Take a fresh look at your lifestyle.

Para que Serve Glicerina? Como Usar?

Quem gosta de produtos de beleza adoraria ter apenas um que servisse para diferentes utilidades. Pois saiba que existe! Se você ainda não sabe para que serve glicerina, está na hora de descobrir o que ela é capaz de fazer por você.

Rica em propriedades hidratantes, emolientes e umectantes, esta substância líquida, transparente, viscosa e sem sabor, serve como matéria-prima para diversos produtos alimentícios e cosméticos de beleza, estando constantemente presente na formulação de shampoos, condicionadores e sabonetes, além de diversos itens de maquiagem.

Há anos ela vem sido utilizada nesses produtos, devido a sua eficiência na recuperação de cabelos ressecados e proteção à pele. Assim, ela é capaz de manter a maciez e a flexibilidade tanto dos cabelos e da pele do rosto e do corpo, além de muitos outros benefícios, inclusive para as unhas e cutículas.

Ficou curiosa? Então, continue lendo o artigo abaixo para entender o que é e para que serve a glicerina, assim como quais os seus benefícios e como usá-la a seu favor. Vamos lá!

Glicerina, o que é?

É importante saber para que serve glicerina nos cabelos e na pele.
É importante saber para que serve glicerina nos cabelos e na pele.

O glicerol ou propanotriol é um composto orgânico de função de álcool de açúcar, presente em todos os óleos e gorduras de origem animal e vegetal em sua forma combinada, ou seja, ligado a ácidos graxos tais como o ácido esteárico, oleico, palmítico e láurico para formar a molécula de triacilglicerol.

Em temperatura ambiente, o glicerol é líquido, higroscópico, inodoro, incolor, viscoso e de sabor adocicado. Ele pode ser extraído a partir de fontes naturais (vegetal ou animal) ou sintetizadas (proveniente do petróleo).

Já o termo glicerina refere-se ao produto na forma comercial, com pureza acima de 95%. No caso da glicerina vegetal, o glicerol corresponde ao carboidrato obtido a partir dos óleos vegetais, extraídos de plantas e sementes como óleo de palma, babaçu, buriti e coco, que contêm alta quantidade (70% a 80%) de ácidos graxos de cadeia carbônica. Já a glicerina animal é produzida a partir da gordura animal, por exemplo da banha de porco.

O glicerol combinado está presente também em todas as células animais e vegetais, fazendo parte de sua membrana celular, na forma de fosfolipídios.

Para que serve glicerina?

Para que serve glicerina em cosméticos
A glicerina é utilizada em cosméticos para hidratar.

Se você se pergunta para que serve glicerina, saiba que o glicerol possui inúmeras aplicações no mundo inteiro, e por anos era proveniente exclusivamente da indústria de sabão.

No entanto, atualmente 70% da produção de glicerol ainda provém dos glicerídeos (óleos e gorduras naturais) e o restante dessa produção é obtida do glicerol sintético (subproduto da fabricação de propileno), participando da produção de biodiesel.

Algumas das suas variadas aplicações abaixo:

Glicerina nos alimentos e bebidas

Nas indústrias de alimentos e bebidas o glicerol é frequentemente utilizado como adoçante, umectante de embalagens, solvente e agregador de consistência em flavorizantes e corantes, amaciante e agente suavizante em doces, bolos e sorvetes, retardando a cristalização do açúcar.

Além disso, participa da produção de mono, di ou triglicerídeos para uso em emulsificantes e polímeros adicionados em margarinas, sendo também um meio facilitador da transferência de calor nos alimentos, permitindo que sejam rapidamente arrefecidos sem perder características.

Além disso, a substância tem o poder anticongelante, contribuindo para preparar extratos de chás, cafés, refrigerantes, sorvetes e outros alimentos.

Como adoçante, uma colher de chá de glicerol, por exemplo tem aproximadamente 27 kcal, sendo equivalente a 60% da sacarose (açúcar de cana) e mesmo nível energético obtido pelo açúcar comum, porém não eleva os níveis de açúcar no sangue e também não alimenta as bactérias que causam a cárie.

No entanto, em sua forma concentrada ele jamais deve ser consumido, pois é capaz de retirar água dos tecidos vivos causando problemas gástricos. Como aditivo alimentar, ele pertence à classe dos espessantes, estabilizadores, gelificantes e emulsionantes. Quando presente em alimentos, ele é facilmente digerido como se fosse um carboidrato.

