Take a fresh look at your lifestyle.

Jantar Romântico Simples e Caseiro: Veja 4 Receitas!

Nada como um cardápio especial, a decoração perfeita e um bom vinho para sair da rotina e elevar o relacionamento em um belo jantar romântico em casa. Essa é uma ótima oportunidade para apimentar o relacionamento que já tem ou agradar aquela pessoa que você pensa em conquistar de uma vez por todas.

Afinal, casada ou solteira, ninguém resiste à um jantar romântico com direito a tudo o que a pessoa merece, especialmente preparado nos mínimos detalhes para ela. Neste caso, isso vai incluir a escolha do local, do cardápio, da decoração do ambiente e até da opção de roupa que irá usar nessa noite.

Mas se você já desanima só de pensar no trabalho que vai dar para preparar tudo isso, sem falar nos gastos, pode parando por aqui mesmo. Sim, porque é perfeitamente possível preparar um jantar romântico dos sonhos sem maiores estresses e gastos exorbitantes.

O ideal é trabalhar com a maioria das coisas que você já tem disponível e guarda em casa ou, quem sabe, pedir algumas coisas emprestadas à sua mãe, tia, avó, vizinha ou melhor amiga. Uma linda toalha de mesa, louças e taças bacanas, algumas flores e velas (muitas velas espalhadas pela casa!), já são mais que o suficiente para criar a atmosfera perfeita para o seu jantar a dois.

Feito isso, agora é só pensar no cardápio e escolher um bom vinho (ou bons vinhos!) para harmonizar tudo e, pronto! Seguindo a sua criatividade e as dicas imperdíveis listadas abaixo, você ser capaz de organizar um jantar romântico inesquecível!

No final, incluímos também 4 receitas incríveis, deliciosas e muito fáceis de fazer para o seu cardápio da noite dos sonhos, a fim de ajudar a agarrar o “bofe” pela barriga! Confira!

Dicas de Como preparar um jantar romântico

Nada como um jantar romântico à dois para resgatar os bons momentos apaixonados do início do relacionamento, reacender a velha chama ou apimentar ainda mais as coisas entre os casais.

Se vocês são casados e possuem filhos, precisam ainda mais de momentos como esses para desestressar e ter um tempo à sós. Aproveite para mandar as crianças nesse dia para a casa dos avós ou de uma amiguinho, para que vocês tenham maior privacidade.

Se for solteira, e a ideia é surpreender ou conquistar de vez o “bofe” ou a garota dos seus sonhos, o jantar romântico é também uma excelente ideia. De qualquer forma, seguindo todas as dicas abaixo aliadas à sua criatividade para dar o seu toque especial, temos certeza de que tudo será um sucesso.

Leia mais: Fetiches Sexuais femininos: Comuns e Incomuns

1 – Escolha o local para o jantar romântico

Determinar o local para o jantar romântico é fundamental.
Determinar o local para o jantar romântico é fundamental.

Saber como escolher bem o local para um jantar romântico é fundamental. Afinal, vocês precisam de privacidade e conforto para deixar a noite fluir sem maiores imprevistos. O ideal seria ser na sua casa, onde você dispõe de tudo isso, ou então sugerir a casa do seu convidado (a).

Se você queria fazer uma surpresa, a opção já está descartada. Caso seja possível, é uma boa oportunidade para vocês prepararem o jantar juntos. A única desvantagem é não poder sair mexendo em tudo e decorando o ambiente ao seu modo, afinal você não vai já querer começar a noite cometendo essa gafe de intrometida.

Se optar pela sua casa, você terá várias opções para o seu jantar romântico. Ele poderá ser feito na sua sala de jantar ou até na mesa de centro da sala de estar, para uma atmosfera ainda mais intimista.

Se o clima estiver propício, porque não a varanda ou o jardim, caso esses locais estiverem disponíveis? Você pode até criar um clima de piquenique urbano ao luar, com uma enorme toalha estendida no seu gramado e almofadas.

Caso não more sozinha, você pode optar por locais públicos mais reservados como uma praia ou parque e aproveitar o pôr do sol. É mais complicado e dá mais trabalho, devido aos imprevistos climáticos, mas o cardápio pode ser totalmente adaptado para a situação. Portanto, pode ser viável.

2 – Invista tempo na decoração

A decoraçãp do seu jantar romântico deve dar o clima da noite.
A decoraçãp do seu jantar romântico deve dar o clima da noite.

