Take a fresh look at your lifestyle.

Melhor Sabonete Íntimo: Opções e Como Usar

Você saberia apontar qual o melhor sabonete íntimo? Sabemos, no entanto, que o organismo feminino tem suas próprias defesas naturais contra infecções e outros problemas na região íntima.

Mas isso não impede que o uso diário de um sabonete íntimo para ajudar a equilibrar o pH da região, eliminar odores e dar um maior frescor para que a mulher se sinta mais segura e confortável.

No entanto, vale ressaltar que esse tipo de sabonete exige cuidados diferentes dos sabonetes tradicionais e produtos de higiene, além de ser usado apenas da parte externa do corpo.

A grande maioria dos sabonetes íntimos promete basicamente o mesmo, cuidar da higiene íntima feminina, proporcionando uma a limpeza com sensação de frescor ao longo do dia. Mas será que ele é realmente necessário?

Embora seja um produto disponível há anos no mercado, muita gente ainda questiona a real necessidade de um sabonete especial para a higiene íntima. Porém, ginecologistas explicam que esses tipos de sabonetes possuem pH mais ácido (entre 4,5 a 5,5), bem mais próximos ao pH da pele vulvar.

Além disso, eles são hipoalergênicos compostos por ácido lático, glicerina, ácidos graxos e controladores de pH. Por isso, embora não seja uma “necessidade”, eles são excelentes opções para um cuidado extra com a região íntima, desde que usado corretamente.

Mas, em meio a tantas marcas e tipos diferentes, fica difícil saber qual o melhor sabonete íntimo. Por isso, continue lendo o artigo abaixo que vamos contar tudo sobre ele e como usá-lo da forma correta!

Confira!

Vantagens ao usar o sabonete íntimo

O melhor sabonete íntimo é capaz de higienizar e equilibra ro o pH da região vaginal sem prejudicar suas defesas naturais.
O melhor sabonete íntimo é capaz de higienizar e equilibra ro o pH da região vaginal sem prejudicar suas defesas naturais.

De acordo com os ginecologistas da Febrasgo – Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, o sabonete íntimo possui algumas vantagens, como manter o pH e a hidratação da pele na região íntima feminina.

Isso porque a sua composição conta com a ação de detergentes suaves, que evitam retirar toda a gordura da pele, uma proteção natural da região, evitando assim a desidratação.

Além disso, esse tipo de sabonete ajuda a manter a região da vagina saudável, prevenindo infecções, além de proporcionar uma maior sensação de bem-estar e conforto.

Muitas mulheres preocupadas com odores ou secreções vaginais costuma optar pelo uso de sabonete íntimo. No entanto, há que julgue ter pele vulvar sadia, sem histórico de alergias ou de hipersensibilidade, por isso não sentem necessidade de usar produtos específicos para a região.

No entanto, o ideal é evitar os sabonetes muito alcalinos, que prejudicam a função e desidratam a pele.

A única ressalva quanto aos riscos do uso do sabonete íntimo, é em relação ao seu uso excessivo, como mais do que três vezes ao dia, ou fazer uma fricção exagerada na hora de limpar. Em ambos os casos, resultam na remoção da camada lipídica da pele, que pode causar desidratação e perda da proteção cutânea.

Além disso, o tempo usado na higienização não deve passar de três minutos durante o banho.

Dito isso, veja abaixo a nossa seleção de produtos para você poder escolher o melhor sabonete íntimo para as suas necessidades e gosto pessoal.

Leia mais: Como Clarear a Vagina? Veja nossas dicas!

Melhores marcas de sabonetes íntimos

O sabonete íntimo está no mercado há bastante tempo, mas de uns tempos para cá aumentaram as marcas e opções de tipos diferentes do produto. Antes, a gente tinha de 1 a 3 opções para escolher, com apenas o odor de diferença.

Mas hoje as opções são quase infinitas, por isso a escolha do melhor sabonete íntimo ficou um tanto mais complicada. Mas nada que você não tire de letra. Basicamente, todos eles prometem a mesma ação, higienizar e equilibrar o pH da região íntima, se diferenciando aqui e ali pela composição.

Veja abaixo a nossa seleção e teste a que achar a melhor opção para você!

1. Sabonete Íntimo Protex Delicate Care

Sabonete Íntimo Protex Delicate Care
Sabonete Íntimo Protex Delicate Care

Ao contrário dos outros produtos da marca, o sabonete íntimo Protex Delicate Care não tem ação antibactericida, além de ter um aroma mais sutil e um bom custo-benefício. Assim, ele não acaba com a defesa natural da região íntima feminina, mas ajuda a fortalecê-la.

