Take a fresh look at your lifestyle.

Luzes para Morenas: Claras, Platinadas e Acobreadas

0 6

Quem disse que luzes para morenas não ficam boas e são artificiais? Já foi o tempo em que só as loiras podiam fazer procedimentos de clareamento dos fios de cabelos. Há um tempo atrás, quem tinha cabelos escuros e queria clarear não tinha mesmo escolha: ou tingia os cabelos por completo e ficava loira de vez, ou investia em sucessivos reflexos até que os fios escuros desaparecessem. Mas, esse tempo de tirania capilar ficou para trás!

Hoje as luzes para morenas estão super em alta. E não são apenas algumas opções. Existem diferentes técnicas para clarear os fios que vão desde mechas californianas à babylights, que misturam tonalidades mais claras e mais escuras, mechas mais grossas ou apenas alguns fios.

O melhor de tudo é que as raízes escuras podem ser deixadas intactas. Assim, as luzes para morenas podem ser uma ótima opção para quem deseja mudar o visual e dar uma iluminada nos fios, sem precisar radicalizar. O resultado é um efeito mais natural e harmonioso, que pode ser mantido por muito mais tempo sem precisar de retoques constantes.

Luzes para morenas iluminam o visual!

luzes para morenas para iluminar e deixar mais jovem.
As luzes para morenas deixam o cabelo iluminado a aparência mais jovem.

Gostou da ideia, mas ainda está sem coragem? Muitas celebridades internacionais e mulheres famosas já aderiram aos tons dourados e até mais claros para mostrar que as luzes para morenas chegaram para ficar.

Se você ainda não está confiante, preparamos este artigo explicando cada técnica de clareamento e as diferentes tonalidades que podem ser atingidas. Incluímos algumas dicas espertas para quem decidir investir no novo visual. Assim como um passo a passo para as mais ousadas que optarem por fazer as luzes para morenas em casa. E no final, você vai poder navegar por inúmeras fotos para se inspirar!

No entanto, todo cuidado é pouco em se tratando de cabelos. O ideal é pensar bem antes de fazer, escolher a tonalidade certa e não exagerar. Depois, é só passar a cuidar dos fios e aproveitar o sucesso do novo visual. Vamos lá?!

Pense bem e verifique a saúde dos fios

para fazer luzes par amorenas os fios devem estar saudáveis
Antes de fazer as luzes para morenas, pense na saúde dos fios.

As luzes para morenas, nada mais são que técnicas de clareamento dos fios com o intuito de iluminar os cabelos de forma mais natural. No entanto, sair do cabelo escuro para tons mais claros de um dia para o outro é bem mais difícil que parece, principalmente se você nunca fez nada no cabelo ou não é adepta à grandes mudanças.

Por isso, antes de decidir pelas luzes para morenas, pense bastante antes. Saiba também que, não importa a cor do cabelo, a saúde dos fios é muito importante para um bom resultado. Nesse sentido, qualquer que seja a mudança nos cabelos e o procedimento utilizado, isso vai afetar a estrutura dos fios, não apenas a aparência.

Por esta razão, é importante analisar a textura dos seus cabelos e verificar se eles estão secos, opacos ou quebradiços. Caso eles não estejam saudáveis, é necessário cuidar deles o mais rápido possível, principalmente se você já faz algum procedimento químico neles, como alisamentos.

Assim, espere alguns meses ou até que melhorem para então, partir para a descoloração. Todos os tipos de cabelo, sem exceção, sejam eles escuros ou claros, precisam estar saudáveis, hidratados e sem pontas duplas para fazer qualquer técnica de clareamento.

Luzes para morenas exigem cuidados

Antes de fazer as luzes para morenas, inclua as hidratações, nutrições e reconstruções. E vá se acostumando, pois depois das luzes, tudo isso fará parte da sua rotina de beleza (cronograma capilar).

Isso porque os processos de descoloração e coloração exigem maiores cuidados após a aplicação dos produtos químicos. Não tem jeito, o procedimento resseca os fios e, se não cuidar pode causar a quedas e quebras.

