Take a fresh look at your lifestyle.

Pré Poo: Caseiro, O que é? Como Fazer?

Já ouviu falar em Pré Poo? Muita gente já ouviu essa expressão por aí, mas não tem ideia do que é, para que serve e muito menos de como é feito. Normal, pois o universo capilar está vasto demais para acompanhar tanta novidade surgindo a todo momento.

Por isso, nós do AMulher vamos ajudar você a se inteirar no assunto e quem sabe até, virar uma expert quando conseguir entender sobre a textura do seu cabelo e todas as suas necessidades.

Toda mulher sofre com pontas ressecadas em um momento ou outro na vida. Afinal, depois de verões intensos como os nossos, e da quantidade de procedimento estético capilar que nos submetemos todos os meses, tem uma hora que os fios também pedem arrêgo. Principalmente no verão, uma estação em que o calor acaba nos obrigando a aumentar a quantidade de lavagens.

E você sabe, lavar os cabelos todos os dias pode ressecar bastante os fios, especialmente se eles já costumam sofrer com outros danos (química, chapinhas, secador, entre outros). Para evitar esse temido ressecamento, especialistas recomendam alguns cuidados como intercalar as lavagens e a técnica do pré poo, que nada mais é que um tratamento de pré lavagem como um “pré shampoo”.

O método é super eficaz, barato e na prática muito rápido também, podendo ser feito até dentro do box antes de lavar os cabelos. O pré poo vai proteger seus fios, já ressecados e sensíveis, dos sulfatos normalmente presentes nos shampoos e ao mesmo tempo permitir que fiquem limpos.

Quer saber como fazer o pré poo no cabelo? Fique de olhos nas dicas que vamos oferecer abaixo!

Afinal, o que é Pré Poo?

O Pré Poo é uma técnica de pré lavagem antes do shampoo.
O Pré Poo é uma técnica de pré lavagem antes do shampoo.

A expressão pré poo é um tratamento de pré-lavagem, ou seja, um tratamento feito antes de lavar os cabelos. A expressão vem do inglês, uma abreviação para pre shampoo. Como ela, ainda temos variações como o “low poo”, para designar um shampoo de composição mais leve e o “no poo”, para lavagem sem shampoo com apenas condicionador, ou o “dry shampoo”, que é uma lavagem seca, sem molhar os cabelos.

Enfim, é muito “poo” para tão poucos fios de cabelos! Mas com o tempo você se acostuma e vai ver que é tudo muito fácil de entender e incorporar na sua rotina capilar.

A ideia é aplicar um produto para proteger os fios ressecados antes de lavar para evitar que o shampoo, ao fazer a limpeza, retire também os nutrientes e a oleosidade natural dos cabelos. Isso porque, como sabemos, o shampoo possui pH ácido e substâncias como o Lauril Sulfato que agridem bastante os fios, principalmente se eles já estiverem fragilizados.

Normalmente, a técnica é feita com um simples condicionador, máscara capilar, óleo ou qualquer ingrediente capaz de formar uma película protetora nas regiões sensíveis. Alguns especialistas recomendam até umectações noturnas ou hidratações.

Por que utilizar a técnica do pré poo?

A técnica de Pré Poo vai blindar os cabelos e evitar maiores danos.
A técnica de Pré Poo vai blindar os cabelos e evitar maiores danos.

Principalmente para quem não consegue seguir um cronograma capilar, seja por falta de paciência ou tempo, a melhor opção é tentar manter os nutrientes do cabelo nos fios, ao invés de ter que ficar repondo.

Você já deve estar careca de saber que a chuva, vento, poluição, chapinha, secadores, procedimentos químicos (escova progressiva, tintura, descoloração) e lavagens em excesso, danificam os fios e retiram todos os seus nutrientes.

Além disso, mesmo que você mal exponha seus cabelos à tudo isso, apenas o shampoo pode deixá-los ressecados, fracos e quebradiços. Até mesmo os mais fracos, com menos sulfato na composição, podem ressecar.