2. Sabonete Íntimo Dove Neutro

Sabonete Íntimo Dove Neutro
Sabonete Íntimo Dove Neutro

O sabonete íntimo Dove Neutro também é de fórmula mais suave que não agride as características naturais da região íntima da mulher, mas deixa uma sensação de suavidade e frescor por mais tempo.

3. Sabonete íntimo Dermacyd Femina

Sabonete íntimo Dermacyd Femina
Sabonete íntimo Dermacyd Femina

Essa é uma das marcas de sabonete íntimo mais antigas no mercado. O Dermacyd Femina tem uma fórmula que regula o pH da região oferecendo proteção por 24 horas, ideal para quem passa o dia fora de casa.

Sua composição leva complexo ácido lático que proporciona uma higiene completa, conforto e bem-estar, com segurança e tempo de ação prolongado.

A marca ainda possui duas outras versões: o Sabonete Íntimo Dermacyd Breeze e o Sabonete Íntimo Dermacyd Delicata, com formulações um pouco diferenciadas, apesar do mesmo princípio.

4. Vagisil Prevent Plus

Vagisil Prevent Plus
Vagisil Prevent Plus

Enquanto os produtos acima são mais indicados para o uso diário, o sabonete íntimo Vagisil Prevent Plus é indicado para evitar odores mais fortes, porém sem prejudicar a composição natural do organismo feminino.

Como por exemplo, em períodos de dias mais quentes, de suor mais intenso, durante o ciclo menstrual ou mesmo por conta de alguma infecção temporária.

Ele é elaborado com componentes suaves, é hipoalergênico, de pH ácido, possui fragrância delicada, ideal para peles sensíveis. Ele oferece uma sensação duradoura de proteção e frescor, protegendo a região vaginal de bactérias e diminuindo a probabilidade de irritação com ingredientes agressivos causados por sabonetes comuns.

5. Racco Sabonete Intimos

Racco Sabonete Intimos
Racco Sabonete Intimos

O sabonete íntimo Racco tem fórmula com substâncias naturais, como óleos de sassafrás, tomilho, rosmarinus, Menta e óleos de plantas aromáticas, que combatem a proliferação de organismos nocivos ao organismo feminino e mantêmo pH natural da mucosa genital.

Sua consistência em gel também ajuda a aliviar desconfortos causados por irritações pontuais. Além disso, possui ação antisséptica natural e transmite uma sensação de refrescância, excitando e revigorando os nervos sensoriais.

6. Sabonete Íntimo Kronel

Sabonete Íntimo Kronel
Sabonete Íntimo Kronel

O sabonete íntimo Kronel é produzido à base de extrato de Aroeira e leite de Aveia, que protegem a microbiota de desequilíbrios e mantém o pH de 4,5, evitando desconfortos, como ressecamento.

A aroeira tem ação anti-inflamatória, fungicida e bactericida e age em harmonia com o pH vaginal, prevenindo infecções.

7. Sabonete Íntimo Lowell Freshe Suave

Sabonete Íntimo Lowell Freshe Suave
Sabonete Íntimo Lowell Freshe Suave

O sabonete íntimo feminino Lowell Freshe Suave tem fórmula equilibrada, que promove higienização segura e eficaz da região íntima sem causar irritação, proporcionando agradável e duradoura sensação de limpeza.

Ele é enriquecido com Ácido Lático e extratos de Ylang Ylang e Amaranto, para manter o pH natural da pele da região íntima.

8. Sabonete Íntimo Ecologie Bio Neutro

Sabonete Íntimo Ecologie Bio Neutro
Sabonete Íntimo Ecologie Bio Neutro

O sabonete íntimo Ecologie Bio Neutro é um sabonete líquido desenvolvido com agentes pré e probiótico, que protegem e equilibram o ph da região íntima da mulher.

Além disso, ele é livre de parabenos, hipoalergênico e testado ginecologicamente e dermatologicamente. Sua formulação contém lactobacilos selecionados, que estimulam os mecanismos de defesa natural da flora, proporcionando conforto e bem-estar.

9. Sabonete Nívea Íntimo Suave

Sabonete Nívea Íntimo Suave
Sabonete Nívea Íntimo Suave

O sabonete líquido Nívea Íntimo Suave tem fórmula com extrato de Camomila e Panthenol, que cuida e limpa gentilmente a região íntima, além de ácido lático que ajuda a manter o pH natural da área.

