Take a fresh look at your lifestyle.

Hidratação de banana: Como fazer uma máscara potente e natural

As receitas caseiras para os cabelos fazem, literalmente, a cabeça da mulherada devido a praticidade de seus ingredientes, além de serem baratas e fáceis de fazer. Afinal, se aplicadas da forma correta, podem trazer os mesmos resultados que qualquer tratamento de beleza com os melhores produtos capilares, com as vantagens dos ingredientes naturais. É o caso da hidratação de banana, uma opção excelente para hidratar, nutrir, reduzir o frizz e dar brilho e maciez aos cabelos.

Assim como o abacate no cabelo, a hidratação de banana é perfeita para cabelos ressecados, danificados e quimicamente tratados, pois a banana é um ingrediente potente para a reconstrução dos fios e reparar danos na fibra capilar, sejam eles lisos ou cacheados. Isso porque além de rica em lipídios, contém vitaminas, aminoácidos e potássio, nutrientes essenciais aos cabelos.

Sendo assim, incluir a hidratação de banana na rotina de cuidados, como parte do seu cronograma capilar, pode ser muito beneficial aos cabelos e uma forma muito eficiente de alcançar resultados positivos.

Ficou curiosa para experimentar a hidratação de banana? Pois saiba que além da receita caseira tradicional, existem ainda duas outras opções igualmente potentes, com ingredientes umectantes como leite, iogurte e óleos vegetais, assim como nutritivos como o açúcar, que sela as cutículas e os ovos que fortalece os fios, que prometem potencializar ainda mais a sua hidratação.

Portanto, se os seus cabelos estão danificados e ressecados, continue lendo o artigo abaixo e aprenda hoje mesmo a fazer hidratação de banana! Confira!

Propriedades benéficas da banana

A hidratação de banana possui propriedades potentes para hidratar e nutrir.
A hidratação de banana possui propriedades potentes para hidratar e nutrir.

A banana é uma das frutas mais populares no mundo inteiro e mais versáteis que existe, capaz de trazer muitos benefícios à saúde devido a tantas propriedades nutritivas.

A banana é rica em fibras, potássio, vitaminas C e vitaminas B1, B2, B6, além dos minerais como magnésio, cobre, manganês, cálcio, ferro e ácido fólico, assim como antioxidantes como a dopamina e catequina. Além disso, a banana contém triptofano que atua na produção de serotonina, que ajuda a relaxar e manter o bom humor.

Assim, com tantos benefícios para o organismo, lógico que essa fruta também traria muitos benefícios também para a pele e os cabelos. Sendo assim, a banana pode ser usada como cosmético, tanto atuando como um hidratante natural para pele quanto para os cabelos.

Isso porque as vitaminas e minerais da banana restauram a umidade perdida, repara danos e ressecamento e nutri, pele e cabelos. Sendo assim, a fruta é o ingrediente ideal para potencializar os efeitos da máscara de tratamento na hidratação de banana e atuar diretamente na reconstrução dos fios, especialmente os mais ressecados e danificados por produtos e procedimentos químicos.

A razão é muito simples: a banana é rica em vitaminas, lipídios, potássio e aminoácidos, nutrientes capazes de repor a água (umidade) dos fios e fortalecê-los em todo o seu comprimento.

Os aminoácidos, por exemplo, são capazes de repor a massa capilar perdida, portanto essenciais para quem sofre com quedas ou tem fios fracos, finos e quebradiços. Enquanto isso, o potássio auxilia na prevenção da queda e da quebra, ao estimular o crescimento dos cabelos. Já os lipídios, são os responsáveis pelo controle da oleosidade natural dos fios, evitando o ressecamento com tudo.

Por que fazer a hidratação de banana?

Qualquer tipo de cabelo pode se beneficiar com a hidratação de banana.
Qualquer tipo de cabelo pode se beneficiar com a hidratação de banana.

Qualquer tipo de cabelo, sejam eles cacheados, crespos ou lisos, podem sofrer com ressecamento e ficar sem vida. Isso acontece porque o envelhecimento natural, a exposição solar, a umidade e a poluição, por si só já prejudicam a saúde dos cabelos.

Além disso, o uso exagerado de ferramentas de calor, como secador e chapinha e os procedimentos químicos como alisamentos, tinturas e descolorações também contribuem para aumentar os danos e prejudicar ainda mais os cabelos.

Tudo isso acaba fazendo com que os cabelos percam massa e seus nutrientes essenciais, como proteína (queratina), água e lipídios, responsáveis pela força, umidade, balanço e brilho.