Glicerina na indústria

Na indústria, o glicerol é usado na produção de resinas, no fabrico de adesivos, na produção de tabaco impedindo que as folhas se quebrem, sendo também o princiapl componente do líquido usado nos cigarros eletrônicos.

Na indústria têxtil é utilizado para amaciar e flexibilizar as fibras, sendo utilizado também na indústria de papel para fabricação de papéis especiais, que necessitam de alguns agentes plastificantes para conferir-lhes maleabilidade e tenacidade.

Pode ser utilizado como lubrificante de máquinas que entram em contato com alimentos, em misturas anticongelantes, para preservar bactérias a temperaturas baixas, combustível, base na fórmula de fabricação de explosivos, tintas e lubrificantes.

Glicerina em medicamentos e cosméticos

Em medicamentos o glicerol é utilizado em pomadas, tônicos, xaropes, anestésicos, e seus derivados são utilizados como tranquilizantes e agentes para controle da pressão, como a nitroglicerina, um importante vasodilatador.

Nos cosméticos ele entra na composição de muitos cremes e loções (shampoos, condicionadores, leave-ins, etc.) para cuidados da pele e dos cabelos, devido às suas características hidratantes e por fornecer proteção à pele mantendo a maciez e umidade. Já nos cremes dentais, é comum ser utilizado para dar brilho, suavidade e viscosidade.

Glicerina vegetal X bi-destilada

para que serve glicerina vegetal e bi-destilada
A glicerina vegetal é extraída de óleos vegetais, enquanto a bi-destilada pode ser de origem animal.

Como dissemos, existem dois tipos de glicerina, a de origem vegetal e animal. Como vimos, a glicerina vegetal (glicerol) é um carboidrato derivado de óleos vegetais extraídos de plantas e sementes, como óleo de coco.

No entanto, é comum encontrarmos em prateleiras de lojas de cosméticos a glicerina bi-destilada. Esse tipo de glicerina é proveniente do descarte das indústrias de sabão, que usam a gordura animal (sebo bovino e suíno) como base da sua produção.

Portanto, a glicerina bi-destilada é um subproduto desse processo (é retirada do sabão para ser comercializada) através da destilação.

Apesar dos dois tipos poderem ser usados em tratamentos de beleza, se você deseja utilizar produtos naturais e evitar a utilização de produtos de origem animal, o ideal é apostar na glicerina vegetal, porém ambas tem ação hidratante e umectante, promovendo a retenção de umidade.

Para que serve vaselina e glicerina

Agora que você já sabe para que serve glicerina, mas ainda se confunde com as utilizações da vaselina, saiba que ambas possuem finalidades parecidas quanto à hidratação da pele, unhas e cabelos.

A vaselina líquida é um produto secundário derivado da destilação do petróleo no processo de produção da gasolina. É um óleo transparente, incolor e quimicamente quase inerte. É um produto de baixo custo, produzido em grandes quantidades. Existe óleo mineral de grau técnico e de grau medicinal.

Como a glicerina, a vaselina também pode ser utilizada como agente hidratante para combater o ressecamento e a descamação da pele, devolvendo a elasticidade e o aspecto natural da pele. Ela é capaz de proteger a pele, formando uma barreira lipídica contra as agressões externas e o frio, ao diminuir a perda de água.

O ideal é usar a vaselina em áreas bem ressecadas e com rachaduras, por isso é bastante indicada também para pacientes com diabetes e alterações na tireoide, doenças que causam maior ressecamento na pele.

Caso esteja em dúvida de qual usar, basta lembrar que como a glicerina tem origem vegetal e animal, a vaselina é de origem sintética. Portanto, se o seu desejo é optar por produtos naturais, a glicerina vegetal é o produto ideal.

Propriedades da glicerina

para que serve glicerina: propriedades
A glicerina tem propriedades hidratantes e umectantes capazes de reter a umidade na pele e nos cabelos.

