Take a fresh look at your lifestyle.

Luzes em Cabelos Escuros: Como Fazer, Melhores Técnicas e Cores

Quem disse que luzes em cabelos escuros não funcionam ou não ficam bem? Se você tem cabelos pretos, castanhos escuro ou médio, não precisa mais se preocupar com essa bobagem. Não importa a tonalidade dos seus fios, as técnicas variadas de luzes em cabelos escuros são capazes de iluminar qualquer cabeleira.

Se você sempre quis mudar o visual, mas não quer partir para uma coloração extrema ou descoloração total dos fios, as mechas e reflexos em nuances de chocolate e cobre, loiros dourados e até o platinado ou colorido, são capazes de renovar o visual sem precisar radicalizar.

Isso porque a partir da escolha da intensidade do resultado, a técnica e a tonalidade desejada será fundamental para atingir os seus objetivos. No caso das luzes em cabelos escuros, há opções de fazer apenas alguns pontos de luz para dar mais movimento e leveza aos fios ou uma iluminação mais intensa, com mechas mais largas em tonalidades mais marcantes ou até coloridas.

Mas são tantas as opções, que é preciso entender todas as técnicas e quais os resultados que elas podem oferecer, de acordo com o efeito e o tom que você deseja nos cabelos. Assim, descreveremos abaixo todas elas para te ajudar a escolher a melhor opção para os seus cabelos. Inspire-se!

Qual a Melhor Técnica de Luzes em Cabelos Escuros?

luzes em cabelos escuros
Há várias técnicas de luzes em cabelos escuros.

Devido a tonalidade escura dos fios de cabelos, o contraste é grande dependendo da tonalidade escolhida. Por isso, as técnicas de luzes em cabelos escuros devem ser bem específicas para que possam dar o efeito desejado.

Isto é, para cada efeito desejado, existe uma técnica capaz de oferecer o resultado com eficiência, independente da tonalidade escolhida. Dentre as técnicas existentes, algumas funcionam melhor que outras.

É o caso das técnicas de luzes californianas e Ombré hair que funcionam muito bem ao iluminar os fios, contornar o rosto, sem precisar radicalizar no contraste. Além disso, as técnicas são práticas, mais fáceis de manter e menos agressivas aos cabelos.

Já as baby highlights ou babylights, apesar de terem um efeito bem discreto e bastante naturais, são mais indicadas aos cabelos de fundo mais claro. Por outro lado, se o efeito desejado for mechas em tonalidades bem diferentes da cor original, as luzes podem ser espalhadas por todo o cabelo, como na balayage, mantendo a raiz esfumada, assim exige menos manutenção.

Técnicas Efeito Indicação
Babylights luzes bem finas es espaçadas melhor para cabelos claros
Ombré hair mechas mais largas, da metade para baixo para todas as tonalidades
Balayage luzes espalhadas para todas as tonalidades
Mechas Californianas mechas mais naturais para todas as tonalidades
Raiz esfumada raíz tonalizada para evitar contraste forte raízes mais escuras que a tonalidade escolhida

Babylights

As babylights são uma excelente opção para quem não tem luzes no cabelo ou nunca fez, pois o resultado é muito suave e a iluminação bem sutil. A técnica utiliza mechas bem finas e delicadas, normalmente imitando tonalidades apenas um pouco abaixo da cor natural dos fios.

O objetivo é criar uma descoloração natural dos fios, como se tivessem sido clareadas pelo sol. Portanto, a tonalidade escolhida não poderá ser muito contrastante em relação a cor de base dos fios.

Apesar da técnica não ser ideal para luzes em cabelos escuros e mais indicada para os cabelos mais claros, as tonalidades ideais são caramelo, castanho claro, avelã e marrom glacê.

Ombré Hair

O ombré hair é uma das maiores tendências dos últimos anos. O objetivo da técnica é trabalhar um degradê nos cabelos da metade do comprimento para baixo, deixando a raiz mais natural possível.

O importante é criar uma transição entre as tonalidades da forma mais natural possível, sem deixar marcas horizontais que possam ser notadas. Já as tonalidades escolhidas podem variar de acordo com a preferência da cliente.

No entanto, o ideal é utilizar tons sobre tons, optando por cores mais próximas da base dos fios para um efeito mais natural possível. As tonalidades mais indicadas são os tons mais quentes de loiro como o mel e o dourado.

