Take a fresh look at your lifestyle.

Maquiagem Simples para o Dia! Veja nossas dicas!

Dificilmente acertar a maquiagem para o dia só com a intuição dá certo, porque são tantas opções de produtos e técnicas diferentes que não é difícil ficar em dúvida, se confundir. Soma-se a isso o fato de que esse tipo de maquiagem geralmente é voltado para situações do cotidiano que requerem maior agilidade de arrumação e o aplique de pigmentação que seja capaz de durar um dia inteiro. Ou seja, a reunião de farta quantidade de material mais a pressão para soluções rápidas propicia uma situação difícil que muitas vezes resulta em trabalhos frustrantes.

Há ainda os agravantes como o fato de, normalmente, a maquiagem para o dia ser feita de manhã, significando que deverá ser produzida estando com o rosto marcado, com olheiras, lacrimejando, e também o fato de considerar o local que deverá frequentar boa parte do dia para não adotar um tom destoante do ambiente.

Por isso, é importantíssimo ter noção de algumas dicas e das melhores escolhas a serem feitas para cada ocasião ao se preparar a maquiagem para o dia, pois isso evitará transtornos e facilitará o processo.

Conheça as nossas dicas a seguir nesse artigo super completo!

O objetivo de maquiagem para o dia

Ao se fazer maquiagem para o dia, o foco deve ser o de transmitir simplicidade e leveza, um aspecto natural, pois se deixar o semblante muito carregado, como ocorre para eventos noturnos, gerará um contraste acintoso demais. Por isso, nada de olhos muito escuros: realce-os com blush e batom. Essa é a palavra chave inclusive em se tratando de maquiagem para o dia, realçar, sutileza, moderação.

Mas, como apontado acima, há locais que exigem alguns cuidados extras ou que permitem um pouco mais de ousadia e é prudente se atentar sobre o ambiente que irá passar nas próximas horas para acertar na sua maquiagem para o dia. É sobre eles que falaremos agora.

Ambientes

Em se tratando de cotidiano, há locais muito recorrentes na vida de qualquer cidadão como o trabalho, a escola ou faculdade e os passeios de rotina.

Trabalho

O ambiente profissional é o que pede a expressão mais “opaca”, clean, tudo usado com bastante moderação para não parecer artificial demais. Para esse ambiente, o que se necessita é de uma maquiagem para dia que transmita aparência saudável e ponto. Isto é, sem marcas de cansaço e olheiras. Brilho está definitivamente abolido. Não é o local para encantar, chamar muita atenção com o melhor da indústria de cosméticos, e sim para passar uma imagem asseada e saudável. Nada mais.

Se, por acaso, por descuido ou necessidade, tiver à mão apenas um cosmético de tom mais forte, precisará compensar nas outras regiões da face, aplicando camadas mais fracas.

Escola/faculdade

Talvez esteja pensando que nesse caso a maquiagem para o dia pode ganhar um pouco mais de liberdade. Errado.

Ela segue o mesmo princípio do ambiente de trabalho. Pode até argumentar que muitas de suas amigas vão para a escola como se estivessem “indo para a balada”, porque não deixa de ser um ponto de encontro com pessoas da mesma idade e de gostos parecidos. Mas não é adequado. Escola e faculdade são locais onde deve se priorizar os estudos e que busca, até certo ponto, emular um ambiente de trabalho. Se investe um futuro nesse local, requer seriedade, disciplina.

Por isso, a maquiagem para o dia, não importa se o turno de estudos for diurno ou noturno, tem que ser bem discreta. O melhor é nada de brilho e uma maquiagem bem natural.

Passeios

Neste caso, sim, não é deslocado investir um pouco mais em jovialidade, descontração e uma corzinha mais alegre. Mas é preciso encontrar um equilíbrio, não exagerar na dose para que seu rosto não carregue informação em excesso. Brilhos e cores podem ser usados em um tom um pouco acima das situações anteriores, contudo, sem exageros.

Uma sugestão é concentrar nos lábios o aplique de cor mais vívida, desde que as outras áreas da face se mantenham com aspecto moderado.

