Take a fresh look at your lifestyle.

Plástica Capilar: O que é? Como Fazer?

A plástica capilar é um dos tratamentos estéticos mais procurados nos salões e clínicas de todos os estados do país.

A semelhança com diversos outros tratamentos, como escova progressiva e hidratação capilar, faz com que muita gente acabe se confundindo na hora de escolher o tratamento mais indicado para melhorar a saúde dos seus cabelos.

Se você já sentiu aquela dúvida na hora de procurar um tratamento para seus cabelos, não se preocupe.

Descubra neste artigo o que é a plástica capilar, como o procedimento é feito, as diferenças entre a plástica capilar e outros tratamentos, os principais produtos utilizados pelos profissionais e outras informações valiosas.

Leia esse artigo até o fim e fique por dentro desse assunto que é tendência nos salões brasileiros.

O que é plástica capilar?

Ao contrário do que o nome sugere, essa técnica não é realizada como uma cirurgia plástica feita por homens e mulheres pelas clínicas espalhadas pelo Brasil.

A plástica capilar é uma técnica que tem como objetivo fazer a reposição de vitaminas, minerais e outros nutrientes dos cabelos que estão danificados, fracos e sem vida. Essa técnica surgiu na indústria de cosméticos japonesa, ganhando muito espaço no mercado por apresentar resultados mais satisfatórios do que outras técnicas como cauterização ou hidratação.

Como é feita a plástica capilar?

A plástica capilar não é um procedimento cirúrgico, mas um tratamento capilar estético que possui uma aplicação nada invasiva.

O tratamento tem início com a lavagem dos fios utilizando um shampoo de limpeza profunda para que seja feita uma limpeza de todas as impurezas que estão prejudicando a saúde dos cabelos, além de ajudar a abrir as cutículas dos fios para que recebam os produtos que fazem parte da plástica capilar.

Na sequência, é aplicado um shampoo com componentes em sua fórmula. Esses componentes são capazes de devolver as vitaminas aos fios.

O próximo passo é a aplicação da queratina hidrolisada diretamente nos fios ainda úmidos. Essa aplicação é feita mecha por mecha, para que possam ser utilizados a prancha e o secador.

A utilização de secador tem como objetivo aproveitar o calor gerado para melhorar a absorção da queratina hidrolisada aplicada nos fios.

Já a prancha, ou chapinha, como é popularmente conhecida, é utilizada com a finalidade de selar os fios.

Depois de finalizada a lavagem de limpeza e a aplicação dos produtos, é feita uma nova aplicação, dessa vez com o uso de uma máscara nutritiva que deve agir por mais ou menos 5 minutos.

O papel da queratina nos cabelos

A queratina é uma proteína produzida pelo corpo humano que pode ser encontrada não somente nos cabelos, mas também nas unhas e na própria pele.

Essa proteína é a responsável por garantir elasticidade e força, além de impermeabilizar os fios, protegendo-os das agressões que eles sofrem a todo momento, como o contato com a água do mar, exposição ao sol, ventos e poluição constantes.

O ideal é utilizar a queratina em sessões com intervalos de mais ou menos 15 dias para que os cabelos não recebam a proteína em excesso, o que pode acabar prejudicando os fios em vez de deixá-los mais saudáveis.

Para quem é indicada?

Esse tratamento é mais indicado para pessoas que realmente tenham cabelos danificados por diversos motivos.

O uso constante de produtos químicos nos cabelos, exposição excessiva aos raios solares e até mesmo o desgaste natural que ocorre com o passar do tempo são os principais fatores que tornam a aplicação da plástica capilar uma opção válida.

Se você não tem problemas com fios danificados, a aplicação da plástica capilar pode acabar sendo prejudicial, já que o excesso de queratina nos fios pode acabar deixando seu cabelo mais áspero.

Quanto tempo dura?

Depois de feita a aplicação da plástica capilar, os efeitos do tratamento têm uma duração de mais ou menos 1 mês.

Após esse período é necessário voltar a consultar o profissional que fez a aplicação da plástica capilar para que seja feita uma avaliação da situação dos fios após a realização do tratamento.

