Take a fresh look at your lifestyle.

Moda Vintage: Conheça mais sobre esse estilo de vida

Você sabe o que é a moda vintage, o que ela representa? Como usa-la? Fica tranquila que aqui vamos te ajudar em todas essas questões

O termo vintage já nos diz o que a moda inspirada nesse estilo quer dizer. Vitage tem a ver com vinho, ou melhor, a idade dele. Costuma-se dizer que quando a safra da bebida é boa, quanto mais idade ele tiver, melhor seu sabor né?! Com a moda vintage o conceito é o mesmo. Ou seja, quando uma roupa de uma boa época, cheia de vida e cores é selecionada, com excelentes valores estéticos, ao longo do tempo, ela tende a se tornar uma peça marcante e coringa para propiciar um diferencial no seu visual.

Nós já sabemos que a moda é cíclica, ou seja, ela está constantemente se reinventando e voltando aos holofotes, de forma que, manter algumas peças chaves no seu guarda-roupa é sempre um bom investimento para se usar um dia.

Esse conceito é basicamente a definição mais clara que existe da moda vintage. Ou seja, ela é retratada em uma peça antiga que você guarda para reusa-la com o passar dos tempos. É velho, mas é conservado e agradável aos olhos, de forma a ficar bonito e diferenciado em qualquer tipo de vestimenta.

A moda vintage sempre volta ao nosso cotidiano, ela é bem variável, indo desde a década de 20 até os anos 90, mas as mais pedidas tendem a ser entre os anos 50 e 70, por serem épocas muito emblemáticas em questão de vestuário e estilos.

Um dos fatores mais relevantes que costumam trazer de volta as roupas a moda são as novelas de época que sempre trazem alguma peça de destaque e cai no gosto do povo novamente.

Algumas das peças de grande destaque nesse tipo são as conhecidas janeiras, os saiões, as calças boca de sino, entre outras. Ou seja, roupas bacanas e que se tornaram ícones de atemporalismo.

Dos anos 70, 80, o estilo hippie também é algo que permanece sempre em auge, com longas saias e vestidos, casaquinho, cores variadas e acessórios como óculos e hairband. Faz muito sucesso por diversos fatores, mas um muito considerável é que sã roupas leves, que podem ser usadas em qualquer estação do ano e podem se associar a diversos looks apenas com uma mudança simples de adereços.

As calças boca de sino é uma joia da moda vintage, hoje em dia elas podem ser conhecidas como fleire, que nada mais é do que uma releitura das mais antigas, com uma remodelagem um pouco mais elegante. E convenhamos elas são ótimas, versáteis, combinam com tudo e agregam muita personalidade ao visual, além de favorecer bastante pessoas que querem disfarçar os quadris.

Os modelos de vestidos anos 40, 50 são extremamente usuais também, eles podem também ser repaginados pro estilo pin up. São elegantes, clássicos, cheios de personalidade e muito belos.

 

As jardineiras também seguem sendo um visual atemporal, onde as peças tem um excelente senso de acrescer personalidade no visual. Elas podem ser usadas em um contexto completamente distinto do que funcionava inicialmente, o que é uma característica muito interessante da moda vintage, que gera várias releituras bem maravilhosas.

Peças similares a essa, como macacões  também valorizam muito diferentes tipos de corpos, e são maravilhosamente lindas.

Outros modelos bem interessantes de roupas do estilo vintage são as roupas de cintura alta, sejam saias, shorts ou calças.

Além dos modelos de roupas, as estramparias também se enquadram nesse estilo, ou seja, tecidos como as bolinhas, o xadrez e as listras, por exemplo, estão sempre voltando ao foco.

Hoje em dia muitas peças de roupas que se utilizam desse tipo de estampa são conhecidos como peças chaves, conferindo diferentes tipos de personalidade ao seu estilo.

As bolinhas por exemplo podem conferir um ar mais mais romântico e jovial. Enquanto as listras conseguem transmitir um ar interessante de modernidade.

Confira sobre isso em outras matérias:

Calça Listrada: Diversas dicas e looks para você arrasar nessa tendencia

Vestidos listrados: Mais de 50 looks para você!

As tonalidades também são bastantes representativas, cores brilhantes fizeram muito sucesso nos anos dourados , cores como o amarelo mostarda também. Gerando assim looks com muita personalidade e estilo, que remetem a todo um contexto bem interessante.

Roupas infantis são uma boa pedida para o vintage, pois boa parte das famílias tendem a guardar as primeiras vestimentas das crianças o que ao longo do tempo, torna-as aproveitáveis para as próximas gerações, tornando assim o vintage infantil uma fofura sem precedentes.

A moda vintage representa um mundo de possibilidades e infinidades, pois ela traz consigo a possibilidade de releitura de uma peça antiga, por uma geração diferente, com combinações e opiniões diferentes sobre como tornar a roupa mais agradável e interessante de se usar no contexto atual, mexendo em pequenos aspectos e tornando-a ainda melhor do que no seus anos dourados.

Uma dica importante para você conhecer melhor essa moda e se moldar melhor ao que ela apresenta é evitar exageros, o vintage se baseia na composição do antigo com o atual, então procure usar uma peça de cada era e combine-as para que você consiga configura-la de acordo com o seu cotidiano e não apenas apresentar um ar antigo e cansado demais.

Nós gostamos de acreditar que combinar épocas e modelos é a melhor maneira de se criar uma personalidade realmente autentica e profunda, além de evitar um consumismo exacerbado e sem sentido e criar vínculos interessantes com uma roupagem que pode vir a fazer parte de toda sua linhagem familiar.

Sendo assim, a moda vintage vai muito além de uma maneira de se vestir, é quase um estilo de vida, que tem em si uma filosofia bem interessante de diminuir o consumo e melhorar a sustentabilidade e a rendibilidade de peças. De forma que, os maiores aliados desse estilo devem ser os bazares e brechós, mas não significa de maneira alguma abrir mão de beleza, excelência e bom gosto.

O que você achou sobre esse estilo? Do que você mais gostou, o que considera ruim ou não cabível para sua vida? Compartilhe conosco suas experiencias, sua maneira de enxergar como essa moda pode ser útil para nos tornar mais consciente e sustentável.

Leave A Reply

Your email address will not be published.