O passo a passo

Vamos fazer um passo a passo para uma maquiagem para o dia adequada e depois seguiremos com algumas dicas úteis para não se complicar nesse afazer.

Limpando a pele

Regrinha básica para toda e qualquer tipo de maquiagem. A pele deve ser higienizada para evitar um visual prejudicado pelas imperfeições incrustadas na pele, como sujeiras orgânicas e inorgânicas (poluição e resíduos de outras maquiagens, cremes e outros).

Depois de lavar bem o rosto, passe um tônico para uniformizar a pele e fechar os poros. Depois, aplique o hidratante preferencial.

Você ainda deverá passar um creme para a região dos olhos e um primer em toda a face. Essas novas aplicações de cosméticos servem para amenizar as linhas de expressão.

Veja tambémRemovedor de Maquiagem: Conheça os Melhores!

Base e corretivo

Depois da fase da limpeza, onde seu rosto, além das linhas de expressão mais suaves, deverá apresentar aspecto mais iluminado, vem a próxima etapa que é a aplicação da base.

Passe a base em todo o rosto, utilizando o acessório que julgar mais fácil para o aplique, como pincel, esponja ou com os dedos mesmo. Ao terminar de inserir a base, use um corretivo, em pequenas batidinhas, nas áreas que apresentam alguma imperfeição, como as olheiras na região dos olhos e manchinhas espalhadas pela face. Utilize o corretivo até que as manchas indesejadas que estão sob a camada desapareçam.

Selando a maquiagem

Terminada a parte da base e corretivo, é necessário esperar esses produtos secarem. É nesse momento que você pode passar um bastão iluminador sobre as maçãs do rosto.

Para selar a maquiagem para o dia, é preciso aplicar o pó compacto assim que a base e o corretivo secarem. Essa etapa é importante para que a maquiagem tenha efeito mais prolongado, para que dure mais. Lembrando sempre que necessitará ficar muitas horas maquiada, na maioria dos casos.

Blush

Após selar a maquiagem, é chegado o momento de passar o blush na face. Concentre-se na região logo abaixo das maçãs do rosto. Terminado esse trabalho, use outro produto em toda a pele para concluir essa parte da maquiagem para o dia: o pó translúcido iluminador.

Sombras

Concluída a parte do rosto, agora vamos para os olhos. Começando pelas sombras.

Na pálpebra móvel, passe um fixador de sombra. Na sequência, use um tom de cobre para marcar o côncavo.

Para não carregar demais os olhos, opte por um tom nude. Uma boa dica é esfumaçar o tom e misturá-lo com dourado. Passe a solução na pálpebra móvel.

O lápis preto seguido do fixador de sombras deverá ser usado nos cílios inferiores. Conclua essa fase com uma máscara de cílios para realçar o olhar.

Sobrancelha

Nas sobrancelhas segue a mesma lógica da discrição, da naturalidade. Cubra as imperfeições valendo-se de um lápis específico para esse fim e de cor similar aos seus pelos naturais.

Boca

A maquiagem para o dia deve seguir um padrão, manter a harmonia, ser coesa, para não causar contraste gritante. Por isso, olhos e boca necessitam ter conectividade de tom, estando em sintonia para não causar o efeito indesejado expresso anteriormente, de desequilíbrio dos elementos visuais que constituem a sua face.

Atendendo essa necessidade, mantenha para a boca a matiz empregada para os olhos: o nude. Use um batom nude nos lábios para finalizar a maquiagem para o dia.

Dicas de maquiagem para o dia

Acordou atrasada, se esqueceu de um compromisso marcado, pegou trânsito na volta do trabalho? A dica para agilizar a maquiagem para o dia é tentar passar o máximo de produtos usando os dedos e deixando apenas o serviço inevitável para o pincel (como o delineador).

Mas não é recomendável que se utilize desse expediente com regularidade, pois tal prática pode desgastar o produto. Ainda há o risco, principalmente se não tiver a menor experiência trabalhando com os dedos, de exagerar na dose em determinadas regiões do rosto, o que resultará em um visual carregado totalmente contrário à natureza da maquiagem para o dia.

