Take a fresh look at your lifestyle.

Melhor Protetor Solar: Conheça os melhores

No Brasil, uma pele bronzeada é sinônimo de beleza, principalmente quando vamos nos aproximando do verão. No entanto, o preço que se paga para o bronzeado perfeito é bastante alto. E quando digo isso, não me refiro ao valor do bronzeador ou do melhor protetor solar, mas das consequências trazidas pela exposição solar em excesso e sem proteção adequada.

O fotoenvelhecimento cutâneo, por exemplo, é causado pela exposição solar ao longo da vida. Em geral, suas consequências são o ressecamento, alteração na textura, manchas e rugas na pele. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), os prejuízos causados pela exposição solar nos acompanham desde a infância, ocorrendo antes dos 18 anos de idade em 80% da população quando exposta às suas atividades ao ar livre.

Já o câncer de pele, a consequência mais extrema da exposição solar em excesso, responde por 33% de todos os diagnósticos da doença no Brasil. Só o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra todos os anos cerca de 180 mil novos casos.

De fato, o simples costume de usar protetor solar é capaz de proteger a sua pele contra todos esses danos causados pelo sol, principalmente evitar o câncer de pele e o envelhecimento cutâneo precoce.

Por isso, o melhor a fazer é começar a usar protetor solar diariamente, e não apenas quando for à praia ou piscina, só assim a sua pele ficará sempre protegida e saudável.

No entanto, é preciso saber escolher o melhor protetor solar. Isso significa que ele deverá ser não só adequado ao seu tipo de pele (oleosa, seca ou mista), mas ser específico para o rosto ou corpo, e ter um fator de proteção solar (FPS) adequado às suas necessidades.

Assim, com tantas marcas disponíveis no mercado, preparamos um guia para explicar porque e como devemos usar proteção solar, o que significam as siglas UVA, UVB e FPS, e ainda criamos uma lista com o melhor protetor solar possível para cada situação. Afinal, os protetores solares possuem fórmulas e promovem resultados diferentes quando aplicados no rosto ou no resto do corpo.

Confira abaixo!

Por Que Usar Proteção Solar?

Melhor protetor solar protege do sol e previne o envelhecimento e manchas.
Melhor protetor solar é aquele que protege do sol , previne o envelhecimento e manchas.

Os raios solares produzem calor em forma de radiação ultravioleta (UV). Quando somos expostos à essa radiação, o seu efeito é acumulativo. Além disso, os raios solares são capazes de penetrar profundamente na pele, provocando inúmeras alterações, como envelhecimento precoce das células e o ressecamento da pele que favorece o surgimento de manchas, rugas e outros problemas.

Um dos problemas mais graves associados à exposição solar em excesso é o câncer de pele que pode causar tumores benignos (não cancerosos) ou malignos, como o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o melanoma.

Quanto ao envelhecimento, isso faz parte do nosso processo natural biológico, mas a proteção solar vai ajudar a evitar a aceleração desse processo. Portanto, a única maneira de evitar todos esses problemas é fazer uso da proteção solar de forma constante.

Além disso, sempre que estivermos ao ar livre, devemos procurar ficar na sombra, principalmente em horários de maior incidência solar (entre 10 e 16 horas), cobrir as áreas mais expostas com roupas apropriadas e usar acessórios como os óculos escuros e chapéu para proteger ainda mais a pele exposta.

O Que São Raios UVA, UVB e UVC?

O melhor protetor solar previne contra raios UVA e UVB
O melhor protetor solar previne contra raios UVA e UVB

A sigla UV sozinha significa ultravioleta, um tipo de radiação eletromagnética emitida pelo calor do sol. Assim, UVA, UVB e UVC são diferentes tipos de raios ultravioletas, também transmitidos pelos raios solares.

Todos eles são raios invisíveis, porém presentes em todas as épocas do ano, com maior incidência nas estações mais quentes, como na primavera e, principalmente no verão.

Raios UVA

Os raios UVA têm um comprimento de onda mais longo (de 320 a 400 nm) e sua intensidade varia bem pouco, mas são os de maior incidência na superfície terrestre, já que não são absorvidos pela camada de ozônio.

Eles correspondem à maior porção do espectro ultravioleta e incidem da mesma maneira durante todo o dia e em todas as estações do ano, incluindo dias nublados e com baixa luminosidade. Apesar disso, a radiação UVA é mais intensa antes das 10h da manhã e depois das 16h da tarde.