Definido o seu local, você agora vai poder se concentrar na sua decoração. Isso porque o local é determinante para o que você vai poder usar como decoração. E não se preocupe, é possível decorar tudo lindamente sem gastar fortunas.

Para começar, não exagere. Nada de sair pendurando balões de coração e milhões de rosas vermelhas pela casa. O principal é manter o local limpo e em ordem, sem entulhar, deixando apenas que alguns elementos dêem pontuem noite especial.

Caso opte pela mesa de jantar, uma linda toalha rendada ou de crochê herdada da sua mãe ou avó darão o aconchego e toque pessoal que você precisa. Você pode utilizar também o clichê dos castiçais na mesa, só que de um forma mais inusitada e criativa: apoiando as velas sobre taças de tamanhos e formatos diferentes de cabeça para baixo.

Você pode até colocar um botão de rosa ou alguma outra flor dentro da taça. Escolha também guardanapos de tecido e formas de dobrá-los diferentes criam uma dinâmica bacana na mesa.

Outra dica, é criar apenas um lindo arranjo de flores ou dois pequenos arranjos colocados lado a lado na diagonal no canto da mesa. Os arranjos muito altos no centro estão proibidos, eles vão atrapalhar a visão de vocês. Vasos de todos os tipos e formatos estão liberados, até taças e jarros de vidro. Espalhe-os por diferentes cantos do local.

Opte por escolher apenas um tipo de flor de uma única cor se não souber combiná-las, mas tente fugir do clichê das rosas vermelhas. Até apenas os “mosquitinhos” estão valendo, super românticos e baratíssimos!

Caso o local seja ao ar livre, deixe que a vegetação seja a sua decoração natural, e use tochas ou lampiões com vela de citronela para iluminar (vão ajudar a espantar os mosquitos também).

A aromatização com incensos, defumadores de ambiente ou velas que exalam odores agradáveis ajudam no clima. Por fim, detalhes como almofadas decorativas, de vários tamanhos e cores também funcionam bastante.

3 – Não esqueça da iluminação ambiente

A iluminação durante o jantar romântico vai complementar o clima da noite especial.
A iluminação durante o jantar romântico vai complementar o clima da noite especial.

Tão importante quanto a decoração é a iluminação do ambiente, que deve ser baixa para um clima mais íntimo. Aliás, se você não teve tempo para investir na decoração ou deseja esconder certos cantinhos pela casa, evidenciando apenas outros, essa é a maneira.

Se você não tiver os tais diminuidores de luz ambiente automáticos instalados, prefira apagar as luzes diretas e acender apenas alguns pontos pela casa com a ajuda de abajures e deixando outros locais que não irá utilizar apagados.

O segredo também é utilizar velas. Além de decorar e dar o ar de jantar romântico, elas irão proporcionar a luminosidade ideal para este clima, ao pode distribuí-las pela casa.

Mas atenção, não deixe que fiquem muito próximas e embaixo do rosto, compense isso com a luz indireta dos abajures ou arandelas de parede para evitar sombras indesejáveis.

4 – Aproveite para usar as louças e serviço

A louça e o serviço complementam a decoração do jantar romântico.
A louça e o serviço complementam a decoração do jantar romântico.

Quem disse que a louça só faz parte do serviço na hora da refeição? Ela também tem papel crucial na decoração e valorização dos pratos que serão servidos. Não é preciso gastar muito para dispor um lindo serviço no seu jantar romântico.

Se você não tem peças bacanas para utilizar, aposto que sua mãe tem ou algum conhecido seu. Se dispor de um orçamento mais flexível, invista no aluguel de algumas peças – tem muito local disponível para isso. Como será apenas para dois, não vai sair tão caro.

Seja bastante sutil para arrumar a mesa, coloque uma linda toalha e distribua os objetos que serão a base do serviço na mesma posição para ambos, guardanapos, souplats e talheres, por exemplo. Esses elementos dão o requinte na medida.

Você pode misturar pratos, taças e copos em tamanhos, formas e cores diferentes, que combinem entre si para um efeito diferente e mais dramático. Se tiver peças de porcelana e cristal guardadas, chegou a hora de utilizá-las!

Mesmo se adotar a mesa de centro da sala para um jantar romântico mais descontraído e intimista entre almofadas a decoração irá funcionar, é só diminuir a quantidade de elementos.

