Take a fresh look at your lifestyle.

Pré Shampoo: O que é? Como Usar? Marcas e Caseiro!

Em se tratando dos cuidados com os cabelos, o shampoo, condicionador, máscara de tratamento (hidratação, nutrição e reconstrução) e finalizadores são os mais comuns. No entanto, existe um produto que está se tornando igualmente necessário na rotina de beleza capilar: o pré shampoo. Já ouviu falar dele?

Como o próprio nome já indica, o pré-shampoo é um produto para ser utilizado ANTES do shampoo. Ele chega com o intuito de complementar a rotina de lavagem e promover uma sensação maior de frescor e limpeza mais profunda no couro cabeludo.

Basicamente, a sua função é de preparar o cabelo para receber o shampoo de forma mais profunda, pois ele é capaz de abrir as cutículas e retirar todos os resíduos acumulados nos fios, como creme de pentear, leave-in e outros produtos finalizadores utilizados no a dia dia.

No entanto, existe também uma outra versão de pré shampoo com uma função oposta. Ou seja, de proteger os fios selando as cutículas para impedir a perda de umidade durante a aplicação do shampoo.

De qualquer forma, o pré shampoo é uma excelente aposta para complementar a sua rotina de cuidados com os cabelos, e pode ser incorporado no seu cronograma capilar sem medo. Basta saber como usá-lo corretamente para obter todos os seus benefícios.

Quer saber mais ele e como usá-lo? Vamos ensinar tudo à você e ainda dar dicas dos melhores produtinhos disponíveis hoje no mercado. Confira abaixo!

O que é pré shampoo

O pré shampoo é um produto para ser usado antes da lavagem coms shampoo tradicional.
O pré shampoo é um produto para ser usado antes da lavagem coms shampoo tradicional.

Como o próprio nome já indica, o pré shampoo é um produto para os cabelos que deve ser aplicado antes da lavagem com shampoo. Ele pode ser cremoso ou líquido, sendo uma excelente maneira de potencializar os efeitos do shampoo e condicionador, de forma prática e rápida.

Para muitas mulheres, a ideia de aplicar um outro produto antes de lavar com shampoo pode não fazer sentido. Mas acredite, o pré shampoo tem duas finalidades diferentes, a de proteger e limpar profundamente.

A primeira opção de pré shampoo (protetor) cria uma camada de proteção extra contra os agentes do shampoo tradicional, sendo desenvolvida para nutrir os fios, e deve ser aplicada apenas no comprimento e pontas. Já a outra opção (limpeza) foi criada para aliviar o couro cabeludo, realizando uma microesfoliação, para facilitar a limpeza tornando os cabelos mais leves.

O pré shampoo de limpeza abre ainda mais as cutículas dos fios, preparando-os para que o shampoo possa limpá-los mais profundamente. Ele é capaz de remover todos os resíduos acumulados nos cabelos. Além de limpar, ele ajuda a manter os fios mais leves e o couro cabeludo livre de impurezas e oleosidade.

Já o pré-shampoo protetor, nutre e sela as cutículas, evitando que os elementos agressivos do shampoo e de outros produtos danifiquem os fios, principalmente se eles já estão fragilizados por químicas anteriores.
Com isso, os cabelos ficam mais fortes e saudáveis, tornando-se uma excelente opção para quem tem cabelos cacheados e crespos mais sensíveis.

Em ambos os casos, não há contra indicações para o seu uso, podendo ser aplicado em todos os tipos de cabelo.

Ações e efeitos do Pré shampoo

O pré shampoo pode tanto proteger os fios quanto limpar profundamente.
O pré shampoo pode tanto proteger os fios quanto limpar profundamente.

Como vimos, o pré shampoo pode agir como protetor dos fios, evitando a sensação de ressecamento deixada pelo shampoo tradicional. Isso porque eles possuem componentes que ajudam a nutrir os fios, protegendo e preparando-os para uma mais eficaz lavagem.

