Take a fresh look at your lifestyle.

Melhores Protetores Solar para Cabelos – Mais de 10 Opções!

Já sabemos que a exposição solar e outros agentes externos são capazes de danificar bastante a pele. Isso por conta dos raios UV que estimulam a formação de radicais livres, os maiores responsáveis pelo envelhecimento celular precoce. Mas o mesmo efeito acontece no couro cabeludo, por isso o protetor solar para cabelos também é essencial para a sua proteção e cuidados.

Pois é, os cabelos também sofrem com efeitos de fotoenvelhecimento do sol, cloro, água do mar e poluição. Assim como a pele, o couro cabeludo resseca e sofre queimaduras, perdendo a sua umidade natural e nutrientes, danificando a fibra capilar.

O calor de ferramentas de finalização como o secador, a chapinha e o babyliss também contribuem para esse ressecamento, deixando os fios opacos e com tendência a quebras.

Para evitar que isso aconteça, somente os produtos com filtro solar são capazes de fornecer a proteção diária necessária. Normalmente, o protetor solar para cabelos vem em forma de “leave-ins”, com a função de proteger do sol, hidratar e selar as cutículas dos fios para que eles consigam reter a umidade e nutrientes por mais tempo.

Além disso, eles formam uma película protetora em torno do fio, com a função de refletir a luz solar de volta, impedindo que os raios prejudiquem a haste da fibra capilar. Tudo isso porque o sol tem ação oxidante, e ao expormos os cabelos aos raios solares sem nenhuma proteção, ele destrói toda a queratina, que compõe a sua massa capilar, abrindo as cutículas dos fios e deixando o cabelo mais vulnerável, fraco e poroso.

Portanto, para enfrentar o sol, principalmente no verão, e não correr o risco de ter os cabelos danificados, invista na hidratação desde já e use e abuse de produtos como o protetor solar para cabelos, bem como chapéu ou boné. Veja nossas dicas de protetor solar para cabelos para ter sempre com você na bolsa:

Dicas de protetor solar para cabelos

O protetor solar para cabelos é essencial para manter aintegridade dos fios expostos aos raios solares.
O protetor solar para cabelos é essencial para manter aintegridade dos fios expostos aos raios solares.

Para não correr o risco de danificar os cabelos pela ação oxidativa dos raios solares, nada como proteger os fios com um bom protetor solar para cabelos. Existem uma enorme gama de produtos que possuem filtro solar, inclusive shampoos e condicionadores.

No entanto, como são enxaguados esses produtos não possuem a mesma eficácia que os produtos “leave-ins”, ou seja, que não precisam de enxágue. Muitos deles são termoprotetores, podem ser usados antes de finalizar os fios com ferramentas elétricas de calor. O protetor solar para cabelos pode vir em forma de sprays, óleos ou cremes de pentear. Veja algumas das melhores opções de protetores solar para cabelos abaixo:

1 – Acquaflora Fluido Protetor Sol & Piscina

Acquaflora Fluido Protetor Sol & Piscina
Acquaflora Fluido Protetor Sol & Piscina

Essa linha Sol & Piscina da Acquaflora é excelente protetor solar para cabelos do tipo leave in, pois foi desenvolvida especialmente para proteger os cabelos das agressões provocadas pelos raios UV, água salgada e cloro.

Ele cria uma capa protetora na fibra capilar que atua especificamente na defesa do cabelo, agindo como barreira para os fatores externos que podem prejudicá-lo. A sua fórmula contém sais minerais que aliados a silicones termoativos, promovem ação condicionante protegendo os cabelos contra as agressões causadas pelo sol ou tratamentos térmicos, além de auxiliar na remoção de resíduos acumulados nos fios. O fluido não pesa nos fios, é de fácil aplicação.

2 – Kit Natura Plant Verão

O tratamento completo Verão Plant da Natura contém três itens para proteger e devolver a saúde aos fios de cabelos expostos ao sol. O kit contém Leave-in com proteção solar, Máscara com efeito nutrição anticloro e psicina e sérum potencializador de nutrientes.

