Óleo de Avestruz: Como tomar? Emagrece?
Quando falamos em óleos essenciais, pensamos logo nos tradicionais óleos de coco, de rícino, argan, entre tantos outros, usados como alternativas para diversas finalidades cosméticas e terapêuticas. Mas você já ouviu falar no óleo de avestruz para a mesma finalidade?
Até muito pouco tempo, o óleo de Avestruz era bem pouco conhecido. No entanto, ele passou a fazer enorme sucesso entre mulheres que desejam emagrecer. Na verdade, o óleo de avestruz contém uma grande quantidade de ácidos graxos (Ômega 3, 6, 7 e 9) e vitaminas (A, B1 e E), que juntos podem auxiliar na regeneração do organismo, além de trazer muitos outros benefícios, inclusive a perda de peso.
Normalmente, esses ácidos graxos, essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo, são produzidos durante a quebra de gordura em alguns animais. Contudo, o nosso organismo não consegue produzi-los e, portanto, precisam ser ingeridos. Um dos benefícios na ingestão dessas substâncias é a perda de peso.
No entanto, o óleo de avestruz pode oferecer diversos outros benefícios à saúde, devido às propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes, regeneradoras e hidratantes desses nutrientes. O produto é aprovado pela Anvisa e comercializado como suplemento alimentar, prometendo fornecer mais energia e vitalidade, entre outros benefícios para o corpo, pele e cabelos.
Com a finalidade de esclarecer algumas dúvidas e comprovar a eficácia do óleo de avestruz enquanto produtos emagrecedor, preparamos o artigo abaixo com tudo o que há para saber sobre ele. Confira!
O que é o Óleo de Avestruz?

O óleo de avestruz contém Ômegas 3, 6, 7 e 9 e Vitaminas A, B1 e E, que reforçam o sistema imunológico e regeneram o organismo. Além disso, esses nutrientes possuem propriedades anti-inflamatórias que ativam a memória, melhoram o sistema cardiovascular, regulam o sistema digestivo, aumentam a libido, além de hidratar o corpo, proporcionando um maior efeito regenerador.
O óleo pode ser dissolvido em chás, água ou adicionado na comida. A banha, que tem os mesmos componentes do óleo, pode ser adicionada no preparo dos alimentos, por exemplo. Mas, para entender melhor sobre todos os benefícios desses nutrientes, precisamos entender o papel dos ácidos graxos no nosso organismo.
O que são ácidos graxos?

