Take a fresh look at your lifestyle.

Óleo de Coco no Rosto: Antes e Depois – Benefícios

Todo mundo sabe que óleo de coco traz inúmeros benefícios para a saúde. Ele é um ingrediente tão poderoso que, quando ingerido, pode ajudar a diminuir o colesterol no sangue, queimar gordurinhas e melhorar funções do sistema nervoso. Já quando aplicado nos cabelos, o óleo pode nutrir e estimular o crescimento dos fios. Porém, óleo de coco no rosto pode trazer ainda mais benefícios, sabia?

O óleo de coco é uma gordura vegetal rica em inúmeras substâncias benéficas, como ácidos graxos, lipídios, glicerol, proteínas, carboidratos, vitaminas (K, E) e sais minerais (Ferro), que mesmo quando submetidas a altas temperaturas não perdem suas propriedades.

No entanto, apesar de ser um alimento altamente nutritivo com muitas propriedades poderosas, as pesquisas quanto ao seu uso medicinal ainda são inconclusivas em humanos. Mesmo assim, usar óleo de coco no rosto e nos cabelos não possui contraindicações, pelo contrário, há muitos estudos que comprovam seus benefícios.

Ficou curiosa para saber como obter todos os benefícios do óleo de coco no rosto ou nos cabelos? Então, continue lendo o artigo abaixo!

O que é óleo de coco e para que serve?

Óleo de coco no rosto pode trazer muitos benefícios para a pele.
Óleo de coco no rosto pode trazer muitos benefícios para a pele.

Como já dissemos, o óleo de coco é uma gordura vegetal extraída da polpa do fruto de mesmo nome, através de dois processos diferentes, refinação e prensagem. Ele é ideal para qualquer tratamento no rosto e cabelos, mas deve ser extraído a partir do coco fresco por prensagem da polpa.

Esse tipo de óleo de coco é composto de gorduras, além de ser rico em lipídios e ácidos graxos (ácido láurico, mirístico, palmítico, cáprico, caprílico, oléico, linoléico e esteárico) essenciais para a saúde da pele e dos cabelos.

Sem falar que ele também contém substâncias como o glicerol, proteínas, carboidratos, vitaminas (K, E) e minerais (Ferro), que mesmo quando submetidas a alta temperatura não perdem suas propriedades, que possuem inúmeras ações diferentes no organismo.

Como pode-se notar, o óleo de coco é altamente nutritivo e capaz de trazer muitos benefícios ao organismo, mas os principais estão relacionados aos cuidados com a pele e os cabelos.

Benefícios do óleo de coco no rosto

O óleo de coco no rosto possui muitos benefícios por conta de suas propriedades poderosas e nutrientes.
O óleo de coco no rosto possui muitos benefícios por conta de suas propriedades poderosas e nutrientes.

O óleo de coco no rosto é capaz de retardar o envelhecimento devido aos antioxidantes presentes em sua composição. Eles vão ajudam a combater os radicais livres e aumentar a elasticidade da pele.

Além disso, esses mesmos ácidos graxos são capazes de combater a proliferação de microorganismos e evitar processos inflamatórios cutâneos, como a acne, por exemplo.

Com relação à hidratação, existem muitos estudos que comprovam a sua eficácia, como uma pesquisa publicada na plataforma PubMed, que afirma que o óleo de coco é tão seguro e eficaz quanto os óleos minerais.

Dessa forma, o óleo de coco é capaz de hidratar a pele do rosto e melhorar o ressecamento e seus sintomas como coceira, descamação, aspereza e rachaduras, causadas pela baixa umidade do ar, o frio, temperaturas altas do banho, desidratação, falta de vitamina D e A, lavagens frequentes, queimaduras, exposição solar ou medicamentos.

Viu? Já deu para perceber que o óleo de coco no rosto pode trazer muitos benefícios. Tudo isso por conta de suas propriedades que possuem várias ações diferentes. Veja abaixo:

1. Ação antimicrobiana

Por conta da quantidade de ácidos graxos de cadeia média presentes em sua composição, (ácido láurico e ácido cáprico), o óleo de coco no rosto pode ter ação antimicrobiana, que combate microorganismos como fungos e bactérias. Com isso, o óleo de coco no rosto ajuda a prevenir e tratar a acne, celulite, psoríase, dermatite de contato, foliculite, eczema e pé de atleta.

2. Ação anti-inflamatória e analgésica

O óleo de coco no rosto também tem ação anti-inflamatória e analgésica, que ajuda na redução do estresse oxidativo, responsável pelo desencadeamento de processos inflamatórios no organismo, porém a sua eficácia ainda não foi comprovada nos humanos.

3. Ação cicatrizante e regeneradora

Alguns estudos têm sido realizados em ratos para comprovar a eficácia do óleo de coco na pele com relação à cicatrização de ferimentos.

Esses estudos comprovaram o aceleramento do processo de cicatrização, mas também evidenciaram o aumento dos níveis de colágeno, proteína na pele que também ajuda na cicatrização de feridas como queimaduras.

