina são indicadas para cabelos quebradiços, secos, desalinhados e principalmente para quem faz uso de tinturas, progressivas e permanentes.

Leia mais: Hidratação de Quiabo Para Cabelos, Como Fazer?

Precauções e Cuidados

É preciso tomar cuidados com a queratina líquida em excesso par anão endurecer os fios.
É preciso tomar cuidados com a queratina líquida em excesso par anão endurecer os fios.

Apesar de trazer muitos benefícios para os cabelos, a queratina líquida não deve ser utilizada nos cabelos saudáveis, não estejam danificados. O produto é apenas recomendado aos cabelos que estão com suas escamas abertas pela perda de queratina causada por produtos químicos e outros fatores.

A queratina líquida preenche esses espaços nas escamas, deixando uma película protetora ao redor dos fios. E, no caso dos fios saudáveis, essa película em volta dos fios pode deixar a fibra capilar muito espessa e pesada, causando o “efeito rebote” nos cabelos.

Os cabelos vão ficar menos maleáveis, podendo ressecar, quebrar e até cair. Caso você aplique a queratina líquida nos cabelos e observar esse efeito, suspenda o uso imediatamente e faça hidratações profundas para reverter o processo em poucas semanas.

Os tratamentos à base de queratina também não devem ser utilizados diariamente, pelo mesmo motivo, evitar que fiquem endurecidos. Normalmente, o intervalo da aplicação de queratina líquida nos cabelos deve ser de, no mínimo, 15 dias para os cabelos mais danificados.

Já os cabelos descoloridos são os que mais precisam de reposição de massa (proteína), uma que fez que a queratina é perdida em grande quantidade durante o processo de descoloração.

No entanto, algumas marcas podem manchar os cabelos loiros, deixando amarelados demais. Opte por produtos que não possuam uma pigmentação amarelada para evitar afetar a cor dos cabelos.

Onde comprar produtos à base de queratina líquida

A queratina líquida ou produtos à base de queratina são facilmente encontrados em lojas de produtos cosméticos profissionais, físicas ou online, que costumam ter uma boa variedade de marcas e valores. Lembre-se de sempre ler atentamente a embalagem, os ingredientes e as indicações de uso para fazer a escolha do produto ideal para o seu caso.

Seguem abaixo alguns dos produtos mais usados e indicados por especialistas (os preços poderão variar dependendo do local de compra):

  • Queratina Líquida Vizcaya por cerca de R$ 10,90
  • Máscara Matrix Biolage Advanced Repair Inside por cerca de R$ 144,90
  • Acquaflora Concentrado de Queratina por cerca de R$ 20,70
  • Fluído Umidificador Avora Keranutry por cerca de R$ 23,47
  • Loréal Professionnel Pro-Keratin por cerca de R$ 20,90
  • Queratina Líquida Hidrolisada All Nature por cerca de R$ 99,00
  • Queratina Líquida Yenzah Power por cerca de R$ 21,90
  • Queratina Líquida Niely Gold Reparação por cerca de R$ 10
  • Queratina Líquida Keramax Reconstrução Capilar por cerca de R$ 12
  • Queratina Líquida Max Keratin Novex por cerca de R$ 15
  • Queratina Líquida Nutrition Salon Line por cerca de R$ 32,90
  • Queratina Líquida Carga de Queratina Haskell por cerca de R$ 32,90

E aí, curtiu saber uma pouco mais sobre os tratamentos que envolvem a queratina líquida e como você pode utilizá-la para devolver a vida aos seus cabelos? Então, experimente hoje mesmo e volte para nos contar os resultados!

Leave A Reply

Your email address will not be published.