Take a fresh look at your lifestyle.

Mechas Californianas: Morenas, Loiras. Como fazer?

Dentre todas as técnicas de clareamento com luzes no cabelo, as “mechas californianas” são as preferidas entre as brasileiras, destacando-se como a principal tendência dos últimos anos.

De fato, os cabelos com mechas mais claras nunca saem de moda, e dão um toque moderno e iluminado ao visual, principalmente quando combinadas a um belo bronzeado. Por isso, quem deseja realizar essa mudança sem radicalizar na tintura dos fios por inteiro, a técnica utilizada nas mechas californianas são ideais.

Além de versáteis, mechas californianas podem ser feitas em todos os tipos de cabelos: desde longos, médios a curtos, de todos os tons (loiros, castanhos, ruivos e negros) virgens ou tingidos, sendo lisos ou cacheados.

Assim, a técnica de coloração, que deixa as pontas dos cabelos mais claras com a aparência luminosa e aspecto praiano naturalmente clareado pelo sol, vai conquistado cada vez mais mulheres, não apenas no verão, mas o ano inteiro.

As mechas californianas foram inspiradas no look dos surfistas da Califórnia, que usavam a parafina para proteger os cabelos dos efeitos da água do mar e do sol. O resultado era um cabelo clareado apenas nas pontas, com a raiz intacta.

Junto à mecha californiana, existe uma variação muito semelhante, chamada Ombré hair, que também dá esse efeito degradê aos fios de cabelo, e acaba confundindo muita gente na hora de escolher o procedimento que deseja fazer.

Dessa forma, vamos esclarecer neste artigo tudo o que você precisa saber sobre as mechas californianas. Vamos mostrar as diferenças entre elas e o ombré hair, explicar como fazer você mesma as suas sem danificar os fios, dar dicas de como cuidar para que o cabelo mesmo clareado continue saudável, e mostrar muitas fotos para você se inspirar no look do momento.

Vamos lá!

Afinal, o que são mechas californianas?

As mechas californianas e o ombré hair podem ser muito semelhantes.
As mechas californianas e o ombré hair podem ser muito semelhantes.

Você pode não saber exatamente a definição da técnica, mas é impossível não ter notado as mechas californianas nas cabeças da maioria gritante das mulheres que andam por aí nas ruas, nas revistas de moda e na mídia em geral.

As mechas californianas são uma técnica de luzes para o cabelo, que ao invés de clarear os fios desde a raiz, ela se concentra no clareamento da raiz para baixo, pegando apenas do meio do cabelo seguindo clareando até as pontas.

Portanto, ao contrário das luzes, mechas finas que se iniciam na raiz do cabelo e se estendem até o comprimento, ideal para quem quer ficar totalmente loira, as mechas californianas marca mais o cabelo com mechas mais largas que contrastam mais com a cor natural dos fios do meio para a raiz.

O objetivo é dar um efeito de cabelo clareado naturalmente pelo sol, com as pontas bem claras e evidentes em relação ao tom natural dos cabelos.

Mechas Californianas X Ombré Hair

Embora as duas técnicas utilizam o clareamento das pontas do cabelo, seus procedimentos e resultados são diferentes.

A principal diferença entre as mechas californianas e a técnica de ombré hair, é que nesta última faz-se um clareamento de alguns fios bem próximos à raiz (mas não como nas luzes), se estendendo ao longo do comprimento em tons degradê e iluminando as pontas de forma bem sutil. O objetivo do Ombré hair é a suavidade, mantendo o tom original da raiz apenas mesclando mechas com a cor natural dos fios, sem marcar muito.

Já as mechas californianas têm um efeito mais radical, marcando mais essa transição de cor no cabelo, deixando os fios bem mais claros da metade para baixo (cerca de 5 dedos para baixo nos fios longos e cerca de 2 à 3 dedos, nos fios mais curtos), sem muita preocupação com o clareamento gradual.

Sendo assim, o ombré hair faz uma transição mais suave ao longo do comprimento, enquanto as californianas possuem um contraste maior e mais concentrado na extremidade dos fios.