Nessa avaliação, o profissional vai dizer se existe a necessidade de refazer a aplicação ou se apenas a manutenção da limpeza dos fios com produtos do dia a dia é suficiente para conservar a saúde dos cabelos.

Shampoos específicos para o seu tipo de cabelo ou aqueles voltados para recuperação de fios danificados podem ajudar a manter os resultados da plástica capilar por mais tempo.

Quem pode aplicar a plástica capilar?

Muitos tipos de tratamentos estéticos e capilares podem ser realizados em suas versões caseiras sem oferecer grandes riscos para você. Na aplicação da plástica capilar propriamente dita, é indicado que você procure um profissional que realmente conheça o método.

Como é necessária uma avaliação prévia para constatar a situação atual dos fios e confirmar se realmente existe a necessidade de aplicação desse tipo de tratamento, somente um profissional qualificado e experiente vai saber dizer com propriedade se você deve ou não realizar esse tratamento.

O mesmo vale para a avaliação que deve ser feita semanas após a aplicação da plástica capilar para confirmar a necessidade de novas aplicações.

Plástica capilar alisa o cabelo?

Quando a saúde dos seus fios fica muito comprometida, é possível que apenas tratamentos superficiais não sejam suficientes para devolver a eles a saúde e suas características naturais.

Muita gente tem essa dúvida sobre as propriedades alisantes da plástica capilar, e isso se justifica pelo surgimento diário de novos tratamentos que prometem vários benefícios, como alisamento e nutrição em um mesmo produto.

A plástica capilar não é um tratamento que promove o alisamento dos fios de cabelo.

Ela ajuda a recuperar a saúde dos cabelos através da reposição de queratina e outros componentes, porém, suas propriedades não alteram a textura dos fios.

Qual a diferença entre plástica capilar e implante capilar?

Essa é uma dúvida bastante comum entre as pessoas que estão procurando por tratamentos que podem ajudar a recuperar os cabelos danificados. É preciso entender que plástica capilar e implante capilar são procedimentos completamente diferentes.

A plástica capilar é um tratamento que apenas faz uso de produtos cosméticos com o objetivo de devolver a saúde aos fios danificados pelos mais diversos fatores, como já mencionamos anteriormente.

O implante capilar é uma técnica que faz a retirada de fios saudáveis de regiões do couro cabeludo que não foram afetadas pelos efeitos da calvície.

Os fios naturais saudáveis retirados das chamadas áreas doadoras são enxertados um a um com o auxílio de lentes de aumento nas partes calvas do couro cabeludo, sempre no sentido natural do crescimento dos cabelos.

Esse tipo de técnica é altamente recomendado para pacientes que sofrem com a queda de cabelos causada por fatores como tabagismo, estresse e causas genéticas que atingem milhões de pessoas em todas as partes do mundo.

Os resultados do procedimento podem ser vistos imediatamente após a cirurgia, mas é comum que nas semanas seguintes os fios enxertados caiam para dar espaço para que os novos fios saudáveis cresçam.

Depois de realizado o implante capilar, o paciente pode retornas às suas atividades normais em mais ou menos de 24 horas.

Plástica capilar e hidratação capilar são a mesma coisa?

Embora sejam tratamentos muito semelhantes, a hidratação capilar é um tratamento com aplicação e resultados diferentes da plástica capilar.

A hidratação capilar é um tratamento estético indicado para quem precisa hidratar cabelos ressecados ou desgastados pelo excesso de sol, água e ventos, que tem como principal finalidade repor a água que compõe os fios, responsável por manter os cabelos brilhantes, flexíveis e fortes.

Nesse tratamento, são aplicadas máscaras com propriedades nutritivas diretamente nos cabelos molhados, que depois devem descansar cerca de 20 minutos para que os fios possam absorver os nutrientes de forma mais efetiva.

A principal diferença entre a plástica capilar e a hidratação capilar está na ausência da queratina hidrolisada na composição dos produtos utilizados para fazer a hidratação, o que caracteriza esses produtos como hidratantes, e não como reconstrutores.

Produtos para plástica capilar

O mercado de cosméticos está sempre trazendo novidades para todos os tipos de necessidades que surgem com o passar do tempo. Confira a seguir os principais produtos que são utilizados na aplicação da plástica capilar em salões de todo o Brasil.