Os raios UVA são capazes de atravessar as nuvens, o vidro e a epiderme, podendo atingir camadas mais profundas da pele e, com isso, danificar as fibras de colágeno e elastina, causando o envelhecimento das células da epiderme (envelhecimento precoce), alergias, alterações de pigmento na pele como diversos tipos de manchas e desenvolver tumores.

São também responsáveis pelo bronzeamento na pele, estando presentes também nas câmaras de bronzeamento artificial, inclusive em doses mais altas do que na radiação solar.

Raios UVB

Os raios UVB possuem comprimento de onda mais curto (de 280 a 320 nm), porém mais intenso e são parcialmente absorvidos pela camada de ozônio. No entanto, o restante dos raios que conseguem ultrapassar essa barreira, são nocivos ao nosso organismo.

Os raios UVB apresentam maior incidência durante o verão, devido as elevadas temperaturas. Principalmente, no período das 10h às 16h, em regiões de altitudes elevadas e próximas à linha do Equador. Neste caso, o Brasil, por exemplo.

No entanto, os raios UVB podem ser retidos pelas nuvens e vidros, e mesmo assim penetrar superficialmente na pele chegando à epiderme. Eles são os principais responsáveis pelo bronzeado, vermelhidão e queimaduras solares.

Além disso, a sua superexposição pode também causar alergias, aumentar o aparecimento de sardas e manchas e até aumentar o risco de desenvolver câncer; sem esquecer dos prejuízos aos olhos, como catarata e cegueira.

Raios UVC

Já a radiação UVC é totalmente absorvida pelo oxigênio e o ozônio da atmosfera, não atingindo os seres humanos na superfície do planeta.

No entanto, essa radiação é altamente penetrante e danosa a saúde, e causaria sérios problemas aos seres humanos se pudessem nos atingir. Por isso, a importância de proteger a camada de ozônio, e evitar que estes raios cheguem à superfície da Terra.

O Que É Um Protetor Solar (Fotoprotetores)?

O melhor protetor solar possui FPS altos de máximo alcance e proteção
O melhor protetor solar possui FPS altos de máximo alcance e proteção

O protetor solar ou filtro solar são produtos fotoprotetores capazes de prevenir danos provocados pela exposição solar, como o câncer da pele, envelhecimento precoce e as queimaduras solares.

O melhor protetor solar é aquele de maior amplitude espectral. Ou seja, é aquele capaz de absorver tantos os raios UVA e UVB, não irritar a pele, ter uma maior resistência à água possível e não manchar a roupa.

Os protetores solares podem ser físicos ou inorgânicos e/ou químicos ou orgânicos.

Os protetores físicos, por exemplo, à base de dióxido de titânio e óxido de zinco, normalmente se depositam na camada mais superficial da pele, refletindo as radiações incidentes. Antigamente, esses produtos costumavam deixar a pele com uma tonalidade esbranquiçada, porém é possível hoje encontrar produtos de coloração de base.

Já os filtros solares químicos funcionam como uma espécie de “esponja” dos raios ultravioletas, transformando-os em calor.

Os filtros solares possuem fator de proteção solar (FPS) diferentes e muito variadas, sempre acompanhados de um número após a sigla que significa por quanto tempo você estará protegido contra os raios solares. Em geral, as variações são FPS2, FPS4, FPS6, FPS8, FPS15, FPS30, FPS50, FPS60.

Como Calcular o FPS?

Normalmente, os fatores de proteção solar de 2 até 15 possuem baixa proteção contra a radiação UVB; o FPS 15-30 oferece média proteção contra UVB, enquanto os protetores com FPS 30-50 oferecem alta proteção UVB, e FPS maiores que 50, possuem proteção UVB maior de todas.

Já em relação aos raios UVA, não há consenso quanto à metodologia do fator de proteção. Ele pode ser mensurado em estrelas, de 0 a 4, onde 0 é nenhuma proteção e 4 é altíssima proteção UVA, ou em números, como abaixo:

  • < 2, não há proteção UVA;
  • 2-4 baixa proteção;
  • 4-8 média proteção,
  • 8-12 alta proteção
  • > 12 altíssima proteção UVA.

O ideal é procurar por esta classificação ou pelo valor de PPD nos rótulos dos produtos.

Para calcular esse tempo de proteção deve-se multiplicar o número do FPS por 10, sendo o resultado a quantidade de minutos que sua pele estará protegida.

Por exemplo: FPS15 X 10 = 150 minutos, ou seja, 2 horas e meia de proteção.