Se você ainda não se convenceu sobre para que serve glicerina, entenda que a substância está presente na composição de muitos produtos cosméticos e de beleza para o rosto, cabelos e corpo, devido às suas propriedades:

  • Emoliente, Lubrificante, Umectante, Hidratante e Higroscópica: contribuem para atrair a água e facilitar a sua absorção na pele e nos cabelos, fazendo com que seja retida, promovendo a sua hidratação e maciez e evitando a desidratação e todos os sintomas de peles secas e ressecamento dos cabelos.
  • Rejuvenescedora e Restauradora: ao reter a água, protege a pele e os cabelos contra os efeitos do tempo, restaurando a elasticidade, prevenindo rugas e combatendo a flacidez.
  • Desinfetante, Antisséptica e Bactericida: é excelente para tratar a acne e melhorar a aparência da pele oleosa, combater os sintomas de dermatite ou eczema, permitindo que os tecidos danificados se curem mais rapidamente.

Benefícios da glicerina

para que serve glicerina: hidratar pele, cabelos e unhas
A glicerina pode hidratar a pele do corpo, rosto, cabelos e unhas.

Agora que você já deve ter entendido para que serve glicerina, está na hora de conhecer todos os seus benefícios. No entanto, vale ressaltar que, embora a glicerina tenha propriedades surpreendentes, ela não possui nutrientes necessários para manter a saúde da pele, cabelo e unhas por si só.

Por isso, a glicerina deve ser incorporada em determinados produtos para que ela possa trazer todos os seus benefícios à sua pele, unhas e cabelos. Veja quais são eles abaixo:

Benefícios da glicerina para os cabelos

Se você se pergunta para que serve glicerina nos cabelos, saiba que ela pode promover efeitos hidratantes, desde que usada corretamente. A glicerina vegetal, por exemplo, tem maior poder de limpeza comparada a animal. E devido a sua propriedade higroscópica, ela é capaz de extrair a umidade do ar e levar para os fios.

Além disso, cria uma barreira lipídica ao redor dos fios, como uma película protetora, mantendo a umidade retida no interior deles e impedindo que seja perdida facilmente quando os cabelos são expostos a ambientes muito secos e outros fatores estressantes para a saúde capilar.

Assim, misturada a outros ingredientes e cosméticos como shampoo, condicionador e máscaras, ela também torna-se um produto altamente hidratante e com alto poder de umectação, perfeito para quem sofre com o ressecamento.

Nos tratamentos de hidratação, ela pode ser misturada à sua máscara concentrada para potencializar o tratamento. Outra maneira é misturar a glicerina líquida com água e um óleo essencial para devolver a maciez aos fios.

Além dos benefícios hidratantes, a glicerina também contribui para fortalecer o cabelo, diminuindo a quebra e a formação de pontas duplas e ressecadas. A glicerina protege a massa capilar, ajuda a reduzir o frizz e dá maior definição aos cabelos cacheados.

Benefícios da glicerina para a pele

Agora que você já sabe para que serve glicerina nos cabelos, saiba que ela também ajuda a deixar a pele mais macia e mais jovem. Isso porque, devido às suas características umectantes que atraem a água, fazendo com que ela fique retida na pele por mais tempo e com mais facilidade, ela tem o alto poder de hidratar, promovendo maior maciez e preservando a sua elasticidade.

Além disso, as células ficam mais aderidas umas às outras, conferindo proteção extra e facilitando, inclusive, a absorção de outras substâncias.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), um estudo realizado na Dinamarca, mostrou que a elasticidade da pele melhorou bastante depois de uma aplicação de apenas 10 minutos de glicerina.

Dessa forma, a glicerina já tem sido usada em produtos cosméticos para ativar o tônus da pele na prevenção do envelhecimento, ajudando a reduzir rugas e sinais da idade.

Vale ressaltar que a glicerina não vai retirar as rugas, mas pode aliviar a aparência, ao manter a pele sempre hidratada e protegendo contra a ação do tempo e de agentes agressores externos.

Em casos de peles secas, com descamação, e ásperas, o ideal é colocar umas gotinhas de glicerina líquida em seu creme hidratante de uso frequente para potencializar sua ação. A glicerina é eficaz também na redução de dermatites, acelerando o reparo dos tecidos danificados, graças à sua ação antibacteriana.

Benefícios da glicerina para unhas e cutículas

Você já sabe para que serve glicerina para pele e cabelos, mas sabia que ela também traz benefícios para as unhas e cutículas? Devido as suas propriedades hidratantes, a glicerina vegetal também ajuda a hidratar unhas e cutículas, por causa da sua forma oleosa.

