Take a fresh look at your lifestyle.

Maquiagem para Pele Negra: Guia Completo!

Não tem mulher no mundo que consiga resistir aos cosméticos de beleza, principalmente a maquiagem. Aprendemos desde cedo a admirar nossas mães se maquiando no espelho, apenas sonhando com o dia em que seria a nossa vez. E esse dia, finalmente chegou! No entanto, saiba que não é qualquer maquiagem capaz de realçar a sua beleza natural. Existem tipos de maquiagens específicas para cada tipo e tom de pele, principalmente maquiagem para pele negra. E é justamente sobre ela que vamos falar hoje!

Saber escolher a maquiagem certa para o seu tipo e tom de pele é fundamental para um bom resultado. Tem muita mulher de pele morena ou negra que fica com medo de aplicar a maquiagem por não saber direito como usar os produtos a seu favor.

A verdade é que escolhendo os tons dos produtos certos e aplicando alguns truques para corrigir pequenos defeitos, disfarçar manchas, iluminar e uniformizar a pele de forma natural, é possível fazer uma maquiagem para pele negra perfeita, em todos os tons de pele.

Os corretivos coloridos, tipos de bases diferentes, iluminadores dourados e sombras intensas são as melhores escolhas para não deixar aparência alaranjada ou acinzentada e realçar ainda mais toda a beleza e exuberância da mulher negra.

Quer aprender a usar maquiagem para pele negra da forma correta e já sair por aí poderosa chamando atenção? É pra já!

Como escolher a maquiagem para pele negra mais adequada

maquiagem para pele negra no tom e tipo de pele certo
Para escolher a melhor maquiagem para pele negra deve-se considerar o tom e o tipo de pele da pessoa.

A pele negra merece uma atenção especial, pois costuma ser um tipo de pele mais oleoso e com mais tendência à manchas e poros evidentes. Isso ocorre devido a uma maior concentração de melanina na pele, responsável pelo aumento de pigmentação.

Porém, como todo tom de pele, seja ele claro ou escuro, a pele negra também possui inúmeras tonalidades diferentes, que vão desde o moreno bem claro ao negro mais escuro.

Por isso, é muito importante saber escolher os tons certos de cada produto para não deixar a maquiagem muito pesada e artificial. A ideia é trabalhar com tons de pele mais próximos possíveis do seu tom natural.

Para tanto, é preciso investir em um bom corretivo, dois tons de base (uma escura e outra mais clara) e pó compacto para garantir uma boa “fundação” para a maquiagem, seja qual for a ocasião e hora do dia.

Feito isso, você pode escolher os outros elementos da maquiagem de acordo com o seu estilo e preferência.

A grande vantagem da pele negra ou morena é poder ousar nas cores de sombras, delineadores coloridos e batons marcantes. Pois, a pele escura realça as cores vivas e brilhantes, complementando o look mais iluminado e marcante.

Se você gosta de brincar com as cores você vai poder abusar de todos os tons disponíveis no mercado. Veja como usar tudo isso abaixo, de acordo com as dicas de especialistas:

1. Antes de aplicar a maquiagem para pele negra

higienizar o rosto antes de aplicar a maquiagem para pele negra
Antes de aplicar a maquiagem para pele negra é preciso higienizar todo o rosto.

Em geral, a pele negra é mista ou oleosa. Por isso, a limpeza do rosto antes da aplicação da maquiagem é fundamental para que a pele absorva os produtos e dure mais tempo.

Lave bem o rosto com um sabonete líquido de sua preferência ou outros produtos específicos para o seu tipo de pele, retirando toda a oleosidade. Água micelar ou ou produtos adstringentes são excelentes opções, pois eles costumam conter ácido salicílico na fórmula, capaz de controlar melhor o brilho por mais tempo.

Em seguida, enxugue o rosto com uma toalha e aplique um hidratante leve com protetor solar, de preferência não à base de óleo. Se possível, passe um primer para minimizar a aparência dos poros e manter a pele sequinha. Isso vai garantir que a maquiagem cubra todo o rosto de forma mais uniforme.

2. Identifique o tom da sua pele negra

maquiagem para pele negra deve ser no tom da pele da pessoa
O tom da pele deve ser identificado antes de aplicar a maquiagem para pele negra.

