Take a fresh look at your lifestyle.

Lista de Compras de Supermercado Completa para 4 Pessoas!

Para algumas pessoas, lista de compras supermercado completa para 4 pessoas, por exemplo, pode parecer algo simples e corriqueiro. Mas, para uma boa parte de pessoas, principalmente para quem tem uma vida corrida ou não costuma ser organizada, pode se tornar uma tarefa nem um pouco fácil.

Na verdade, fazer compras no supermercado todo mundo faz, mas nem sempre essa tarefa é feita de forma eficiente. Muitas vezes, vamos ao supermercado para comprar uma ou outra coisa e voltamos com um milhão de outros produtos à mais, só para mais tarde, já em casa, descobrir que ainda ficou faltando algo.

É normal a memória falhar ou sucumbir à inúmeras ofertas e tentações, que tiram o foco quando estamos fazendo compras. Para piorar, se você não tem prática e costuma se atrapalhar, a tarefa se torna ainda mais complicada.

Assim, foi pensando em facilitar a sua vida, que preparamos um guia para ajudar você a otimizar o seu tempo e economizar ao evitar gastar em supérfluos ou coisa que não precisa.  Organizando uma lista de compras supermercado completa para 4 pessoas quando for às compras, você não vai esquecer de nada e não vai perder o foco.

Não se preocupe, se quiser uma lista menor, é só retirar alguns produtos ou diminuir as quantidades. E se a família for grande, é só dobrar ou triplicar. Vamos às compras!

Como organizar uma lista de compras eficiente

lista de compras supermercado completa para 4 pessoas: organização
Para preparar um lista de compras supermercado completa para 4 pessoas é preciso se organizar.

Saber como organizar uma lista de compras de supermercado eficiente é essencial para otimizar todo o processo. De posse de uma lista você evita comprar coisas que não precisa no momento ou acumular produtos repetidos, controla os impulsos por supérfluos e não esquece de nenhum item necessário.

Dessa forma, você não só economiza dinheiro, como também não perde tempo procurando por itens no supermercado ou tentando lembrar de alguma coisa que possa estar esquecendo e precisando.

Além disso, a lista de supermercado pode ajudar muito quem faz as compras para outras pessoas. No entanto, não basta apenas pegar um pedaço de papel e sair anotando tudo o que vier na mente. Uma boa lista deve ser bem organizada e seguir as suas prioridades.

A primeira coisa a fazer é checar a despensa para observar os itens que estão faltando, vencendo ou que devem ser comprados no momento. Se você costuma seguir um cardápio semanal mais recorrente, fica ainda mais fácil determinar o que estará faltando.

Além disso, determine a periodicidade das suas compras, semanal ou mensal, pois só assim você vai conseguir organizar direito as quantidades. Na dúvida, faça as duas opções, variando os itens.

Compras de supermercado mensais

A compra mensal é um pouco mais completa, mas é mais focada em itens não perecíveis como produtos de higiene, limpeza e alguns mantimentos, como água, leite, arroz, feijão, macarrão, café, chá, açúcar, sal, farinhas, biscoitos, enlatados, engarrafados e oleaginosas.

As quantidades podem ser maiores para durarem o mês todo. Caso você costume congelar carnes, por exemplo, elas entrar nessa lista também.

Normalmente, alguns itens como os produtos de higiene, limpeza  e alimentos como o arroz, feijão, óleo e farináceos já possuem custo-benefício agregado. Mesmo assim, é bom ficar de olho na semana nas promoções para render uma maior economia.

Compras de supermercado semanais

As compras semanais devem incluir os itens de menor validade ou de consumo rápido, como itens de café da manhã, por exemplo, e frutas e verduras, entre outros.

Novamente, caso tenha o costume de congelar mantimentos, pode incluir alguns desses produtos também na lista mensal e ir adicionando na semana conforme forem acabando.

A lista semanal ou até quinzenal funciona mais para aproveitar as promoções da semana, fazer a feira com os itens de hortifruti e aquilo que vai sendo adicionado conforme a demanda semanal.