Outra dica é o tamanho da mesa, que deve ser ideal para dois, para não perder o clima de romantismo. Caso seja muito grande, considere arrumá-la só na metade, dividindo o espaço com um arranjo floral, por exemplo.

5 – Crie o cardápio ideal para a ocasião

O cardápio é fundamental para o jantar romântico dar certo.
O cardápio é fundamental para o jantar romântico dar certo.

Tudo que listamos acima é válido para criar o clima do seu jantar romântico, mas a escolha do cardápio será determinante, inclusive para o serviço. Afinal, você pode errar na escolha do local, exagerar ou pecar na decoração, se esquecer da iluminação e até não ter a louça adequada, mas se a comida estiver impecável, você já ganhou a noite.

Não pense você também que para caprichar na comida você vai ter que gastar muito. Pois o segredo não está na sofisticação do cardápio ou na sua apresentação, mas no sabor! De que vai adiantar deixar a casa maravilhosa e apresentar um prato maravilhoso, se errar na comida?

Errar na comida não significa apenas estar com gosto ruim, mas escolher o prato errado, que não seja da preferência do convidado (a), por exemplo.

Portanto, se você ainda não tem certeza das preferências da pessoa, não custa perguntar se ela tem nenhuma alergia, restrição alimentar (vegetariana) ou simplesmente não gosta de algo específico. Caso não seja possível, escolha um prato simples, como uma massa, para ser mais seguro.

Este quesito também não precisa ser um problema se você não é dos mais habilidosos na cozinha ou não gostar de cozinhar. Quem foi que disse que para um jantar romântico não se pode pedir comida pronta?

Caso o seu orçamento permitir, podemos contar hoje com serviços personalizados de “catering” e até dos “chefs em casa”, que entregam a comida deliciosa e prontinha ou vêm cozinhar para vocês em casa. E não se esqueça, a sobremesa e um bom vinho para acompanhar são fundamentais para o sucesso do seu jantar romântico.

Para ajudar, listamos abaixo algumas opções de bebidas, aperitivos, entradas, pratos principais e sobremesas deliciosas. No caso das bebidas, é bom ter sempre a opção de água (com ou sem gás), suco ou refrigerante, caso a pessoa não beba álcool. Depois é só fazer a sua escolha e acompanhar algumas das receitas no final do artigo.

Bebidas:

  • Água mineral natural ou aromatizada (com ou sem gás)
  • Suco de fruta natural ou refrigerante
  • Espumante (aperitivos e sobremesa)
  • Vinho tinto (carnes e massas), branco ou rosé (peixes e pratos frios)

Aperitivos:

  • Chips de provolone crocante para abrir o apetite
  • Patê (frango, nozes, azeitona) para servir com torradinhas, pães ou qualquer outro tipo de acompanhamento
  • Antepasto de berinjela, opção vegetariana para servir com pão italiano ou torradas

Entradas:

  • Salada Caesar
  • Bruschetta caprese

Pratos principais:

  • Salmão grelhado com molho de maracujá e arroz 7 grãos
  • Atum com crosta crocante e purê de mandioquinha
  • Maminha na cerveja preta com arroz à piamontese
  • Spaghetti ao molho pesto

Sobremesas:

  • Brownie com sorvete e calda de chocolate
  • Mousse de maracujá com manjericão
  • Parfait de iogurte, morango e aveia (outra opção é pêssego em caldas)

6 – Seja gentil e ofereça uma lembrança

Uma rosa sobre o prato pode servir de lembrança para o jantar romântico ser inesquecível.
Uma rosa sobre o prato pode servir de lembrança para o jantar romântico ser inesquecível.

Para que o seu jantar romântico seja um momento inesquecível, prepare uma surpresinha simples, mas que fará toda a diferença ao demonstrar o seu carinho pela pessoa convidada. Nada como se sentir especial e amada.

Assim, pense em alguma lembrancinha que você possa presentear a pessoa. Pode ser qualquer coisa bem pessoal que você sabe que ela gosta. Um pequeno buquê de flores, uma plantinha, um cartão ou uma caixa do seu bombom preferido.

Leia mais: Como Saber se um Homem Está Apaixonado: 40 Sinais para Você Identificar

7 – Organize uma “playlist” a trilha sonora

A música preenche o ambiente durante o jantar romântico.
A música preenche o ambiente durante o jantar romântico.

