Take a fresh look at your lifestyle.

Maizena no cabelo: benefícios da hidratação e receitas!

A hidratação capilar deve fazer parte de toda rotina de beleza, afinal cabelos saudáveis são fundamentais para que os cuidados com a sua aparência seja completo. Existem milhares de receitas e formas de fazer uma boa hidratação nos cabelos. Mas você sabia que maizena no cabelo traz uma porção de benefícios, inclusive alisa os fios e restaura pontas ressecadas?

Pois é tudo verdade! O amido de milho, popularmente chamado de maizena (por conta da marca famosa) pode ser um grande aliado para os nossos cabelos, ajudando a hidratar, dar brilho, força e maciez.

Aliado à máscaras de hidratação ou outros ingredientes poderosos para ajudar na sua penetração, ele é capaz de acabar com o ressecamento e as pontas duplas, além de dar uma forcinha no alisamento dos fios a longo prazo.

Assim, maizena no cabelo vem sendo usada desde os tempos da vovó em que não haviam tantas opções de produtos de beleza e os ingredientes básicos da culinária eram comumente usados em receitas de beleza, como a famosa “touca de gesso”.

Sendo assim, no artigo de hoje vamos resgatar algumas receitas de hidratação com maizena e outros ingredientes, como o mel, leite, azeite, entre outros, para mostrar que maizena no cabelo funciona mesmo e que você pode se beneficiar e muito de suas propriedades. Bora aprender como faz!

Benefícios da Maizena no cabelo

A maizena no cabelo pode trazer muito benefícios.
A maizena no cabelo pode trazer muito benefícios.

O amido de milho, popularmente chamado de maizena, é capaz de trazer muitos benefícios para os cabelos, desde hidratar profundamente dando mais força, brilho e acabando com o ressecamento, até alisar de forma natural, em substituição ao uso de produtos químicos ou chapinha.

Além de ajudar a tratar os fios ressecados e hidratar, dar brilho, força e maciez, a maizena quando aliada a outros ingredientes, sela os fios e ajuda na penetração dos nutrientes dentro deles. Vale lembrar que, ela por si só não é capaz de penetrar nos fios, por isso deve ser incorporada a outros ingredientes, como vamos ensinar nas receitas mais abaixo.

Curiosidade: A grafia correta para amido de milho é Maisena com “s”, sendo que Maizena com “z” refere-se à marca famosa de maisena da caixinha amarela, no mercado há mais de 125 anos.

Antes de passar as receitas, vamos entender primeiro os efeitos e principais vantagens ao usar maizena no cabelo, para que você depois escolha a receita correta.

1 – Maizena no cabelo para hidratar

A maizena no cabelo pode ser usada para fazer uma hidratação quando misturada às máscaras e outros ingredientes hidratantes. Ela vai potencializar o efeito e vai conseguir fornecer ainda mais brilho e maciez aos fios, acabando com o ressecamento.

2 – Maizena no cabelo para tirar a oleosidade

Outra vantagem da maizena no cabelo é o poder do amido de milho em retirar a oleosidade dos fios. Ela pode ser usada quando não tiver tempo para lavar os cabelos ou até mesmo como um shampoo a seco. Basta aplicá-la nas raízes do cabelo e pentear para espalhar pelos fios.

Aguarde alguns minutinhos para que ela possa absorver a oleosidade dos fios, e em seguida, passe o pente novamente dando umas batidinhas com a mão para retirar o excesso. O amido vai soltar os fios e acabar com o efeito pesado e oleoso deles.

3 – Maizena no cabelo para reparar as pontas

A maizena no cabelo também pode ser utilizada para recuperar os fios ressecados, principalmente as pontas duplas e quebradiças. Ela pode ser usada em substituição à chapinha para selar as cutículas após a hidratação. A maizena no cabelo trará o mesmo efeito, mas sem agredir os fios.

A fórmula mágica consiste em óleo de argan ou de qualquer outra semente para reparar as pontas do cabelo + máscara + água + maizena. Isso vai selar os fios e potencializar o seu efeito. Temos a receita completa mais abaixo.

Leia mais: Hidratação Caseira para Cabelos: Lisos e Crespos

4 – Maizena no cabelo para alisar os cabelos

A maizena no cabelo é também famosa pelo seu efeito liso natural, capaz de deixar os fios mais alinhados e sem frizz. No entanto, esse efeito só funciona em cabelos que já são lisos e à longo prazo. Portanto, cabelos crespos ou cacheados só poderão se beneficiar com a redução do frizz e volume.