Sendo assim, o pré poo é capaz de proteger o seu cabelo antes da lavagem, não só a raiz, mas também todo o comprimento dos fios até as pontas. O pré poo é muito parecido também com a técnica C.L.C que condiciona, lava e condiciona novamente. Além disso, é também uma ótima técnica para manter a hidratação dos cabelos durante o inverno.

Como é feita a técnica de pré poo?

A técnica de Pré Poo pode ser utilizada com óleos, máscara de hidratação e condicionador.
A técnica de Pré Poo pode ser utilizada com óleos, máscara de hidratação e condicionador.

Como dissemos, a técnica de pré poo deve ser aplicada nos cabelos antes de lavá-los. Você poderá utilizar um óleo essencial, de preferência de origem vegetal; uma máscara de hidratação bem leve ou um condicionador para o seu tipo de cabelo, aplicando do meio para as pontas.

No caso do óleo, a técnica é quase uma mini umectação, pois você vai deixar agir por apenas alguns minutinhos. Já a máscara e o condicionador vão servir para uma mini hidratação, pois podem ficar por menos tempo ainda que já é o suficiente para selar as cutículas. Apenas evite produtos com parafina e óleo mineral. Veja abaixo:

Pré Poo: Mini Umectação

A umectação é uma técnica de banho de óleo vegetal no cabelo que faz parte do cronograma capilar, e que deve ficar nos cabelos por algumas horas. Mas, no caso do Pré Poo, você vai deixar o óleo agir por apenas 15 minutos nos cabelos antes de retirá-lo na lavagem.

O objetivo disso não é nutrir profundamente os cabelos, mas criar uma barreira protetora nos fios antes de serem lavados, para que o shampoo não seja capaz de retirar todos os nutrientes ou ressecar ainda mais os cabelos.

Você pode esquentar o óleo no microondas por 15 a 20 segundos e aplicar nos fios ainda morno. Não precisa ser um óleo muito caro ou difícil de encontrar, pois você irá retirá-lo em seguida.

Mas se quiser utilizar um bom óleo nos cabelos e aproveitar para dar aquela bombada de nutrientes, use o óleo de coco nos cabelos. Aplique em mecha por mecha nos fios sujos e massageie também levemente o couro cabeludo, para ajudar a ativar a circulação sanguínea no local e estimular o crescimento. Depois, é só enxaguar com água e lavar como de costume com o shampoo para o seu tipo de cabelo, seguido do seu condicionador.

Pré Poo: Mini Hidratação

A hidratação dos cabelos para cabelos secos é outro procedimento do cronograma capilar, normalmente feito semanalmente, com algumas horas duração, dependendo da necessidade dos cabelos. No caso do pré poo, essa hidratação será de apenas alguns minutos, de 10 a 15 minutos.

Você pode utilizar qualquer máscara de hidratação capilar, mas o ideal é que ela seja leve e barata. Não precisa ser uma máscara de hidratação profunda cheia de nutrientes, pois o shampoo durante a lavagem vai jogar tudo fora.

O objetivo é fazer uma blindagem de “proteção falsa” por fora, para manter a proteção verdadeira nos fios. Pode usar também resto de condicionador também. Mas se você quiser usar usar cremes mais específicos para penetrar profundamente nos fios e ajudar na ação da máscara de tratamento, o Novex Tudo de Bom da Embelleze é uma boa opção.

Ele pode ser encontrado em uma embalagem de 1kg, multifuncional, que depois pode ser usado como creme de tratamento profundo, tratamento condicionante e leave in também. Mas é bem concentrado, então não exagere na quantidade. Além disso, ele não contém é parabenos, sulfatos e silicones.

Para aplicar, umedeça um pouco os cabelos e aplique uma quantidade bem generosa de creme nos fios, enluvando todas as mechas. Depois de deixar agir, pode lavar normalmente.

Pré Poo: Mini Hidratação com Mel

A hidratação com mel para os cabelos é uma velha conhecida do cronograma capilar. No caso do Pré Poo, ele também é fantástico para porosidade. O único problema é que o mel é um ingrediente puro e caro demais para ser desperdiçado em uma “falsa hidratação”. Lembre-se que a maior parte desses produtos e ingredientes não ficarão tempo suficiente para seu total benefício nos cabelos e são jogados fora durante a lavagem.