A pele negra também tem as suas variações de tonalidades, sendo fundamental saber identificar o seu para escolher os produtos que você irá aplicar no rosto.

Maquiadores, de um modo geral, classificam a pele negra em três tonalidades diferentes: fria para tons mais claros, amarelada para morenas médias, e neutra, uma tonalidade mais escura.

Identificando o seu tom de pele fica mais fácil partir para os três próximos passos: escolher a base, o corretivo e o pó compacto, que vão criar a “nova pele” para o resto da sua maquiagem.

Ao escolher a cor errada desses produtos, como tons mais claros, eles reagem entre si e deixam a nossa aparência acinzentada. Por isso, quando for comprar, teste-os no seu rosto, de preferência à luz natural, e espere secar para ver como fica. Só então escolha os seus produtos.

3. Escolha a base da maquiagem para pele negra

base no tom de pele na maquiagem para pele negra
A base na maquiagem para pele negra deve ser mais próxima ao tom de pele da pessoa.

Para escolher a base certa da maquiagem para pele negra, você deve saber se a sua pele é mista, oleosa ou ressecada. Já sabemos que a pele negra tem maior tendência à ser oleosa ou mista. Se for este o caso, evite bases líquidas ou bastão, para não aumentar a oleosidade do rosto. Assim, prefira bases matte, em pó ou acetinadas.

Em se tratando de cor, é fundamental partir da sua cor natural e ir testando no próprio rosto, especialmente na testa, no colo e ombros, pois são os locais mais evidentes entre si.

A partir disso, identifique  uma cor secundária de sua pele, pois esse tom vai definir a cor de fundo da base. Por exemplo, quem trabalha na rua ou pega sol, deve optar pelo fundo rosado. No entanto, tons que puxam para o amarelado devem ser usados à noite ou sob luz artificial.

Você pode investir também em tons com micro pigmentos dourados ou tons de bronze, para um look mais iluminado. Escolhido o tom de fundo da base, escolha um outro tom um pouco mais escuro. Isso porque a pele morena e negra tende a ser mais escura ao redor da boca, próximo à raiz dos cabelos e em volta dos olhos.

Assim, as duas cores de base, uma próxima ao seu tom natural e outra no tom dos pontos escuros, pode ajudar a uniformizar todas essas áreas e iluminar outras.

O BB cream, por exemplo, pode ser utilizado como base quando não há tempo suficiente para fazer uma maquiagem completa. Ele tem uma textura mais leve, hidrata e uniformiza o tom da pele, sendo que a sua cor ideal é a que mais se aproximar do seu tom de pele, para um look mais natural.

4. Defina o corretivo da maquiagem para pele negra

corretivo na maquiagem para pele negra disfarça defeitos
O corretivo vai disfarçar as imperfeições na maquiagem para pele negra.

Já mencionamos que a pele negra tem mais melanina que os tons de pele mais claros, assim qualquer machucado ou inflamação fica logo mais pigmentado. Portanto, a chance de manchar o rosto é maior.

Por isso, investir em um bom corretivo é uma boa solução para disfarçar esses inconvenientes. Quem tem manchas muito escuras pode tentar escondê-las com um corretivo da cor exata da pele.

Mas, normalmente, o corretivo ideal para maquiagem para pele negra é o laranja. No entanto, a cor ideal vai depender do tom de pele de cada pessoa. De uma forma geral, o critério para disfarçar as imperfeições é o seguinte:

  • Amarelo, para cobrir olheiras e manchas roxas;
  • Verde, para cobrir espinhas ou cicatrizes avermelhadas;
  • Lilás, para disfarçar manchas marrons ou amarelo-alaranjadas.

Sendo assim, aplique a base uniformemente pelo rosto todo e depois o corretivo por cima nos locais onde deseja corrigir as imperfeições.

5. Finalize com o pó compacto na maquiagem para pele negra

O pó compacto finaliza a pele na maquiagem para pele negra.
O pó compacto finaliza a pele na maquiagem para pele negra.

O pó compacto vai selar tudo e uniformizar a pele, mantendo-a mais seca. Prefira o pó compacto matte, e o translúcido para controlar o brilho na área “T” – testa, queixo e olhos.

Mas cuidado para não exagerar e ficar com aquela aparência de “urso panda” nas fotos, pois o pó translúcido reflete com o flash.