Ah, nada como uma boa trilha sonora para embalar essa noite especial e tornar o seu jantar romântico, simplesmente, inesquecível. Qualquer um sabe como as músicas são marcantes em nossas vidas.

Portanto, se você conseguir organizar uma playlist especialmente para esta noite será maravilhoso, pois além de não precisar perder o seu tempo com isso no dia, vai depois poder relembrar os momentos ouvindo-as de novo.

Prefira os repertórios mais românticos e suaves, que sirvam apenas de plano de fundo. Mas fuja das canções bregas e clichês. Se vocês tiverem já músicas que marcaram o relacionamento de vocês, inclua!

Assim como as preferências musicais da pessoa, se ela tiver. E não se prenda apenas a um único gênero musical, seja criativa, será mais fácil de agradar com o dinamismo.

8 – Aproveite e se produza de acordo

Se produzir de acordo com o seu jantar romântico mostra o quanto a noite é especial.
Se produzir de acordo com o seu jantar romântico mostra o quanto a noite é especial.

Depois que tudo estiver decidido e quase pronto, está na hora de pensar em você. Isso significa de preparar fisicamente para o grande dia. E nem pensar de deixar isso para a última hora! Vai que a roupa não fique como você imaginou?

Pense na roupa de acordo com a ocasião e estilo de jantar que você criou. Nada de exagerar! Se o local for ao ar livre, pense no clima, onde e como vão se sentar. Você não vai querer de sentir desconfortável e arruinar a sua própria noite por isso.

Sendo assim, não se produza demais com saltos altos se vão pisar na grama, vestidos muito curtos e justos se pretende sentar no chão entre almofadas, ou uma roupa muito decotada e vazada se estiver frio.

Também não precisa estar vestida formalmente, apenas coloque algo em que você se sinta bem e bonita, mostrando que a ocasião significa muito para você e que merece essa atenção.

Complete o visual com um penteado natural, uma maquiagem leve (afinal você estará em luz ambiente) e um delicioso perfume. E pronto! No dia, tente não se atrasar para não ter que fazer tudo correndo, planeje o seu tempo.

Leia mais: Frases para Conquistar um Homem

Receitas para o seu cardápio de jantar romântico

Quando um cardápio é preparado com carinho não tem como o jantar romântico dar errado.
Quando um cardápio é preparado com carinho não tem como o jantar romântico dar errado.

Pensando no andamento do jantar romântico e nos planos finais desta noite maravilhosa, tomamos a liberdade de escolher, pelo menos, um item de cada etapa do jantar dentre os que foram sugeridos acima para montar o cardápio de jantar romântico ideal.

Afinal, saber combinar todos os pratos é fundamental para que tudo seja harmonioso. Outra dica é optar por pequenas porções de cada prato e ingredientes leves para que eles não pesem no estômago e o seu convidado só pense em chegar logo em casa para dormir. Sozinho!

Aperitivo: Antepasto de berinjela

INGREDIENTES:

  • 3 berinjelas grandes cortadas em tirinhas
  • 1 pimentão verde, vermelho e amarelo cortados em tirinhas
  • 2 cebolas grandes cortada em tirinhas
  • 1 vidro pequeno de azeitonas sem caroço
  • 250 ml de azeite
  • 1 xícara de vinagre de vinho tinto
  • Orégano e sal a gosto

COMO FAZER:

  • Corte as berinjelas, os pimentões e as cebolas, arrumando tudo em camadas: primeiro a berinjela, os pimentões e por cima de tudo as cebolas, em tabuleiro (forma) de alumínio antiaderente. Regue tudo com azeite, vinagre, sal e orégano, cobrindo com papel alumínio.
  • Leve ao forno pré-aquecido (150º C) por 15 minutos. Em seguida, tire do forno e acrescente as azeitonas fatiadas, misture ligeiramente e leve novamente ao forno (coberto com alumínio) até que a berinjela seque e fique escura (cerca de 1 hora e meia).
  • Tire do forno, espere esfriar e leve à geladeira. O ideal é deixar marinando 2 ou 3 dias na geladeira, antes de comer. Servir frio com pão italiano ou torradas.