3 – Creme sem enxágue termoativado Golden Plus – O Boticário

Creme sem enxágue termoativado Golden Plus - O Boticário
Creme sem enxágue termoativado Golden Plus – O Boticário

O Creme Sem Enxágue Termoativado da linha Golden Plus do O Boticário, é uma boa opção de protetor solar para cabelos, pois protege e trata os fios, justamente através de uma reação ao calor do sol.

Ele ainda fornece mais brilho e mais hidratação, podendo ser usado também no dia a dia, com o cabelo molhado, para ajudar a desembaraçar ou com o cabelo seco, para protegê-lo do sol, auxiliando na manutenção da cor e do frizz.

Além disso, é também uma boa opção mesmo para quem tem cabelos oleosos, pois ele não é nada pesado, mesmo se você fizer reaplicações após banhos de mar ou piscina. Ele também não se acumula e os fios ficam soltos e fáceis de pentear. O creme possui extrato de girassol e vitamina E, tem um aroma delicioso, rende bastante e é fácil de aplicar.

4 – Amend Solar Defense – Creme Leave-in com Filtro Solar

Amend Solar Defense - Creme Leave-in com Filtro Solar
Amend Solar Defense – Creme Leave-in com Filtro Solar

O Amend Solar Defense com Filtro Solar Leave-in Anti Danos é um creme protetor solar para cabelos que disciplina, modela e protege os fios contra os raios UV através de uma camada protetora que restaura os danos e ainda protege do desbotamento.

Sua fórmula possui 12 óleos nutrifuncionais: para uma nutrição avançada, com propriedades regenerativas que combatem o ressecamento. Recupera a vitalidade, brilho e maciez dos fios.

5 – Leave-in Tutannol Praia & Piscina, Hidran

Leave-in Tutannol Praia & Piscina, Hidran
Leave-in Tutannol Praia & Piscina, Hidran

Esse creme leave-in Tutannol Praia & Piscina é excelente protetor solar para cabelos, pois forma um filme protetor nos fios e facilita o penteado. Sua forma é excelente para usar no dia a dia ou após praia e piscina, sendo reaplicado toda vez que sair da água.

6 – Leite para Pentear Óleo Reparação Filtro UV, da Garnier Fructis

Leite para Pentear Óleo Reparação Filtro UV, da Garnier Fructis
Leite para Pentear Óleo Reparação Filtro UV, da Garnier Fructis

O Leite para Pentear Garnier Fructis Óleo Reparação pode ser uma excelente opção de protetor solar para cabelos, pois sua textura spray é ultraleve, capaz de reparar profundamente os cabelos secos danificados e quebradiços através de sua fórmula enriquecida com micro óleos de frutas.

Ele é um tratamento sem enxágue que pode ser utilizado nos cabelos úmidos ou secos, para disciplinar os fios e proteger o cabelo, deixando-o mais forte e radiante ao longo do dia com um brilho intenso.

7 – Linha Keramax Summer SPA, Skafe

Linha Keramax Summer SPA, Skafe
Linha Keramax Summer SPA, Skafe

O Keramax Summer SPA da Skafe é uma linha de tratamento nutritivo integral para os cabelos composta por Shampoo Nutritivo, Condicionador Nutritivo, Máscara de Reconstrução Profunda, Creme Para Pentear Pré-praia, Creme Para Pentear Pós-praia e Spray Desembaraçante Bifásico.

Toda a sua linha combina a ação nutritiva do Extrato de Girassol a eficácia do filltro UV, promovendo cabelos impecáveis antes, durante e após o sol, além de ter uma fragrância praiana. Esses três últimos podem ser combinados para facilitar o penteado dos fios e evitar a quebra.

8 – Seda Verão Intenso Creme para Pentear

O creme para pentear Seda Verão Intenso protege e restaura a maciez dos cabelos expostos aos efeitos do verão. Ele tem efeito resistente à água e exclusivo complexo Sol Action UV, que protege o cabelo dos efeitos nocivos do sol por mais tempo.

9 – Óleo protetor Phytoplage, Phyto

Óleo protetor Phytoplage, Phyto
Óleo protetor Phytoplage, Phyto

O Phytoplage L’Originale Sun Oil é um óleo com proteção solar, perfeito para os cabelos secos, pois protege e repara os fios contra os raios UV, sal e cloro deixando o cabelo hidratado, com muito brilho e livre do ressecamento, frizz e pontas duplas.

