Take a fresh look at your lifestyle.

Hidratação de Quiabo Para Cabelos, Como Fazer?

Não tem mulher sequer no planeta que não goste de ter os cabelos com uma aparência bonita e bem tratada. No entanto, nem sempre é possível dar aquela passada no salão para um tratamento profissional que eles merecem. Até porque, se não é por falta de tempo, a questão é dinheiro. Mas há tempos que isso deixou de ser uma desculpa, pois o que não falta é receita de tratamentos caseiros bastante econômicos, igualmente eficazes. É o caso da hidratação de quiabo, capaz de deixar os fios incrivelmente hidratados gastando muito pouco.

Para quem nem imaginava, o quiabo nutrientes poderosos essenciais à fibra capilar, como a vitamina A, capaz de recuperar os fios mais danificados e ressecados, especialmente por procedimentos químicos ou pela utilização frequente do secador e chapinha.

Pois é, apesar de ser um vegetal apreciado por poucos na culinária por conta da sua famosa “baba” e sabor amargo, o quiabo além de trazer inúmeros benefícios ao organismo, ainda é capaz de promover a beleza e a saúde dos cabelos, quando ingerido ou aplicado diretamente no couro cabeludo em forma de hidratação.

Isso mesmo! A hidratação de quiabo é capaz de hidratar, regenerar os fios e devolver o brilho e a maciez aos cabelos, através das suas propriedades nutritivas e condicionadoras.

Quer saber mais sobre como fazer a hidratação de quiabo e seus benefícios? Então, continue lendo o artigo abaixo que explicaremos tudo! Confira!

Hidratação de Quiabo, como funciona?

Hidratação de quiabo é excelente para os cabelos ressecados.
Hidratação de quiabo é excelente para os cabelos ressecados.

Como o abacate, a jojoba e o babosa, entre muito outros vegetais que servem de ingredientes naturais para muitas linhas de produtos cosméticos para os cabelos, o quiabo também é muito utilizado em cremes de tratamento e hidratação.

No entanto, é possível utilizar o vegetal “in natura” para fazer o seu próprio tratamento de hidratação de quiabo caseira, a fim de obter ainda mais benefícios que os fornecidos pelos produtos industrializados.

Pois, por ser uma hidratação totalmente natural, você vai poder aproveitar todas as diversas vitaminas e nutrientes do quiabo, sem perdas e sem precisar expor os cabelos a qualquer substância química, normalmente presente em produtos industrializados. Além disso, o quiabo é um vegetal de fácil acesso e custo muito inferior comparados aos produtos que levam o vegetal como ingrediente.

Assim, a hidratação de quiabo é capaz de deixar seus cabelos saudáveis, bonitos, macios e mais resistentes, por um custo baixo e sem precisar sair de casa. Vale muito à pena!

Quais os benefícios da hidratação de quiabo para o cabelo?

Hidratação de quiabo traz muitos benefícios para os cabelos.
Hidratação de quiabo traz muitos benefícios para os cabelos.

No dia a dia, os cabelos vão perdendo uma série de nutrientes e água devido à ação natural do tempo e de alguns agentes naturais, como vento, poeira, poluição, exposição solar, umidade e calor, que ainda aceleram o seu envelhecimento celular.

Além disso, agentes químicos, como escova progressiva e tinturas, além do secador, chapinha e babyliss que tanto utilizamos em nossas rotinas, também contribuem para a perda desses nutrientes e ressecamento dos fios.

O quiabo pode trazer diversos benefícios para o cabelo, devido às suas propriedades hidratantes e quantidades de nutrientes essenciais para a saúde dos fios. Dessa forma, ele é capaz de atuar como um condicionador natural, repondo os nutrientes perdidos e água, deixando os cabelos muito mais macios, brilhantes e volumosos.

Não é à toa que a indústria cosmética tem investido forte no quiabo para criar novas linhas de produtos de tratamento capilar com esse poderoso ingrediente como principal ativo. Assim, os principais benefícios da hidratação de quiabo para o cabelo são:

  • Recupera os cabelos danificados por químicas, aparelhos  como secador, chapinha e babyliss, ação do tempo e agentes naturais;
  • Condiciona os fios;
  • Hidrata o couro cabeludo com problemas de secura e prurido;
  • Combate a caspa e outras seborreias na raiz capilar;
  • Promove o brilho e maciez dos fios.

Nutrientes presentes no quiabo

A hidratação de quiabo tem muitos nutrientes essenciais para os cabelos.
A hidratação de quiabo tem muitos nutrientes essenciais para os cabelos.

O quiabo um vegetal rico em vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina E e vitamina K, além de minerais como cálcio, ferro, magnésio, zinco e potássio, além de conter altas quantidades de fibras mucilaginosas. Todas essas substâncias são essenciais à saúde do organismo como um todo, mas especialmente dos cabelos.

Vitamina A, E, C e K

A vitamina A, por exemplo, é essencial ao desenvolvimento dos fios, pois impede a degeneração das células, melhorando a elasticidade, regulando a multiplicação celular e a produção sebácea, que controla ou diminui o excesso de oleosidade na raiz.

A vitamina E é poderoso antioxidante, que diminui o processo de envelhecimento dos fios, protegendo-os contra os raios UV, além de melhorar a circulação sanguínea no couro cabeludo.

Já a vitamina C também é outro antioxidante, que além de atuar contra o envelhecimento, ativa a produção de colágeno, que aumenta a resistência dos fios e também atua no processo de absorção do ferro, nutriente essencial para a saúde do cabelo, também presente no quiabo.

