Take a fresh look at your lifestyle.

Peeling de Cristal: Benefícios, Preço, Passo a Passo!

Índice do Artigo

Apesar de fazer parte da vida, envelhecer não faz parte dos planos de nenhuma mulher. Assim, estamos sempre atrás de produtos ou tratamentos capazes de retardar os efeitos da idade para melhorar a nossa aparência. Em relação ao rosto, o que não falta é opção de cosméticos e tratamentos estéticos para garantir a saúde e a beleza da pele. São muitas as opções para combater o envelhecimento precoce, flacidez e rugas. Uma delas é o peeling de cristal, uma técnica de esfoliação indolor, nem um pouco invasiva, muito eficaz no rejuvenescimento facial.

Além disso, o peeling de cristal tem sido um dos tratamentos mais utilizados para amenizar as cicatrizes deixadas pela acne, rugas, linhas de expressão e manchas sem precisar usar produtos químicos abrasivos na pele.

Através da técnica de microdermoabrasão mecânica com cristais de hidróxido de alumínio, o peeling de cristal é capaz de promover a renovação celular de forma progressiva e natural, estimulando a regeneração dos tecidos ao remover as camadas mais superficiais da pele.

Dessa forma, o peeling de cristal consegue remover marcas e melhorar o aspecto geral da pele, tratando rugas, acne, cicatrizes, manchas e até estrias. Incrível, não? Pois, leia o artigo abaixo e saiba tudo o que há para saber sobre peeling de cristal: o que é, para que serve, como funciona, indicações e todos os seus benefícios. Confira!

O que é o peeling de cristal?

peeling de cristal microdermoabrasão
O peeling de cristal é uma técnica de microdermoabrasão super segura e indolor

O peeling de cristal é um procedimento estético que consiste em uma técnica de microdermoabrasão – esfoliação mecânica da pele – através de micro cristais de hidróxido de alumínio, capazes de melhorar o aspecto geral da pele.

O tratamento por microdermoabrasão é bastante recente, tendo sido desenvolvido há cerca de 15 anos, mas que desde então vem sendo testado e aprovado pele sua eficácia. É um dos procedimentos estéticos mais seguros e indolores, nada invasivo que garante o total conforto do paciente.

Por se tratar de um procedimento que não faz uso de produtos químicos agressivos, como o ácido, o peeling de cristal não agride a pele durante a esfoliação. O seu objetivo é remover as células mortas da pele, responsáveis pela aparência envelhecida, e estimular a regeneração natural das células no rosto. Com isso, o peeling de cristal ainda estimula a produção de colágeno, responsável pela elasticidade da pele, evitando a flacidez que causa as rugas e linhas de expressão.

Com é feito o peeling de cristal

O peeling de cristal utiliza cristais de óxidos de alumínio para sugar as impurezas da pele e estimular a produção de colágeno
O peeling de cristal utiliza cristais de óxidos de alumínio para sugar as impurezas da pele e estimular a produção de colágeno

O peeling de cristal é feito através de um aparelho de sucção à vácuo, que ao mesmo tempo que deposita micro cristais de óxidos de alumínio através de uma ponteira para esfoliação da pele, ele suga de volta as células mortas da parte externa da pele.

Durante o processo, ele promove uma leve descamação da pele removendo todas as impurezas, como restos de tecidos, sujeira e oleosidade, dando lugar à produção de uma nova camada de pele mais saudável e ativando uma maior produção de fibras de colágeno, responsáveis pela elasticidade e sustentação da pele.

Assim, o procedimento estimula a renovação da camada da pele através de uma esfoliação progressiva, deixando a mesma mais fina, suave, brilhante, macia, firme e com aparência mais bonita e rejuvenescida, sem marcas ou manchas no rosto.

O tratamento é considerado indolor, mas em casos de maior sensibilidade do paciente pode ser usado analgésicos tópicos para reduzir o incômodo durante o procedimento.

Opções de peeling de cristal

Normalmente, o dermatologista ou esteticista possui duas opções para o procedimento com diferentes intensidades, dependendo do estado da pele do paciente, os danos causados e o tipo de pele. Assim, é possível manter uma esfoliação de nível mais superficial, na epiderme, ou atingir camadas mais profundas, chegando à derme superficial, primeira camada da pele, abaixo da epiderme.

Quando mais profunda, um dos benefícios é poder associar a técnica com princípios ativos como células tronco vegetais, hidratantes, máscara de colágeno, tensores, ácido retinoico e glicólico, vitamina C, entre outros, para que a permeabilidade e absorção seja muito maior, garantindo resultados mais visíveis.

Em geral, o peeling de cristal mais profundo é indicado para tratamento de remoção de estrias, clareamento ou foliculite, pois os ativos renovadores celulares (como ácido retinoico e ácido e glicólico) preparam melhor a pele para receber outros ativos.

Para que serve o peeling de cristal?

O peeling de cristal remove células mortas da pele promovendo a regereração celular.
O peeling de cristal remove células mortas da pele promovendo a regereração celular.