10. Sabonete Íntimo Lucretin Mulher

Sabonete Íntimo Lucretin Mulher
Sabonete Íntimo Lucretin Mulher

O Lucretin Mulher é um sabonete líquido especialmente desenvolvido para higiene íntima feminina, de uso diário. A combinação de ingredientes delicados com o ácido lático ajuda a preservar o pH natural proporcionando higiene completa, bem-estar e conforto.

Como usar o melhor sabonete íntimo

É preciso saber usar corretamente o melhor sabonete íntimo.
É preciso saber usar corretamente o melhor sabonete íntimo.

Agora que você já tem diversas opções para escolher o melhor sabonete íntimo de acordo com as suas necessidade, é preciso aprender como usá-lo corretamente. Embora ele possa ser usado diariamente, o produto exige certo cuidados, veja abaixo:

  • Não use sabonete íntimo nas partes genitais internas, para evitar reações alérgicas. Concentre-se apenas na vulva (parte externa) com movimentos leves. A vagina (parte interna), comparada aos pequenos e grandes lábios, possui menor acúmulo de gordura, podendo ressecar;
  • Não use por mais que três vezes ao dia, sendo o ideal apenas uma vez ao dia, por não mais que três minutos;
  • Não esfregar exageradamente a região, e usar apenas as mãos e os dedos, pois esponjas podem raspar a vulva e provocar ferimentos.
  • Pode usar sabonete íntimo durante o período da menstruação.

Ao utilizar o sabonete íntimo dessa forma não haverá necessidade de higienização mais intensa. Além disso, a região íntima possui pH menos ácido, sendo que quanto mais ácido, maior o controle de bactérias e fungos.

No entanto, se você remover esse nível de acidez com o uso excessivo de sabonetes e/ou jatos de água, você estará eliminando a proteção natural e contribuindo para a proliferação de microorganismos nocivos.

Dicas para um melhor higiene íntima

É possível fazer uam boa higiene com o melhro sabonete íntimo ou não.
É possível fazer uam boa higiene com o melhro sabonete íntimo ou não.

Além do uso do melhor sabonete íntimo, existem também algumas dicas simples recomendadas pela maioria dos ginecologistas para ajudar a garantir a higiene íntima feminina. Veja abaixo:

  • Procure optar sempre por roupa íntima de algodão, pois o tecido em contato com o períneo e vulva deve permitir a transpiração e evitar irritação.
  • Não é necessário dormir sem calcinha, mas deve-se evitar roupas muito justas.
  • No período menstrual, a mulher não deve permanecer muito tempo com o mesmo absorvente, a depender da quantidade de fluxo.
  • Fora do período menstrual, os absorventes de uso diário devem ser trocados a cada 4 horas, de preferência sem protetor plástico, para permitir a transpiração da pele.
  • Evite lavar a calcinha no banho e deixar secar no banheiro, mas em ambiente aberto, ventilado e ao sol, a fim de evitar a umidade e a proliferação de fungos e bactérias no tecido.
  • Não exagerar na higiene íntima com buchas, panos ou toalhas, e não esfregar demais o sabonete líquido, apenas água para retirar resíduos e sabonete detergente leve para retirar o excesso de gordura.
  • Não fazer duchas vaginais nem banhos de assento.
  • Não usar perfumes, pomadas, desodorantes ou hidratantes na vulva sem orientação.
  • Fazer a limpeza com papel higiênico sempre da frente para trás, a fim de evitar qualquer contaminação vaginal.
  • Não é necessário lavar a vagina após urinar, mas após a atividade sexual, pode-se lavar com água e sabonete íntimo, ou urinar após a relação sexual, para diminuir o risco de cistite.
  • Procure usar sabonetes sem perfume exagerado, sem atividade detergente excessiva, como os sabonetes de glicerina, por exemplo, que possuem pH mais ácido.
  • Lenços umedecidos são úteis para higiene fora de casa, mas não devem esfregar a região para não retirar a camada protetora da pele, além de causar reações alérgicas.
  • Evite o desodorante íntimo pela possibilidade de irritação local, assim como papel higiênico e absorventes perfumados.

Bem, agora você já sabe que usar sabonete íntimo não faz nenhum mal, desde que usado corretamente. Ele pode não ser indispensável, mas pode ser útil, sendo mais uma questão de preferência.

Escolha o melhor sabonete íntimo para as suas necessidades da nossa lista e em caso de dúvidas, consulte o seu(a) ginecologista. Até mais!

Leave A Reply

Your email address will not be published.