A estratégia para escolher o melhor pó compacto para a pele negra é o mesmo que para a base. Aposte no seu tom de pele para garantir uma maquiagem leve e natural e, teste o produto antes no próprio rosto ou no colo e ombros.

6. O blush na maquiagem para pele negra dá o tom natural

O blush dá um maior destaque à maquiagem para pele negra.
O blush dá um maior destaque à maquiagem para pele negra.

Isso quer dizer que o “blush” garante uma aparência saudável, como se você estivesse corada naturalmente. Ele vai levantar a maquiagem para pele negra.

Neste caso, os tons ideais de blush para pele negra são os mais fechados, como rosa queimado, terracota, cobre, bronze e marsala, uma espécie de bordô ou vinho escuro.

Os tons de marrom-escuro e marrom-café são ideais para o dia, por ficarem super naturais e quase imperceptíveis, dependendo do seu tom de pele. Tente aplicá-lo na maçã no rosto, sempre subindo acima das têmporas, esfumando para não marcar.

7. Não esqueça de iluminar a maquiagem para a pele negra

iluminador para maquiagem para pele negra
O iluminador dá um brilho e aspecto jovem à maquiagem para pele negra.

Os iluminadores são essenciais para dar aquele ar luminoso e glamouroso à maquiagem. Os tons ideais de iluminadores para pele negra são os de brilho dourado, em tons terrosos e bronzeados, duas vezes mais claros do que a cor da pele.

Esses tons de brilho puxados para o bronze e dourado ficam mais discretos e naturais na pele negra, já os tons perolados são mais traiçoeiros, prefira os mais amarelados. Os prateados, por exemplo, podem ficar um tanto artificiais.

Uma outra alternativa é procurar por iluminadores com fundo levemente acinzentado ou esverdeado, mas esses são mais difíceis de serem encontrados por aí, principalmente os nacionais.

Para iluminar, aplique o iluminador nas têmporas, acima da maçã do rosto bem de leve, acima das sobrancelhas, na pontinha do nariz e queixo e no meio da testa e espalhe bem.

8. Mantenha sobrancelhas definidas na maquiagem para pele negra

sobrancelhas definidas destacam os olhos na maquiagem para pele negra
As sobrancelhas devem ser definidas na maquiagem para pele negra para destacar os olhos.

Para uma maquiagem para pele negra perfeita, a sobrancelha tem que estar em ordem também, senão vai estragar tudo.

A sobrancelha emoldura o rosto e destaca os olhos. Por isso, para conseguir uma melhor finalização, defina o formato com um pincel chanfrado e conserte as falhas com uma sombra marrom bem pigmentada e opaca, de preferência mais escura que o tom da sua pele.

Depois, penteie os fios e corte o excesso, esfumando a sombra. Para finalizar, aplique uma máscara de cílios transparente para fixar, ou produto específico para sobrancelhas, penteando depois para espalhar e retirar o excesso.

9. Abuse das sombras na maquiagem para pele negra

abuse das sombras na maquiagem para pele negra
Podemos abusar das sobras na maquiagem para pele negra.

Para quem gosta de ousar e dar um colorido à mais na maquiagem para pele negra, vale abusar das sombras coloridas. Os tons mais escuros, como o cobre, café, berinjela, marrom, dourado, preto e azul marinho são os preferidos e mais usados.

Para quem não gosta de arriscar, as cores quentes como o bronze, marrom, laranja, coral e dourado são neutras. No entanto, outras cores mais frias como lilás, azul, roxa, verde e pink também podem ficar super bem nesse tom de pele.

O importante é saber combinar a cor com o tom da sua pele. As cores branca, cinza, prata e vermelha e verde são as menos indicadas para a pele negra. No entanto, o prata com cinza e preto podem funcionar em looks noturnos. Na verdade, sabendo combinar os tons, tudo fica lindo.

O importante é preparar bem as pálpebras móveis para receber o produto e fixar, senão ela acaba derretendo e marcando com os movimentos constantes dos olhos. Leia depois abaixo como fazer para aplicar sombras corretamente.

10. Defina o olhar com lápis e delineador na maquiagem para pele negra

delineador na maquiagem para pele negra
O delineador deixa o olhar mais marcante na maquiagem para pele negra.

O lápis de olho define o olhar e o contorno dos olhos, já o delineador tem o mesmo papel, mas é um produto incrível para quem gosta de marcar bem o olhar. Os dois podem ser usados sozinhos ou em conjunto.

