Take a fresh look at your lifestyle.

Melhor Anticoncepcional para Acne! Veja aqui os melhores!

Quer saber qual é o melhor anticoncepcional para acne? Confira essas informações! Elas podem ser fundamentais no tratamento contra esse transtorno de saúde da pele!

Antes de encontrar o melhor anticoncepcional para acne, saiba que este pesadelo de muitas mulheres, aparece em forma de espinhas, cravos e até mesmo cistos. Geralmente, portanto, ela surge ainda na adolescência e em algumas situações pode permanecer até a idade adulta.

Você sabia que além de prevenir a gravidez indesejada algumas pílulas anticoncepcionais podem oferecer uma grande ajuda no controle de hormônios? É isso mesmo! Essa medicação atua auxiliando no controle da oleosidade, no aparecimento, portanto, de espinhas e até mesmo na queda de cabelos.

Com o uso contínuo do medicamento é possível perceber efeitos já nos primeiros três meses de utilização. Isso acontece porque a pílula age na circulação e produção de hormônios chamados androgênios, responsáveis, portanto, pelo surgimento de espinhas e cravos.

Entretanto, é preciso saber qual anticoncepcional escolher para obter os melhores resultados.

Anticoncepcional para acne e pele oleosa

Os hormônios podem ser os responsáveis diretos pelo aparecimento de espinhas. Isso acontece, em geral, pela desregulação de algum hormônio ocasionando uma série de efeitos no corpo.

Um exemplo é ação da testosterona e outros hormônios masculinos, que quando desequilibrados acabam provocando uma maior atividade das glândulas sebáceas e, consequente, o aumento da oleosidade da pele.

Mas atenção: por ter ação em todo o corpo é preciso, portanto, muito cuidado ao escolher que medicamento deve ser tomado. Muitas vezes a pílula pode trazer outros efeitos como ainda mais oleosidade na pele ou o melasma.

Hormônios

Estudos realizados indicam que pílulas que possuem a combinação de estrógeno e progestogênio são mais eficazes no tratamento da acne.

Atualmente nas farmácias podem ser encontradas pílulas como: Mirelle, Gynera, Femiane e Tâmisa 20, que tem como componente o gestodeno; Yaz, Elani Ciclo, que possuem drospirenona em sua composição, além do Diane e Selene feitas com o componente citroterona.

Por possuírem, portanto, efeito de controlar os hormônios androgênios os medicamentos deste grupo têm como efeito o controle da oleosidade e a diminuição e eliminação das espinhas.

Um exemplo deste tipo de anticoncepcional é o Elanni Ciclo.Composto por dois hormônios (drospirenona e etinilestradiol, ele previne a gravidez por meio de diversos mecanismos e ajuda na prevenção do ganho de peso e do inchaço ocasionados pela retenção de líquidos.

Com sua ação antiandrogênica proporciona a diminuição da acne e promove uma redução na oleosidade na pele feminina.

Além da melhoria na pele, os contraceptivos orais também proporcionam outros benefícios como: controla a síndrome do ovário policístico, suaviza as sintomas da TPM , diminui as cólicas , retenção de líquidos além de regular o ciclo menstrual.

É importante, portanto, também lembrar que as pílulas reduzem o fluxo menstrual, enfraquecendo as chances de anemia ocasionada pela perda intensa de sangue.

Especialistas relatam que algumas condições de saúde também têm se beneficiado pelo uso dos anticoncepcionais, em especial, aquelas pacientes que usam “pílulas de alta dose” (contendo contendo 0,05 mg de etinilestradiol).

Os estudos apontam diminuição nas ocorrências de infecções da pelve, tumores benignos na mama, câncer nos ovários e de endométrio, além da chamada gravidez ectópica, que é quando o embrião se fixa fora do útero da mulher.

Acetato de Ciproterona + Etinilestradiol

O Acetato de Ciproterona + Etinilestradiol, comercialmente conhecido como Diane 35, deve ser usado por mulheres que possuem algum distúrbio como a acne, seborreia, inflamações cutâneas, síndrome de ovários policísticos ou demais distúrbios androgênicos.

Segundo a bula do medicamento, o tratamento deve ser utilizado quando a terapia tópica ou tratamentos com antibióticos sistêmicos não podem ser executados.