Embora muita gente não tem a mesma preocupação com a saúde das unhas, cuidar delas elas é essencial assim como cuidar da pele e do cabelo. Os efeitos da glicerina para as unhas são similares aos dos cabelos, promovendo hidratação, proteção e impedindo que as unhas fiquem com um aspecto envelhecido e ressecado.

Para obter os seus benefícios, acrescente algumas gotinhas de glicerina ao seu hidratante ou compre algum creme de mãos e unhas que já tenha a substância em sua fórmula e passe nas cutículas entre duas e três vezes por semana.

Contraindicações e cuidados

para que serve glicerina: contraindicações
A glicerina deve ser usada com cuidado para não promover efeitos contrários.

O glicerol é reconhecido como seguro para o consumo humano, podendo ser utilizado em diversos produtos sejam cosméticos ou alimentícios, pois contém pouquíssimas toxinas e não causa reações alérgicas. O seu único risco é quanto a inalação da substância.

No entanto, apesar dos seus benefícios, não é indicado usar glicerina diretamente na pele.

De acordo com os dermatologistas, ela deve ser sempre misturada a outros produtos, óleo ou diluída em água. Caso contrário, a aplicação pode gerar ressecamento e até desidratação da pele. Isso porque, como ela é higroscópica, ou seja, absorve a umidade do ambiente, ela vai absorver a água da pele e do cabelo, sobretudo se a umidade estiver baixa.

Então, além de diluída em água, o ideal é usá-la apenas se o “tempo” estiver úmido, porque aí ela vai conseguir puxar a umidade do ambiente para o seu cabelo e repor a água (hidratação) de forma suficiente.

Caso o tempo estiver seco, com umidade relativa do ar baixa, ela vai remover a umidade do seu cabelo e “jogar” para o ambiente para compensar.

Como usar glicerina para obter seus benefícios

para que serve glicerina: como usar
A glicerina pode trazer muitos benefícios para o corpo todo, se usada adequadamente.

Quando passamos a entender para que serve glicerina e conhecer os seus benefícios, queremos logo saber como podemos usá-la ou se existem receitas caseiras com a substância, seja para os cabelos, pele do rosto, corpo ou unhas.

No entanto, antes de sair por aí tacando glicerina em tudo, há algumas orientações que devem ser seguidas:

Como usar glicerina nos cabelos

para que serve glicerina: cabelos
A glicerina nos cabelso serve para hidratar e reter a umidade.

Não tem problema usar glicerina como ingrediente em shampoos, máscaras e condicionadores. No entanto, a quantidade de água para dissolver a glicerina vai influenciar no resultado.

Isso porque em perfeitas condições de umidade do ar no ambiente, a glicerina atrai água para os cabelos, mantendo-os hidratados. Porém, se o ar estiver seco demais, ela é capaz de provocar o efeito contrário nos fios.

Assim, a diluição caseira deve variar de acordo com o tipo de cabelo e também com a umidade do ar. Como nem todo mundo consegue medir a quantidade de umidade do ar, o ideal é sempre misturá-la ao seu creme de hidratação e sempre usar uma touca enquanto aguarda o produto fazer efeito, para reter a umidade ali dentro (microclima).

A glicerina também pode desbotar um pouco a cor dos cabelos, portanto faça antes ou alguns dias depois de aplicar a coloração.

Como usar glicerina no rosto e no corpo

para que serve glicerina: rosto e corpo
A glicerina na pele previne rugas e hidrata a pele ressecada.

A glicerina vegetal é adicionada a diversos cosméticos para aumentar a hidratação e também a degradação do produto dentro da embalagem. O ideal é usar o produto em fórmulas já consagradas, pois possuem a concentração ideal.

Os sabonetes de glicerina são ótimos para pele sensível do rosto e corpo, mas a substância pura não deve ser usada diretamente na pele, pois vai retirar a água de camadas inferiores da pele para as camadas superficiais (onde a água pode ser facilmente evaporada) e ressecar em vez de hidratar.

Vários produtos combinam a substância a outras umectantes que entram em equilíbrio para amaciar a pele. A combinação da glicerina com outros emolientes e/ou óleos, por exemplo, é a base fundamental da maioria dos cremes hidratantes.