Por isso, se você está disposta a mudar o visual com as luzes para morenas, é preciso estar consciente de que a sua rotina capilar irá mudar, e você terá que dar mais atenção aos seus cabelos no dia a dia.

Entenda as diferentes técnicas de luzes para morenas

diferentes técnicas de luzes para morenas
Existem diferentes técnicas de luzes para morenas

Agora que você finalmente decidiu pelas luzes para morenas, é preciso estar ciente das técnicas que estão disponíveis hoje por aí. Há uma série de técnicas de clareamento e coloração capazes de dar um visual incrível aos seus cabelos.

As técnicas vão desde ombré hair, babylights, californianas, sombré hair, entre outras, cada uma feita de uma forma específica para dar resultados diferentes de acordo com aquilo que melhor combina com a sua pele e formato de rosto. No entanto, o primeiro passo antes de fazer as luzes para morenas, é decidir a quantidade de fios que você deseja clarear.

Diferença entre os fios

Se a sua intenção for apenas iluminar alguns fios, o ideal é fazer luzes mais finas e espalhadas pelo cabelo, sem exagerar. O resultado é um cabelo mais brilhante e com aspecto bronzeado naturalmente pelo sol.

Caso queira partir por mechas mais largas, praticamente em toda extensão do cabelo, o ideal é optar por técnicas mais arrojadas como o ombré hair. Não tem como evitar, o jeito será testar.

O modo com que são feitas as luzes para morenas também influencia no resultado. Luzes feitas com toca de borracha ou silicone, ficam mais finas e clareiam mais o cabelo. Já as luzes feitas no papel, podem ser mais controladas e mais grossas sem precisar seguir uma uniformidade, iluminando o cabelo como um todo.

Mas, vamos começar primeiro entendendo as diferenças entre luzes, mechas e reflexos:

  • Luzes – São poucos fios, normalmente puxados um a um com toca, sendo o resultado mais suave, mudando pouco o visual do cabelo;
  • Reflexos – Possui um efeito mais visível, pegando vários fios distribuídos por todo o cabelo, pode ser feito tanto na toca ou no papel;
  • Mechas – Possui um efeito mais marcado com partes maiores descoloridas, normalmente feito no papel.

1. Luzes para morenas: Californianas

luzes para morenas californianas
As luzes para morenas californianas tem efeito marcante e moderno

As luzes para morenas californianas são uma técnica que clareia da metade para as pontas dos cabelos, normalmente deixando a raiz exposta em seu tom natural. O objetivo é iluminar os cabelos dando um efeito de clareamento natural pelo sol. O efeito é mais marcante e bem iluminado e pode ser feito em uma enorme variedade de tons, como acobreados ou dourados, dependendo da tonalidade da sua pele.

2. Luzes para morenas: Ombré Hair

luzes para morenas ombre hair
Luzes para morenas tipo Ombré hair é ideal para o cabelo médio e comprido

O Ombré Hair é ideal para luzes em morenas, pois a técnica dá um aspecto sombreado nos cabelos, principalmente nas pontas, mas natural. A diferença em relação às mechas californianas está no efeito degradê dos fios, evitando o aspecto mais marcado da californiana.

Em geral, o clareamento é feito desde a raiz, puxando poucos fios e bem fininhos, descendo em toda extensão em mais fios, marcando mais nas pontas. O ombré hair vai mesclando tonalidades e distribuindo os fios pelos cabelos para fazer o efeito degradê.

3. Luzes para morenas: Sombré Hair

Luzes para morenas tipo ombré hair
O sombré hair é uma técnica de luzes para morenas mais suave que o ombré hair

O Sombré hair é uma técnica bem parecida com o Ombré Hair, apenas com um efeito ainda mais suave. A ideia é descolorir fios bem finos desde a raiz, clareando mais até chegarem nas pontas. Normalmente, as tonalidades escolhidas são bem mais próximas da cor natural dos cabelos, para criar um aspecto natural e bem mais difuso.

Os tons mais acobreados são perfeitos para a técnica e valem tanto para cabelos curtos quanto para cabelos compridos. É um procedimento bem mais seguro, pois a mudança não é radical e permite observar se o cabelo vai se adequar a tinta mostrando as variações que podem ocorrer; sem que o efeito seja irreversível e marcante.

