Take a fresh look at your lifestyle.

Melhores Repositores de Massa Capilar para Reconstruir os Fios!

Toda mulher adora um tratamento de beleza para os cabelos, também pudera, nós os submetemos, constantemente, a tudo quanto é procedimento. Assim, eles acabam precisando de um reforço para recuperar a vitalidade. Nessa hora, só os melhores repositores de massa capilar para salvar a nossa vida!

Não importa o que fazemos, coloração, tonalizante, alisamento ou o secador, a chapinha e a água quente no banho, tudo isso prejudica os cabelos. Até quando não fazemos nada, a poluição, o cloro, água do mar e a ação do tempo podem causar danos aos fios.

Enfim, procedimentos químicos ou não, são muitos os fatores que podem influenciar ou contribuir para que os cabelos percam sua massa capilar, principalmente queratina. E quando os cabelos perdem massa, eles ficam danificados, enfraquecidos, mais finos e suscetíveis à quebras e quedas.

Por isso, recuperar a massa capilar é essencial para a reparação dos fios. É aí que entra o tratamento de reconstrução, a fim de repor todos os nutrientes perdidos, como proteínas e aminoácidos. Quer saber como fazer isso? Então, continue lendo o artigo abaixo para conhecer os melhores repositores de massa capilar para fazer a sua reconstrução. Confira!

O que é massa capilar?

A massa capilar é o corpo dos cabelos composta por seus nutrientes (proteínas e aminoácidos).
A massa capilar é o corpo dos cabelos composta por seus nutrientes (proteínas e aminoácidos).

Cada fio de cabelo é dividido em três partes: cutícula, a parte mais externa; o córtex, parte interna onde se localizam os nutrientes (massa); e a medula, a parte central. Sendo que quando uma dessas partes é alterada, acaba prejudicando todas as outras também.

Quando as cutículas ficam abertas, por exemplo, o córtex fica exposto e portanto, mais suscetível aos danos causados por agentes externos, como o vento, poluição e exposição solar. Por isso, a importância de selar as cutículas, para que os fios não percam os nutrientes e não fiquem mais vulneráveis.

Massa capilar é a matéria que compõe os fios de cabelo, sendo que seus principais componentes são as proteínas (queratina em 90% do fio), lipídios (gordura), água, colágeno e aminoácidos. Quando os cabelos perdem esses elementos, seja por qualquer motivo, a sua estrutura se torna mais fina, frágil, com um aspecto, opaco, fraco e menos encorpado.

Quais as causas de perda de massa capilar?

A massa capilar pode ser perdida por inúmeros fatores, principalmente por químicas.
A massa capilar pode ser perdida por inúmeros fatores, principalmente por químicas.

Nessa busca incessante de beleza a qualquer custo, as mulheres acabam provocando um aumento de perda de massa capilar, principalmente pelo excesso de tratamentos químicos sucessivos e frequentes, sem respeitar o intervalo mínimo entre um procedimento e outro.

Por exemplo, é comum nos salões de beleza unir os tratamentos em um só dia para ganhar tempo, como fazer alisamento e logo em seguida tingir os cabelos. Isso só prejudica os cabelos, pois procedimentos como esses abrem demais as cutículas para que os fios absorvam a química, deixando a parte interna do fio exposta (córtex), provocando uma perda de massa considerável.

Para piorar, é preciso entender que a própria ação do tempo, a exposição solar e poluição, as lavagens contínuas, principalmente com água muito quente e o excesso de secador e chapinha sem proteção, também colaboram para agravar ainda mais o problema.

Sendo assim, tudo isso com o tempo vai causando a perda de nutrientes e proteínas do cabelo. Ele vai se tornando cada vez mais fino, frágil, oco, sem estrutura, por conta dessa perda de massa capilar.

Como reverter o problema?

Para fazer uma boa reconstrução, escolha os melhroes repositores de massa capilar que existem.
Para fazer uma boa reconstrução, escolha os melhroes repositores de massa capilar que existem.

Para repor a massa capilar perdida dos cabelos após submetê-los a esses procedimentos, é preciso fazer um tratamento de reconstrução capilar no salão de beleza ou recorrer a alguns produtos que prometem recuperar os fios.

Os melhores repositores de massa capilar contém ingredientes em sua formulação, como proteínas e aminoácidos, que devolvem a massa capilar aos cabelos. O tratamento específico repõe o ciment (cimento), substância produzida naturalmente pelo cabelo que ajuda a selar as cutículas que protegem o córtex.

O tratamento consiste em uma espécie de reconstrução, com o objetivo de repor todas as substâncias perdidas pelo fio, a fim de melhorar a resistência e diminuir eventuais danos causados pelos procedimentos químicos, como alisamentos, permanentes, relaxamentos ou colorações/descoloração.

