Take a fresh look at your lifestyle.

Piercing no Smile: Cuidados e Dicas!

0 31

O piercing no smile se tornou uma grande febre, principalmente entre os mais jovens que buscam um visual mais ousado e fora dos padrões convencionais.

Esse tipo de piercing vem sendo cada vez mais usado, tanto por homens quanto por mulheres. Um dos motivos do seu sucesso é a facilidade de escondê-lo em ocasiões onde um visual mais ousado não seja a melhor opção.

Se você está de olho nessa moda, e está pensando em deixar seu sorriso mais brilhante e ousado, confira esse especial sobre piercing smile que preparamos para você.

De onde veio o piercing?

O piercing é uma forma de modificação corporal (Body Modification), onde são feitas perfurações em partes do corpo e depois são inseridas peças metálicas esterilizadas.

Muito popular a partir dos anos 90, o piercing possui uma história muito mais antiga, servindo como símbolo para identificar povos e culturas em várias partes do mundo.

India

Na India é muito comum que as pessoas utilizem piercings no nariz, no septo nasal e nas orelhas.

Originário da India, o piercing da ala do nariz é utilizado apenas pelas castas mais altas, servindo como identificação e distinção entre as diferentes classes sociais que habitam o país.

Esquimós

No Alasca os piercings colocados na língua e no lábio eram usados para simbolizar a transição dos jovens para a vida adulta.

Faraós egípcios

Os antigos faraós egípcios também tinham o hábito de utilizar objetos metálicos presos a seus corpos por meio de perfurações feitas em suas peles.

O uso de piercings no umbigo, por exemplo, era um privilégio concedido apenas aos membros da família real.

Piercing no smile: cuidados essenciais

Assim como qualquer outro procedimento, quando você decide colocar um piercing no smile é preciso tomar alguns cuidados.

Confira a seguir alguns cuidados essenciais para que você não tenha nenhum tipo de problema com o seu piercing no smile.

Limpeza

Nós sabemos que a boca é a parte do corpo humano onde se concentra a maior quantidade de bactérias, por isso manter a limpeza da região é fundamental para evitar transtornos como infecções ou inflamações.

O mais recomendado é realizar a higienização bucal pelo menos duas vezes por dia, sempre utilizando enxaguante bucal. Além disso, utilize sempre uma haste flexível para limpar a joia todos os dias.

Alimentos

Os profissionais costumam passar orientações referentes a ingestão de certos alimentos aos seus clientes sempre que realizam a colocação de um piercing em qualquer parte do corpo.

No caso do piercing smile também é recomendado que a pessoa evite utilizar os dentes frontais, onde se encontra a joia, durante a mastigação.

Escovação

Assim como a higiene bucal, a escovação dos dentes deve ser feita normalmente, tomando sempre cuidado para que a pressão feita durante a escovação não cause nenhum incomodo decorrente do contato da joia com a gengiva.

Colocação

Procure sempre um profissional que realmente seja capaz de colocar o piercing corretamente para que não ocorra nenhum tipo de problema durante o processo. E exija sempre o uso de agulhas e materiais esterilizados e descartáveis.

Somente um profissional pode fazer a perfuração com segurança.

Cicatrização

Durante o processo de cicatrização procure evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cigarros.

Atenção!

Antes de cada procedimento listado acima, tome o cuidado de sempre estar com as mãos limpas antes de começar a limpar a área onde se encontra o piercing.

Piercing no smile masculino

Os homens também já aderiram a moda do piercing smile, e o número de adeptos desse tipo de piercing entre o sexo masculino é cada vez maior.

Os piercings em geral deixam os homens mais atraentes, e com o piercing no smile não é diferente.

Piercing no smile feminino

O público feminino foi o primeiro a abraçar a moda do piercing no smile, e esse detalhe confere a mulher um ar mais ousado e chamativo, criando um charme todo especial.

Piercing no smile pode rasgar?

O freio superior, assim como o inferior, é uma pele muito fina, e por isso pode sim acabar rasgando com o tempo.

É comum que isso aconteça com o piercing smile quando a joia utilizada é muito pesada. Esse peso pode acabar fazendo com que o freio rasgue.

Mas isso não é motivo para preocupação, já que a pele do freio se regenera rapidamente, e depois de regenerada você pode colocar novamente o piercing smile.