4. Luzes para morenas: “Sun Kissed”

luzes para morenas sun kissed
As luzes para morenas como o Sun Kissed é ideal para quem não quer radicalizar.

O “Sun Kissed” trata-se de uma técnica de luzes para morenas como se os fios fossem apenas “beijados pelo sol”. Ou seja, o efeito é uma espécie de “clareamento solar natural” nos cabelos. A técnica é bem parecida com as anteriores, mas ainda mais amena, pois o clareamento é feito da metade da cabeça para baixo, iluminando apenas algumas mechas, e mantendo o fundo escuro.

5. Luzes para morenas: “Babylights”

luzes para morenas baby lights
As luzes para morenas do tipo Baby Lights é uma técnica muito suave idela para quem não quer grandes mudanças.

O Babylights é um estilo de luzes para morenas ainda mais suave que usa tonalidades bem clarinhas, parecidas com os tons de cabelos de bebês. Em geral, os fios são bem fininhos, desde a raiz, e não mesclam contrastes fortes de tons. A técnica é ideal para quem quer clarear o cabelo sem radicalizar.

6. Luzes para morenas: “Dark Light”

luzes para morenas dark light
As luzes para morenas Dark Light são mais discretas

O Dark Light é uma técnica de luzes para morenas muito discreta, com o objetivo de criar um visual bem mais natural. A ideia é fazer mechas largas e mais claras por toda a extensão dos fios, que vão se intensificando até chegar nas pontas dos cabelos. A raiz também é deixada intacta, valorizando a cor natural das morenas. O efeito também cria um degradê mais intenso nas pontas e combina com todos os tamanhos e tipos de cabelos.

Como escolher a tonalidade mais adequada

luzes para morenas deve combinar com o tom da pele e estilo
A tonalidade das luzes para morenas deve combinar com o tom da sua pele e seu estilo.

Já sabemos que as luzes para morenas vieram para ficar e podem ser feitas sem medo e de diversas formas, sem que o resultado seja exagerado ou artificial. Mas para tanto, é preciso acertar na tonalidade certa de acordo com o seu tom de pele.

De acordo com especialistas, o ideal é fazer as luzes para morenas evitando marcar demais o cabelo, a fim de obter uma aparência mais natural, e ainda diminuir a dependência da manutenção.

O mais importante é manter uma coerência entre os tons escolhidos e a cor natural dos seus cabelos, para realmente não ficar artificial. Para isso, o ideal é escolher colorações no máximo dois tons mais claros que seus cabelos. Além de ficar mais natural, você não vai precisar fazer tantos retoques.

Não se preocupe, hoje com as técnicas que temos disponíveis e a variedade de tonalidades, você não terá dificuldade em encontrar a tonalidade mais adequada ao seu tom de pele. Apenas tome cuidado com os tons acinzentados, que podem envelhecer. Da mesma forma, quem tem a pele morena deve optar por cores mais frias, já quem tem a pele clara, pode optar por tons quentes.

É preciso também ficar atenta para não ultrapassar um aspecto natural e trocar os tons naturais dos seus cabelos escuros pelos das luzes. A ideia é criar nuances mais claras e um efeito iluminado, e não tirar a sua característica natural.

Lembre-se que as tonalidades sugeridas abaixo não são uma regra rígida, mas apenas opiniões de especialistas de acordo com o que mais combina com os tons de pele e de cabelo de cada pessoa. Se não quiser segui-las à risca e partir para uma combinação de seu gosto, não tem problema! Afinal, o que importa é a sua satisfação pessoal.

1. Tons dourados e amarelos

luzes para morenas de tom amarelado
Os tons amarelados de luzes para morenas combinam com quem tem cabelos mais claros

As tonalidades douradas e amarelas são mais indicadas nas luzes para morenas de cabelos mais claros. A tonalidade mais fria ou mais quente vai depender da cor natural dos fios e do tom da sua pele. A ideia aqui é iluminar naturalmente os fios, destacando mais o rosto. O cabelo castanho claro com luzes douradas também fica ótimo em peles morenas, aparentando mais jovem.