No entanto, o tratamento é apenas indicado no caso de uma perda significante de massa capilar, pois o tratamento sem necessidade acaba provocando o efeito inverso, deixando os fios rígidos e mais sujeito a quebras.

Quando repor a massa capilar?

Normalmente, a reconstrução é um tratamento inserido no cronograma capilar, mas é o único que possui algumas ressalvas quanto à necessidade e frequência a ser feito. Isso porque a reconstrução é apenas indicada aos cabelos realmente danificados, principalmente por químicas.

Mas isso não quer dizer que os cabelos relativamente saudáveis não possam se beneficiar, basta tomar cuidado com a frequência. Pois nada em excesso é bom, até mesmo uma simples hidratação. Assim, atenção às necessidades do cabelo.

Para ter certeza, basta fazer antes um teste de porosidade, mergulhando um fio de cabelo em um copo de água por alguns minutos. Se o fio de cabelo boia, ele precisa de hidratação, se ficar no meio é nutrição, e se afundar, aí sim, reconstrução.

Normalmente, cabelos quimicamente tratados mais frágeis, necessitam de uma reposição de massa uma a duas vezes por semana, em casos muito danificados, intercalando com uma reconstrução com queratina.

Como por exemplo, após uma descoloração, alisamento ou quando o fio estiver muito poroso, elástico, quebradiço e com muito frizz. Senão, a reposição de massa pode ser feita a cada 15 dias ou uma vez por mês.

A reposição de massa capilar vai reconstruir a estrutura dos fios, repondo os nutrientes que foram perdidos, melhorando a sua resistência.

Como identificar um repositor de massa capilar?

O tratamento de reposição de massa capilar é como se fosse uma reconstrução, mas para danos menores. No caso de danos mais graves como um cabelo elástico e com corte químico é preciso fazer uma reconstrução total com queratina. Já a reposição de massa capilar vai usar produtos a base de aminoácidos e proteínas, sem a queratina.

Não é difícil reconhecer os melhores repositores de massa capilar, pois as embalagens dos produtos costuma especificar essa finalidade. Em geral, esses produtos contêm aminoácidos como creatina, cisteína, arginina, colágeno, proteínas do trigo, manteiga de karité, entre outros ingredientes.

O ideal é escolher um produto que contenha pelo menos dois componentes desses citados, pois sozinhos eles não serão capazes de surtir algum efeito. Os principais seriam a creatina e a cisteína, duas substâncias que juntas de outros componentes atuam como melhores repositores de massa capilar.

Além disso, no caso de danos mais graves, a queratina (proteína presente em 90% do fio) e as ceramidas, que também compõem o folículo capilar, também precisam ser repostos. Neste caso, usa-se a queratina líquida, que tem ação imediata.

No entanto, a queratina líquida em excesso pode endurecer demais os fios, por isso existe também a opção de usar uma máscara de reconstrução com a substância na formulação. Além disso, existem os shampoos e condicionadores com queratina.

Quais os melhores repositores de massa capilar?

Existem muitos produtos no mercado que prometem repor massa capilar através de proteínas, ceramidas, aminoácidos, com ou sem queratina. Tudo vai depender do estado do seu cabelo.

Para facilitar a sua procura e escolha, selecionamos os melhores repositores de massa capilar atualmente disponíveis no mercado, veja quais são abaixo:

1- Penetraitt, de Sebastian

Melhores repositores de massa capilar: Penetraitt Sebatian
Melhores repositores de massa capilar: Penetraitt Sebatian

Esse produto é capaz de devolver à massa perdida instantaneamente por meio da combinação de três proteínas vegetais: trigo, soja e seda. Seus agentes condicionantes fluidificam estas proteínas, para penetrarem no córtex do cabelo, promovendo mais força e, ao mesmo tempo, maciez, emoliência e brilho. É excelente para os fios danificados por processos químicos.

O tratamento pode ser realizado no salão, com a frequência indicada pelo profissional, dependendo das condições dos cabelos. Mas também pode ser usado em casa, alternando a reconstrução de manutenção com hidratação para evitar que os cabelos fiquem enrijecidos.

2- SP System Professional Liquid Hair, de Wella

Melhores repositores de massa capilar: SP System Professional Liquid Hair da Wella
Melhores repositores de massa capilar: SP System Professional Liquid Hair da Wella

Esse tratamento é um preenchimento molecular para remover as fissuras nos fios, que atua diretamente no CMC (cimento intra celular) dos fios. Ele devolve a massa aos fios e regenera a queratina por meio de moléculas de histidina e alanina, associadas à tecnologia RNP, que repara, nutre e protege os cabelos.