Sendo assim, para utilizar a glicerina na pele do rosto e do corpo,o ideal é adicioná-la ao sabonete líquido ou creme hidratante. Mas, a melhor opção é apostar em sabonetes e cremes hidratantes que já colocam a glicerina na sua composição.

Receitas caseiras com glicerina

para que serve glicerina: receitas
É possível misturar a glicerina em várias receitas diferentes.

Agora que você já sabe para que serve glicerina, seus benefícios e como utilizá-la, que tal aprender algumas receitas para fazer em casa? Muitas mulheres têm apostado nessas receitas caseiras feitas com glicerina vegetal, para hidratar os cabelos, a pele, as unhas, obtendo resultados fascinantes. No entanto, os resultados podem variar de pessoa para pessoa. Veja abaixo:

1. Máscara de glicerina vegetal para pele seca:

Essa máscara hidratante e umectante, vai promover a maciez e devolver a elasticidade à pele. Basta misturar 10 ml de glicerina vegetal com 30 ml de água e 30 ml de seu hidratante preferido, e aplicar na pele. Nos primeiros 10 minutos a pele vai ficar grudenta, mas depois ela absorve o produto e fica bem macia. Deige agindo por 20 minutos, depois enxágue com água morna.

Outra opção é misturar 1 colher (chá) de glicerina vegetal com 1 colher (chá) de mel, 2 colheres (chá) de leite ou água e 1 colher (sopa) de aveia em pó. Depois, aplique no rosto e deixe agir por 20 minutos. Depois é só enxaguar bem com água morna.

2. Máscara de glicerina vegetal para pele mista a oleosa:

Essa receita é perfeita para esfoliar a pele e remover as células mortas, além de hidratar na medida certa, sem deixá-la oleosa. Basta misturar 1 colher (sopa) de glicerina líquida com duas colheres (sopa) de aveia em pó e algumas gotas de água de rosas, até obter uma pasta cremosa. Depois, aplique e deixe agir na pele por 10 minutos, lavando abundantemente com água fria.

3. Hidratação para os cabelos com glicerina vegetal:

A melhor forma de usar glicerina nos cabelos é adicionando a substância na máscara de hidratação. Nesse caso, lave os cabelos com shampoo como de costume e aplique a mistura de 2-3 colheres (sopa) da sua máscara de hidratação com 1 colher (sopa) de glicerina líquida ou 5ml e 5 colheres (sopa) de água. Se quiser, adicione 2 ou 3 gotas de óleo essencial de sua preferência. Aplique nos cabelos, deixando agir por alguns minutos e depois enxague bem.

4. Glicerina vegetal para hidratar o couro cabeludo:

Se o seu couro cabeludo estiver ressecado ou descamando, dilua glicerina 1 colher de sopa de glicerina em 20 ml de água e aplique no couro cabeludo, massageando suavemente. Deixe agir por 20 minutos e enxágue em seguida. Isso vai hidratar o couro cabeludo e acabar com a descamação, devido às suas propriedades bactericidas.

5. Glicerina vegetal para acalmar a pele após depilação:

Muitas vezes, a depilação irrita a pele, deixando-a avermelhada. Para acalmar a irritação, você pode misturar em um borrifador 10 ml de glicerina, 5 gotas de óleo essencial de lavanda e 30 ml de água para aplicar na pele durante o banho. Massageie bem a área e depois enxágue.

6. Hidratação para o corpo com glicerina vegetal:

Para hidratar a pele do corpo, misture 5 ml a 10 ml de glicerina vegetal com 30 ml de água e 30 ml de seu hidratante preferido, depois aplique a mistura na pele somente nas áreas mais ressacadas.

7. Tratamento com glicerina para estrias:

As estrias são um terror na vida de qualquer mulher, mas o poder hidratante da glicerina aliada ao limão que é rico em ácido cítrico, vai poder amenizar a aparência delas. Basta colocar 1 ou 2 gotas de glicerina em uma metade de um limão e esfregá-lo na área afetada suavemente. Repita o processo duas vezes por dia. Isso não só irá melhorar a aparência das estrias, mas também irá manter a sua pele hidratada.

