Take a fresh look at your lifestyle.

Máscara de Gelatina: Para o Rosto e Cabelo

A máscara de gelatina é a grande novidade entre as receitas de beleza. Ela é tão versátil e fabulosa que pode ser usada para remover cravos e melhorar o aspecto da pele do rosto, como também pode ser utilizada no tratamento de hidratação dos cabelos.

Existem muitas opções de máscaras hidratantes e nutritivas para a pele e cabelos, mas as receitas caseiras, tem ganhado força e popularidade entre as mulheres pela sua praticidade e facilidade no uso de ingredientes, além de economia em relação ao preço dos produtos comercializados.

No caso do rosto, a máscara de gelatina tem se mostrado eficaz na remoção de cravos e impurezas acumuladas pelos resíduos de cosméticos e poluição.

Já nos cabelos, por ser rica em colágeno e açúcar na sua composição, faz milagres ao hidratar os fios com eficiência, devolvendo o brilho e a maciez. Pelo mesmo motivo, a gelatina não deixa de trazer os mesmos benefícios ao rosto, mantendo a elasticidade da pele e ainda combatendo os sinais de envelhecimento.

Além disso, a máscara de gelatina promove efeitos mais delicados na pele e nos cabelos, por não contar com muitas químicas em sua composição. Se você tem a pele do rosto oleosa e sofre com esses pontinhos pretos que se acumulam em regiões como o nariz, a testa e o queixo, esteticamente tão desagradáveis, a máscara de gelatina pode ajudar.

Já se o seu problema for ressecamento, a máscara de hidratação com gelatina vai fortalecer, hidratar e dar brilho aos cabelos, e de quebra ainda ajuda a definir os cachos. Portanto, porque não experimentar?

Sendo assim, reunimos algumas informações sobre cravos e sua remoção antes que você mergulhe de rosto e cabelos nas receitas que disponibilizamos abaixo. Confira!

Cravos no rosto: Como aparecem e como se livrar deles?

A máscara de gelatina é excelente para remover cravos e limpar as impurezas.
A máscara de gelatina é excelente para remover cravos e limpar as impurezas.

Segundo os médicos especialistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), os cravos pequenas obstruções nos poros dilatados, que apresentam superfícies escuras ou esbranquiçada, constituídos essencialmente de sebo e queratina.

Também chamados por comedões, os cravos são, geralmente, causados pelo excesso de produção de óleo e o acúmulo de células mortas, que obstruem os poros, impedindo que respirem adequadamente. Mas também podem estar relacionados a falta de higiene facial ou desequilíbrios hormonais.

Normalmente, costumam aparecer com mais frequência na zona “T” do rosto (testa, nariz e queixo) e nas bochechas, em que a oleosidade costuma se acumular. Além disso, os cravos podem aparecer devido ao acúmulo de resíduos deixados por produtos cosméticos, nem sempre visíveis, na superfície da pele.

Seja qual for o caso do seu aparecimento, cravos podem ser prevenidos através de limpeza diária para remover a oleosidade excessiva da pele. Dependendo do caso, o seu dermatologista pode indicar também medicamentos para a manutenção da pele e controle.

A maneira mais segura de remover cravos do rosto é através de loções e sabonetes desengordurantes, líquidos ou em gel, dependendo do tipo de pele de cada pessoa. Outros procedimentos como peelings químicos também podem auxiliar no combate aos cravos mais desagradáveis e insistentes.

No entanto, a lavar o rosto em excesso pode irritar a pele e aumentar a produção de sebo. Fique atenta também aos cosméticos ou maquiagens oleosas, que podem ajudar na formação de cravos e levar à acne. E NUNCA tente remover cravos e espinhas manualmente, pois você pode causar inflamações e agravar as lesões.

Lembre-se, o uso de produtos inadequados ou limpeza de forma imprópria, pode ocasionar quadros irritativos na pele e até mesmo dermatites.

Máscara de gelatina no rosto, pode?

Máscara de gelatina no rosto devolve a elasticidade à pele.
Máscara de gelatina no rosto devolve a elasticidade à pele.

A máscara de gelatina para o rosto e cabelos virou uma febre entre blogueiras e muitas outras mulheres. A ideia surgiu das máscaras de peeling e adesivos que ajudam a remover os cravos.

No caso do rosto, ela pode ser preparada rapidamente e aplicada sobre a pele por alguns minutos. Já nos cabelos ela pode ser aplicada junto à máscaras de hidratação ou creme de pentear para definir os cachos.