Como escolher entre as duas técnicas?

Se você entendeu, mas ficou ainda mais na dúvida, não se desespere! Na hora de escolher entre as mechas californianas ou ombré hair, leve em consideração o seu estilo de vida.

Na verdade, não existem regras sobre qual delas é melhor ou vai combinar mais com a pessoa. As variações em cada procedimento ficam por conta da personalidade da pessoa que vai usar, podendo ter mais ou menos contraste com a raiz, sendo no tom que a pessoa quiser.

Em geral, o ombré hair tem um efeito mais natural e discreto, ideal para quem tem uma elegância clássica e não quer radicalizar na mudança logo de primeira. Já as mechas californianas, combinam mais com um estilo mais despojado, praiano, perfeitas para deixar o visual mais jovem e moderno.

É importante também levar em consideração as características dos fios. Novamente, não é nenhuma regra e nem existe certo ou errado, mas considerar o seu tipo de cabelo pode te ajudar a escolher a opção que mais vai valorizar o seu visual.

Os cabelos cacheados, por exemplo, costumam combinar mais com o ombré hair, devido a uma iluminação mais natural dos cachos. O ombré hair em cabelo curto também é ideal, já que não há comprimento suficiente para criar mechas californianas com degradê delicado.

Jás mechas californianas ficam incríveis em cabelos médios e longos, lisos ou ondulados, de tons mais claros ou não, já que facilitam o movimento e o efeito “queimado pelo sol” aos fios, mesmo que a escolha seja um contraste mais marcado.

Quais os tons ideais para mechas californianas?

As mechas californianas podem ser de várias tonalidades.
As mechas californianas podem ser de várias tonalidades.

Mechas californianas são muito versáteis, pois dispensam os retoques frequentes, exigidos pelas luzes, já que não se concentram nas raízes. Com isso, necessitam de pouca manutenção, de modo que você vai retocar apenas à medida que o cabelo for crescendo e elas desaparecendo com os cortes.

Além disso, a técnica pode ser feita tanto com alto contraste ou harmonia entre os dois tons de cabelo (o natural e o escolhido para clareamento), tudo vai depender da preferência de cada mulher.

Na verdade, não importa muito o tom de cabelo: preto, castanho escuro, castanho claro, ruivo ou loiro. Pois as mechas californianas trabalham com a harmonia entre a sua cor natural e os tons mais claros dessa mesma tonalidade, por isso vão cair super bem em qualquer tipo de cabelo. No entanto, a escolha da nuance das mechas deve ser baseada também no seu tom de pele.

O tom certo para o cabelo certo

Quem tem cabelo preto ou castanho escuro, por exemplo, poderá apostar tanto no loiro médio ou loiro mel, como no tom de caramelo ou castanho acobreado, que tem fundo avermelhado.

Já quem possui cabelos castanhos mais claros e loiros escuros, pode investir nas mechas californianas mais abertas, em tons de loiro claro, dourado, mel, bege e champagne. E quem já é loira pode clarear ainda mais o cabelo puxando as californianas para um loiro platinado com reflexos dourados ou acinzentados.

O principal é conhecer bem os seus fios e estar certa dos efeitos que deseja obter na hora de prosseguir com o clareamento dos fios. Isso porque cada fio de cabelo, tingido ou não, reage de um modo diferente à descoloração ou tingimento. Outra coisa, antes de comprar a tintura, decida pelo efeito de mechas mais marcadas ou mais discretas, pois isso fará toda a diferença ao fim do procedimento.

Mechas californianas: todos os tipos de cabelo e tons de pele

As mechas californianas podem ser feitas em todos os tipos de cabelo e de pele.
As mechas californianas podem ser feitas em todos os tipos de cabelo e de pele.

Mechas californianas são as mais versáteis que existem, seja o seu cabelo liso, cacheado, crespo ou ondulado, elas se encaixam em qualquer textura de cabelo!

Mulheres modernas que desejam investir no visual praiano, as mechas californianas vão dar mais balanço aos cabelos cacheados e ondulados, dando um efeito de “beach waves” com cachos bem abertos e bagunçados.