Esta linha divide-se em cuidados capilares solares protetores, shampoo e cuidados reparadores pós-solares para reforçar a proteção natural dos cabelos, nutrir e reparar a fibra capilar.

Sua fórmulas botânicas possuem cera de oliva, que promove textura e ação nutritiva, ricas em ingredientes antioxidantes, que blindam os fios também contra o sal e o cloro e ainda protegem a cor dos cabelos, evitando o desbotamento.

10 – Creme para pentear Mar e Piscina, Neutrox

Creme para pentear Mar e Piscina, Neutrox
Creme para pentear Mar e Piscina, Neutrox

O creme para pentear Mar e Piscina da Neutrox tem ação protetora prolongada, que impermeabiliza e blinda os fios, formando uma barreira anti-ressecamento, por isso é excelente para ser usado como protetor solar para cabelos.

11 – Waterwear, Redken

Waterwear, Redken
Waterwear, Redken

O Waterwear da Redken é um ótimo produto protetor solar para cabelos, pois é bem resistente a água e protege por muito mais tempo os cabelos expostos ao sol. Isso porque ele contém ingredientes que oferecem poderosa proteção, mesmo após o enxágue.

Ele previne contra o ressecamento, repõe a hidratação e cria uma barreira invisível que protege a cor dos cabelos. Sua fórmula contém Óleo de Manga com um índice elevado de ácidos graxos que evitam o desbotamento. Ele não é gorduroso, absorve facilmente e fornece um efeito protetor natural de encontro à radiação UV.

Além disso, tem propriedades emolientes e atividade regenerativa, com ceramidas que aumentam a capacidade nutricional da fibra enquanto reparam e protegem os cabelos, sendo mais indicado para cabelos ressecados.

Leia também: Melhores Máscaras de Hidratação, Nutrição e Reconstrução

12 – Óleo capilar Nuxe Sun, Nuxe

Óleo capilar Nuxe Sun, Nuxe
Óleo capilar Nuxe Sun, Nuxe

A linha Huile Prodigieuse da Nuxe é um tratamento para o rosto, corpo e cabelo, que possui 98,8% de ingredientes naturais e óleos multifuncionais que deixam a pele do rosto e do corpo macia e hidratada e os cabelos brilhantes, flexíveis e macios.

Sua fórmula é leve e não gordurosa, sendo rapidamente absorvida. Ele contém óleos nutritivos como Borragem, Hipericão, Amêndoa Doce, Camélia, Avelã e Macadâmia que nutrem e suavizam. Além disso, Vitamina E que possui ação antioxidante e combate o envelhecimento das células.

13 – Sebastian Professional Flaunt Halo Mist

Sebastian Professional Flaunt Halo Mist
Sebastian Professional Flaunt Halo Mist

Esse é um spray de brilho finalizador que pode ser usado como protetor solar para cabelos de todos os tipos. Ele fortalece e hidrata suavemente enquanto dá brilho e amacia os fios sem deixá-los pesados.

Ele protege os cabelos contra os raios UV e contra calor térmico através de uma fórmula que combina Silicones, Óleos Essenciais e Filtro UV resistentes ao calor que protegem e hidratam os fios.

Leia também: Melhores Repositores de Massa Capilar para Reconstruir os Fios!

14 – Schwarzkopf Professional BC Bonacure Sun Protect Spray Conditioner

Schwarzkopf Professional BC Bonacure Sun Protect Spray Conditioner
Schwarzkopf Professional BC Bonacure Sun Protect Spray Conditioner

O Schwarzkopf Professional BC Bonacure Sun Protect Spray Conditioner é um Leave-In condicionador que serve como protetor solar para cabelos expostos ao sol.

Ele desembaraça, hidrata e protege o seu cabelo dos radicais livres e dos raios UVA/UVB, mantendo seus fios incríveis para o verão. Para os fios coloridos, ele também ajuda a manter a cor viva, evitando o desbotamento.