Além disso, o óleo de coco conseguiu manter a elasticidade e a maciez da pele. No entanto, todos esses estudos ainda devem ser comprovados em seres humanos.

4. Ação protetora

Da mesma forma que protege o couro cabeludo, formando uma camada protetora nos fios, o óleo de coco no rosto, pode ajudar a criar uma espécie de barreira para os danos causados pela exposição solar.

Isso porque suas propriedades antioxidantes, protegem as células da pele evitando a formação de radicais livres prejudiciais à saúde. No entanto, o óleo de coco não deve substituir o protetor solar, mas para potencializar os seus efeitos e nutrir a pele.

5. Ação antioxidante

Os mesmos antioxidantes presentes no óleo de coco são capazes de proteger a pele do rosto contra os danos causados pela exposição solar, mas também previnem o aparecimento de sinais de envelhecimento precoce.

Isso porque uma das principais causas do envelhecimento precoce é a formação de radicais livres que danificam as células através do estresse oxidativo provocado pela alimentação inadequada, exposição ao sol, poluição ambiental, lesões na pele, dentre outros motivos.

Assim, o seu efeito antioxidante é capaz de reparar e estimular a produção de colágeno, prevenindo e, até mesmo, diminuindo os sinais de envelhecimento como rugas e manchas na pele.

Como usar óleo de coco no rosto

O óleo de coco no rosto pode ser usado como tratamento estético e medicinal.
O óleo de coco no rosto pode ser usado como tratamento estético e medicinal.

Além de todos esse benefícios acima, o óleo de coco tem um enorme poder de hidratação e nutrição, devido ao glicerol e suas vitaminas e minerais em sua composição.

Mas, a maior vantagem de usar óleo de coco no rosto, é ele ser um ingrediente totalmente natural, que não oferece perigos à saúde, quando comparado aos produtos cosméticos convencionais. Veja abaixo como usar óleo de coco no rosto e obter os seus benefícios:

Óleo de coco para esfoliar a pele

O rosto é exposto diariamente a diversas agressões, seja pela ação da exposição solar, poluição e poeira, ou até pelo excesso de cosméticos como cremes de beleza e maquiagem. Todos esses fatores contribuem para que inúmeros resíduos se acumulem na pele, obstruindo os poros e prejudicando a sua respiração adequada.

Sendo assim, aplicar óleo de coco no rosto pode ajudar a limpar profundamente os poros, através de uma esfoliação natural. Ele é capaz de penetrar nas glândulas sebáceas, sem agredir como outros esfoliantes.

Para isso, basta misturar um pouco de borra de café com óleo de coco na proporção de 1:1 e espalhar em movimentos circulares suaves pelo rosto. Se a sua pele for do tipo seca, misture 2 colheres de sopa de farinha de amêndoas com óleo de coco e leite até obter uma pasta grossa. Já as peles normais podem substituir a farinha de amêndoas por farinha de aveia, e as peles oleosas, a receita é com farinha de arroz, aveia e óleo de coco.

Óleo de coco para tirar a maquiagem

Você pode também aplicar óleo de coco no rosto para retirar a maquiagem. Para isso, basta aplicar uma quantidade pequena de óleo de coco no algodão e passar no rosto, deixando agir por uns 15 minutos.

Em seguida, lave com água morna e sabonete líquido neutro, finalizando com água micelar para retirar o restante dos resíduos. Essa dica é principalmente muito eficiente para remover a maquiagem dos olhos, que costuma ser mais gordurosa e difícil de sair.

Por ser uma gordura, o óleo de coco se incorpora no produto e facilita a sua remoção. Além disso, como a região dos olhos é mais sensível e propensa às rugas, o óleo de coco ainda vai promover uma hidratação na região, sem agredir, além de contribuir para retardar o envelhecimento local.

Óleo de coco para hidratar a pele

Aplicar óleo de coco no rosto é uma excelente opção para hidratar. Vários estudos já comprovaram a sua eficácia contra o ressecamento comparado aos óleos minerais à base de petróleo ou até mesmo o óleo vegetal de oliva, inclusive no tratamento de eczemas na pele.

Como ele tem ação antimicrobiana, o óleo de coco no rosto não só é eficiente na hidratação, como também na proteger contra a proliferação de bactérias. Assim, o óleo de coco no rosto pode hidratar reduzir o aparecimento de espinhas, e nos lábios, ele ajuda a tratar rachaduras, asperezas e descamações causadas pela desidratação.

Óleo de coco natural para acne

Novamente, como o óleo de coco possui propriedades antimicrobianas e anti inflamatórias, ele pode ajudar no combate à acne. Além disso, óleo de coco no rosto pode ajudar na cicatrização das feridas e regeneração cutânea no processo de tratamento. Basta diluir o óleo de coco e aplicar diretamente na pele, limpa e seca.

Óleo de coco como loção calmante

Por causa de todas as suas propriedades descritas acima, o óleo de coco no rosto é capaz de promover um efeito efeito calmante, reduzindo os sintomas de inflamação e dor, além de coceiras. Podendo ser usado, inclusive, para acalmar a pele após leves queimaduras ou ardor pela exposição solar, por exemplo.