Segundo o embaixador Wella, a sua ação é instantânea e perceptível ao toque porque nivela novamente a superfície dos fios porosos, fechando as cutículas. No entanto, o tratamento deve ser feito no salão para que os profissionais realizem o ritual completo que fazem a diferença no resultado final.

3- Máscara Banho Cristalizado, Morgane

Melhores repositores de massa capilar: Máscara Banho Cristalizado, Morgane
Melhores repositores de massa capilar: Máscara Banho Cristalizado, Morgane

Essa é uma máscara super reconstrutora, que penetra profundamente nos fios e promove uma reconstrução poderosa, sem deixar os fios rígidos e nem pesados. É ideal para quem passa por processos químicos com frequência.

4- Socorro Capilar, Salon Line

Melhores repositores de massa capilar: Socorro Capilar, Salon Line
Melhores repositores de massa capilar: Socorro Capilar, Salon Line

É um lançamento de ótimo custo benefício, ideal para fios com danos extremos. Ele funciona como um tratamento de choque que promove uma reconstrução intensa, reposição de massa e vários outros benefícios, sem enrijecer meu cabelo. Pode ser feito em casa, através de dois passos bem simples e rápidos.

Para dar uma potencializada nos cuidados diários, o Condicionador Bomba com queratina da mesma linha é uma boa opção. O produto age em apenas 1 minuto, deixando os fios mais macios, sedosos e cheios de movimento.

5- Operação Resgate, Widi Care

Melhores repositores de massa capilar: Operação Resgate, Widi Care
Melhores repositores de massa capilar: Operação Resgate, Widi Care

Esse tratamento tem ação rápida de 3 minutos e vários benefícios. Como por exemplo, a reposição de massa e a ação antiemborrachamento. É uma reconstrução poderosa e rápida, para quem não tem tempo.

6- SOS Pré e pós-química, Soft Hair

Melhores repositores de massa capilar: SOS Pré e pós-química, Soft Hair
Melhores repositores de massa capilar: SOS Pré e pós-química, Soft Hair

Esse é um tratamento de choque da Soft Hair, pré e pós-química, que pode ser usado antes e depois de fazer os procedimentos químicos. Como pré-química, ele corta o efeito do emborrachamento, e no pós química, ele repõe massa e recupera os danos.

No entanto, é um produto que deixa o cabelo um pouco rígido, mas dura cerca de 2 dias e depois volta ao normal. Também é bem barato e pode ser usado em casa.

Outras sugestões de melhores repositores de massa capilar, seriam produtos que mantém os cachos hidratados, como os cremes de pentear das linhas TRESemmé Selagem Capilar Crespo Original, Dove Reconstrução Completa ou Seda Óleo Hidratação.

Como fazer uma reposição de massa capilar?

A massa pode ser reposta pelos melhores repositores de massa capiar através da reconstrução dos fios.
A massa pode ser reposta pelos melhores repositores de massa capiar através da reconstrução dos fios.

Como todo cabelo sofre com as agressões externas do dia a dia, não apenas com procedimentos químicos, a reposição da massa pode ser feita de tempos em tempos, como parte do seu cronograma capilar.

Basta, fazer o tratamento do jeito certo, respeitando as necessidades do seu cabelo e frequência para impedir que os fios fiquem sobrecarregados. Veja como fazer:

    • Escolha um dos melhores repositores de massa capilar, como uma máscara reconstrutora enriquecida com queratina, ceramidas, aminoácidos ou arginina, para corrigir a porosidade dos fios;
    • Lave os cabelos com um shampoo antirresíduos para limpar profundamente e abrir bem as cutículas;
    • Tire o excesso de umidade com uma toalha de microfibra e divida o cabelo em mechas;
    • Comece a aplicar o produto pela nuca, espalhando bem a máscara por todo o comprimento, até as pontas, enluvando bem cada mecha;
    • Deixe o produto agir no cabelo no tempo determinado pelo fabricante;
    • Depois, enxague bem todo produto, tirando todo o excesso;
    • Aplique um condicionador hidratante nas pontas e deixe agir por alguns minutos;
    • depois, enxague-o com água fria. Isso vai fechar as cutículas e ajudar a deixar os fios mais maleáveis depois da reposição;
    • Por fim, finalize o cabelo como de costume, evitando ferramentas de calor muito quentes e sem proteção;
    • Só repita o procedimento de acordo com a frequência indicada para o seu caso.

Pronto! Agora você já sabe como repor a massa nos fios e pode escolher um dos melhores repositores de massa capilar que sugerimos para fazer o seu tratamento reconstrutor! Depois volte aqui para nos contar o resultado!

Leave A Reply

Your email address will not be published.