2. Tons avermelhados ou acobreados

luzes para morenas de tons avermelhados
As luzes para morenas de tons avermelhados ficam lindas em cabelos escuros.

As luzes para morenas com tonalidades avermelhadas e acobreadas são ideais para os cabelos castanhos mais escuros e negros. Além de mudar sem radicalizar, o visual iluminado fica mais provocante, sensual e estiloso.

3. Tons de caramelo ou mel

luzes para morenas de tom de mel
O tom de mel é o favorito das luzes para morenas

Os tons caramelo e mel são os favoritos de toda mulher que procura pelas luzes para morenas. Na verdade são muitas as tonalidades que podem ser atingidas dentro deste mesmo espectro de cores.

Esses tons combinam bastante com os cabelos castanhos médios e escuros. Costumam ser muito populares porque são capazes de fazer a transição de cores mais facilmente, dando um aspecto degradê super natural. O mel também combina perfeitamente com o bronzeado natural da pele das morenas, e com cabelos de cor chocolate.

Como fazer luzes para morenas em casa

luzes para morenas em casa
É preciso tem muito cuidado ao fazer luzes para morenas em casa para não manchar o cabelo.

O ideal para fazer luzes para morenas é procurar um profissional que entenda de coloração e um salão de beleza de sua confiança. Pois são muitas as tonalidades que existem e nem sempre os resultados obtidos nos fios serão os desejados.

Isso porque cada cabelo reage à química de uma forma, principalmente se os fios possuem outros procedimentos químicos atuando nos fios, como colorações, tonalizantes, alisamentos, entre outros.

Só um profissional experiente pode analisar os seus cabelos com precisão para determinar o que poderá ser feito e mais adequado ao seu estilo. No entanto, se você for capaz de realizar o procedimento em casa e optar por isso, confira abaixo o que você vai precisar caso faça as luzes para morenas com touca.

Caso prefira fazer no papel alumínio, separe as mechas desejadas com um pente fino e cubra-as com o papel alumínio. Mas lembre-se, mechas no papel são mais difíceis de controlar e mais fáceis de manchar, pois clareiam mais rápido. Portanto, fique atenta ao tempo para não clarear mais que necessário.

Items necessários:

  • 2 Águas oxigenadas de 30 volumes;
  • Luvas descartáveis;
  • 1 agulha de crochê
  • Pó descolorante;
  • Pincel para aplicar coloração;
  • Recipiente.

Modo de Fazer:

Misture a água oxigenada com o pó descolorante, nesta proporção de 2:1. Penteie os cabelos e coloque a touca bem apertada sobre a cabeça. Em seguida, vá puxando delicadamente os fios com a ajuda da agulha de crochê.

Puxe a quantidade de fios que você deseja iluminar, acompanhando o formato da sua cabeça e movimento natural dos fios de acordo com o corte de cabelo. Depois, aplique a mistura nos fios puxados para fora da touca em toda a sua extensão.

Deixe o produto agir por pelo menos 20 minutos (o tempo de espera vai variar com o tipo de cabelo e a cor natural), ou o tempo necessário para atingir o tom desejado. Cabelos quimicamente tratados levam mais tempo, aproximadamente 40 minutos.

Após o tempo determinado, retire todo o produto com água e lave normalmente com shampoo e condicionador, de preferência para cabelos tingidos. Caso você queira dar um efeito degradê, você terá que ir reaplicando o produto clareando aos poucos da raiz às pontas.

A manutenção das suas luzes para morenas pode ser feita em 2 em 2 meses, dependendo do crescimento do cabelo e da técnica utilizada. Caso as raízes tenham sido deixadas intactas, a manutenção será menor.

Manutenção e cuidados com as luzes para morenas

manutenção e cuidados com as luzes para morenas é essencial
A manutenção e os cuidados com as luzes para morenas é essencial para a saúde dos fios.

As luzes para morenas podem trazer resultados realmente surpreendentes, mas antes de aplicar qualquer uma das técnicas de clareamento, é preciso estar ciente de que a mudança exige maiores cuidados com os fios.

Isso porque seja qual for a técnica de luzes para morenas utilizada, os fios sofrerão com os efeitos do processo de coloração ou descoloração. Com isso, podendo ficar mais ressecados, quebradiços e até danificados.