O lápis marca a base dos cílios, nas pálpebras de cima e de baixo, definindo o olhar, e pode ser esfumado para misturar-se à sombra.

Para um efeito ainda mais marcante use o delineador junto com uma sombra e uma boa máscara de cílios (rímel).

O tom mais popular de lápis e delineador é o preto para noite e o marrom ou cobre para o dia, mas outras cores como azul e berinjela são capazes de realçar qualquer maquiagem, dando um look super moderno e descolado.

11. Máscaras de cílios para abrir o olhar na maquiagem para pele negra

máscara para cílios na maquiagem para pele negra
A máscara para cílios vai destacar os olhos ainda mais na maquiagem para pele negra.

A máscara de cílios não pode ser dispensada no caso da maquiagem para a pele negra, ou de qualquer outra. A máscara na cor preta realça ainda mais os olhos e abre o olhar, mas existem outras cores que ficam marcantes e bem divertidas, é só saber combinar.

A máscara de cílios transparente é boa para ser usada de dia e não manchar, mas pode ser aplicada por baixo da preta para fixar ainda mais. Não deixe de usá-las, principalmente nos cantos dos olhos para dar mais volume.

12. Arrase no batom da maquiagem para pele negra

batom na maquiagem para pele negra.
O batom dá o toque final na maquiagem para pele negra.

Para finalizar e fechar com chave de ouro, ou carmim – o batom! Ao escolher a cor do batom ideal considere também o seu tom de pele e efeito que deseja dar à sua boca – matte, cremosa, glossy.

Apenas pense o seguinte, quanto mais escura for a sua pele, mais fechada deve ser a cor do seu batom. Outra dica para não pesar, se carregar na boca, mantenha os olhos neutros. Mas como regras existem para serem quebradas, confie no seu gosto e instinto e se jogue.

Tons frios, por exemplo, combinam com violeta ou rosa-claro, tons amarelados com laranja ou uva e tons neutros com um vinho poderoso. Para uma boca marcante, aposte nas tonalidades de amora, ameixa, vinho, café e chocolate.

Para um efeito suave, invista nos tons de beges ou gloss transparentes. Para o efeito nude, opte por cores claras de marrom, que vão deixar os lábios bem naturais.

O acabamento com gloss e os tons de cereja e vinho, por exemplo, aumentam os lábios. Já as cores menos vivas, como o rosa matte também dão um efeito mais natural e romântico à maquiagem para pele negra.

Como fazer a sua maquiagem para a pele negra

passo a passo maquiagem para pele negra
Para fazer a maquiagem para pele negra perfeita é só seguir alguns passos.

Agora que você já aprendeu como preparar e higienizar a sua pele antes de aplicar a maquiagem e já entendeu para que serve cada produto e como escolher o mais adequado ao seu tom de pele, é hora de agir!

Depois de fazer a sua higiene completa conforme explicamos, separe todo o material que você vai querer usar e vá para frente do espelho com uma boa iluminação. O mais importante aqui é seguir a ordem de aplicação de cada produto.

Não se preocupe, as cores usadas na maquiagem para pele negra vão depender da ocasião e do horário, e claro, como não há regras que não podem ser quebradas, a sua inspiração é que vai comandar todo o processo.

Sendo assim, siga o passo a passo para maquiagem para pele negra, abaixo:

Passo 1: Primer, Base e Corretivo

Com a pele limpa, devidamente higienizada, passe o primer em todo o rosto para uniformizar a pele e suavizar os poros, principalmente se tiver a pele oleosa. Neste caso, dispense o hidratante após a higienização.

Espere alguns minutinhos até que o produto seque e a pele o absorva. Em seguida, aplique primeiro a base, de dentro para fora com um pincel, esponja ou com a ponta dos dedos, espalhando bem por todo o rosto.

Depois, aplique o corretivo com um pincel, dando batidinhas ou com as pontas dos dedos, nos locais onde há as imperfeições para serem disfarçadas. Deixe a pele absorver os produtos por alguns minutos.

Passo 2: Sombras

Para aplicar as sombras, escolha as cores de acordo com o tom da sua pele e da ocasião, seguindo as dicas anteriores. Se quiser, aplique um primer no tom da sua pele para fixar melhor a sombra na pálpebra móvel.