No entanto, isso serve apenas de guia, e cada família ou pessoa deve manter a sua lista dentro dos seus hábitos alimentares e prioridades de consumo.

Além disso, o seu orçamento é que vai ditar a regra aqui também, tendo que abdicar de algo nem tão essencial para não faltar o necessário. Dessa forma, a tarefa ficará mais prática, rápida e muito mais econômica.

Ah, não se esqueça de levar a lista com você para o supermercado, senão de nada vai adiantar. Se preferir, use o bloco de notas no seu aparelho celular ou até mesmo aplicativos próprios de lista de compras para facilitar.

Como determinar as quantidades nas compras?

lista de compras supermercado completa para 4 pessoas: depende dos hábitos de cada um
As quantidades dos alimentos na lista de compras do supermercado vão depender dos seus hábitos.

As quantidades dos itens de uma lista de compras de supermercado vão depender exclusivamente dos seus hábitos alimentares e de quantas pessoas vivem com você em casa. A lista vai mudar de acordo com o número de pessoas.

Mesmo assim, preparamos um exemplo de lista de compras de supermercado completa para 2 pessoas e outra lista de compras supermercado completa para 4 pessoas, baseadas em 5 refeições diárias. Veja abaixo:

Lista de compras de supermercado completa para 2 pessoas

Uma lista de compras de supermercado para duas pessoas costuma ser mais simples e não ter tanta variação, já que praticamente os dois comerão a mesma coisa. Principalmente se vocês dois não fazem todas as refeições em casa, pois ficam mais fora por conta do trabalho.

Você pode também aumentar a quantidade da refeição para que ela possa ser consumida no dia seguinte, mais tarde no jantar, ou ser levada para o trabalho. Isso ajuda a economizar. As compras para apenas um casal costumam ser organizadas da seguinte forma:

Café da manhã (sem dieta específica)

Se vocês possuem o costume de tomar um café da manhã em casa antes de sair para trabalhar, considere um sanduíche (2 fatias de pão + 2 fatias de frios em cada, manteiga ou requeijão) por pessoa, uma xícara café ou chá, um copo de suco, de leite ou vitamina e talvez uma fruta (1 porção/unidade por pessoa) com iogurte ou cereais, dependendo de cada um.

Lanches (manhã ou tarde)

Normalmente, esses itens variam de acordo com a preferência da casal, e são mais supérfluos. É o tipo de item quebra-galho na dispensa para tapear a fome. Podem ser biscoitos (5 unidades por pessoa), iogurtes (1 potinho por pessoa), frutas (1 porção/unidade por pessoa) ou cereais.

Almoço/Jantar

Se vocês costumam almoçar em casa ou levar marmita para o trabalho, vale à pena investir em cozinhar para congelar o alimento e facilitar o dia a dia. Você pode fazer uma quantidade maior para sobrar para o jantar ou variar no jantar e guardar para o dia seguinte.

Uma xícara de arroz e outra de feijão é o suficiente para duas porções. Já 200 gramas de carne, ou 2 mãos de massa por pessoa também dão uma refeição para cada.

Os legumes e a salada são mais difíceis de calcular, mas em geral, 2-3 folhas para cada e um 1-2 legumes cortados são suficientes.

Tomando por base essas quantidades em cada refeição, é possível somar as quantidades e calcular o total a comprar por semana ou por mês, considerando o peso das embalagens de cada produto.

Não esqueça de calcular um pouco à mais para os fins de semana, principalmente se vocês costumam ficar em casa e cozinhar ao invés de sair para comer fora. Produtos de higiene e limpeza podem ser comprados em maiores quantidades ou de acordo com a necessidade, já que duram o mês todo ou mais.

Lista de compras supermercado completa para 4 pessoas

Caso a família seja composta de 4 pessoas, precisamos determinar se todos são adultos, adolescentes ou crianças. Isso vai influenciar bastante no cardápio e nas quantidades.