Para evitar que o freio acabe se rompendo novamente, uma boa dica é passar a utilizar joias menores e mais leves.

Joias muito pesadas podem fazer a região rasgar com o tempo.

Piercing no smile atrapalha a beijar?

Na imensa maioria dos casos, o piercing smile não causa nenhum tipo de incômodo na hora do beijo.

As joias utilizadas são pequenas, então elas passam praticamente despercebidas.

Porém, como já mencionamos anteriormente, a boca é uma área do nosso corpo, repleta de bactérias que podem ser transmitidas durante um simples beijo.

Essa transmissão através do beijo pode causar infecções e em alguns casos complicações mais sérias.

Em quanto tempo acontece a cicatrização do meu piercing no smile?

O tempo de cicatrização de um piercing é diferente de pessoa para pessoa.

Além de cada organismo ter o seu próprio ritmo, o local perfurado também influencia diretamente no tempo de cicatrização do piercing.

Veja o tempo médio de cicatrização de algumas partes do corpo:

  • Nuca – 6 meses;
  • Umbigo – entre 3 meses e 1 ano;
  • Língua – 6 semanas;
  • Septo – 8 meses;
  • Mamilo – 4 meses até 1 ano.

No caso específico do piercing no smile, o tempo de cicatrização pode variar entre 4 e 12 semanas.

Piercing no smile falso

Se você tem muita vontade de fazer um piercing smile, mas morre de medo de agulhas, ou tem qualquer outro motivo que tem impeça, não precisa desanimar.

Você pode encontrar em lojas especializadas, tanto físicas quanto virtuais, alternativas para o piercing smile que dispensam a necessidade do furo.

Esses piercings funcionam no sistema de pressão, e produzem o mesmo efeito estético que o processo de colocação convencional.

A grande vantagem do piercing no smile falso é que ele pode ser retirado sempre que você quiser, e os cuidados de higiene não precisam ser tão rigorosos (mas devem!).

Além disso, como não existe a perfuração o risco de infecções, inflamações e outras complicações é praticamente zero.

Qual tipo de joia mais indicado para piercing smile?

Conhecer os tipos de joias para o piercing é fundamental para que você escolha a joia certa para o seu piercing no smile.

Veja alguns dos tipos de joias mais utilizadas pelos profissionais, e que podem ser utilizadas no seu piercing.

  • Aço cirúrgico;
  • Titânio;
  • Ouro.
Qual tipo de joia é a sua favorita?

Para o piercing smile as joias em ouro acabam não sendo as mais indicadas, pois os componentes do ouro, como cobre, zinco e níquel podem causar reações alérgicas quando em contato interno com a pele.

Os modelos de joias mais usadas por quem coloca um piercing no smile costumam ser:

  • Curvado;
  • Argola;
  • Spike.

O que os dentistas acham do piercing no smile?

Esse é um tema que normalmente divide opiniões, principalmente quando estamos falando de piercings colocados em tecido moles da boca, como o freio e a língua.

Apesar de alguns profissionais da odontologia afirmarem que quando a colocação e os cuidados posteriores são feitos corretamente as chances de complicações são muito pequenas, uma outra parcela desses profissionais se opõe totalmente a essa prática.

Entre os motivos pelos quais os dentistas não recomendam a colocação de piercings estão:

  • Problemas de cicatrização de pessoas diabéticas;
  • Hemorragias em pessoas com anemia.

Além disso outros motivos listados pelos dentistas são:

  • Reabsorção gengival, causada pela fricção do piercing nesses tecidos poderá causar problemas que só podem ser tratados cirurgicamente;
  • Fratura nos dentes, causada por piercings como os de língua que pode causar, além de fraturas, erosão nos dentes, fazendo com que seja necessária a restauração do dente;
  • Hemorragias, decorrentes de processos de colocação mal realizados, ou ambientes em condições sanitárias fora das especificações, fazendo com que em muitos casos seja necessário atendimento médico em hospitais;
  • Doenças como HIV e Hepatite, que podem ser contraídas mesmo em ambientes com boas condições de higiene e uso de materiais esterilizados e descartáveis;
  • Infecções, que podem ser causadas pelas bactérias que estão presentes na cavidade oral, e que podem acabar inclusive sendo transportadas para outras partes do organismo.