Sua fórmula contém Óleo de Monoi, que é um hidratante natural que nutre e repara os fios; Vitamina E, que auxilia na hidratação e restauração de cabelos opacos e secos; e Tecnologia Amino Cell Rebuild, que ajuda a recuperar a elasticidade natural dos fios, fortalecendo o interior das fibras capilares.

15 – Keune Care Line Sun Sublime Oil – Óleo Protetor Solar

Keune Care Line Sun Sublime Oil - Óleo Protetor Solar
Keune Care Line Sun Sublime Oil – Óleo Protetor Solar

O Keune Care Line Sun Sublime Oil é um óleo protetor para cabelo e corpo expostos ao sol, mar e cloro. Ele é excelente protetor solar para cabelos por ser resistente a água e proteger a pele e fios de cabelos dos danos solares, prevenindo o ressecamento.

Ele nutre e hidrata enquanto preserva o brilho da coloração nos fios. Sua fórmula contém Esqualeno, Óleo Natural da Oliva, Orizanol e Vitamina E.

Leia também: Como Nutrir o Cabelo? Caseiro, Shampoo, Dicas!

16 – Protetor para os Cabelos Manga Verde, Sol de Janeiro

Protetor para os Cabelos Manga Verde, Sol de Janeiro

O Sol de Janeiro Posto Protect Protetor para os Cabelos Manga Verde é um produto protetor solar para cabelos que protege os fios e o couro cabeludo dos danos do sol, evitando vermelhidão e queimaduras. Protege também do ressecamento e danos causados pela água do mar e da piscina.

Ele é uma loção leve que condiciona, deixando o cabelo brilhante e macio, sem oleosidade ou sensação gordurosa. Isso sem falar no delicioso cheirinho de manga verde!

Sua fórmula contém a manga Verde, que possui alto nível de antioxidantes, que ajudam a neutralizar os radicais livres que prejudicam o cabelo; Castanha do Pará, que possui selênio, proporcionando brilho e maciez aos cabelos. Além de Filtros Solares, que protegem e impedem o desbotamento dos cabelos e queimaduras no couro cabeludo.

Não contém corantes, óleos minerais nem parabenos (conservantes que podem causar danos à saúde e ao meio ambiente). São compostas por extratos vegetais com alto controle de qualidade, sem uso de pesticidas. Além disso, não são testados em animais.

Como usar protetor solar para cabelos

O protetor solar para cabelos deve ser aplicado nos fios por inteiro e ser reaplicado após cada mergulho na água
O protetor solar para cabelos deve ser aplicado nos fios por inteiro e ser reaplicado após cada mergulho na água

Para que o protetor solar para cabelos tenha um bom desempenho, existe todo um ritual de cuidados antes e depois do mergulho no mar e na piscina ou da exposição solar que vai garantir que os cabelos se mantenham saudáveis por mais tempo, principalmente os cabelos coloridos.

O ideal é espalhar o produto nos cabelos secos antes de sair de casa e reaplicá-lo após cada mergulho. Aplique um pouco do produto nas mãos e espalhe pelo comprimento até as pontas, evitando a raiz. Se for spray, borrife sobre os cabelos e distribua o produtos pelos fios com as mãos, para garantir que ele se espalhe.

Se possível, enxaguar os fios com água doce antes de reaplicá-lo novamente e pentear com um pente de madeira com dentes largos para uniformizar a aplicação e não causar atrito, levando ao efeito frisado.

Sendo assim, tenha sempre na bolsa um produto específico com propriedades hidratantes e filtro solar para reaplicá-lo com a mesma frequência que o protetor solar para pele. Só assim você vai garantir uma proteção durante todo o tempo que estiver exposta ao sol.

Os enxágues com água doce após cada mergulho vai permitir eliminar os cristais de sal (ou o cloro da piscina) da pele e dos cabelos que intensificam a ação dos raios solares.

Se você for do tipo prática, vale investir em um protetor híbrido, que pode ser usado tanto no corpo como nos cabelos.

E aí, curtiu? Viu como é fácil garantir a saúde do couro cabeludo e fios com um protetor solar para cabelos? Agora experimente um deles e volta aqui apr anso contar o resultado!

Leave A Reply

Your email address will not be published.