Aquelas que gostam de usar o cabelo bem lisinho, aposte nas mechas californianas menos marcadas, para que os fios chapados não deixem o contraste entre as duas cores muito visível, marcando essa divisão de tonalidades.

1. Mechas californianas para morenas

Morenas de cabelos pretos ou bem escuros devem optar por colorações de tonalidade mel, cobre ou caramelo. Esses tons são mais discretos e não irão “chocar” pelo contraste com os fios escuros.

Já as morenas de cabelos castanhos (médio a claro), podem apostar em tonalidades de loiro claro. Dependendo do fundo do cabelo, os tons dourado ou manteiga também costumam ficar super bem nas mechas californianas.

mechas acalifornianas para morenas  cor mel
Mechas californianas para morenas de tom mel ou dourado ficam lindas.
mechas californianas para morenas mais claras
Mechas californianas de tonalidade clara ficam ótimas em morenas.
mechas californianas para morenas acobreadas
As mechas californianas acobreadas são ideais para morenas de cabelos escuros.
mechas californianas de cor dourada
Mechas californianas para morenas douradas são ideais para os castanhos escuros.
A pele morena fica linda de mechas californianas.
A pele morena fica linda de mechas californianas.

2. Mechas californianas para loiras

Para quem já é loira, a escolha da coloração certa para os fios é bem mais fácil. Basta escolher uma tonalidade dois tons abaixo ou descolorir as pontas dos cabelos dois tons mais claros que a cor natural. O efeito irá iluminar mais os fios, dando a aparência de “clareado natural do sol”.

As mechas californianas em cabelos claros podem clarear ainda mais os tons.
As mechas californianas em cabelos claros podem clarear ainda mais os tons.
Mechas californianas em loiras são suaves e naturais.
Mechas californianas em loiras são suaves e naturais.
mechas californianas para loiras naturais
Mechas californianas para loiras dão efeito super natural.
mechas californianas mais claras
Loiras podem iluminar ainda mais os fios com mechas californianas mais claras.

3. Mechas californianas para negras

Quem disse que as mulheres de pele negra não podem fazer mechas californianas? A sugestão de coloração é praticamente a mesmas para as morenas. Aposte nos tons de mel, cobre, caramelo, dourado, avermelhado e, acredite, acinzentado! Todos eles irão realçar o tom da sua pele, iluminando o rosto.

A pele negra fica iluminada com mechas californianas.
A pele negra fica iluminada com mechas californianas.

4. Mechas californianas para ruivas

Os cabelos ruivos estão se destacando também como tendência. E a mistura dos fios ruivos com mechas californianas é linda e estilosa. As tonalidades escolhidas podem ficar entre os tons claros de loiro para contrastar bem com a cor vermelha dos cabelos, ou até tons de ruivo avermelhado intenso para dar um toque mais especial ao visual.

Cabelos ruivos podem optar por tons avermelhados mais quentes.
Cabelos ruivos podem optar por tons avermelhados mais quentes.
Os cabelos ruivos ficam ainda mais vibrantes com tons avermelhados.
Os cabelos ruivos ficam ainda mais vibrantes com tons avermelhados.

5. Mechas californianas em cabelos curtos

Os cabelos curtos também podem ter mechas californianas, podendo ser de diversas tonalidades de mechas loiras, ruivas ou coloridas. O efeito é até mais suave já que não há espaço para marcar muito, dependendo do comprimento.

Mecha californiana no cabelo curto e liso dá uma aparência moderna.
Mecha californiana no cabelo curto e liso dá uma aparência moderna.
Cabelo curto e mechas californianas são tendência.
Cabelo curto e mechas californianas são tendência.
Cabelo curto liso pode optar por mechas californianas suaves.
Cabelo curto liso pode optar por mechas californianas suaves.
Cabelo curto com mechas californianas ganham mais movimento com as ondas do corte.
Cabelo curto com mechas californianas ganham mais movimento com as ondas do corte.