No entanto, uma ressalva: regiões em hajam grande concentração de penugens, a mistura pode entupir os poros e ainda causar a foliculite, já que tem o poder de remover bruscamente esses pelos do rosto.

Portanto, antes de se aventurar em receitas caseiras, o ideal é testar a mistura em uma pequena área para evitar esses pequenos transtornos. Mas em geral, ela pode trazer muitos benefícios, tanto para a pele quanto para o cabelo. Veja a razão!

Benefícios da máscara de gelatina para a pele e para os cabelos

A gelatina pode trazer muitos benefícios à pele e cabelos, devido ao seu alto teor de colágeno e nutrientes essenciais, principalmente proteínas.

Para a pele, a gelatina contribui para o processo de regeneração e ajuda a conservar seus níveis de colágeno para evitar os sinais precoces da idade. Assim, a gelatina possui propriedades firmadoras e hidratantes, já que tonifica a pele enquanto remove as impurezas que ficam acumuladas nos poros.

Isso se deve, em grande parte, à sua textura viscosa, que se adere à pele e facilita a extração dos cravos, sem agredir. Já para os cabelos, a ação do colágeno devolve a elasticidade e brilho aos fios, além de hidratá-los também.

Segundo os dermatologistas, o corpo humano produz o colágeno suficiente até cerca dos 25 anos de idade. Mas, a partir dessa idade o nível de produção diminui aumentando a necessidade da sua reposição.

O colágeno é uma das proteínas mais importantes para o corpo, sendo essencial para manter a saúde e resistência dos ossos, pele, unhas e cabelos.

Apesar da diminuição do colágeno ser um processo normal de envelhecimento, fatores como o estresse, o cigarro, a exposição solar ou a má alimentação aceleram ainda mais essa perda no organismo.

Sendo assim, o ideal é que esta reposição seja feita através de uma alimentação saudável, assim como algumas mudanças de hábitos para compensar este déficit.

Nesse sentido, usar a gelatina como alimento e base de tratamentos para a pele e os cabelos, vai ajudar a fortalecê-los ao proporcionar mais elasticidade e hidratação.

Máscara de gelatina para rugas com leite

A máscara de gelatina e leite é uma receita que além de eliminar cravos, células mortas e outras impurezas que se acumulam na superfície da pele, obstruindo os poros, ainda contribui para evitar o aparecimento precoce de rugas e problemas como a acne.

Seus ingredientes possuem vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes que promovem o equilíbrio da atividade das glândulas sebáceas, essencial para reduzir a produção de gordura e manter a pele suave e hidratada.

Além disso, os ingredientes ajudam a equilibrar o pH da pele e proporcionam a elasticidade necessária para a sua sustentação, além de ter ação refrescante, ideal para acalmar a irritação e a vermelhidão, principalmente quem tem tendência a sofrer de acne crônica.

A máscara de gelatina e leite é bastante simples de preparar e aplicar, além de ser bastante econômica se a compararmos com outros produtos de efeitos similares. Sem falar que a sua aplicação pode ser feita por todos os tipos de peles, já que não causa alterações no pH nem leva ao excesso de ressecamento.

Para a receita, siga os passos abaixo:

  • 1º passo: Em uma xícara, dissolva 2 colheres de gelatina incolor sem sabor (20 g) em uma colher de leite frio, evitando formar grumos.
  • 2º passo: Aqueça 4 colheres de leite ou ½ copo de leite (40 ml) no microondas e junte com a mistura da gelatina dissolvida.
  • 3º passo: Depois de esfriar, aplique sobre a pele do rosto limpa com a ajuda de um pincel ou algodão, focando nas áreas com mais rugas e cravos.
  • 4º passo: Deixe agir por 40 minutos, e retire a máscara das extremidades para o centro do rosto, enxaguando em seguida com água fria.
  • 5º passo: Finalize o tratamento aplicando um creme ou tônico hidratante. Repita a aplicação até 3 vezes por semana.

Máscara de gelatina com água contra cravos

Máscara de gelatina ajuda a remover os cravos e outras impurezas da pele
Máscara de gelatina ajuda a remover os cravos e outras impurezas da pele

A máscara de gelatina feita apenas com água também é bastante eficiente na remoção de cravos, assim como na limpeza e remoção de impureza da pele.
Para a receita, siga os passos abaixo:

  • 1º passo: Misture 2 ½ colheres de sopa de água fria com 1 colher de sopa de gelatina sem sabor até obter uma textura pastosa consistente.
  • 2º passo: Leve ao microondas por 15 segundos para dissolver bem a gelatina na água.
  • 3º passo: Com uma colher, acabe de dissolver qualquer grumo de gelatina que tenha restado e espere esfriar.
  • 4º passo: Espalhe a mistura com os dedos nas regiões do rosto em que se encontram os cravos.
  • 5º passo: Deixe agir por cerca de 20 minutos até a máscara secar e depois retire, como se fosse um peeling. Se preferir, enxágue com água fria.