Outro cuidado a se tomar nessa situação de reduzir significativamente o uso de pincéis na hora de se maquiar é o de não reservar o uso do objeto para o blush. Usar o pincel de pó para blush é um recurso ao qual as mulheres geralmente recorrem nos momentos de pressa, mas que aumenta o risco de carregar nas tintas.

Esse tipo de pincel é feito para espalhar, por grandes partes do rosto e de maneira uniforme, o produto, o que explica o seu tamanho. Ao usá-lo para o blush, eleva-se as chances de um visual exageradamente artificial.

Lutar contra a umidade, o trânsito e a variação de temperatura para ficar com a maquiagem para o dia firme e forte não é fácil. Para contornar esse problema, não dispense o uso de um kit com produtos essenciais para carregar dentro da bolsa ou deixar no carro. Sempre que precisar ou tiver oportunidade, poderá recorrer aos produtos para fazer os retoques necessários.

Se tem dificuldade para não marcar demais o rosto com uso de pincéis, o segredo é suavizar o máximo possível as passadas, principalmente nas pálpebras. Um macete para conseguir deixar a mão mais leve é segurar o cabo do pincel da metade para o final do cabo.

Tenha boas noites de sono. Levantar com o rosto todo inchado e marcado faz com que você necessite de mais maquiagem para cobrir as imperfeições, ou seja, precisará gastar mais tempo. Com um rosto mais relaxado, as imperfeições diminuirão, consequentemente a dosagem e o tempo gasto também.

É fundamental que escolha uma base no tom adequado à sua pele, pois do contrário não conseguirá o efeito natural necessário para esse tipo de maquiagem. A base não pode estar no tom, nem acima ou abaixo da pele.

Para não cometer um equívoco na hora da escolha desse item importante, faça um teste adicionando o produto no pescoço, no maxilar ou na lateral do rosto. Se notar uniformidade, onde mal consiga distinguir o que é pele e o que é solução cosmética, é o indício de que precisa para concluir que encontrou o tom ideal da base da maquiagem para o dia.

Dê preferência a produtos pastosos cremosos. Além de conferirem um aspecto mais natural à pele, são mais práticos de serem usados.

Maquiagem pele clara

Pele clara tem mais facilidade para ficar com aparência carregada e, por essa razão, os cuidados devem ser maiores quanto a dosagem dos produtos a serem aplicados nesse tipo de pele. Para diminuir as chances de erro, recomenda-se tons marrons, pérola e rosé. Prefira tons cinza, verdes e azuis.

Pele clara tem outra dificuldade que é a palidez. Para passar um aspecto mais saudável e corado, recorra ao blush de cor pêssego, coral ou rosa envelhecido logo abaixo das maçãs do rosto. Mas tenha sempre o cuidado de não exagerar na dose para não carregar demais o visual.

Nos lábios, procure usar paleta de cores rosa.

Maquiagem pele negra

Evite que a pele fique cinzenta ao usar base diferente do tom de pele. A principal meta ao trabalhar na make para pele negra é iluminá-la. Por isso, é aconselhável investir em tons dourados, pretos e marrons.

Tons verdes e azuis não são recomendados, especialmente para o dia, pois têm o efeito de deixar a pele negra muito carregada, pesada.

Ao passar batom, dê preferência às cores mais escuras. O claro em pele negra ou bronzeada costuma gerar efeito muito gritante, contrastante, destacando demais a parte clara, o que não rende efeito agradável.

O blush em pele negra já caminha por sentido contrário, então, nesse caso, devem ser cores mais abertas, claras, suaves. Tons rosados e de pêssego costumam cair muito bem para esse tipo de pele.

Maquiagem pele morena

Já para os casos de pele morena, a recomendação é inversa no sentido dos tons a se empregar no rosto. Em vez de cores claras, é melhor as cores escuras e quentes – isto porque a pele morena tende a ser amarelada e, portanto, usar tons diferentes de vinho, marrom ou azul pode reforçar esse aspecto.

A mesma lógica se mantém para a boca, aliás, vale a mesma recomendação que foi dada para peles negras. Batom muito claro para esse tipo de pele costuma se destacar exageradamente.

Quanto ao blush para realçar o rosto, aposte em cores como bronze e pêssego.

Leave A Reply

Your email address will not be published.