Elseve

A L’oreal é a maior fabricante de produtos cosméticos de todo o mundo e entre as centenas de itens comercializados também é possível encontrar produtos específicos para plástica capilar.

A linha Elseve Reparação Total 5 foi desenvolvida com tecnologia de plástica capilar, que atua diretamente na reconstrução dos fios danificados.

Esses produtos estão disponíveis no mercado e podem ser encontrados com facilidade em lojas e redes especializadas.

Mirra

Os produtos da Mirra dividem opiniões quanto ao resultado que trazem quando utilizados em tratamentos como a plástica capilar.

Enquanto alguns profissionais afirmam ter conseguido ótimos resultados com o uso desses produtos, outros reclamam que os resultados conseguidos com a utilização de seus produtos ficaram longe de serem satisfatórios.

Procure indicações com amigos e profissionais para saber se os produtos da Mirra podem realmente atingir os resultados que você deseja com o tratamento.

Cadiveu

Os produtos de plástica capilar Cadiveu são bastante utilizados em salões por alcançarem resultados muito próximos dos prometidos.

Se você chegar em um salão e a plástica capilar for feita com produtos Cadiveu, é bem provável que os resultados sejam bem satisfatórios, mesmo não sendo uma marca das mais conhecidas do grande público.

Aneethun

A Aneethun possui uma linha de produtos que realizam a plástica capilar com resultados bastante interessantes, relatados por clientes e profissionais especializados nesse tipo de tratamento.

Pergunte para o profissional que vai realizar a plástica capilar quais produtos ele utiliza e, se entre os produtos estiver algum da Aneethun, pode mergulhar de cabeça – literalmente.

O que pode causar a queda de cabelos?

A queda de cabelos é algo totalmente normal para todas as pessoas, independente da existência de problemas físicos ou de saúde.

Estima-se que uma pessoa perca entre 50 e 100 fios de cabelo todos os dias, uma quantidade muito pequena quando comparada aos mais de 100 mil fios que uma pessoa tem – em média – no couro cabeludo.

Diversos fatores podem contribuir e acelerar a queda de cabelos em homens e mulheres, mesmo que você não sofra com os sintomas da calvície.

Entre os principais fatores, estão:

  • Estresse;
  • Uso contínuo de certos medicamentos;
  • Envelhecimento;
  • Alterações hormonais;
  • Mudanças no metabolismo;
  • Amamentação.

É importante ressaltar que queda de cabelos nem sempre significa que há um quadro de calvície. Estima-se que a calvície atinja cerca de 40% da população, prioritariamente pessoas do sexo masculino.

Como evitar que os fios caiam?

Para evitar que os seus fios acabem caindo ou se tornando fracos e sem vida como decorrência das agressões que eles sofrem diariamente, alguns cuidados básicos podem ser de grande ajuda. Destacamos alguns deles a seguir:

  • Manter os cabelos limpos;
  • Utilizar escovas adequadas para o seu tipo de cabelo;
  • Diminuir seu estresse;
  • Deixar os cabelos molhados soltos;
  • Diminuir o fumo e o álcool;
  • Usar a chapinha corretamente;
  • Melhorar a alimentação.

Existem contraindicações para a plástica capilar?

A plástica capilar é um tratamento que pode ser realizado por qualquer pessoa, independente do seu tipo de cabelo.

O único cuidado que você deve ter antes de se submeter ao tratamento é realizar um teste de mechas para garantir que os componentes dos produtos utilizados não causam nenhum tipo de reação alérgica.

Conclusão

A plástica capilar é um tratamento estético que vem mostrando ótimos resultados quando aplicado de forma correta, por profissionais qualificados para tal.

Se você já procurou diversos tipos de tratamento sem conseguir alcançar o resultado desejado na saúde dos seus cabelos, talvez seja a hora de você experimentar o que a plástica capilar pode fazer por você e pelos seus fios.

Como é um tratamento sem contraindicações, não existem motivos para você não experimentar os efeitos da reposição de queratina nos fios para que eles voltem a ter aquele brilho e força que você sempre gostou tanto.

Depois de aplicar a plástica capilar, deixe um comentário aqui embaixo dizendo o que achou dos resultados!

Leave A Reply

Your email address will not be published.