No entanto, as refeições podem seguir o mesmo formato, caso o hábito seja fazer todas as refeições juntos ou separados, é só dobrar as quantidades.

No caso das crianças, os itens podem variar bastante, pois nem sempre a criança come tudo aquilo que os adultos consomem. Às vezes, achamos que vamos economizar nas porções, mas as variedades específicas para elas acabam se equiparando.

Crianças sempre querem um iogurte ou outro diferente, biscoitos recheados variados, suco de caixinha, e outros itens. Principalmente, se a criança tem idade escolar e leva lanche para escola. Dependendo da idade, as compras incluem itens como leite em pó, achocolatados, fraldas, etc.

Para uma família de 4 ou mais integrantes, o ideal é fazer um cardápio semanal, depois fazer a lista de compras para saber exatamente tudo aquilo que precisa comprar e as quantidades necessárias, e evitar o desperdício ou gasto excessivo.

Leia também: Chá de Fraldas: O Guia completo!

Dicas para organizar uma lista de compras eficiente

lista de compras supermercado completa para 4 pessoas: dicas práticas
Para preparar uma lista de compras de supermercado eficiente é necessário seguir algumas dicas práticas

Apesar de não haver uma regra a seguir ou maneira ideal de criar uma lista de compras eficaz, algumas dicas podem ajudar no processo. Siga as dicas abaixo para organizar uma lista de compras supermercado completa para 4 pessoas ou mais eficiente:

1. Leve a lista com você para o supermercado

A primeira dica é óbvia demais, mas acredite, tem muita gente que acha que escrever basta para decorar ou esquece de levar. O fato é que a memória pode muito bem falhar e você acabar esquecendo de comprar itens essenciais ou trazendo coisa que não precisa.

Para não correr o risco, escolha um método e mantenha o hábito. Vale lista escrita à mão em folha de papel, lista em bloco de notas no celular, aplicativo, agenda e até planilha. Mantenha o hábito de ir anotando em uma lousa ou quadro na geladeira ou em algum lugar na cozinha os itens que vão acabando para depois passar para uma lista final.

2. Siga uma lista como base

O ideal é criar uma primeira lista de tudo aquilo que você costuma comprar como referência, e no dia das compras adicionar as quantidades ou riscar alguns itens. Dessa forma, você não vai esquecer de anotar alguma coisa e ainda pode aproveitar para verificar na despensa aquilo que ainda tem ou vai precisar comprar, conferindo quantidades e datas de validade.

3. Monte cardápios semanais e adicione na lista

Essa dica é boa para não desperdiçar os produtos já comprados ou evitar comprar aquilo que não vai precisar. Assim, crie um cardápio que inclua o café da manhã, almoço, jantar e pequenos lanches (tarde e noite).

Depois organize a sua lista incluindo os ingredientes e itens do seu cardápio, e compare com a sua lista de base e com aquilo que já verificou na despensa, que já tem ou que está faltando. Faça isso de acordo com a periodicidade que costuma fazer as compras.

Dessa forma, você vai comprar sempre somente o que precisa e vai evitar os desperdícios e custos desnecessários.

4. Divida todos os itens em categorias

Dividir os itens da sua lista em categorias é uma boa forma de organizar os pensamentos e ainda facilitar facilitar a sua procura pelos produtos no supermercado. Já que eles estarão também organizados por categorias nas suas devidas seções.

Assim, tente separá-los em categorias como: produtos de limpeza, higiene, vegetais, carnes, bebidas, enlatados, refrigerados. Isso não só vai te ajudar a lembrar do que deve incluir na lista como economizar o seu tempo ao localizá-los.

5. Atualize sua lista de compras diariamente

Uma boa ideia para nunca esquecer de nada é manter a sua lista base sempre atualizada. Uma boa alternativa é separar um espaço na cozinha para anotar os itens que vão acabando e que precisam de reposição.

