Take a fresh look at your lifestyle.

Looks Com Oxford: Mais de 50 Imagens e Dicas Para te Inspirar

Esse calçado, originário do universo masculino tem se tornado uma peça chave para produções femininas para lá de estilosas.

Sendo assim, os Looks com Oxford, vem se tornando cada vez mais comuns entre as mulheres, pois o sapato consegue transformar as composições, adicionando a elas mais charme e destaque.

Acompanhe mais aqui!

O que é o sapato Oxford

O modelo surgiu em meados do século XVII, quando alguns estudantes da Universidade de Oxford, usavam com frequência um tipo de bota sem calcanhar, para se adequar ao clima do Reino Unido.

Com o passar do tempo, o calçado recebeu o nome em homenagem a essa inusitada origem.

Entretanto, ele demorou a chegar ao uso feminino, somente na Era Vitoriana (século XIX) alguma mulheres começaram a adota-los em seu visual.

No começo, as mulheres usavam os modelos que já existiam, feito para homens mesmo, mas com o passar do tempo o mercado viu ai uma forma nova de ganhar dinheiro e começou-se a investir em adaptações próprias para o universo feminino.

A peça sofreu grandes alterações durante o passar dos anos, o que tornou impossível caracteriza-la apena por um aspecto. Mas suas maiores características tendem a ser p salto baixo e o ajuste com cadarço ou fivela sobre a lingueta.

Por ser extremamente versátil, é possível usa-los em situações formais como nas casuais, ganhando muito estilo em quaisquer que seja.

Afinal, ele tem uma capacidade muito grande de conferir elegância e sofisticação a qualquer tipo de sofisticação.

Que saber como usa-lo? Confira.

Modelos de Oxford

Como já falamos, o Oxford sofreu várias alterações e adaptações ao longo dos anos, por isso, é muito fácil se confundir com alguns diferentes tipos de calçados.

Para evitar um generalização, ele acabou se tornando uma categoria com alguns subtipos, para te ajudar a entender melhor, vamos descrever os mais comuns aqui em baixo.

Balmoral

Resultado de imagem para balmoral oxford feminino

Esse é basicamente o primeiro modelo que existiu do que conhecemos como Oxford. Originário de um conceito de meia bota, ele ajudava a proteger os calcanhares ao mesmo tempo que trazia conforto térmico ao se caminhar pelos campos da Universidade.

Brogue

Looks com Oxford brogue

O formato é bem similar ao do Oxford que conhecemos, a diferença está em suas decorações perfuradas e nos picotes ao longo da costura, que somam mais personalidade ao calçado.

São originários da Irlanda e seus “furinhos” serviam para que os camponeses pudessem escoar a água que entrava ao trabalharem em suas lavouras.

Bicolor

Resultado de imagem para oxford feminino bicolor

O sapato de duas cores, tem registros desde o século XIV, quando foi usado pelo Príncipe de Gales, Eduardo.

Porém foi em meados de 1930 que o Oxford com cores diferentes de couro alcançou seu auge, em pares muito impulsionado pelo Jazz e toda sociedade que o adotou.


Veja mais:

Looks com sapato Oxford

Agora, já vimos quais são as variações mais comum dos modelos, vale a pena conferi como usar-los em looks encantadores!

Veja a seguir algumas combinações maravilhosas.

Looks com Oxford tratorado

Saltos tratorados recebem esse nome devido ao formato de rasgos da sola, o que lembram pneus de tratores.

Essa versão do Oxford pesa o look, fazendo com que os calçados se tornem o ponto focal da composição, ou seja o maior destaque.

Se quiser adicionar leveza e fluidez, é importante apostar em vestidos, saias e peças mais delicadas, que ajudem a transmitir essa mensagem.

Já se preferir reforçar a sensação de peso, combine calças, camisetas, jaquetas e outras peças que tenham essa aparência punk.

Looks com Oxford com salto

Tradicionalmente o Oxford tem um salto bem discreto e pequeno, mas como as mulheres são apaixonadas por estar nas alturas, fez-se uma versão mais ousada e alta do sapato.