Vale ressaltar: A proteção solar de cada produto diminui com o tempo e conforme entra em contato com suor, água do mar ou piscina e areia. Portanto, é necessária a reaplicação do produto, a cada hora, dependendo do fator de proteção.

Como Escolher o Melhor Protetor Solar?

O melhor protetor solar deve ser aquele mais adequado ao seu tipo de pele.
O melhor protetor solar deve ser aquele mais adequado ao seu tipo de pele.

Para escolher o melhor protetor solar é essencial verificar o seu FPS, a proteção em relação aos raios UVA (PPD) e a sua resistência à água. Segundo a nova legislação para filtros solares, tudo que constar no rótulo do produto deve ter sido testado e comprovado.

Outra regra é que o valor do PPD (proteção UVA), deve ser sempre, no mínimo, metade do valor do FPS, pois os raios UVA também contribuem para o risco de câncer da pele.

O tipo do produto, seja ele oferecido na forma gel, creme, loção, spray, bastão, também deve ser considerado. Isso porque, peles oleosas e acneicas, por exemplo, precisam controlar a oleosidade da pele. Assim, os produtos em gel, por exemplo, são mais adequados à esse tipo de pele.

Portanto, essas pessoas devem evitar os produtos com muito óleos, em suas composições ou em forma de cremes. Já quem costuma suar bastante ou ficar em contato com a água, devem evitar o gel, pois ele ai com mais facilidade da pele.

Como Aplicar o Protetor Solar?

O melhor protetro solar deve ser aplicado em todo rosto.
O melhor protetro solar deve ser aplicado em todo rosto.

O filtro solar pode ser aplicado em casa, de preferência 30 minutos antes da exposição solar, para dar tempo da pele absorver bem o produto. Ele também deve ser reaplicado ao longo do dia a cada duas horas, principalmente em caso de maior transpiração, contato com água ou exposição solar prolongada.

Para aplicar, espalhe uma boa quantidade do produto em todo o local à ser protegido. No rosto, uma quantidade equivalente a uma colher de chá rasa é o suficiente, já para o corpo três colheres de sopa pode ser suficiente ou o quanto julgar necessário, de acordo com o seu tamanho.

O importante é não deixar nenhuma área desprotegida, e usar diariamente, mesmo em tempo nublado.

Além do protetor solar, procure usar também roupas de algodão em suas atividades ao ar livre, pois elas conseguem bloquear melhor a maior parte da radiação UVA e UVB. Não se esqueça também de acessórios como chapéus, viseiras, bonés e óculos escuros, que ajudam bastante a proteger a pele do sol.

Também é importante consultar um dermatologista regularmente para uma avaliação cuidadosa da pele e indicação de produtos mais adequados.

Evite a exposição solar entre os horários de maior incid6encia (10 e 16 horas no horário de verão). E quando na praia, procure se proteger em barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação UVA e UVB.  

Não se esqueça também de proteger as cicatrizes e tatuagens, que podem escurecer ou desbotar quando expostas ao sol.

As crianças devem usar o protetor solar a partir dos seis meses de idade, de preferência para peles sensíveis, o pediatra ou dermatologista pode indicar o melhor protetor solar para cada caso.

Importante: A pele negra, apesar de ter uma maior proteção “natural”, devido a quantidade de melanina produzida, não deve deixar a proteção do filtro solar de lado, pois também estão sujeitas aos mesmos danos causados pelo sol. Assim como pessoas de pele mais clara, que precisam usar filtro solar com FPS mais altos.

Os Melhores Protetores Solares do Mercado

Escolha o melhor protetor solar de acordo com a sua pele e prioridades.
Escolha o melhor protetor solar de acordo com a sua pele e prioridades.

Existem uma série de protetores solares para todos os tipos de pele e diversas finalidades, seja a pele oleosa, seca ou mista.

Todos foram desenvolvidos com fórmulas exclusivas para proteger a pele, mas evitar também que os poros fiquem obstruídos e contribuam para o surgimento da acne ou o seu agravamento.

Assim como outras fórmulas possuem ativos para hidratar, prevenir rugas, tratar marcas e clarear manchas. São eles abaixo:

1. Melhor Protetor Solar para pele oleosa e com manchas: Vichy Capital Soleil Clarify

A Vichy é uma marca francesa que possui uma linha completa de proteção solar facial para todos os tipos de pele. No entanto, o Vichy Capital Soleil Clarify possui uma fórmula de toque mais seco perfeito para quem tem pele oleosa, com manchas e espinhas.