A manutenção das suas luzes para morenas depende da técnica utilizada. Quanto mais natural e suave, menor será a necessidade de retocar, ajudando ainda mais a manter a saúde dos fios. Quanto mais claro for a tonalidade, mais cuidados serão necessários.

Mas se você tomar todos os cuidados necessários isso não será problema, e ainda poderá evitar os danos e deixar os cabelos mais bonitos e saudáveis por mais tempo.

Para tanto, siga as instruções abaixo:
  • Não faça as luzes para morenas se seus cabelos não estiverem saudáveis, principalmente se você faz procedimentos químicos muito agressivos;
  • Faça uma uma hidratação à base de queratina para fortalecer o cabelo uma semana antes do processo;
  • Após o procedimento, faça hidratações semanais para nutrir os fios (15 em 15 dias);
  • Use sempre produtos específicos para cabelos quimicamente tratados, e de boa qualidade, para manter a cor por mais tempo;
  • Evite sol, mar e piscina e use sempre um protetor solar para cabelo;
  • Procure tomar banho sempre em água fria ou morna, pois a alta temperatura resseca ainda mais o cabelo e pode causar quedas e quebras;
  • Se usar secador ou chapinha, diminua a frequência para poucas vezes na semana para não danificar a fibra capilar, e use um protetor térmico.

Considerações finais

luzes para morenas sem radicalizar
Luzes para morenas são ideais para quem quer mudar o visual sem radicalizar na cor.

Mudar o visual de vez em quando é mesmo revigorante, além de levantar a auto estima nos dá uma motivação maior para seguir em frente fortes e determinadas. A mudança na tonalidade dos cabelos é perfeita para quem deseja dar uma mudada sem medo de inovar.

No entanto, o cuidado nunca é demais para garantir a saúde dos cabelos. Ao escolher a técnica e a tonalidade mais adequada ao seu estilo e tom de pele, você vai obter um visual de arrasar.

Portanto, chega de tirania e celebre as luzes para morenas, porque elas também foram feitas para você. O importante é se sentir bem com as suas escolhas!

Galeria de Fotos

Agora que você já sabe tudo sobre as luzes para morenas, dê uma navegada pelas fotos abaixo para se inspirar e escolher o estilo que mais combina com o seu!

Luzes para morenas com coloração penas nas pontas.
Luzes para morenas com coloração penas nas pontas.
luzes para morenas em cabelos crespos
Luzes para morenas ficam lindas em cabelos crespos.
As luzes para morenas iluminam de forma natural.
As luzes para morenas iluminam de forma natural.
Luzes para morenas dão um aspecto jovem e mais natural.
Luzes para morenas dão um aspecto jovem e mais natural.
Luzes para mroenas ficam lindas na pele escura.
Luzes para mroenas ficam lindas na pele mais escura.
Luzes para morenas devem evitar o excesso de cloro.
Luzes para morenas devem evitar o excesso de cloro.
Luzes para morenas dão um efeito com mais camadas
Luzes para morenas dão um efeito leve e evidencia mais as camadas.
Luzes para morenas ficam lindas em castanhos escuros.
Luzes para morenas ficam lindas em castanhos escuros.
As luzes dorudas iluminam o rosto de quem tem a pele morena.
As luzes dorudas iluminam o rosto de quem tem a pele morena.
Luzes para morenas são ideias para toda a extensão do cabelo
Luzes para morenas são ideias para toda a extensão do cabelo
Os tons mel e dourados ficam lindos nos castanhos escuros.
Os tons mel e dourados ficam lindos nos castanhos escuros.
O Long Bob fica mais moderno com luzes para morenas.
O Long Bob fica mais moderno com luzes para morenas.
As luzes para morenas ficam linds em cabelos curtos, médio e longos.
As luzes para morenas ficam linds em cabelos curtos, médio e longos.
As luzes para morenas possuem aparência natural
As luzes para morenas possuem aparência natural
Luzes para morenas para dar vida aos cachos
Luzes para morenas para dar vida aos cachos

Leave A Reply

Your email address will not be published.