Os ácidos graxos se dividem em ácidos graxos saturados, monoinsaturados e poliinsaturados. Sendo que as principais fontes de ácidos graxos são:
- Ácidos graxos Saturados: chocolates, carne vermelha, ovos, leite integral e derivados, gordura animal etc;
- Monoinsaturados: óleos (obtidos a partir de amendoim, oliva, canola etc.) ou de nozes e abacate;
- Poli-insaturados: óleos extraídos de vegetais (milho, girassol, soja, castanhas, amêndoas etc.), peixes etc;
Para que serve o óleo de avestruz?
Por ser rico em em ácidos graxos, mais especificamente em ômega 3, ômegas 6 e 9 e ômega 7, o óleo de avestruz pode trazer muitos benefícios ao ser ingerido na alimentação. Além disso, suas propriedades antiinflamatórias, cicatrizantes, analgésicas e regeneradoras auxiliam em todas essas funções.
Pois, cada um desses nutrientes atua de uma maneira diferente no nosso organismo, trazendo benefícios também diferentes, como:
- Manter os níveis de lipídios em quantidades normais no sangue;
- Promover a hidratação corporal;
- Auxiliar em infecções respiratórias;
- Proteger contra lábios ressecados;
- Repor hormônios;
- Combater a sinusite;
- Cicatrizar de queimaduras e lesões;
- Ajudam no controle de inflamações;
- Diminuir dores musculares e nas articulações (propriedades analgésicas e antiinflamatórias);
- Regular a pressão arterial;
- Favorecer a produção de hormônios e anticorpos;
- Favorecer a coagulação do sangue;
- Ajudar na prisão de ventre;
- Ajudar a controlar os níveis do colesterol e das triglicérides;
- Ajudar no tratamento de hemorroidas;
- Ajudar a combater o refluxo;
- Diminuir o stress;
- Auxiliar no processo de emagrecimento (ômega 6 e 9).
Mas para entender como o óleo de avestruz é capaz de fornecer tantos benefícios, é preciso entender o que é e como age cada um dos seus nutrientes no nosso organismo.
1. Ômega 3 (ácido linolênico)
O ômega 3 possui propriedades anti-inflamatórias, e assim combate inflamações no organismo. O ácido linolênico desempenha o papel de analgésico, por isso combate dores reumáticas, fibromialgia, artrites e artroses. Atua também em inflamações nas articulações em geral como casos de osteoporose, câimbras, fadiga, edemas e contraturas. Além de combater doenças autoimunes, como reumáticas, artrites e artroses.
O ômega 3 também atua na redução de colesterol e triglicerídeos, ligados ao diabetes por combater a resistência a insulina; ajuda no hipo e hipertiroidismo, a prevenção de doenças cardíacas, câncer e ativa as funções cerebrais.
2. Ômega 6 (ácido linoleico)
O ômega 6 colabora para a saúde da pele, unhas e cabelos deixando-os mais bonitos e saudáveis. Além disso, é capaz de cuidar da estrutura óssea e fortalecer o sistema imunológico. Pode também auxiliar na aceleração da queima de gordura corporal, pois regula o metabolismo e diminui as quantidades de cortisol no organismo, o principal responsável pelo aumento da gordura abdominal.
3. Ômega 7 (ácido palmitolêico)
O ômega 7 é o ácido graxo responsável pela derme, colaborando no processo de regeneração celular. Normalmente, ele está presente nas secreções sebáceas naturais, no entanto, diminui à medida que envelhecemos.
Com isso, o óleo de avestruz adquire também propriedade hipoalergênica, que permite uma penetração intradérmica mais eficiente, demonstrando alto poder de hidratação e reconstrução epidérmica, por esse motivo, reduz rugas e marcas de expressão, e melhora a tonicidade.
Portanto, ele é capaz de acelerar o processo de cicatrização da pele e a recuperação de queimaduras, além de combater o envelhecimento precoce e prevenir diversas doenças. Dentre os males estão as dermatites, eczemas e psoríase.
4. Ômega 9 (ácido oléico)
Dentre os todos os ômegas presentes no óleo de avestruz, o ômega 9 é o que traz maiores benefícios ao organismo, pois é responsável pela síntese hormonal. Sendo assim, é muito útil em diminuir as ondas de calor provenientes da menopausa, o estresse, a irritabilidade e a ansiedade, decorrentes do desajuste hormonal, e sintomas muito comuns também da TPM.
Atua também na síntese de cortisol, o hormônio do estresse, responsável pelo acúmulo de gordura na região abdominal. Ele age diretamente nos depósitos de gordura em nosso organismo, conseguindo organizá-los; e assim dificultando a fixação de células gordurosas na região abdominal.
Como e onde encontrar o óleo de avestruz
O óleo de avestruz é encontrado em forma de gotas, gel, creme, xampu, hidratante facial, banha, óleo de massagem, spray, protetores labiais, creme para os pés, creme para as pernas, queimaduras, celulite e estrias, de acordo com as sua necessidade.
Você encontra o produto para vender em lojas de produtos naturais e na internet. O preço do produto pode variar de acordo com a sua versão e tamanho da embalagem, sendo o valor médio de R$ 46, o frasco.
Composição do Óleo de Avestruz

Tipo de Ácido | Quantidade % |
Ácido Oléico | 37,54% |
Ácido Palmítico | 25,57% |
Ácido Linoleico | 16,43% |
Ácido Esteárico | 6.02% |
Ácido Palmitolêico | 7,41% |
Ácido Linolênico | 2,06% |
Outros Ácidos Graxos | 4,97% |
Como utilizar o Óleo de avestruz?