O peeling de cristal geralmente é realizado no rosto mas também pode ser realizado em qualquer outra área do corpo, principalmente abdômen, dorso e culote. Como é um tratamento que permite a renovação celular da pele através da remoção células mortas e estimula a produção de colágeno, é muito indicado para tratar diversas imperfeições na pele ou problemas cutâneos decorrentes do envelhecimento, exposição solar e outros tipos de lesões.

Assim, o peeling de cristal é indicado para:

  • Pessoas de pele muito oleosa para desobstruídos os poros a fim de evitar problemas com cravos e espinhas;
  • Pele congestionada com poros abertos;
  • Cicatrização e melhoria do aspecto da pele acnéica;
  • Esfoliação suave para pele sem brilho e desgastada;
  • Pigmentação superficial, descoloração ou bronzeado manchado;
  • Estrias corporais, principalmente as recentes, finas e avermelhadas;
  • Pele danificada pelo sol (fotoenvelhecimento);
  • Manchas de envelhecimento ou outros tipos de manchas no rosto (clareamento facial);
  • Rugas e marcas de expressão;
  • Pelos encravados e foliculite;
  • Remoção de cravos e espinhas;
  • Flacidez da pele;
  • Marcas e cicatrizes ocasionadas por lesões;
  • Ceratose.

Benefícios do peeling de cristal

O peeling de cristal remove manchas e rugas.
O peeling de cristal remove manchas e rugas.

Devido a sua indicação tão abrangente, dependendo da sua finalidade o peeling de cristal pode trazer diversos benefícios para a pele, além da aparência mais uniforme, firme e rejuvenescida.

Além disso, o peeling de cristal é um procedimento não invasivo, indolor, rápido, seguro, eficaz e que pode ser aplicado em qualquer tipo de pele. Sendo assim, os principais benefícios do peeling de cristal incluem:

  • Prolongamento da juventude e longevidade da pele;
  • Clareamento facial e uniformização do tom da pele;
  • Remoção de manchas;
  • Atenua cicatrizes;
  • Redução de sinais de envelhecimento;
  • Controle de oleosidade e diminuição de poros dilatados;
  • Melhora na firmeza e aspecto geral da pele;
  • Aumento da absorção de dermocosméticos;
  • Pele macia, tonificada e brilhante;
  • Renovação celular da pele;
  • Correção de imperfeições;
  • Aumento da circulação e absorção de nutrientes;
  • Calmante para pele irritada.

Apesar de todos os benefícios, a técnica ainda assim não promete resultados imediatos. Apenas um profissional da área poderá avaliar as condições da sua pele e determinar quantas sessões de tratamento serão necessárias para atingir o seu objetivo específico.

Trata-se, portanto, de um processo gradual de renovação celular através da remoção de tecidos mortos e estímulo à formação de colágeno para que a pele nova volte a ficar saudável.

Qual a duração do tratamento?

O peeling de cristal é rápido e utiliza no mínimo 3 sessões
O peeling de cristal é rápido e utiliza no mínimo 3 sessões

A duração do tratamento vai depender da avaliação do médico dermatologista ou esteticista em relação ao estado da sua pele e dos resultados que deseja obter.

No entanto, cada sessão de peeling de cristal dura em média 15 minutos. Sendo que podem ser realizadas de 1 a 2 vezes por semana, com resultados visíveis logo ao fim da primeira sessão. A quantidade de sessões vai variar, mas em geral, recomendam-se no mínimo 3 sessões a dez aplicações, com intervalo de 20 dias entre elas para o descanso da pele.

Para tratar manchas, cravos e rugas por exemplo, três a cinco sessões costumam ser suficientes. Já o tratamento para estrias pode levar entre cinco e dez sessões. As demais finalidades devem ficar por conta da avaliação médica.

Independente de quantas sessões sejam necessárias, recomenda-se que o tratamento seja iniciado de forma suave, para não irritar a pele, e ir aumentando progressivamente a intensidade e profundidade do peeling à medida que for necessário. Pessoas com pele mais sensível, no entanto, recomenda-se o peeling de diamantes.

Preço do peeling de cristal

Os preços do peeling de cristal variam muito de acordo com as clínicas de estética, mas em média podem custar entre R$ 100 e R$ 900 reais, dependendo de outros cosméticos usados no tratamento, da região e da quantidade de sessões necessárias.

Peeling de cristal Mary Kay

O peeling de cristal Mary Kay promove os mesmos resultados através de um creme regenerador.
O peeling de cristal Mary Kay promove os mesmos resultados através de um creme regenerador.

Normalmente, o tratamento com peeling de cristal é feito em clínicas especializadas por dermatologistas ou esteticistas capacitados. Mas existem ainda no mercado, produtos capazes de proporcionar um tratamento com resultados semelhantes para quem quiser realizá-lo em casa.

Como por exemplo, a linha de produtos Mary Kay que oferece o peeling de cristal em forma de kit de microdermoabrasão, o TimeWise®, que pode ser feito no conforto na sua casa de forma muito simples, seguindo-se as instruções na embalagem do produto.