Outro detalhe importante informado pela bula: o Acetato de Ciproterona + Etinilestradiol funciona também como contraceptivo, embora ele não deva ser utilizado somente para este fim.

A bula alerta que ele também é indicado, portanto, para pacientes que necessitem de tratamento para as condições andrógeno-dependentes.

Neste sentido, é muito importante consultar um profissional para analisar cada caso e fazer a indicação da melhor alternativa de medicamento, bem como da dose de hormônio adequada.

Qual é o melhor anticoncepcional para acne que não engorda?

Essa é uma pergunta que levanta muita polêmica entre as mulheres que usam os contraceptivos orais. Mas o que de fato é verdade?

melhor anticoncepcional para acne 4Em geral, as pílulas anticoncepcionais, não provocam um aumento do peso. O que de fato pode acontecer é o medicamento ter como efeito colateral uma retenção de líquidos. Ao se pesar, as mulheres podem notar um aumento de peso que foi, na realidade, ocasionado por esse acúmulo de líquidos.

Esse “efeito inchaço” pode ser mais recorrente nos anticoncepcionais com dosagem hormonal mais alta elevada e aparece com menos frequência nas pílulas com menos dosagem de hormônios. Para conter e amenizar esses efeitos, os médicos indicam a prática de atividade física regular.

Lembrando que cada organismo é único e vai reagir de uma forma diferente. O tipo e as doses de hormônios deverão variar de acordo com cada pessoa e a orientação sobre a melhor forma de tomar o medicamento deve ser feita por profissionais.

Iumi

Iumi é um anticoncepcional feito da combinação de dois hormônios femininos: a drospirenona (progestógeno) e o etinilestradiol. Considerada uma pílula de baixa dosagem ela atua prevenindo a gravidez por meio de diversos mecanismos.

Além da busca da proteção conceptiva, portanto, as mulheres podem utilizar o medicamento para o tratamento da acne. Por possuir atividade antiandrogênica, o Iumi proporciona a diminuição na oleosidade da pele e dos cabelos e pode ser uma excelente alternativa para dar adeus às famigeradas espinhas.

Ainda segundo a bula do medicamento Iumi, o contraceptivo oral traz como benefícios “a prevenção do ganho de peso e de outros sintomas, como distensão abdominal e inchaço, relacionados, portanto, à retenção de líquido causada por hormônios presentes tanto em contraceptivos orais quanto em certos momentos do ciclo menstrual normal”.

Qual é o anticoncepcional que limpa a pele do rosto?

Não há como negar que o anticoncepcional tem ganhado muito espaço como coadjuvante no tratamento de acne. Por calibrar os hormônios andrógenos no corpo da mulher ele pode trazer benefícios importantes e fazer sua pele ficar lisinha!

A região do rosto é uma das que mais sofrem com a concentração das espinhas e cravos. Mas antes de procurar a pílula ideal para eliminar a acne é muito importante entender se o problema, portanto, é causado por desequilíbrios hormonais.

Os médicos destacam que uma investigação completa deve ser feita para descobrir a causa do distúrbio. Ao verificar que as alterações são realmente hormonais, uma pílula adequada deve ser receitada para diminuir a produção de oleosidade e sebo na pele.

Anticoncepcional com antiandrogênico

Os efeitos antiandrogênicos são aquelas que inibem a produção e circulação de hormônios que estimulam e fazem a manutenção de características masculinas no corpo. Por isso, são eles os responsáveis por diminuir as espinhas, cravos e pelos no corpo das mulheres.

Existem alguns contraceptivos orais que possuem essas características em sua fórmula. E são exatamente esses anticoncepcionais que apresentam-se como poderosos aliados no combate ao terror das espinhas.

Confira alguns dos medicamentos mais utilizados, portanto, para deixar a pele do rosto livre da acne:

Diane 35

Essa pílula possui composição de etinilestradiol com ciproterona. Umas das melhores indicações para tratamentos dermatológicos .

Yasmin

Composição de etinilestradiol e drospirenona que garante uma grande melhora na pele, proporcionando uma grande diminuição na oleosidade.