Além de proteger a pele contra raios UVA e UVB, o produto tem cor de base para uniformizar o tom da pele imediatamente, disfarçando as marcas, vermelhidão ou qualquer  imperfeição causada pela acne.

O seu grande diferencial é a sua ação clareadora, indicada também para quem tem manchas solares ou precisa evitá-las. O produto clareia manchas existentes de forma progressiva e bloqueia o aparecimento de novas manchas.

O protetor Capital Soleil Clarify da Vichy é considerado o melhor protetor solar para pele oleosa, pois fornece a proteção desejada, clareia manchas, controla a oleosidade e ainda uniformiza o tom de pele.

O produto está disponível com alto fator de proteção (FPS 60) e custa em média R$80,00.

2. Melhor Protetor Solar para Pele Oleosa e com Acne: La Roche Posay Anthelios Airlicium

A La Roche Posay também possui toda uma linha de protetores solares. O melhor protetor solar para pele oleosa da marca é o Anthelios Airlicium Antioleosidade, disponível em FPS 30 e FPS70.

O Anthelios Airlicium Antioleosidade também tem toque super seco, mas o seu diferencial é a sua tecnologia Airlicium, ativada quando a pele produz suor ou sebo. Ela é capaz de absorver essas substâncias, controlando a oleosidade e a umidade da pele, deixando-a matificada.

Assim, além de proteger contra raios UVA e UVB, proporciona uma sensação de pele limpa e fresca por muito mais tempo. O Anthelios Airlicium antioleosidade FPS 30 custa em média R$70,00 e o FPS 70 R$80,00.

3. Melhor Protetor Solar para Pele Oleosa Antissinais: Nívea Sun Toque Seco Antissinais

Os protetores solares Nívea Sun são excelentes opções para pele oleosa pelo custo benefício que eles oferecem. Ou seja, são produtos de boa qualidade por preços realmente mais acessíveis em comparação com os importados.

O Nívea Sun toque seco antissinais pode ser considerado o melhor protetor solar para pele oleosa, pois não possui óleo em sua fórmula, reduz o brilho e não entope os poros. No entanto, o seu grande diferencial é ser antissinais.

Pois, além de proteger contra raios solares, trata rugas e marcas de expressão já existentes e previne o envelhecimento precoce da pele. Assim, a sua textura é bem fluida e leve, sendo facilmente absorvida pela pele.

O Nívea Sun toque seco antissinais está disponível no FPS 30 e FPS60, custando em média R$35,00 e R$45,00 respectivamente.

4. Melhor Protetor Solar para Pele Oleosa e Anti-idade: Roc Minesol Oil-control

A linha Minesol Oil-control da marca francesa Roc é uma das linhas mais eficazes de protetores solares para pele oleosa e anti-idade.

Considerado por muita gente, o melhor protetor solar para pele oleosa, o Minesol Oil-control é capaz de controlar a oleosidade tão bem que só é indicado para quem tem a pele realmente muito oleosa. Isso porque é tão poderoso que pode secar bastante a pele do tipo normal ou mista.

Além de oferecer ampla proteção contra raios UVA e UVB, possui essas partículas que absorvem e controlam a oleosidade da pele de forma imediata e prolongada. Para tanto, a sua fórmula é em gel, oil-free, toque seco e de textura leve, facilmente absorvida pela pele.

Foi considerado o melhor protetor solar para o rosto segundo dermatologistas, e está disponível nas versões FPS 30 e FPS 70, com preços variados que podem chegar até R$ 84,00.

5. Melhor Protetor Solar para o rosto com acabamento invisível: L’oreal Paris Solar Expertise Invisilight

A Solar Expertise da L’oreal Paris possui uma linha completa de protetores solares para todos os tipos de pele. No entanto, o Solar Expertise Invisilight foi mais além promovendo uma pele mais uniforme e sem resíduos brancos.

Além da sua proteção solar eficaz, a sua formulação é oil-free, tem toque seco, textura leve, acabamento invisível, é muito resistente à água e previne o envelhecimento precoce da pele.

O produto está disponível nas versões FPS30 e FPS50, podendo custar em média R$40,00 e R$50,00 respectivamente.

7. Melhor Protetor Solar contra rugas e manchas: L’oreal Paris Solar Expertise Facial Toque Seco

A linha L’oreal Paris Solar Expertise Facial Toque Seco é exclusiva para o controle de oleosidade e redução do brilho do rosto, ao mesmo tempo que protege a pele.