Você pode misturar o mel com um pouco de azeite de oliva e levar ao microondas por 15 a 20 segundos, antes de aplicar nos cabelos para fazer um mini-banho de mel como na mini umectação com óleo. Deixe agir como na mini umectação acima, e lave depois normalmente.

Qual a diferença entre Pré Poo e tratamentos capilares tradicionais?

Você deve estar se perguntando qual a diferença entre os tratamentos tradicionais, se não for apenas pelo tempo de duração nos cabelos.

Bem, os tratamentos de hidratação e umectação tradicionais, normalmente são feitos após a lavagem com shampoo, quando as cutículas estão bem abertas e aptas para receberem os nutrientes desses produtos aplicados.

Já o pré poo, como vimos, é uma técnica de preparação dos fios. Uma espécie mesmo de “blindagem” de proteção, mais como precaução para evitar maiores danos.

Quais tipos de cabelos indicados para o Pré Poo?

Os cabelos ressecados e mais ondulados são os que mais se beneficiam do pré poo.
Os cabelos ressecados e mais ondulados são os que mais se beneficiam do pré poo.

Todos os tipos de cabelos podem se beneficiar da técnica de pré poo, mas os naturalmente ressecados (cabelos cacheados, por exemplo) e os danificados por agentes externos e química serão os maiores beneficiados.

No caso dos cabelos cacheados, as pontas costumam ficar mais secas por causa das ondas que impedem que a oleosidade natural da raiz dos cabelos chegam facilmente à pontas. A técnica do pré poo é capaz de trazer resultados de melhora logo nas primeiras utilizações.

Já quem costuma utilizar muita chapinha, babyliss, tintura, descoloração e todos os procedimentos capilares que danificam as pontas, como a escova progressiva, por exemplo, a técnica de pré-lavagem serve como proteção para evitar que esses danos sejam ainda maiores.

Quem possui cabelos mistos, como raiz oleosa e pontas bem ressecadas, ou quem está com o comprimento do cabelo fragilizado, poroso e ressecado também pode utilizar a técnica de pré poo sem ressalvas.

Quantas vezes pode fazer o Pré Poo?

O Pré Poo vai ser capaz de manter os fios hidratados e saudáveis.
O Pré Poo vai ser capaz de manter os fios hidratados e saudáveis.

A quantidade de vezes que se deve aplicar a técnica de pré poo vai depender muito do estado do seu cabelo. Se você já faz lavagens alternadas, pode utilizar a técnica 1-2 vezes na semana, toda vez que for usar shampoo.

Se o seu cabelo está mesmo muito danificado, opte pelos óleos. Se for apenas um caso de precaução ou de manter os nutrientes nos fios, utilize máscaras menos potentes ou condicionadores leves, principalmente se o seu tipo de cabelo for oleoso. O óleo costuma deixar os fios mais oleosos e pesados. (Leia mais em Como Tirar a Oleosidade do Cabelo? Talco, Bicarbonato, etc).

Se quiser, existe ainda mais uma opção. Como pingar algumas gotinhas de óleo no condicionador e aplicar nos fios, por 5 a 10 minutos, antes usar o shampoo e continuar a limpeza.

Quais os principais resultados esperados pelo Pré Poo?

Apesar da técnica não ser um tratamento para os fios, ele vai impermeabilizar os cabelos suficientemente para impedir que o shampoo remova os nutrientes e a oleosidade natural dos fios.

O pré poo age como um selante protetor, enganando o shampoo e deixando que ele penetre apenas o suficiente para limpar os cabelos, sem retirar as substâncias necessárias para manter os cabelos hidratados e nutridos.

Isso vai fazer com que os cabelos mantenham as pontas hidratadas por mais tempo, e todos os seus nutrientes absorvidos também. Com o pré poo, as pontas ressecadas ficam sedosas, brilhantes e sem frizz, porém a raiz limpa. O melhor de tudo, é que o pré poo ajuda o cabelo a ficar mais forte enfrentar a batalha contra os agente nocivos para o cabelo.

E aí, gostou? Tente você também e volte pra nos contar como foi a sua experiência com a técnica do Pré Poo.

Leave A Reply

Your email address will not be published.