Portanto, independente do tipo de cabelo, lisos, ondulados, cacheados ou crespos, a hidratação de banana será capaz de ajudar a devolver a sua umidade e nutrientes, reduzir o volume, acabar com o frizz, prevenir pontas duplas e trazer mais maciez e brilho.

Sendo assim, a hidratação de banana é altamente indicada para os cabelos ressecados, finos, fracos, quebradiços, pouco maleáveis, que sofrem com queda anormal ou estejam danificados por produtos e procedimentos químicos.

Por outro lado, embora seus efeitos possam variar de cabelo para cabelo, pode-se afirmar com certeza de que a hidratação de banana não agredirá os cabelos e nem causar nenhum efeito colateral prejudicial, já que é um ingrediente totalmente natural.

Como fazer hidratação de banana caseira

A hidratação de banana é muito simples e fácil de fazer.
A hidratação de banana é muito simples e fácil de fazer.

Como vimos, a banana é uma fruta rica em vitaminas, potássio e lipídios, essenciais para a saúde do cabelo. Para obter todos os seus benefícios, ela pode ser utilizada nos cabelos pura ou em forma de máscara.

Na forma de máscara, há algumas opções de receitas de hidratação de banana que hidratam, reparam e nutrem os cabelos ao mesmo tempo. De qualquer forma, a recomendação é para fazer a hidratação de banana uma vez por semana ou sempre que notar que seus cabelos estiverem ressecados.

A receita tradicional, por exemplo, já será capaz de hidratar e deixar os cabelos macios e sedosos. Já as outras duas receitas vão trazer ainda mais benefícios, como fortalecer e selar as cutículas, fornecendo um brilho extra.

Hidratação de banana tradicional

A receita tradicional de hidratação de banana leva três ingredientes essenciais para a um efeito instantâneo aos fios. Basta bater no liquidificador 1 banana madura com 6 colheres de água ou leite integral.

Depois misture com 2 colheres (sopa) de máscara de hidratação capilar nutritiva de sua preferência, e aplique nos cabelos previamente lavados com shampoo antirresíduos. Deixe agir por 20 minutos e enxágue com água em abundância, finalizando como de costume.

Leia mais: Hidratação com Vinagre de Maçã! Diversas Dicas!!

Hidratação de banana potente por Júlia Doorman

Essa receita de hidratação de banana leva os mesmos ingredientes da receita anterior, porém potencializada pelo açúcar cristal e os óleos vegetais. Quem ensina a fazê-la é a youtuber Júlia Doorman, que ela garante que a receita é bastante potente.

O açúcar cristal vai fechar a cutícula dos fios e fornecer muito mais brilho. E o óleo vegetal, como o de amêndoas doces, vai nutrir e hidratar ainda mais. Para fazer a receita, corte em rodelas 1 banana madura e adicione 6 colheres de sopa de leite integral e 1 colher de sopa de açúcar cristal, batendo tudo no liquidificador até formar uma mistura homogênea.

Em seguida, coloque a mistura em um recipiente e acrescente uma ou duas colheres de sopa da sua máscara de hidratação com 1 colher de chá de óleo vegetal ou 3 gotas de óleo de amêndoas doces (ou qualquer outro de sua preferência).

Depois, aplique a mistura nos cabelos previamente lavados com shampoo, enluvando as mechas de cima para baixo e massageando bem os fios. Se preferir, coloque uma touca de banho e deixe agir por 20 minutos.

Por fim, enxágue bem os cabelos com água fria e penteie os fios delicadamente para retirar todo o excesso de resíduos. Aplique o condicionador e enxágue novamente, finalizando com um creme de pentear ou leave-in.

Leia mais: Hidratação com gelatina: Como fazer, Passo a Passo!

Hidratação de banana e ovos

A hidratação de banana com ovos hidrata e garante o fortalecimento dos fios.
A hidratação de banana com ovos hidrata e garante o fortalecimento dos fios.

Essa hidratação de banana com ovo é capaz de deixar os cabelos ainda mais hidratados e fortes. Para a mistura, basta bater no liquidificador 1 banana madura com 1 ovo inteiro e 2 colheres (sopa) de iogurte até obter uma consistência homogênea.

Depois, aplique a mistura nos cabelos previamente lavados com shampoo, dividindo-os em várias mechas para facilitar a aplicação. Deixe agir por 30 minutos, e enxágue os fios com água abundante, finalizando depois como de costume.

Leia mais: Hidratação de Quiabo Para Cabelos, Como Fazer?

Viu como é fácil utilizar a hidratação de banana para devolver o brilho, a maciez e a vida aos cabelos? Então, experimente já e volte para nos contar o resultado. Se quiser, temos várias outras receitas caseiras para o cabelo, como a hidratação com açúcar, por exemplo.

Leave A Reply

Your email address will not be published.