8. Tratamento com glicerina para manchas no rosto:

Se você está sofrendo com manchas escuras no rosto em decorrência da idade, exposição solar ou depilação, a máscara com glicerina e limão para o rosto pode ajudar. Isso porque a glicerina tem propriedades umectantes e protetoras e o limão branqueadoras, além da vitamina C que inibe a produção de melanina, promovendo uma tonalidade mais clara e unificada no rosto.

Basta misturar em um recipiente 250 ml de glicerina líquida com 125 ml de suco de limão
e aplicar diretamente sobre as zonas manchadas do rosto. Deixe agir por uns 15 minutos, sem expor a área ao sol, e depois lave com bastante água morna ou fria.

9. Tratamento com glicerina nos pés:

Por ser um óleo vegetal extremamente gorduroso, a glicerina é perfeita para tratar rachaduras e ressecamentos de pele dos pés. O ideal é dormir com a mistura diluída em água ou deixá-la agindo, por pelo menos, 30 minutos, coberto com plástico filme.

10. Glicerina vegetal como Leave-in ou creme de pentear:

Você já sabe para que serve glicerina, mas sabia que dá pra usá-la como leave-in finalizador nos cabelos? Basta misturar 5 ml de glicerina com 45 ml de água em um frasco borrifador ou spray. Depois é só aplicar nos cabelos quando quiser finalizar o penteado.

11. Glicerina vegetal para remover maquiagem:

A glicerina também é ótima para remover a maquiagem, sobretudo em peles sensíveis, já que não irrita a pele. Além de ajudar a “dissolver” as impurezas e sebo da pele, ela pode ser misturada ao seu demaquilante líquido ou água micelar.

12. Glicerina vegetal para tratar Psoríase:

Para tratar a psoríase, basta dissolver 50 ml de glicerina em 150 ml de água e aplicar nas áreas afetadas. Isso vai ajudar a manter o local hidratado e controlar o problema. Mantenha a mistura em um frasco borrifador e aplique na pele ao longo do dia.

Glicerina: Onde comprar e preço

Existem vários produtos à base de glicerina em farmácias, perfumarias e lojas especializadas em cosméticos, sendo que a internet também um dos lugares mais fáceis de encontrar a maior variedade deles.

Muitos sabonetes e outros produtos contém glicerina em suas composições, mas os sabonetes de glicerina são muito mais hidratantes para a pele do que os sabonetes comuns, principalmente para quem tem a pele mais sensível.

Os sabonetes de glicerina são ótimos para bebês, inclusive. No entanto, eles costumam durar um pouco menos devido à propriedade de se dissolver facilmente em água. mAs são excelentes opções, podendo até ser fabricados em casa.

Quando comprada na sua forma pura, ou seja, sem estar misturada a um produto específico, o preço da glicerina pode variar entre R$ 2,00 e R$ 30,00. No site Sabão e Glicerina, por exemplo, a base de glicerina vegetal para sabonete custa cerca de R$9,00.

No site E-vitamins, a glicerina vegetal custa quase R$19. Já a glicerina bi-destilada costuma ser encontrada mais facilmente em farmácias e é, em geral, mais barata. No entanto, se você prefere apostar em produtos que utilizam a glicerina vegetal na fórmula, veja alguns exemplos abaixo:

  • Creme para mãos Flores & Vegetais por R$8,83 na Perfumaria Seiki
  • Sabonete líquido de glicerina Granado por R$10,48 na Ultrafarma
  • Condicionador Surya por R$12,50 na Natue
  • Protetor solar Lierac Sunific por R$59,26 na Cosmetis
  • Sabonete líquido Phebo por R$12 na Kalunga
  • Desodorante Nuxe Body por R$52,50 na Strawberrynet
  • Sabonete Granado de Glicerina e Castanha do Brasil por R$2,99 na Netfarma
  • Creme para as Mãos Caudalie por R$79 na Sephora
  • Base de Glicerina Vegetal para Sabonete por R$9,60 na Sabão e Glicerina
  • Shampoo anticaspa La Roche Posay por R$69,90 na Epoca Cosmeticos
  • Now Foods Glicerina Vegetal por R$18,77 na E-vitamins

Agora você já sabe para que serve glicerina e conhece os seus benefícios, que tal apostar em produtos de beleza que a contenham em suas formulações!? Experimente! Depois, volte aqui para nos contar os resultados!

Leave A Reply

Your email address will not be published.