Por fim, a vitamina K em forma de filoquinona (vitamina K1) atua na formação capilar, sendo responsável pela força dos cabelos.

Vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B, (B1, B2, B3, B5 e B8 e B12) são essenciais para o crescimento dos cabelos. A vitamina B1 combatem o estresse, principal causa da queda de cabelos; a vitamina B2 faz parte dos processo de formação dos fios, também prevenindo o enfraquecimento e queda de cabelos; A vitamina B3 está diretamente associada ao processo de divisão celular, crescimento e fortalecimento dos fios; e a B8 e B12 aumentam a hidratação, devido a compatibilidade com a queratina e boa absorção e penetração nos fios, aumentando a força e a resistência a quebras, além de nutrir e diminuir a formação de pontas duplas.

Sais Minerais

Os sais minerais possuem papel importante nos processos enzimáticos e hormonais que modificam e regulam a atividade celular, melhorando a estrutura capilar através do bom funcionamento do organismo.

Sendo assim, o consumo do vegetal é importante para o bom funcionamento do organismo, mas a sua aplicação no couro cabelo através da hidratação de quiabo pode trazer ainda mais benefícios.

Para quem a hidratação de quiabo é indicada?

A hidratação de quiabo é excelente para quem tem cabelos muito ressecados.
A hidratação de quiabo é excelente para quem tem cabelos muito ressecados.

A hidratação de quiabo é super potente, podendo trazer resultados surpreendentes desde o primeiro momento. Ela é uma excelente opção para todos os tipos de cabelos, mas principalmente para os que precisam de uma hidratação intensa.

É o caso dos cabelos cacheados, crespos, encaracolados e afros, que costumam ser bastante ressecados naturalmente. Isso porque o formato dos fios dificulta a distribuição da oleosidade natural do couro cabeludo até o comprimento e pontas, deixando os fios mais ressecados, com volume excessivo e aumento do frizz.

Além disso, cabelos danificados pela ação do secador, chapinha, babyliss, químicas, agentes naturais e pela ação do tempo também podem se beneficiar com a hidratação de quiabo.

Ela também pode ajudar os cabelos que costuma ficar muito expostos à piscina ou praia, podendo recuperá-los por completo.

Portanto, se os seus cabelos estão ressecados, seja por conta da sua estrutura cacheada, química em excesso, entre outras causas, a hidratação de quiabo pode ajudar, devido aos seus nutrientes e sua alta concentração de água.

Leia mais: Hidratação com Leite: 7 Dicas para você

Como fazer a hidratação de quiabo?

Tem várias receitas de hidratação de quiabo que funcionam e trazem muitos resultados.
Tem várias receitas de hidratação de quiabo que funcionam e trazem muitos resultados.

Há duas opções de hidratação com quiabo que podem ser realizadas facilmente em casa e com poucos ingredientes. São elas abaixo:

Receita de hidratação de quiabo com óleo vegetal

Para fazer essa receita será preciso cortar 2 quiabos inteiros e colocá-los em um pote com 100 ml de água. Depois de umedecidos, amasse-os até que soltem um líquido bem parecido com o da babosa.

Deixe descansar por um dia inteiro, depois amasse mais um pouco. Em seguida, coe tudo e então misture 1 colher de óleo vegetal com 2 colheres de creme de hidratação branco de sua preferência ao líquido coado.

Passe a mistura nos cabelos limpos e molhados, passe por toda a extensão dos fios, deixando agir por 40 minutos. Caso seus cabelos sejam oleosos, deixe agir apenas por 20 minutos.

Passado esse tempo, lave os cabelos apenas com água, sem usar o shampoo, apenas finalizando com o condicionador. Essa hidratação pode ser feita semanalmente.

Leia mais: Como Cuidar do Cabelo Com Progressiva? Guia Completo!

Receita de hidratação de quiabo cozido

Essa receita é praticamente a mesma da anterior, apenas utilizando o quiabo cozido no modo de preparo. Para fazer a receita, lave bem cerca de 5 quiabos em água corrente e remova as suas extremidades.

Em seguida, corte-os em rodelas e coloque-os dentro de uma panela com 300 ml de água, levando ao fogo e deixando cozinhar por cerca de 20 minutos ou até que ele fique mole.

Depois de cozido, amasse-os com a ajuda de um garfo e misture 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem (ou qualquer outro óleo vegetal de sua preferência), batendo tudo no liquidificador até obter uma mistura homogênea.

Depois, deixe a mistura esfriar e acrescente colheres (sopa) de creme de hidratação de sua preferência, mexendo bem. A quantidade da receita pode variar de acordo com o comprimento do cabelo. Caso sobrar, basta guardar em um recipiente bem fechado longe da umidade

Para aplicar a receita de hidratação de quiabo, lave os cabelos duas vezes com um shampoo sem sal de sua preferência. Em seguida, retire o excesso de água com a ajuda de uma toalha, deixando os fios apenas úmidos.

Em seguida, desembarace os cabelos, dividindo-os em mechas e aplique a máscara desde a raiz até o comprimento, massageando bem os fios. Depois, coloque uma touca térmica (laminada ou plástica) e espere a mistura agir por cerca de 40 minutos.

Passado esse tempo, enxágue bem o cabelo com água, sem shampoo, passando o condicionador como de costume. Deixe agir por mais 5 minutos e enxágue novamente.

Leia mais: Hidratação com Vinagre de Maçã! Diversas Dicas!!

Pronto! Ambas as receitas de hidratação de quiabo, vão ajudar no selamento das cutículas e reter a umidade dentro dos fios. Volte depois para nos contar o resultado!

Leave A Reply

Your email address will not be published.