6. Mechas californianas em cabelos cacheados

Cabelos cacheados também podem abusar das cores e tons das mechas californianas. A única diferença é em relação ao procedimento de coloração. O processo não divide os fios em mechas para não confundir o comprimento a ser pintado. O ideal é unir todas as pontas em uma só, desde o comprimento médio até embaixo, e pintá-las por igual de uma só vez. Não se preocupe, o resultado é incrível!

Mechas californianas iluminam os cachos ondulados.
Mechas californianas iluminam os cachos ondulados.
Mechas californianas podem ser aplciadas nas pontas do cachos.
Mechas californianas podem ser aplciadas nas pontas do cachos.

7. Mechas californianas coloridas

As mechas californianas com tonalidades coloridas são ideais para quem não tem medo de inovar! Você pode misturar tons de azul, lilás, vermelho, roxo ou verde, dependendo do fundo do seu cabelo e arrasar no look. As tonalidades cotton candy para as lorinhas já foram tendência, e para quem tem cabelo escuro, pode apostar no azul.

Mechas californianas coloridas são divertidas e descoladas.
Mechas californianas coloridas são divertidas e descoladas.
As mechas californianas coloridas podem mesclar tonalidades diferentes,
As mechas californianas coloridas podem mesclar tonalidades diferentes,
Mechas californianas coloridas dão um look super moderno e descolado.
Mechas californianas coloridas dão um look super moderno e descolado.
As mechas californianas coloridas ficam lindas nos cabelos platinados.
As mechas californianas coloridas ficam lindas nos cabelos platinados.
As mechas californianas coloridas são ideias para pessoas extrovertidas e modernas.
As mechas californianas coloridas são ideias para pessoas extrovertidas e modernas.

8. Mechas californianas cinzas (granny hair)

O granny hair está em alta e já virou tendência. Ele é ideal para quem já possui o cabelo bem claro, com efeito platinado. As tonalidades de cinza nas pontas dão um visual super moderno, podendo ser mais escuro ou mais claro que a base do cabelo. Para fazer o efeito granny hair, a descoloração deverá ser feita em etapas, evitando possíveis danos. O ideal para o granny hair é realizar a descoloração com pó lilás.

Mechas californianas cinzas ficam lindas em cabelos escuros ou platinados.
Mechas californianas cinzas ficam lindas em cabelos escuros ou platinados.

Como fazer mechas californianas em casa

As mechas californianas podem ser feitas em casa.
As mechas californianas podem ser feitas em casa.

Como já dissemos, as mechas californianas é uma das técnicas de clareamento para os cabelos mais procuradas pelas mulheres nos salões de beleza já há alguns anos. No entanto, nem sempre dispomos de um orçamento ou tempo para buscar ajuda de um profissional em salões de beleza.

Felizmente, hoje podemos reproduzir o procedimento em casa, e obter mesmos resultados. No entanto, existem dois modos diferentes de fazer as mechas californianas em casa. A primeira é através da coloração pronta, podendo ser de qualquer marca, vendida em farmácias, supermercados ou lojas de cosméticos. E a outra, ainda mais econômica, com mistura de pó descolorante e água oxigenada.

No caso da primeira opção, basta comprar a coloração da sua escolha e seguir à risca as instruções da embalagem do produto para não errar. Já a segunda opção, você poderá seguir as orientações corretamente do passo a passo à seguir para ter lindas mechas californianas de forma bem simples e rápida.

Dicas para fazer as mechas californianas

Antes de partir para o passo a passo, siga algumas dicas que vão deixar as suas mechas californianas ainda mais lindas:

  • Quando fizer as mechas californianas, fique atenta a transição dos tons, para que seja harmônica e não marque;
  • Faça mechas finas de comprimentos variados, para que o resultado seja mais bonito e natural;
  • As mechas californianas podem ser feitas misturando mechas com nuances diferentes, para que o resultado seja ainda mais natural;
  • Inicie as mechas na altura das orelhas ou do queixo;
  • Quem tem química no cabelo, como alisamentos, deve optar por clareadores sem amônia para não danificar os fios;
  • Faça uma hidratação com uma máscara para preparar os fios algumas semanas antes.