Óleo de Avestruz em gotas
- Dosagem mínima diária: A quantidade de gotas deve ser equivalente à metade do seu peso, divididas em 3 vezes ao dia. Por exemplo, uma pessoa com 60 quilos, deverá tomar 30 gotas, divididas em 3 vezes ao dia, ou seja, 10 gotas 3 vezes ao dia.
- Dosagem máxima diária: A quantidade de gotas não deve exceder o equivalente ao seu peso total, divididas em 3 vezes ao dia.
Óleo de Avestruz em cápsulas
As cápsulas do óleo de avestruz devem ser ingeridas 2 ao dia, sendo uma no período da manhã, e outra no período da noite.
Uso de acordo com as finalidades

Óleo de avestruz como hidratante
Para hidratar o organismo ou a pele, o melhor é utilizar o óleo de avestruz em cremes e loções diariamente. Ele irá rejuvenescer, diminuir e clarear as manchas e tonificar a pele.
Óleo de avestruz para infecções respiratórias
Para interromper ou evitar os processos infecciosos respiratórios, tome o óleo puro, em gotas, ou adicione-o a chás ou outros alimentos.
Óleo de avestruz para lábios ressecados
Para curar lábios ressecados você pode utilizar o óleo de avestruz e forma de lipbalm, passando nos lábios várias vezes ao dia. Isso ajudará na cicatrização e hidratação, evitando reincidência.
Óleo de avestruz para reposição hormonal
Deve-se tomar a quantidade indicada de gotas do óleo indicadas na prescrição médica.
Óleo de avestruz para Otite
Para tratar a otite, pingar uma gota de óleo 3x por semana, como prevenção e mais algumas vezes, se estiver em crise, como na indicação do produto ou prescrito pelo médico.
Óleo de avestruz para Sinusite
Para tratar a sinusite, é possível misturar algumas formas no tratamento. Como por exemplo, passar a banha do óleo de avestruz no rosto antes de dormir, pingar o óleo de 2 a 3 gotas nas narinas, e tomar algumas gotas de óleo ao longo do dia.
Óleo de avestruz para queimaduras
Para tratar os ferimentos causados por queimaduras, basta passar o óleo e tomar algumas gotas.
Óleo de avestruz para dores musculares e articulares
Para aliviar as dores causadas por inflamações nas articulações ou músculos, basta passar o óleo na região afetada e tomá-lo em gotas.
Óleo de avestruz para constipação intestinal
Para o tratamento da prisão de ventre, utilize o óleo de avestruz em gotas, algumas vezes ao dia.
Óleo de avestruz para o colesterol e triglicérides
Para controlar ou diminuir as quantidades de colesterol e triglicerídeos no sangue, tome algumas gotas diárias aliadas à dieta para baixar os índices.
Óleo de avestruz para hemorróidas
Para tratar hemorróidas, passe o óleo 2 vezes ao dia no local e tome algumas gotas ao dia.
Óleo de avestruz para refluxo esofágico
Para evitar o refluxo esofágico, tomar algumas gotas ao longo do dia, respeitando as dosagens.
Óleo de avestruz para Estresse
Para reduzir o estresse e todas suas possíveis intercorrências, é necessário consultar um médico especialista para indicar as doses individuais recomendadas para esses casos.
Óleo de avestruz para emagrecer
O óleo de avestruz é capaz de emagrecer, reduzindo consideravelmente algumas medidas abdominais. Pois devido a quantidade de ômega 6 e 9, é capaz de agir contra o cortisol, hormônio responsável pleo acúmulo de gordura abdominal. Além disso, como regulador hormonal, pode influenciar no metabolismo, fazendo com que os alimentos sejam digeridos mais rapidamente.
Neste caso, deve-se utilizar algumas gotas diárias do óleo puras ou adicioná-las aos alimentos. No entanto, o óleo sozinho não possui efeito milagroso. Por isso, deve ser associado a uma dieta de restrição calórica. O efeito deve ser potencializado com a prática de exercícios físicos.
Efeitos colaterais e contraindicações
O óleo de avestruz é um produto 100% natural, portanto não traz nenhum efeito colateral ou há contraindicações. No entanto, deve-se estar atento a sua dosagem, não excedendo as quantidades máximas diárias do produto, de acordo com a sua finalidade.
Como ele age na regulação do metabolismo, o excesso pode causar um desequilíbrio metabólico e desenvolver processos inflamatórios e diabetes. Portanto, fique atenta e consulte um médico antes de iniciar qualquer tratamento, mesmo que seja com produtos naturais.
Em caso de qualquer sintoma estranho, suspenda o uso e procure um médico o mais rápido possível. No mais, ao usar de maneira adequada, o óleo de avestruz só trará benefícios. Para melhores resultados recomenda-se a ingestão de água em abundância.