Máscara de gelatina e abacate para hidratar

A máscara de gelatina com abacate tem alto poder nutritivo e hidratante, por conta dos óleos naturais desse fruto. O colágeno da gelatina vai devolver a elasticidade à pele, além de limpar os poros.

Para a receita, siga os passos abaixo:

  • 1º passo: Retire a polpa de ½ abacate e coloque numa vasilha, amassando-a com um garfo e reserve.
  • 2º passo: Leve ao fogo 1 copo de água (200 ml) para aquecer e acrescente 20 g de gelatina incolor sem sabor, mexendo bem até dissolver.
  • 3º passo: Depois de dissolver, bata o abacate com a mistura na batedeira.
  • 4º passo: Aplique o creme sobre a pele do rosto, com a ajuda de um pincel.
  • 5º passo: Deixe agir por 20 minutos e depois enxágue com água fria.

Leia mais: Abacate no cabelo: Como usar na hidratação

Máscara de gelatina e limão para eliminar manchas

A máscara de gelatina com limão é ideal para para atenuar manchas causadas pela idade, exposição solar ou cicatrizes causadas pela acne, além de proporcionar mais elasticidade à pele e mantê-la limpa.

No entanto, essa máscara deve ser aplicada sempre durante a noite e nunca durante o dia, pois a acidez do limão pode queimar e manchar a pele. Na manhã seguinte, é preciso enxaguar bem para eliminar qualquer resquício.

Para a receita, siga os passos abaixo:

  • 1º passo: Aqueça 50 ml de água e junte os 15 g de gelatina incolor e sem sabor até dissolver, evitando que se formem grumos.
  • 2º passo: Apague o fogo e junte os 25 ml de suco de limão e uma colher de mel (15g), mexendo bem.
  • 3º passo: Aplique a máscara sobre a pele limpa três vezes por semana, durante a noite, um pouco antes de dormir.
  • 4º passo: Deixe agir por 20 minutos, depois, enxágue profundamente com água morna. Ou durma com a máscara retirando-a no dia seguinte.

Leia mais: Babosa No Rosto Isso Funciona? Veja aqui como usar!

Máscara de gelatina para cabelos

Se os seus cabelos estão ressecados e sem vida, a máscara de gelatina pode servir como tratamento de hidratação e ajudar a devolver a umidade aos cabelos.

A gelatina é rica em colágeno e açúcar, dois componentes que fortalecem, hidratam, dão brilho, devolvem a elasticidade e deixam os cabelos mais alinhados. Além disso, a receita é ótima para definir os cachos e estimular o crescimento capilar.

Além de acessível e fácil de encontrar, a gelatina não tem contraindicação e pode ser incorporada em seu cronograma capilar, na fase da hidratação semanalmente.

Para quem tem cabelos escuros, seja ele liso ou cacheado, o produto pode ser de qualquer sabor, pois o efeito é o mesmo. Já as loiras devem usar apenas a gelatina incolor para evitar manchar os fios com o corante.

Para a receita, siga os passos abaixo:

  • 1º passo: Lave os cabelos apenas com shampoo e retire o excesso de água com uma toalha.
  • 2º passo: Em um recipiente, misture 1 sachê de gelatina com 2 colheres de sopa da sua máscara de hidratação favorita e 1 colher de chá de açúcar (cristal ou mascavo), para garantir o efeito.
  • 3º passo: Adicione um pouco de água para dar mais emoliência e misture os ingredientes até obter uma boa consistência.
  • 4º passo: Aplique a mistura nos cabelos, enluvando mecha por mecha, deixando agir de 20 a 30 minutos.
  • 5º passo: Depois do tempo de pausa, enxágue bem com água fria, aplique um condicionador e finalize com um creme de pentear ou leave-in, deixando secar naturalmente. Se preferir, use o secador, mas não esqueça de passar um protetor termoativado antes.

Leia mais: Receita para Crescer Cabelo: Métodos Simples e Práticos!

Pronto! Agora você já sabe como usar a máscara de gelatina para remover cravos, limpar e hidratar a pele para retardar o envelhecimento precoce e manter os cabelos hidratados. Experimente ainda hoje e volte para nos contar os resultados.

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência AceitarLer mais