Além disso, como um creme para pentear, o pré shampoo também tem ativos que ajudam a desembaraçar os fios, deixando-os mais maleáveis na hora de finalizar.

E se os seus cabelos ainda costumam ficar com aquela aparência de cabelo sujo e pesado, mesmo após a lavagem comum, é porque às vezes acontece do shampoo não conseguir remover todo o excesso de resíduos de outros produtos. E isso acaba deixando o cabelo rígido, com uma textura áspera e sem movimento, além de oleosos demais na raiz.

A verdade é que os shampoos diários não conseguem penetrar tão profundamente quanto os shampoos anti-resíduos, por isso o pré-shampoo é essencial. Pois ele é capaz de abrir ainda mais as cutículas e retirar todo esse acúmulo de resíduos, permitindo que outros produtos de limpeza e hidratação sejam bem absorvidos.

Outro benefício do pré shampoo é usá-lo antes dos tratamentos profundos como hidratação, reconstrução e plástica capilar, pois as cutículas dos fios precisam estar totalmente abertas para essas máscaras promoverem os efeitos esperados por elas.

Como usar pré shampoo?

O pré shampoo deve ser usado minutos antes do banho ou antes dos tratamentos capilares.
O pré shampoo deve ser usado minutos antes do banho ou antes dos tratamentos capilares.

Que o pré-shampoo foi feito para ser usado antes da lavagem com shampoo convencional, mas ele exige alguns cuidados na sua aplicação. É sempre bom seguir a orientação da embalagem.

Em relação ao tipo de pré shampoo a ser utilizado, o seu hairstylist pode lhe ajudar a escolher a melhor alternativa de acordo com as necessidades do seu cabelo.

De forma geral, os produtos em creme podem ser aplicados cerca de 10 minutos antes do banho, deixando agir por uns 3 minutinhos. Já o pré-shampoo com textura líquida ou oleosa pode ser usado nos fios deixando agir por algumas horas, como se fosse uma umectação.

Aliás, muitos pré-shampoos até recomendam dormir com o produto nos cabelos e lavá-los pela manhã. Então resumindo:

  • Pré shampoo na versão em creme: basta aplicar nos cabelos úmidos e deixar agir por 3 minutos antes do shampoo, lavando com shampoo tradicional na sequência;
  • Pré shampoo como co-wash: substitui-se o shampoo e aplica-se o produto da raiz às pontas do cabelo, lavando em seguida, enxaguando e finalizando como de costume;
  • Pré shampoo na versão óleo: pode ser usado nos cabelos secos ou úmidos, pelo menos 15 minutos antes de lavar ou passá-lo antes de dormir, lavando só no dia seguinte.

Como usar Pré-shampoo protetor

Como o pré -shampoo protetor é destinado para reduzir o efeito de ressecamento dos shampoos convencionais, eles tem o poder de selar as cutículas por conseguirem ser absorvidos pelas proteínas internas dos fios.

Na teoria, um bom condicionador deveria repor a perda da hidratação depois da lavagem com shampoo, mas nem sempre isso acontece. Por isso que na prática, o pré shampoo promove um cabelo mais forte e com menos aspecto quebradiço.

Eles podem ser encontrados na forma de máscara, creme, pasta, sérum ou óleo. Mas se os seus fios já estiverem bem ressecados, os pré shampoos em forma de óleos e cremes são ideais, pois impedem que o shampoo agrida os fios ou retire sua camada de lipídios, que os mantêm brilhantes e maleáveis.

E se você tem cabelo cacheado, mas não consegue manter o formato dos cachos definidos, o pré shampoo é uma boa opção para controlar o excesso de frizz, pontas ressecadas e fios danificados pela química.

Para aplicar, basta umedecer os fios com um borrifador e passar o pré shampoo no comprimento e nas pontas, deixando agir de 3 a 15 minutos, conforme as instruções da embalagem. Em seguida, lave o cabelo como de costume.