Atente para os pincéis corretos na hora de aplicar a sombra, e cuidado para não deixar cair muita sobra debaixo dos olhos, use um algodão para retirar o excesso e um corretivo para amenizar.

Utilize o pincel aplicador para espalhar a sombra, o chanfrado para definir a curvatura e o esfumador para espalhar e marcar bem o côncavo.

Lembre-se que a pálpebra móvel é coberta por inteiro em tom mais uniforme, o canto de dentro mais claro e iluminado e o canto de fora e côncavo, mais escuros.

Passo 3: Lápis, Delineador e Máscara de cílios

Para finalizar os olhos, realce o olhar com o lápis, delineador e a máscara de cílios. O lápis de olhos pode contornar a raiz dos cílios das pálpebras superiores e inferiores. Marque bem os cantos nas pálpebras inferiores e esfumace.

O delineador também deve ser aplicado bem rente à raiz dos cílios, em linha fina ou grossa à seu gosto. Para facilitar, desenhe primeiro o contorno com um lápis de olho, bem de leve, e depois, passe por cima.

Feito os olhos, aplique a máscara nos cílios, por dentro (embaixo dos cílios) e por fora (por cima), priorizando o meio e os cantos de fora dos olhos para dar mais volume. Aplique umas três vezes.

Passo 4: Blush e Iluminador

Aplique o blush nas maçãs do rosto em diagonal, subindo em direção às orelhas, para fora do rosto. Aplique também de leve no nariz, na testa e queixo para uniformizar e dar um tom mais natural à pele.

Já o iluminador deve ser aplicado sempre nas pontas, nas laterais, entre os olhos, na pontinha do nariz, acima do lábio superior, na testa acima das sobrancelhas e na bochecha, na altura do blush, abaixo dos olhos. Isso vai dar um efeito iluminado em todo o rosto.

Passo 5: Batom

O batom vai finalizar a sua maquiagem para pele negra de forma que todos os elementos ficarão em harmonia. No entanto, antes de passar o batom na boca, passe um pouquinho de base nos lábios para fixá-lo por mais tempo.

Para desenhar bem os lábios e segurar o batom mais tempo na boca, contorne os lábios com um lápis no tom do batom, espalhando um pouco também nos lábios.

Para fazer o “biquinho” de cima do lábio superior, desenhe um “X”, e em seguida, passe o batom por cima, com um pincel ou o próprio batom, do contorno para dentro dos lábios.

Batons de efeito matte tem uma fixação melhor. Caso borre, corrija com corretivo no cotonete em tom mais claro e passe a base por cima.

Como fazer maquiagem para pele negra para o dia

A maquiagem para pele negra para o dia suave e natural.
A maquiagem para pele negra para o dia pode ser mais suave e natural.

A maquiagem de dia deve ser mais leve e sem brilho, realçando a beleza natural, como se você não estivesse maquiada. Lea pode até servir de base para uma maquiagem mais acentuada à noite.

Siga todos os passos acima, desde a higienização à aplicação da base e corretivo. Quando chegar na sombra, prefira os tons terrosos sem muito brilho, e espalhe por toda a pálpebra móvel. Com uma sombra opaca marrom ou lápis de olho, contorne os olhos com pincel chanfrado.

Marque a parte externa em forma de um “V” deitado (“>”) para dar profundidade ao olhar, do canto ao côncavo e esfumace com o pincel esfumador. Se quiser, use um delineador dourado para fazer um traço fino bem rente aos cílios superiores.

Para finalizar, aplique o iluminador de leve apenas nas áreas indicadas e o blush em tons terrosos também ou levemente rosado.

Por fim, aplique de duas à três camadas da máscara de cílios preta para marcar o olhar, e escolha um batom próximo à cor da sua boca ou que tenha um fundo rosado. Esse look é perfeito e vai bem em todas as ocasiões.

Como fazer maquiagem para a pele negra para a noite

maquiagem para pele negra para noite
A maquiagem para pele negra para noite pode abusar das cores na sombra.

Para o look noite, você pode ser mais ousada dependendo da ocasião. Se for direto do trabalho, pode usar a sua maquiagem para pele negra de dia como base e acentuá-la com cores mais marcantes. Basta uniformizar a pele com um pó compacto ou bastão, corrigindo algumas falhas com o corretivo e seguir os passos abaixo.