Seja qual for a grossura do salto, os Oxford hoje podem ser encontrados mesmo em modelos plataformas e não dá para negar que eles tornam qualquer produção mais marcante.

É inegável que o saltos conferem um ar bem feminino ao look, então cabe a você decidir se quer reforçar o esteriótipo com vestidos e visuais românticos ou se quer quebra-lo com peças de propostas diferenciadas como calças, shorts e sobreposições como jaquetas e casacos.

Looks com Oxford envernizado

Uma outra opção que fará do sapato um item de destaque em sua produção, o Oxford envernizado tem uma camada de brilho espelhado que garante a peça um diferencial.

Note que é impossível não deixar o visual ser tomado pelo foco no calçado. Porém se optar por looks monocromáticos, ele provavelmente se transformará em uma peça harmonizada.

Como usar Oxford feminino

Depois de vermos os estilos mais comuns conhecidos de Oxford e os tipos mais encontrados no mercado, é importante vermos algumas produções prontas que possam te inspirar.

Existe uma infinidade muito grande, então iremos falar de forma superficial sobre as alternativas mais necessárias, aproveite!

Oxford no Inverno

Esse tipo de sapato é bem diverso e democrático, funcionando em qualquer época, inclusive nos dias frio de inverno, funcionando como importante elemento para montar o look e agregar estilo.

Use cores sóbrias e abuse de acessórios como bolsas, chapéus, sobreposições, casacos, sobretudo, etc.

Se quiser uma composição street style, que valorize um estilo casual, composições com shorts e meia calça podem ser uma excelente escolha.

As calça jeans ou de alfaiataria podem produzir um efeito bem interessante com o Oxford também e bem coerente com o tema frio, para finalizar o look com coerente, um blazer ou um casaco de lã vão criar um efeito tão maravilhoso quanto os exemplos acima.

Oxford no verão

Mesmo com essa aparência fechadinha o Oxford funciona muito bem em dias mais quentes também, principalmente em produções mais leves e fresquinhas.

Você pode compor com shorts, saias, vestidos, ou o que preferir, já que eles se dão bem com qualquer peça.

Por remeterem um pouco ao estilo hispter, combinações vintage e retrô são interessantes no contexto, assim combinações com chapéus e outros itens boho também funcionam no visual.

Veja mais sobre o estilo vintage: Moda Estilo Vintage Feminina: Como Usar? +56 Looks!

Porém se quiser algo mais moderno apostar em um top cropped, ou um decote ombro a ombro.

O short jeans também é uma escolha maravilhosa que dificilmente acarretará em erro, já que ele tem um charme todo especial e casual.

Vestidinhos também conseguem refletir em uma produção bem leve e interessante, prática para qualquer evento do cotidiano.

Oxford feminino em looks para trabalho

Por ter surgido em um contexto social formal ele se encaixa muito bem no ambiente profissional, tornando possível montar produções ótimas.

Com ou sem salto, o calçado se alinha perfeitamente em composições de calça, blazer e camisa. Ou seja, o básico para boa parte dos ambientes corporativos.

É interessante apostar uma blusa ou camisa social para conseguir um look que passe credibilidade. Já na parte inferior, se optar por calça, elas podem ser jeans ou de alfaiataria, sem problemas.

Para finalizar com chave de ouro é só incrementar o look com acessórios e bolsas sóbrios que sejam condizentes com o local onde você exerce sua profissão.

Mais imagens para você

Agora que sabemos bastante sobre os maravilhosos Oxford, vamos a nosso momento especial recheado de imagens para você se inspirar! Aproveite.

Um mesmo Oxford pode compor looks bem diferentes.

A elegância sutil que ele propõe deixa qualquer visual melhor.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Hoje vimos como o Oxford surgiu, seus diferentes tipo e como usa-los nas mais variadas situações, agora nos conte, gostou do conteúdo? Comente aqui embaixo sua opinião.

Compartilhe com suas amiga pelas redes sociais para que todas virem adeptas dessa moda incrível!

Não deixe de frequentar o blog A Mulher diariamente para ter acesso a ainda mais informação! Te espero no próximo texto! Beijos e até lá. 😘

Leave A Reply

Your email address will not be published.