Como fazer um pré shampoo protetor caseiro

Para fazer um pré shampoo protetor caseiro, uma boa opção de ingrediente é o óleo de coco. Basta aquecer uma pequena quantidade no microondas por 20 segundos e aplicar mecha por mecha, deixando agir por 15 minutos, lavando em seguida.

Uma outra opção é usar uma máscara nutritiva não muito cara, afinal o shampoo vai remover a maior parte do produto. Basta aplicá-la generosamente enluvando todos os fios, deixar agir por 10 minutos e lavar normalmente em seguida.

Como usar Pré shampoo de limpeza

Devido a sua ação mais adstringente que um shampoo convencional, o pré shampoo promove uma limpeza “profunda”, inclusive removendo toda a oleosidade e resíduos de leave-in e outros finalizadores, até do couro cabeludo.

Por isso, esse tipo de pré-shampoo é bastante indicado para quem tem cabelos bastante oleosos ou que costuma ficar com os cabelos pesados, com aparência de sujo mesmo depois de ter sido lavados.

Portanto, quem tem cabelos com maior tendência ao ressecamento, como os cacheados e crespos, deve evitar abusar do pré shampoo de limpeza para não deixá-los ainda mais secos.

Nesse caso, uma hidratação logo após o shampoo covencional, antes do condicionador é bem vinda para evitar a perda do brilho e da umectação natural.

No entanto, apesar de tirar resíduos, algumas fórmulas também possuem nutrientes. Inclusive, ele é indicado antes de procedimentos como a hidratação e a reconstrução capilar, por abrir bastante as cutículas e potencializar os efeitos dos produtos utilizados.

Para aplicar, passe o produtos nos cabelos úmidos, desde o couro cabeludo até as pontas, fazendo uma massagem na raiz. Espalhe mecha por mecha, aguarde alguns minutinhos e prossiga com a lavagem.

Como fazer um pré shampoo de limpeza caseiro

Para fazer um pré shampoo de limpeza caseiro, basta misturar misturar 3 partes de azeite de oliva (ou outro óleo vegetal da sua preferência) com 1 parte de açúcar cristal, para uma esfoliação no couro cabeludo.

Deixe agir alguns minutos e prossiga com a lavar com shampoo e condicionador normalmente.

Leia mais: Pré Poo: Caseiro, O que é? Como Fazer?

Cuidados ao usar o pré shampoo

Você não deve usar o pré shampoo diariamente.
Você não deve usar o pré shampoo diariamente.

Apesar do pré shampoo ser um produto incrível que faz a diferença no tratamento dos cabelos, ele não é indicado para uso diário. O excesso do produto pode sobrecarregar os fios e causar o efeito contrário: fios frágeis, opacos, pesados e quebradiços.

O ideal é utilizá-lo a cada 10 ou 15 dias, ou conforme indicado na embalagem do produto.

É importante também ressaltar que ele não deve substituir os shampoos tradicionais, já que o poder adstringente do produto exige um tratamento de hidratação logo em seguida.

Para quem tiver os cabelos naturalmente secos, aposte em uma hidratação rápida durante o banho com ampolas ou booster de tratamento, para devolver o brilho e oleosidade natural normalmente retirada pelo pré shampoo de limpeza.

Os melhores pré shampoos de limpeza e protetores

Existem muitas marcas de pré shampoo no mercado em ambas as versões, proteção e limpeza profunda, portanto preste atenção na sua finalidade antes de comprar. Veja abaixo algumas opções:

Pré-shampoo Antirresíduos Hidro-Cauterização Pantene

Pré-shampoo Antirresíduos Hidro-Cauterização Pantene
Pré-shampoo Antirresíduos Hidro-Cauterização Pantene

A fórmula avançada do Pantene® Pro-V Pré Shampoo Hidro-Cauterização ajuda a remover resíduos e outras substâncias do seu cabelo, para uma limpeza profunda e controle da oleosidade. Ideal para usar antes de tratar o cabelo, preparando as cutículas.