Selene

Composto etinlestradiol e ciproterona o remédio também é uma opção para o combate as manifestações acneias na pele

Yaz

Composição de etinilestradiol e drospirenona. É um dos mais conhecidos anticoncepcional que atuam no tratamento da acne.

Diclin

É utilizado em casos de excesso de pelos e também para tratar acne. O Diclin possui composição de etinilestradiol e de ciproterona.

Anticoncepcional injetável para acne

Para as mulheres que têm efeitos colaterais indesejados com as pílulas anticoncepcionais ou para aquelas que esquecem de tomar os comprimidos todos os dias, vale apostar no anticoncepcional injetável.

A injeção contendo os hormônios age da mesma forma que os contraceptivos orais. Eles suspendem a ovulação e reduzindo a espessura endometrial.

Uma vantagem é que a injeção pode ser tomada via intramuscular apenas uma vez no mês. Outra opção, portanto, são as injeções trimestrais.

A medicação deve ser aplicada por um profissional da saúde via intramuscular, lembrando sempre também da importância de consultar um médico para a indicação da melhor alternativa.

melhor anticoncepcional para acne

Como os demais contraceptivos, o anticoncepcional injetável também pode auxiliar no tratamento da acne. Conheça algumas opções disponíveis:

  • Cyclofemina;
  • Uno-Ciclo;
  • Perlutan;
  • Ciclovular;
  • Mesigyna.

Informações sobre anticoncepcionais

O primeiro passo para escolher o anticoncepcional ideal é consultar um médico e conhecer as opções indicadas para cada pessoa. As mulheres são diferentes e precisam de um método anticoncepcional que se adeque ao seu corpo e ao seu dia a dia.

Dessa forma, a informação é o primeiro e melhor passo para escolher o contraceptivo correto e mais adequado.

Lembrando que cabe a cada mulher decidir de forma livre qual anticoncepcional mais se adequa. Converse com o seu médico e procure saber cada detalhe das opções!

Contraindicações de uso

Com a avaliação de um profissional de saúde a mulher poderá ficar ciente dos riscos e benefícios de cada opção. Outro detalhe que deve ser observado é o estilo de vida e particularidades da saúde de cada paciente.

Por exemplo: não esqueça de informar ao seu médico se toma alguma outra medicação, se estiver amamentando, se possui alguma doença crônica e o histórico de enfermidades graves da sua família. Dessa forma, o médico poderá avaliar os riscos e benefícios de cada opção de medicamento.

Como o anticoncepcional funciona?

A pílula anticoncepcional não é considerada abortiva. Ela atua na inibição da ovulação e engrossando o muco cervical para que os espermatozoides não consigam realizar a fecundação.

É 100% eficaz?

Nenhum método possui uma eficácia de 100%. Todos eles possuem uma taxa de falha. É importante, portanto, ressaltar que o seu efeito encontra-se diretamente ligado com a forma como é utilizado.

Assim, caso você esqueça de tomar algum dos comprimidos ou acabe errando na dosagem, a eficácia do medicamento pode ficar comprometida. A dica é tomar a pílula sempre no mesmo horário todos os dias e deixar sempre em um local de fácil acesso.

O que eu faço se esquecer de tomar a pílula um dia? E mais de um dia?

Caso tenha esquecido de tomar apenas um dia, tome a pílula esquecida imediatamente ao lembrar. Depois disso, tome a pílula do dia no horário que geralmente você ingerir. Você deve continuar ingerindo as outras pílulas da cartela normalmente.

Caso tenha esquecido de tomar duas ou mais pílulas: Tome uma pílula imediatamente e utilize um outro método de contracepção com barreira como a camisinha. Outra alternativa, portanto, é evitar ter relações sexuais durante sete dias.

Lembre também de contar quantas pílulas restam na sua cartela. Se existirem mais que sete comprimidos você deve seguir o restante normalmente.

Mas se tiver menos que sete pílulas o ideal é iniciar uma nova cartela no dia seguinte em que a atual cartela encerrar. Em algumas situações é possível que a menstruação não venha corretamente no ciclo.

Compartilhe conosco a sua opinião! Gostou das informações? Deixe um comentário!

Leave A Reply

Your email address will not be published.