Passo a passo com pó descolorante e água oxigenada

Passo 1

Prepare a mistura para descolorir o cabelo, com duas medidas do pó descolorante e a água oxigenada, no volume de sua preferência e de acordo com a tonalidade que pretende deixar as suas pontas (os volumes mais altos descolorem mais rápido, mas destroem os fios).

Passo 2

Divida os cabelos em cinco partes para facilitar a aplicação da mistura. Separe duas partes atrás da cabeça, duas na frente e outra no topo. Prenda-as com piranhas ou elásticos.

Passo 3

Solte uma mecha da parte de trás da cabeça e aplique o produto do meio até as pontas do cabelo, ou pelo menos a dois centímetros de distância da raiz. Siga um modelo de “W”, em mechas finas e paralelas, para um efeito mais natural. Concentre a mistura nas pontas e embrulhe a mecha com o papel alumínio.

Passo 4

Solte a próxima mecha da parte de trás da cabeça e repita o mesmo procedimento, deixando cinco centímetros entre uma mecha e outra.

Passo 5

Finalize as mechas da parte de trás da cabeça e siga para o topo, só depois inicie as mechas laterais, todas em formato de “W”.

Passo 6

Deixe a mistura agir por, pelo menos, 15 minutos ou até atingir o tom desejado (três tons abaixo da cor natural do cabelo). Em seguida, retire o papel alumínio e enxágue apenas as mechas descoloridas, sem manchar o restante do cabelo.

Passo 8

Depois de retirar todo o produto dos fios, lave o cabelo por inteiro, misturando todos os fios de cabelo, com shampoo e condicionador específicos para cabelos tingidos. Em seguida, aplique uma máscara hidratante para recuperar os fios danificados, deixando agir por, pelo menos, 30 minutos e enxágue.

Passo 9

Finalize como de costume utilizando o secador ou deixando os cabelos secarem naturalmente.

Cuidados com as mechas californianas

As mechas californianas precisam de cuidados especiais.
As mechas californianas precisam de cuidados especiais.

Todo cabelo que passa por clareamento ou coloração exige alguns cuidados especiais para que os fios se mantenham nutridos, antes e após o procedimento.

O primeiro passo é fazer antes uma avaliação capilar, para garantir que a fibra irá suportar o clareamento. Os cabelos, quando tingidos ou descoloridos, podem ficar bastante danificados, pois a fibra capilar é agredida por substâncias químicas presentes nas tinturas ou na mistura de pó descolorante com água oxigenada.

Recomenda-se também realizar hidratações regulares para manter a saúde dos fios e a coloração por mais tempo. Além disso, veja abaixo mais alguns cuidados que você deve ter daqui para frente para que os fios não fiquem opacos ou quebradiços:

1. Sempre utilize produtos específicos para cabelos tingidos

Ao lavar e condicionar os cabelos, utilize sempre shampoo e condicionador para cabelos tingidos, que possuem fórmula especial para cuidar de cabelos danificados pela descoloração ou tingimento. Assim, eles são capazes de restaurar os fios, além de realçar a cor dos fios.

2. Use sempre um leave-in

Sempre depois de lavar os cabelos, aplique um leave-in, principalmente nas pontas descoloridas. Os cremes sem sem enxágue costumam ser mais concentrados, e assim, ajudam a deixar os cabelos mais macios e hidratados, evitando o ressecamento e a quebra dos fios.

3. Faça hidratações semanais

Todo cabelo tingido exige maiores cuidados para não ficar com a aparência seca e opaca, com fios quebradiços e ressecados. Para resolver esse problema ou evitar, faça hidratações semanais com máscaras capilares específicas e de hidratação poderosa.

4. Não utilize descolorante

A descoloração retira o pigmento dos fios, e por isso danifica a fibra capilar. Quem quiser evitar isso, pode optar por tonalidades que não precisam descolorir o cabelo. Isso funciona em cabelos de tonalidades já bem claras como base, com as mechas californianas em tons mais escuros. O tonalizante também pode ser uma opção menos agressiva, só não vai durar muito tempo

Leave A Reply

Your email address will not be published.