Mas se você quiser um visual ainda mais marcante, as cores fantasia como azul, verde, rosa, lilás ou até vermelho também podem funcionar, criando um visual super marcante e moderno.

Leia mais: Mechas Californianas: Morenas, Loiras. Como fazer?

Balayage

A balayage é uma opção para quem quer fazer luzes em cabelos escuros por inteiro, puxando no comprimento todo. No entanto, o objetivo é ainda atingir um resultado mais natural. E para isso, as luzes são feitas à mão sem usar touca ou papel alumínio.

Com isso, a técnica permite contornar o formato da cabeça ao combinar diferentes nuances ao redor dela.

Ao contrário do ombré hair, em que a iluminação é criada horizontalmente, a balayage trabalha na verticalidade, mesclando mechas escuras e mechas claras ao longo do comprimento enquanto preserva a raiz mais escura, porém esfumada.

No caso dos cabelos mais escuros, a balayage geralmente é mais indicada para quem deseja uma iluminação mais intensa. Para tanto, os tons de loiro como dourado, caramelo, mel, areia, manteiga e bege são os mais utilizados.

Leia mais: Californiana Cabelo Curto: Preto, Cacheado, Platinado, Loiro! FOTOS!!

Quais as Cores ideais para Luzes em Cabelos Escuros?

luzes em cabelos escuros
As cores para luzes em cabelos escuros vão depender do efeito que você quer obter.

Com relação às cores que você poderá escolher, não há limites para os tons. Porém, dependendo da tonalidade desejada, a técnica irá determinar o resultado.

Por isso, decida antes qual o efeito que você quer dar, mais suave ou mais marcante, e a partir daí as técnicas irão ajudar a escolher as tonalidades.

A cor mais popular entre todas as tonalidades, sem dúvida, é o loiro e todas as suas variações. Porém, no caso das luzes em cabelos escuros, o ideal é optar por nuances menos claras, evitando as cores mais frias, como o platinado.

Os melhores exemplos os tons de são castanho claro, louro escuro ou os loiros em tom de mel. Dependendo do tom do cabelo, as luzes vermelhas também funcionam, podendo puxar para o cobre ou o vinho.

Tudo vai depender do contraste que se deseja obter. Isto é, se você quer um contraste menor e mais natural, as cores pouco abaixo do seu tom natural são as mais indicadas.

Mas se você quer um visual mais ousado e moderno, as cores fantasia como violeta, pink, azul e verde podem funcionar muito bem. No entanto, saiba que quanto mais claro for o tom, mas descolorido o cabelo terá que ser.

Leia mais: Cores para Cabelos Cacheados 2019!

Luzes em cabelos escuros: Tons de Castanho

Os tons de castanho, como o chocolate, cobre e o mel, são os mais indicados para quem não quer fazer uma mudança radical no visual. Assim, as nuances mais próximas do tom escuro natural do cabelo, são as tonalidades de marrom.

Normalmente, o efeito dessas cores promovem um visual iluminado e naturalmente elegante, que se intensificam na luz do sol. As mechas em tons acobreadas ficam lindas em cabelos ruivos.

Luzes em cabelos escuros: Tons de Loiros Dourados

As luzes em cabelos escuros em tonalidades douradas são ideais para quem deseja descolorir e chegar mais próximo do loiro sem precisar clarear o cabelo por inteiro.

As técnicas para este fins podem promover vários efeitos diferentes, como iluminar apenas os fios o contorno do rosto ou da metade do comprimento às pontas.

Uma outra opção é combinar luzes douradas com luzes castanhas para formar um degradê de tons bem naturais (bronde). Em geral, esses tons de dourado combinam com qualquer tipo de pele, principalmente as negras e morenas.

Luzes em cabelos escuros: Tons de Loiros Platinado

Já quem não tem medo de ousar, pode apostar em luzes para cabelos escuros de tonalidade platinada ou champagne.

Normalmente, essas tonalidades são feitas através da técnica de ombré hair, que evita descolorir a raiz. Para evitar um contraste muito intenso com a cor do cabelo natural, a raiz é esfumada, deixando o visual mais harmonioso.

Como não Errar nas Luzes em Cabelos Escuros?