Caso esteja sem maquiagem, repita todo o processo desde a higienização à aplicação da base e corretivo e parta para as sombras.

Aplique o primer de olhos (no seu tom de pele) para fixar a sombra e durar mais tempo em toda a pálpebra móvel. Com uma sombra mais escura (marrom escuro, preta ou chumbo) – faça uma espécie de “V” deitado no canto externo do olho para dar profundidade (“>”), e esfumace marcando bem o côncavo.

Aplique sombra da cor prata, se usar preto ou chumbo, ou dourada, se usar o marrom escuro, no restante da pálpebra móvel e esfumace-a para incorporar a cor à sombra mais escura no canto externo.

Por fim, aplique uma sombra bem mais clara (um perolado se estiver trabalhando nos tons dourados ou branco para os tons de cinza), próxima à sobrancelha para iluminar o olhar.

Marque o olhar com um lápis preto na marca d’água dos olhos e aplique um delineador preto em um traço fino bem rente à raiz dos cílios superiores. Utilize o curvex para curvar bem os cílios e passe de duas à três camadas de máscara para cílios, priorizando os cantos para dar volume.

Em seguida, passe o blush em um tom terroso ou vinho escuro e ilumine os pontos do rosto com um iluminador. Caso tenha escolhido os tons dourados de sombra, use iluminador com brilho dourado, ou levemente perolado para tons prata e cinza de sombra.

Finalize com um batom de cor mais próxima ao tom da sua boca para um efeito nude. Ou, se os olhos não estiverem muito marcado, escolha um batom de tom fechado e escuro, como os tons de cereja e vinho, por exemplo.

Exemplos de maquiagem para pele negra

Pronto! Agora você está linda e pronta para arrasar, de dia ou de noite! Veja algumas fotos abaixo de exemplos de maquiagem para pele negra e se inspire ainda mais!

Maquiagem para pele negra com delineador colorido
Maquiagem para pele negra com olhos marcados por delineador colorido.
Maquiagem para pele negra marcada no delieador preto e tons pêssego.
Maquiagem para pele negra marcada no delieador preto e tons pêssego.
Maquiagem para pele negra colorida.
Maquiagem para pele negra colorida.
Maquiagem para pele negra levemente marcada nos olhos e batom nude roasado.
Maquiagem para pele negra levemente marcada nos olhos e batom nude roasado.
Maquiagem para pele negra em tons terra bem naturais e delieador metálico com glitter.
Maquiagem para pele negra em tons terra bem naturais e delieador metálico com glitter.
Maquiagem para pele negra com olho esfumado e marcante com batom nude.
Maquiagem para pele negra com olho esfumado e marcante com batom nude.
Maquiagem para pele negra com sombra azul e violeta.
Maquiagem para pele negra com sombra azul e violeta.
Maquiagem para pele negra em tons terrosos e batom vinho.
Maquiagem para pele negra em tons terrosos e batom vinho.
Maquiagem para pele negra com olho esfumado bem leve e marcante com batom nude.
Maquiagem para pele negra com olho esfumado bem leve e marcante com batom nude.
Maquiagem para pele negra criativa com delineador e batom roxo glossy.
Maquiagem para pele negra criativa com delineador e batom roxo glossy.
Maquiagem para pele negra em tons de marrom e batom nude.
Maquiagem para pele negra em tons de marrom e batom nude.
Maquiagem para pele negra com delineador azul metálico.
Maquiagem para pele negra com delineador azul metálico.
Maquiagem para pele negra com sombra prata e batom vinho.
Maquiagem para pele negra com sombra prata e batom vinho.
Maquiagem para pele negra em tons de marrom e batom nude metálico.
Maquiagem para pele negra em tons de marrom e batom nude metálico.
Maquiagem para pele negra com delineador colorido
Maquiagem para pele negra com olhos marcados por delineador colorido.
Maquiagem para pele negra para noite em tons coral.
Maquiagem para pele negra para noite em tons coral.
Maquiagem para pele negra para noite com sombra azul metálica.
Maquiagem para pele negra para noite com sombra azul metálica.
Maquiagem para pele negra para noite em tons de marrom e dourado.
Maquiagem para pele negra para noite em tons de marrom e dourado.

 

Leave A Reply

Your email address will not be published.