Para obter o efeito, basta fazer a famosa “touca de gesso” dos tempos da vovó. A glicose presente na sua composição vai ajudar a manter os fios alinhados. Essa mistura é perfeita para quem tem os cabelos oleosos, pois leva apenas água e maizena por cima de uma máscara leve de hidratação.

Leia mais: Alisamento Natural com Maizena funciona?! Veja aqui como fazer!

Como usar maizena no cabelo: Várias receitas!

Existem várias receitas de maizena noc abelo para hidratar e alisar os fios.
Existem várias receitas de maizena noc abelo para hidratar e alisar os fios.

Quando a maizena no cabelo é usada de forma correta, ela pode trazer todos os benefícios citados acima. Seja para hidratar, alisar, reparar as pontas ou tirar a oleosidade, o tratamento vai sempre fornecer mais brilho e maciez, além de devolver a força natural dos fios.

Dependendo dos ingredientes aliados à maizena, as propriedades do amido de milho vão potencializar os seus efeitos. Tudo vai depender do seu objetivo final. Todas as receitas abaixo são naturais e não oferecem risco algum ao couro cabeludo e nem aos fios.

Portanto, poderão ser usadas para hidratar ou alisar cabelos de mulheres e homens de qualquer idade e até gestante, com os cabelos virgens ou quimicamente tratados. Confira abaixo as diferentes receitas de maizena no cabelo e escolha a que mais se adequará aos seus objetivos:

Hidratação de maizena no cabelo com açúcar + glicerina

Se o seu objetivo for hidratar os cabelos, a maizena aliada à glicerina líquida e máscara capilar vai devolver a umidade natural dos fios, reduzir o volume e dar brilho aos cabelos.

Para a receita, você vai precisar misturar 1 colher (sopa) de máscara de hidratação com 1 ampola de vitamina E, 1 colher (sobremesa) de açúcar, 1 colher (sobremesa) de glicerina líquida vegetal (ou bepantol) com 1 xícara de água filtrada e 2 colheres (sopa) de Maizena.

Para aplicar a maizena no cabelo, primeiro lave apenas com shampoo neutro e seque com uma toalha para retirar o excesso de água. Em uma panela, leve ao fogo brando o amido de milho e a água, misturando até obter massa lisa e homogênea.

Em seguida, retire do fogo e deixe esfriar, adicionando depois a máscara de hidratação, a glicerina ou bepantol, o açúcar e a vitamina E. Com os cabelos úmidos, divida-os em mechas e aplique a mistura da raiz às pontas, penteando os fios com um pente de madeira.

Depois de aplicada a máscara, coloque uma touca térmica ou uma toalha morna e deixe agindo por 30 a 40 minutos. Por fim, enxágue o cabelo com água fria e espere secar naturalmente. Repita a aplicação a cada 15 dias.

Leia mais: Babosa no Cabelo: Como Usar? Benefícios, Antes e Depois!

Hidratação de maizena no cabelo com açúcar

Assim como a hidratação com maizena acima, essa receita apenas com açúcar também é muito indicada para hidratar, mas também para alisar os fios ao mesmo tempo, pois o açúcar tem ativos que ajudam a reduzir o volume, deixando os fios mais “disciplinados”.

Para fazer a receita você vai precisar dissolver 2 colheres de sopa de maizena em 1 xícara de água no fogo baixo, mexendo sempre até engrossar. Depois, espere esfriar um pouco e misture 1 colher de sopa de açúcar cristal ou mascavo com 2 colheres de sopa da máscara de hidratação de sua preferência.

Em seguida, aplique a mistura ainda morna sobre os cabelos limpos e úmidos, mecha por mecha, e deixe agir de 20 minutos a 1 hora (dependendo do grau de ressecamento dos seus cabelos) com uma touca ou toalha úmida. Em seguida, enxágue os cabelos somente com água fria.

Leia mais: Hidratação com Maionese Capilar. Funciona?! Passo a Passo!

Hidratação de maizena no cabelo com mel

A hidratação de maizena no cabelo com mel é ideal para quem tem os cabelos cacheados, pois além de hidratar, ajuda a definir os cachos e reduzir o volume e o frizz. Para fazer a receita, basta levar 2 colheres de maizena e 200 ml de água ao fogo brando até obter uma pasta homogênea e cremosa.

Depois é só acrescentar 1 colher de mel e misturar bem. Para aplicar, repita o procedimento acima com a ajuda de um pincel, e deixe agir por cerca de 1 hora antes de lavar normalmente com shampoo e condicionador. Não precisa usar a touca térmica.