Neste caso, o peeling de cristal não utiliza aparelho para remover as células de pele morta, mas um creme que possui na sua composição os cristais de óxido de alumínio semelhantes aos do peeling de cristal.

O tratamento é uma alternativa de custo mais baixo, para quem não dispõe do orçamento para arcar com o tratamento estético nas clínicas. O peeling de cristal Mary Kay custa cerca de R$ 150, estando à venda em grandes lojas de perfumaria, na própria página da fabricante ou por encomenda direto com suas revendedoras por todo o país.

Contraindicações e Cuidados

O peeling de cristal pode ser utilizado por todos os tipos de pele.
O peeling de cristal pode ser utilizado por todos os tipos de pele.

O peeling de cristal é o tipo de procedimento que apenas trará riscos se o paciente não seguir os cuidados pós-procedimento ou se for aplicado incorretamente por pessoas não qualificadas.

No mais, é um procedimento seguro, recomendado para qualquer tonalidade e tipo de pele, que traz bons resultados, que aparecem de forma mais discreta na primeira sessão, mas se tornam mais visíveis a partir da terceira.

No entanto, o peeling de cristal não é recomendado a quem possui doenças crônicas em atividade, infecção na pele no local em que será realizado o peeling (acne e herpes). Até mesmo mulheres grávidas não possuem contra indicações diretas ao peeling de cristal, desde que o procedimento seja feito sozinho ou apenas associado a uma hidratação.

Elas podem fazer no corpo apenas com indicações pontuais da dermatologista e sempre evitando a região abdominal, pois a técnica causa uma microabrasão e exercer sucção na região. Sempre perante a autorização do médico e acompanhamento do dermatologista.

Cuidados pré peeling de cristal

Para fazer o peeling de cristal é necessário estar com a pele limpa.
Para fazer o peeling de cristal é necessário estar com a pele limpa.

No geral, não são precisos cuidados específicos antes de fazer o peeling de cristal. No entanto, a sua pele deve estar completamente limpa para que não atrapalhar o procedimento. As áreas que não serão tratadas, são devidamente protegidas.

Normalmente, o tratamento para estrias, clareamento ou foliculite costuma aliar ativos renovadores celulares (como ácido retinoico e ácido glicólico), que preparam a pele, deixando-a uniforme, para uma melhor penetração dos ativos.

Quem busca o peeling de cristal a fim de clareamento ou amenizar as estrias, não pode estar com a pele muito bronzeada, recém queimada de sol, pois isso atrapalha o procedimento. Evite também a limpeza de pele antes do peeling de cristal, para que ela não esteja sensível demais durante o procedimento.

Cuidados pós peeling de cristal

Após realizar o peeling de cristal, a pele poderá ficar avermelhada e, em alguns casos, um pouco inchada. Ainda é possível que sua pele fique um pouco escura, e comece a descamar. No entanto, isso tudo é normal, e costuma melhorar em poucas horas. Caso isso persista, por alguns dias, procure um médico dermatologista o mais rápido possível.

O principal cuidado após o peeling de cristal é evitar a exposição ao sol e fazer uso constante de protetor solar de FPS30, reaplicando a cada quatro horas.

Para acelerar a recuperação da pele, você pode usar hidratantes e água termal, inclusive, a hidratação da pele é essencial para a sua recuperação. Portanto, faça uma hidratação pelo menos duas vezes ao dia, de manhã e à noite.

Caso você use produtos específicos com ácidos, siga a orientação do seu dermatologista. O uso de maquiagem só deve ser feito após 3 a 5 dias do procedimento. Além disso, após atingir o seu objetivo, faça a manutenção preventiva com esfoliações mais leves e frequentes para manter o ciclo de renovação da camada externa da pele, mantendo-a sempre linda e saudável.

Através desses pequenos cuidados, os benefícios e resultados do peeling de cristal serão mais rapidamente visíveis e deixarão a sua pele com aspecto muito melhor e mais saudável.

Considerações finais

O peeling de cristal é realmente um dos procedimentos estéticos mais seguros e eficazes que existem no tratamento de rejuvenescimento e renovação celular, no entanto, é necessário buscar profissionais competentes e clínicas especializadas.

Em geral, médicos dermatologistas podem fazer o procedimento mais profundo, e os esteticistas utilizam ponteiras diferentes, realizando o procedimento de maneira mais superficial.

Pesquise sobre o local e tire todas as dúvidas antes de fazer o procedimento. É fundamental ter esse cuidado, afinal ninguém deve colocar a saúde em risco.

O peeling de cristal é uma excelente alternativa para quem busca um tratamento rápido e eficaz no combate às imperfeições do rosto, rugas e manchas. Agora que você já sabe tudo sobre esse procedimento e descobriu como é fácil ter uma pele mais jovem e mais saudável, não perca mais tempo! Marque uma consulta e uma avaliação com um especialista de sua confiança!

Leave A Reply

Your email address will not be published.