Entrada: Salada Caesar

INGREDIENTES:

  • 1 alface americana lavada, higienizada e picada grosseiramente
  • 1 peito de frango sem osso, temperado, grelhado e picado em tiras (opcional)
  • 1 xícara de queijo parmesão ralado grosseiramente
  • 2 xícaras de croutons bem crocantes (feitos com pão de forma sem casca)

MOLHO DA SALADA:

  • 1/2 xícara de óleo (milho, canola ou girasol)
  • 1/2 xícara de azeite de boa qualidade
  • 1 gema
  • 2 dentes de alho amassados
  • 5 filés de anchovas (opcional)
  • 2 colheres de sopa de maionese caseira
  • 1 colher de sopa mostarda
  • 1 colher de sopa de suco de limão

COMO FAZER:

  • Coloque todos os ingredientes do molho no liquidificador, batendo somente para misturar tudo.
  • Arrume a alface em uma saladeira funda, colocando o frango em tiras (opcional) por cima, regando tudo com o molho, e polvilhe o parmesão e os croutons somente na hora de servir para não umedecer demais e amolecer.

Prato Principal: Salmão grelhado com molho de maracujá e arroz 7 grãos

INGREDIENTES:

  • 1 kg de salmão em filé com pele
  • 100 g de manteiga com sal
  • Sumo de 2 limões
  • Sal a gosto, ajinomoto
  • 1 maracujá azedo grande
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de sobremesa de maizena
  • 1 xícara de arroz sete grãos
  • 2 dentes de algo
  • ½ cebola picada

COMO FAZER:

  • Ferva 3 xícaras de água em uma chaleira. Em uma panela, refogue os 2 dentes de alho e quando dourar jogue a cebola picada até amolecer. Em seguida coloque 1 xícara de arroz 7 grãos e cubra com a água fervente. Deixe cozinhar até que os grãos fiquem al dente e reserve
  • Derreta a manteiga em uma panela antiaderente, acrescente o sumo de limão e o sal e reserve. Em uma vasilha, coloque os filés de salmão e acrescente o marinado de manteiga sobre o peixe, deixando descansar por 1 hora.
  • Depois, aqueça uma frigideira antiaderente e coloque os filés com a pele para baixo, deixando grelhar até dourar, depois vire para dourar levemente o outro lado até que as bordas mudem de cor (cinza), mantendo a carne na coloração original. Em seguida, reserve.
  • Abra o maracujá, separe algumas sementes e despeje o resto da sua polpa no liquidificador, acrescentando um copo de água. Dê pequenas estocadas no liquidificador para não quebrar as sementes e coe tudo em uma peneira.
  • Em uma panela, acrescente o açúcar e a maizena, dissolvendo bem antes de levar ao fogo para não empelotar. Em seguida, deixe engrossar até que vire um ponto de calda e desligue. Reserve na geladeira.
  • Para servir, arrume no prato duas colheres pequenas de arroz (formatando com uma tigelinha), coloque o filé ao lado e despeje sobre ele o molho de maracujá, enfeitando com as sementes que separou.

Sobremesa: Parfait de iogurte, morango e aveia

INGREDIENTES:

  • 1 copo de iogurte natural ou de baunilha
  • ⅓ de xícara de aveia em flocos grandes
  • 1 colher de sopa de mel
  • 6 a 8 morangos fatiados ou 4 de pêssegos em calda

COMO FAZER:

  • Preaqueça o forno a 180°C e espalhe em uma forma a aveia.
  • Leve ao forno por uns 15 minutos, apenas para dourar, mexendo algumas vezes.
  • Retire do forno e misture com o mel em uma travessa.
  • Em uma taça de vidro transparente, arrume ⅓ da aveia com mel, ⅓ do iogurte, ⅓ dos morangos fatiados, criando pequenas camadas.
  • Repita a operação duas vezes ou mais até que acabe os ingredientes ou que o iogurte fique por cima, decore com uma folhinha de hortelã.

Para finalizar, você pode harmonizar o cardápio com o vinho rosé La Vieille Ferme 2017 (Syrah, Grenache e Cinsault – Côtes du Rhône) ou sua versão no branco, e o Rosé Piscine (Negrette – Vinovalie).

Seguindo todas essas dias e dando o seu toque especial à sua criatividade, temos certeza de que o seu jantar romântico será uma noite inesquecível. Volte depois para nos contar como foi!

Leave A Reply

Your email address will not be published.