O produto possui, em sua fórmula, o filtro exclusivo Mexoryl mexoryl Sx+xL, que oferece proteção avançada contra os raios UVA e UVB e prevenção contra o envelhecimento, evitando as rugas e manchas do sol.

Apesar de controlar a oleosidade, ele é indicado para todos os tipos de pele, pois a sua textura é leve, de rápida absorção e bem resistente ao calor. É ainda mais excelente para quem precisa aplicar maquiagem após passar o filtro.

Disponível no FPS 60 e podendo custar em média R$ 43,90 a R$ 49,48.

8. Melhor Protetor Solar para Rosto Antirrugas: L’oréal Paris Solar Expertise Facial Antirrugas

Além de proteger contra os danos do sol, o protetor solar L’oréal Paris Solar Expertise Antirrugas tem ativo hialurônico, ou seja, previne as rugas, hidrata a pele e protege das manchas solares.

Desenvolvido para o rosto, colo e mãos, possui uma textura leve de rápida absorção, resistente à água, com boa fixação sem deixar a pele grudenta. É indicado para todos os tipos de pele e promete deixar o rosto bronzeado sem irritar ou arder.

Assim, o produto promove uma proteção solar de amplo espectro contra os raios UVA e UVB, preserva a elasticidade e a hidratação natural da pele. Apesar de ser um creme, não possui nenhum óleo em sua fórmula. Seu preço pode custar em média R$ 29,92.

9. Melhor Protetor Solar para Praia: Neutrogena Sun Fresh Protetor Solar

A linha de protetores solares Neutrogena Sun Fresh pode ser usada diariamente para proporcionar proteção imediata contra os raios UVA/UVB.

O protetor solar forma uma barreira sobre a pele, protegendo-a contra a incidência dos raios nocivos do sol, absorvendo toda a oleosidade da pele. Ele é ainda enriquecido com Vitamina E, também hidrata, previne o envelhecimento, as manchas causadas pelo sol.

O produto é indicado para proteção do corpo e rosto na praia, piscina e em todos os momentos expostos ao sol. Ele possui uma boa resistência à água e ao suor e não tem nenhum tipo de óleo em sua fórmula. Seu preço pode variar entre R$ R$ 24,90 e R$ 38,90.

10. Melhor Protetor Solar com Efeito base: Vichy Ideal Soleil FPS 30

Se você quer um protetor solar para rosto que tenha um efeito de maquiagem, o protetor solar Vichy Ideal Soleil FPS 30 é uma excelente opção. Ele tem efeito base e seca rapidinho, deixando sua pele protegida, uniforme e mais bonita, sem precisar aplicar mais nada. O seu preço pode variar entre R$ 44,90 a R$ 69,90.

11. Melhor Protetor Solar de Alta Duração: Episol Mantecorp Skincare Oil Free

Para quem não tempo de ficar reaplicando o produto no rosto ou não costuma se lembrar de reaplicar o protetor solar, uma boa alternativa é escolher um produto mais resistente à água e ao suor. Or protetor solar Oil Free Episol FPS30, possui a proteção eficaz e controla a oleosidade sem promover um efeito opaco. Seu preço no entanto é um tanto salgado, podendo variar entre R$ 92,14 a R$ 109,90.

12. Melhor Protetor Solar para corpo: La Roche-Posay Anthelios XL Fluide

O protetor solar Anthelios XL Fluide da La Roche-Posay é um dos mais indicados por dermatologistas, pois é um creme que oferece alta proteção contra os raios solares, que não contém óleo, tem um cheiro agradável e não deixa a pele grudenta.

Além disso, ainda previne o envelhecimento da pele e as manchas causadas pela exposição solar, e pode ser usado em peles oleosas, com acnes e sensíveis ao sol.

Ele é resistente à água, tem rápida absorção e proporciona sensação de frescor. Seu preço pode variar entre R$ 39,90 a  R$ 61,70.

Como você pode notar, existem muitas opções de protetores solares para todos os tipos de pele, inclusive a oleosa, que costuma ser mais problemática. Na dúvida, consulte o seu dermatologista, ele vai saber indicar a melhor opção.

Afinal, cada pele tem suas características específicas e reage de formas diferentes a cada produtos. Além disso, cada mulher também possui suas prioridades com relação ao que o melhor protetor solar deve oferecer, além da proteção, como funções clareadoras, antissinais, etc.

Seja qual for o melhor protetor solar e mais adequado à sua pele, não deixe de usá-lo diariamente para evitar os danos irreversíveis causados pelo sol. A sua pele agradece!

Leave A Reply

Your email address will not be published.