Você pode deixar uma cópia da lista base completa na geladeira e ir riscando o que estiver faltando para depois passar à limpo. Parece trabalhoso, mas é realmente muito prático. Você pode ter essa lista pronta no computador, por exemplo, e imprimir sempre que precisar sair às compras, atualizando apenas as quantidades daquilo que precisa comprar.

O que não fazer ao criar sua lista de compras

lista de compras supermercado completa para 4 pessoas: evite algumas situações
Para não arruinar as compras e dar mais trabalho é preciso evitar algumas situações.

Da mesma forma que fornecemos as dicas de como criar a lista de compras de supermercado eficiente, vamos atentar para erros comuns que devem ser evitados para não arruinar a praticidade da lista e perder o foco das compras. Veja abaixo o que você não deve fazer:

1 – Mantenha a periodicidade das compras

Não prolongue o intervalo de tempo entre as suas compras, e se possível, mantenha a mesma periodicidade. Isso vai fazer com que você tenha que comprar muito mais itens e vai te dar mais trabalho para descobrir o que está faltando na despensa.

Manter a rotina é importante para que tudo fique organizado. O ideal é fazer compras semanais ou quinzenais para os itens mais perecíveis, e mensais para quilo que costuma durar mais e que você não utiliza com tanta frequência.

Quanto mais tempo você deixar passar, consequentemente mais itens você terá que comprar de uma só vez, e mais longa será a sua lista na hora de fazer, complicando ainda mais a sua tarefa. Portanto, caso tenha disponibilidade, se programe para fazer compras sempre no mesmo período.

2 – Não faça compras com fome

Sair às compras com fome é um erro tremendo porque você vai acabar gastando bem mais, comprando até o que não devia ou precisava. Além da fome não deixar que a gente pense direito, você vai estar estimulado a querer comer tudo o que vê pela frente. O mesmo vale para quando não tiver nada na despensa. Se organize primeiro, depois vá ao supermercado.

3 – Evite estar com crianças

Se for possível, evite fazer compras na companhia das crianças. Os beb6es não fazem diferença, mas crianças maiores que já identificam os itens que gostam podem ser um problema e tirar o foco daquilo que você realmente precisa comprar.

Elas não conseguem controlar as vontades e não têm noção de preços. Isso vai fazer com que você saia do orçamento e da lista que se organizou para comprar. Fuja dessa armadilha e deixe-os em casa ou vá em uma hora em que eles não estejam com você.

Caso isso não seja uma opção, tente conversar com seus filhos antes, explicando que vocês devem cumprir a lista ou que eles podem pedir apenas 1-2 coisas. Negociar é a chave!

4 – Confira a despensa antes de fazer a lista

A sua lista só será eficiente se você conferir a despensa, os armários e a geladeira antes. Senão você corre o risco de comprar coisas que já possua ou acabe estragando alguns alimentos com o excesso. Isso também vai te ajudar a visualizar melhor o espaço disponível e organizá-lo para receber os novos itens comprados, se livrando de produtos vencidos ou prestes a vencer.

5 – Não compre itens fora da lista

Tente evitar sair do seu cronograma de compras para não sair comprando itens avulsos ou por impulso. A prática acaba levando a comprar coisas que não precisa, fazendo você gastar mais. Caso seja uma situação especial se apresentar, como um jantar inesperado, ou um prato especial, faça uma lista antes.

6 – Não saia do orçamento

Esta última é a mais importante. Sem dúvida nenhuma, a lista de compras deve ser baseada no orçamento doméstico. Não adianta nada criar uma lista cheia de itens que vão pesar para pagar no final do mês. Portanto, tente se manter na realidade do seu orçamento doméstico.

A economia doméstica tem impacto direto na vida familiar de todas pessoas, não importa o tamanho da família. É essencial saber quando, quanto e o que comprar para que a sua renda seja suficiente no mês, e quem sabe ainda economizar um pouco.

Uma lista eficiente levando todas as dicas e considerações acima vai ajudá-lo a manter o seu orçamento em dia, além de ajudar no controle das despesas, evitar prejuízos e desperdícios e otimizar o seu tempo. O segredo é manter o controle dos gastos com organização e paciência.