Leia mais: Hidratação de Quiabo Para Cabelos, Como Fazer?

Hidratação de maizena no cabelo com azeite

Essa receita de maizena no cabelo com azeite é excelente para substituir a umectação noturna. Para a receita você vai precisar de 2 colheres de maizena, 1 xícara de água, 3 colheres (sopa) de creme de hidratação de sua escolha e 1 colher (sopa) de azeite de oliva.

Repita o procedimento acima, levando ao fogo brando a água e a maizena. Depois, junte o creme e o azeite, misturando tudo muito bem até incorporar. Deixe esfriar e aplique nos cabelos previamente lavados e ainda úmidos, mecha por mecha, deixando agir por cerca de 1 hora. Por fim, lave normalmente em seguida, e se quiser, finalize com o secador.

Alisamento de maizena no cabelo com leite

Se o objetivo for alisar os fios de forma natural para evitar os produtos químicos e chapinhas, a maizena pode ajudar evitando agredir os cabelos.

Mas lembres-se que o seu efeito é gradativo, seja qual for a receita. O ideal é fazer isso a cada 30 dias, porque a queratina e o bepantol em excesso podem causar queda ou quebra dos fios, provocando o chamado efeito “rebote” nos cabelos.

Para a receita você vai precisar misturar a maizena 2 colheres de sopa de maizena com 1 copo de 100 ml de leite integral até obter uma massa homogênea, sem precisar levar ao fogo.

Em seguida, adicione 1 colher (sopa) de bepantol líquido, 2 colheres (sopa) de queratina líquida defrizante em creme e 2 colheres (sopa) de máscara de hidratação para cabelo de sua preferência, misturando tudo muito bem.

Feito isso, lave os cabelos com shampoo anti-resíduo, massageando bem com os dedos para abrir as cutículas dos fios e enxágue. Seque os cabelos com uma toalha para retirar todo o excesso e separe os cabelos em mechas para aplicar a mistura da raiz às pontas.

Em seguida, coloque uma touca térmica ou touca de alumínio e deixe agindo por 40 minutos, enxaguando depois até remover toda a mistura. Seque os cabelos com uma toalha e aplique um selador térmico, deixando agir por 3 minutos e lave em seguida.

Por fim, aplique o defrizante e escove os cabelos normalmente, finalizando com a chapinha, se quiser. Não lave os cabelos por pelo menos 3 dias, como nas escovas progressivas.

Alisamento de maizena no cabelo com iogurte

A maizena no cabelo com iogurte natural também tem efeito alisante natural. Para a receita, basta misturar 1 copo de iogurte natural com 3 colheres (sopa) de maizena até formar um creme consistente.

Em seguida, aplique nos cabelos previamente lavados, secos e penteados, massageando bem com os dedos para abrir as cutículas dos fios. Deixe a mistura agindo por 50 minutos ou uma hora, e lave o cabelo normalmente.

Alisamento de maizena no cabelo com leite e óleos vegetais

A maizena no cabelo também pode ser potencializada com leite e óleos vegetais a fim de se obter um efeito alisador natural. Para a receita, basta misturar 1 copo de leite integral com 2 colheres (sopa) de maisena, 2 gotas de óleo de Ojon, Argan ou de côco (como preferir), até obter uma pasta bem consistente e homogênea.

Depois, é só aplicar nos cabelos previamente lavados e ainda úmidos, separando em mechas. Deixe agir por 50 minutos ou uma hora e enxágue bem até tirar toda a mistura, lavando o cabelo normalmente.

Alisamento de maizena no cabelo com chocolate em pó

Outra receita de maizena no cabelo com efeito de alisamento é a de leite com chocolate em pó. Para fazer a receita, basta bater todos os ingredientes em um liquidificador por três minutos (1 copo de 200ml de leite integral + 3 colheres (sopa) de chocolate em pó + 1 colher (sopa) de amido de milho + 2 colheres (sopa) de queratina líquida).

Em seguida, lave os cabelos e deixe-os secar naturalmente. Depois, divida-os em mechas e aplique a mistura em cada uma delas, massageando bem com os dedos para abrir as cutículas dos fios. Deixe que a mistura fique agindo nos fios por pelo menos duas horas e, em seguida, lave os cabelos apenas com água e condicionador.

Pronto! Gostou das dicas de como usar maizena no cabelo para hidratar e alisar? Experimente já e venha nos contar os resultados!

Leave A Reply

Your email address will not be published.