Óleo de coco natural tira manchas da pele

Por conta da sua ação antioxidante no combate aos radicais livres que destroem as células malignas, aplicar óleo de coco no rosto pode ajudar a tirar manchas na pele, causadas pelo envelhecimento cutâneo e exposição solar. Além disso, os seus efeitos antimicrobianos e antiinflamatórios também ajudam na regeneração e cicatrização da pele, promovendo uma melhor aparência.

Óleo de coco no rosto seco

No caso da pele seca, aplicar óleo de coco no rosto lavado e seco, pode ajudar a hidratar e limpar os poros ao mesmo tempo. Basta aplicar 1/4 de colher de chá para massagear toda a região. Em seguida, deixe agir por pelo menos 10 minutos até que a pele absorva todo o óleo. Depois é só tirar o excesso de óleo com um algodão e água micelar.

Óleo de coco no rosto oleoso

No caso da pele oleosa, o óleo de coco no rosto deve ser aplicado morno, massageando toda a região e pescoço. Em seguida, é só deixar agindo por cerca de 15 minutos e lavar com sabão neutro, aplicando água micelar para neutralizar a sua ação e controlar a oleosidade.

Você pode repetir esse procedimento por vários dias seguidos, mesmo que se observe um aumento de acne, pois isso faz parte do processo de limpeza profunda e desinflamação. Mas, a frequência de uso vai tratar a pele e reduzir a secreção de sebo na pele com o passar do tempo.

Óleo de coco no rosto antes de dormir

Da mesma forma que uma umectação noturna nos cabelos, o mesmo pode ser feito com o óleo de coco no rosto. Basta aplicar uma pequena quantidade, conforme o seu tipo de pele, massagear bem a área e retirar apenas no dia seguinte.

Isso porque a pele costuma absorver todos os nutrientes e realizar os seus processos metabólicos à noite. Assim, é possível obter todos os benefícios do óleo de coco na pele, sem se preocupar com a aparência oleosa ou tempo de retirada. Na manhã seguinte é só lavar com sabão neutro e neutralizar a pele com água micelar.

Óleo de coco no rosto: Contraindicações

Apesar de termos dito que o óleo de coco no rosto e nos cabelos não tem contraindicações por ser um produto natural totalmente seguro sem nenhum efeito colateral, quem tem a pele muito oleosa ou mesmo os cabelos, deve evitar o seu uso frequente.

O ideal é consultar o dermatologista como forma de precaução para evitar o bloqueio dos poros e o aparecimento de cravos e espinhas. Caso a sua pele for muito sensível, teste o produto antes de aplicar no rosto todo para garantir que não haverá nenhuma reação alérgica ao produto.

Vale ressaltar também que o ideal é utilizar sempre o óleo de coco natural e virgem, obtido através da prensagem da sua polpa, devido ao maior teor de substâncias benéficas naturais para a pele, e por ser livre de conservantes e outras substâncias indesejáveis.

Benefícios do óleo de coco no cabelo

Com relação ao óleo de coco nos cabelos, já existem estudos que comprovam bons resultados em casos de prevenção a agressões causadas pelas escovações e procedimentos químicos (alisamentos, clareamentos e colorações), além de proteção aos fios de danos térmicos provocados pelas altas temperaturas causadas pela exposição solar, chapinha, secador e água quente.

Sem falar que, por conta dos lipídios em sua composição, o óleo de coco ajuda a evitar a perda de proteínas (queratina) e umidade do cabelo, formando uma camada protetora e lubrificante, capaz de manter os cabelos fortes, nutridos, hidratados e protegidos.

Além disso, o óleo de coco nos cabelos não só protege, nutre e hidrata, agindo na camada interna dos fios, como ainda previne as quedas, caspa e piolhos; estimula o crescimento e o fortalecimento dos fios; promove a saúde do couro cabeludo restaurando a sua camada lipídica, melhorando a circulação sanguínea e a oxigenação; devolve o brilho e maciez aos cabelos; elimina o frizz e as pontas duplas e aumenta a oferta de nutrientes essenciais ao cabelo (proteínas, vitaminas, óleos, entre outros).

Sendo assim, o óleo de coco no cabelo pode ser usado para diversas finalidades, tanto como tratamento de beleza como também para tratar enfermidades do couro cabeludo.

Normalmente, óleo de coco no cabelo é usado para condicionar e tonificar os fios, hidratar, desembaraçar, alisar, nutrir, controlar o volume, acabar com as pontas duplas pelo ressecamento e proteger como pré-lavagem (pré-shampoo).

Já para tratar o couro cabeludo, o óleo de coco é aplicado diretamente sobre ele, deixando agir por mais tempo, podendo ser até durante toda a noite, lavando os cabelos pela manhã, como na umectação noturna.

E aí, viu como óleo de coco no rosto é eficiente e pode trazer inúmeros resultados? Experimente hoje mesmo e depois venha nos contar os resultados!

Leave A Reply

Your email address will not be published.