Pré-shampoo Detox Clorofila e chá verde Phytoervas

Pré-shampoo Detox Clorofila e chá verde Phytoervas
Pré-shampoo Detox Clorofila e chá verde Phytoervas

O Pré Shampoo Esfoliante Phytoervas Detox possui uma fórmula com esferas de Jojoba que promovem uma esfoliação suave e ativos vegetais com poder de limpeza como a Clorofila e o Chá Verde que ajudam a eliminar impurezas, resíduos de poluição e cosméticos. Liberado para tratamento Low Poo, fórmula leve e suave sem cloreto de sódio, sulfatos, corantes e parabenos.

Pré-shampoo Elseve Reparação Total 5

Pré-shampoo Elseve Reparação Total 5
Pré-shampoo Elseve Reparação Total 5

A nova linha Elseve Reparação Total 5+ faz uma reparação total dos 5 sinais de danos para um efeito de plástica capilar. São eles a quebra, a rigidez, a opacidade, o ressecamento e as pontas duplas.

Pré-shampoo Esfoliante Limpeza Profunda Natura Plant

Pré-shampoo Esfoliante Limpeza Profunda Natura Plant
Pré-shampoo Esfoliante Limpeza Profunda Natura Plant

Além de eliminar as células mortas da região, ele limpa profundamente os fios, proporcionando a eliminação do excesso de oleosidade. Com extrato de hortelã, o Pré Shampoo Esfoliante Natura Plant promove uma deliciosa sensação de refrescância e limpeza.

Pré-shampoo Esfoliante Força e Detox Amend

Pré-shampoo Esfoliante Força e Detox Amend
Pré-shampoo Esfoliante Força e Detox Amend

Amend Força e Detox Pré-Shampoo Esfoliante Fortalecedor remove oleosidade, impurezas e células mortas enquanto equilibra o pH do couro cabeludo. Ele purifica e esfolia de forma a permitir com que os fios cresçam com mais saúde e rapidez, além de evitar a queda.

Pré-Shampoo – Cadiveu Professional Detox Proteína

Pré-Shampoo – Cadiveu Professional Detox Proteína
Pré-Shampoo – Cadiveu Professional Detox Proteína

Cadiveu Professional Detox Proteína Pré-Shampoo devolve nutrientes, elimina o frizz e dá maciez. Ele protege os fios da ação adstringente do shampoo, além de nutrir de forma intensa. Sua fórmula rica ainda repõe aminoácidos no interior das fibras capilares, deixando o cabelo saudável, forte e protegido. Indicado para uso diário.

Pré Shampoo – Paul Mitchell Neon Sugar Cleanse

Pré Shampoo – Paul Mitchell Neon Sugar Cleanse
Pré Shampoo – Paul Mitchell Neon Sugar Cleanse

Neon Sugar Cleanse de Paul Mitchell é o shampoo que deixa o cabelo limpo com uma agradável sensação de frescor, sem remover a coloração.

Pré Shampoo creme Multy da Salon Line

Pré Shampoo creme Multy da Salon Line
Pré Shampoo creme Multy da Salon Line

Multy creme multifuncional com vitamina A, vitamina E e D-Pantenol, possui ação de tratamento, nutrição e desembaraço. O seu uso contínuo protege os fios das agressões externas, torna os cabelos mais saudáveis, maleáveis, brilhantes e nutridos. O creme multifuncional pode ser usado com ou sem enxágue, dependendo das necessidades dos fios.

Viu que maravilha poder contar com um pré shampoo de vez em quando para tratar os cabelos? Se você estiver na dúvida sobre qual tipo utilizar, converse com o seu cabeleireiro de confiança, ele vai poder esclarecer se você realmente precisa desse produto e qual deles é mais indicado para o seu caso.

Leave A Reply

Your email address will not be published.