Dói muito colocar piercing no símile?

É muito normal as pessoas associarem a colocação de um piercing a um processo extremamente dolorido, muitas vezes tendo como parâmetro a dor que uma tatuagem provoca.

Para surpresa de muitos a dor ao perfurar o freio superior é muito pequena. E agora você deve estar se perguntando como isso é possível.

O freio do lábio superior é uma pele muito fina, e isso faz com que a agulha encontre pouquíssima resistência na hora de transpassar a pele, fazendo com que a perfuração seja muito rápida e causando apenas um pequeno incomodo.

Mas colocar piercing pode fazer mal para minha saúde?

A esmagadora maioria das pessoas que coloca um piercing não tem nenhum tipo de problema de saúde.

Ainda assim, existem alguns casos de pessoas que enfrentaram complicações decorrentes da colocação de um piercing.

Isso acontece principalmente pela falta de cuidado dos clientes, que acabam aceitando realizar esses procedimentos em condições inadequadas, tanto técnicas quanto de assepsia.

Por mais que os profissionais se dediquem e estejam sempre refinando as técnicas que são utilizadas, os riscos sempre vão existir.

E quando a pessoa que faz esse procedimento não é um profissional de verdade, esses riscos se elevam consideravelmente.

Primeiro porque é muito provável que essa pessoa não saiba exatamente o que está fazendo.

Segundo, é muito provável que as condições de assepsia e higiene do local onde será realizado o procedimento não serão as mais corretas.

Para saber se o piercing fará algum mal à sua saúde é necessário que você analise alguns fatores que são decisivos para que você não tenha nenhum tipo de complicação após colocar seu piercing.

O primeiro fator que pode determinar se você terá algum tipo de complicação com seu piercing é o local onde a colocação é feita.

Esse é o maior risco que qualquer pessoa pode correr quando decide por colocar um piercing em seu corpo. Por isso é sempre importante buscar apenas pessoas que sejam qualificadas para realizar esse procedimento, para que os riscos sejam minimizados ao máximo.

Se você sempre tomar esse cuidado, com certeza o risco de ter qualquer tipo de complicação ficará muito menor.

O piercing é uma modificação corporal que ganha cada vez mais adeptos.

O que fazer se meu piercing inflamar?

A inflamação no piercing acontece quando ocorre alguma alteração no processo de cicatrização.

Essa alteração vai fazer com que você sinta dor na região perfurada, inchaço e vermelhidão.

Quando ocorre essa inflamação, os principais cuidados que devem ser tomados são:

  • Manter a área inflamada seca, evitando o acumulo de secreção ou suor, de preferência utilizando roupas arejadas;
  • Deixar o local sempre limpo, pelo menos 2 vezes ao dia usando água e sabão, e depois secando com uma toalha ou gaze;
  • Evitar o atrito de roupas e acessórios com o piercing;
  • Fazer uso de anti-inflamatórios, que podem ajudar a diminuir a dor e o inchaço;
  • Evitar o consumo de alimentos que dificultam o processo de cicatrização, como frituras, doces e refrigerantes;
  • Fazer a higiene da região inflamada com soro fisiológico e algodão, ou solução caseira.

Esses cuidados podem ser suficientes para minimizar os incômodos desse tipo de inflamação, sem que haja necessidade de procurar ajuda médica.

Caso as dores continuem por longos períodos, o mais indicado é procurar um médico de sua confiança para que ele possa averiguar mais detalhadamente o que está acontecendo.

Considerações finais

Os piercings já fazem parte da moda em todo o planeta, e as pessoas que usam essas joias para mostrar sua personalidade estão em cada vez mais lugares.

Depois da moda do piercing na língua e no umbigo, o queridinho da vez é o piercing no smile.

Assim como qualquer outro tipo de modificação corporal, o piercing smile precisa de cuidados e hábitos de higiene fundamentais para que não surjam complicações.

Além disso, é preciso escolher o profissional mais indicado para realizar o trabalho e minimizar os riscos.

Com tudo isso em mente, hora de escolher o profissional de sua confiança e correr pro abraço.

Ficou com alguma dúvida sobre o piercing no smile? Diga aqui nos comentários.

Leave A Reply

Your email address will not be published.