Leia também: Minimalismo estilo de vida: 6 Dicas!

O que não deve faltar na lista de compras de supermercado

lista de compras supermercado completa para 4 pessoas: itens que não devem faltar.
Algusn itens não devem faltar na sua lista de compras supermercado completa para 4 pessoas.

Alguns itens são indispensáveis, outros menos essenciais, enquanto alguns totalmente supérfluos. Tudo vai depender do seu orçamento, estilo de vida e hábitos alimentares. No entanto, há alguns produtos que não podem faltar na sua lista.

Mas isso quem decide é você! Criamos uma lista abaixo com algumas sugestões de principais produtos que podem ser incluídos na lista de compras de supermercados, para que você mesma possa escolher o que julgar necessário ou não e partir para a sua lista de referência como base para suas futuras compras.

A organização da sua lista poderá ser ramificada a partir dos itens abaixo com o auxílio de uma planilha do Excel ou com a impressão de um documento em PDF prontinho para ser usado, disponibilizado pelo modelo gratuito ao final do artigo de acordo com a sua necessidade.

Tomamos por base uma quantidade de alimentos que constariam em uma lista de compras supermercado completa para 4 pessoas. Mas você pode adaptá-la como quiser!

Veja abaixo:

Produtos de Limpeza

  • Sabão em pó
  • Amaciante
  • Detergente
  • Água sanitária
  • Esponja de aço
  • Esponja de louça
  • Sabão em pedra
  • Desengordurante
  • Produto de Limpeza Multiuso
  • Toalha de papel
  • Desinfetante
  • Lustra móveis
  • Tira manchas
  • Limpa vidros
  • Álcool
  • Sacos de lixo

Higiene pessoal

  • Sabonete
  • Shampoo
  • Condicionador
  • Sabonete em barra
  • Sabonete líquido
  • Desodorante
  • Hidratante
  • Pasta de dente
  • Escova de dente
  • Enxaguante bucal
  • Hastes flexíveis
  • Algodão

Bebidas

  • Refrigerantes
  • Sucos
  • Sucos caixinha
  • Café
  • Chás
  • Leite
  • Bebida alcoólica

Alimentos (secos, não perecíveis)

  • Arroz 5kg
  • Feijão 2kg
  • Macarrão (variações à gosto)
  • Extrato de tomate
  • Molho de tomate
  • Sal
  • Açúcar
  • Achocolatado
  • Biscoitos
  • Farinhas (trigo, milho, mandioca, etc)
  • Enlatados (legumes, atum, etc.)
  • Condimentos e molhos (molho shoyo, inglês, pimenta, mostarda, maionese, catchup, etc)
  • Milho de pipoca
  • Óleo de cozinha
  • Creme de leite
  • Leite condensado
  • Pão de forma

Hortifruti (perecíveis)

  • Verduras
  • Frutas
  • Legumes
  • Tubéculos
  • Cebola
  • Alho
  • Ovos
  • Temperos frescos (salsa, cebolinha, hortelã, entre outros).

Carnes e frios

  • Queijos (Minas, prato, mussarela, etc.)
  • Manteiga
  • Margarina
  • Iogurtes
  • Frios (presunto, peito de perú, salame)
  • Peixes
  • Frango
  • Carne vermelha
  • Salsicha

Download da Lista de Compras Supermercado Completa para 4 Pessoas

Faça o Download da Lista de Compras Supermercado Completa para 4 Pessoas com as sugestões de produtos e quantidades.

Conclusão:

Seja qual for o seu perfil, a lista de compras de supermercado é essencial para evitar o desperdício de alimentos e gastos desnecessários. Com ela você vai organizar melhor a sua rotina e economizar no seu orçamento.

Uma lista de compras supermercado completa para 4 pessoas ou mais, bem preparada e organizada de acordo com as suas necessidades vai fazer com que essa tarefa seja muito mais prática e rápida.

Leave A Reply

Your email address will not be published.