Você deve fazer as luzes em cabelos escuros com profissionais.

O fato das luzes em cabelos escuros ter de fazer uso da descoloração para atingir as tonalidades desejadas, faz com que o procedimento tenha que ser feito por profissionais capacitados.

A descoloração já é um processo bastante agressivo para os fios por retirar o seu pigmento e, com isso também desidratar e levar todos os nutrientes dos fios. Por isso, o procedimento deve ser feito com muito cuidado.

Quando feito da maneira incorreta, além de danificar ainda mais os cabelos, pode também dar o tom errado nas mechas, marcar e manchar os cabelos.

Tonalidade errada

A tonalidade errada como resultado é uma das coisas mais comuns que acontecem com quem faz luzes em cabelos escuros. Isso porque além da cor natural, existe também a possibilidade do cabelos não reagir como o esperado.

Tem muito cabelo que demora para descolorir ou não absorve a tonalidade como deveria, por vários motivos diferentes. Como por exemplo, tempo insuficiente de descoloração, distribuição desigual do produto, lavagem incorreta, químicas prévias, entre outros.

Às vezes, o tom de loiro fica muito amarelado ou alaranjado; em outras são os castanhos que ficam avermelhados demais.

Mechas marcadas ou manchadas

As mechas super marcadas de aspecto mais delimitado e mais grossas já foram tendência entre muitas mulheres. Mas o visual mais natural, levemente descolorido pelo sol é o objetivo de quase todas as técnicas de luzes em cabelos escuros.

No entanto, quando a técnica não é dominada pelo profissional, as tonalidades podem estar corretas, mas as mechas podem ficar muito marcadas e manchar o cabelo.

Por exemplo, se a raiz ficar muito contrastada com as mechas, se o degradê ficar marcado ou se as mechas não se mesclarem naturalmente, o visual fica prejudicado.

Fios ressecados

Outra coisa que pode acontecer é ressecar demais os fios, devido à descoloração. Luzes em cabelos escuros, dependendo da tonalidade escolhida, acaba tendo que abusar da descoloração.

Isso significa usar uma água oxigenada com volumes mais altos, por mais tempo de descoloração e com mais frequência. Com isso, os fios de cabelos ficam completamente ressecados, porosos e quebradiços — num efeito palha.

Quais os Cuidados Após as Luzes em Cabelos Escuros?

luzes em cabelos escuros.
Os cuidados devem ser redobrados nas luzes em cabelos escuros.

Após as luzes em cabelos escuros, uma série de cuidados terão que ser feitos para recuperar ou cuidar dos fios, a fim de evitar os danos. Isso significa que você terá que fazer hidratações e reconstruções com mais frequência para repor a massa perdida e reverter os danos causados pela descoloração, mesmo que tenha sido leve.

Caso os cabelos também tenham ficado meio amarelados ou alaranjados, você vai precisar utilizar shampoos desamareladores ou matizadores, produtos que neutralizam esses pigmentos. Enquanto o produto desamarelador é de efeito contínuo, o matizador tem efeito imediato.

Outra dica fundamental é passar a usar produtos específicos para cabelos tingidos, que sejam mais hidratantes, como os shampoo de reparação e máscaras de hidratação.

Além disso, evitar também o uso constante da chapinha e do secador, principalmente sem termoprotetores. Outra dica é sempre usar um óleo capilar, seja para finalização ou para fazer umectação, para garantir uma maciez e brilho extra aos fios.

Agora que você já sabe tudo sobre as técnicas e luzes em cabelos escuros, cores ideais e como cuidar dos cabelos após o procedimento, se inspire abaixo com algumas fotos que escolhemos para você!

Cabelos Escuros com Luzes Douradas

luzes em cabelos escuros luzes em cabelos escuros

Luzes Mel no Cabelo Castanho Escuro

luzes em cabelos escuros luzes em cabelos escuros

Luzes em Cabelo Preto Tingido

luzes em cabelos escuros luzes em cabelos escuros

 

Cabelos Castanhos com Luzes Caramelo

luzes em cabelos escuros

Mechas em Cabelo Preto Curto

luzes em cabelos escuros

Cabelo Castanho Claro com Luzes Champagne

luzes em cabelos escuros luzes em cabelos escuros

Leave A Reply

Your email address will not be published.