Take a fresh look at your lifestyle.

Hidratação com Vinagre de Maçã! Diversas Dicas!!

Esse produto tão barato e corriqueiro é ideal para tratar os cabelos.

A ocasião de considerar hidratação com vinagre de maçã normalmente ocorre quando passamos a utilizar com recorrência máscara e outros recursos de retoque, de tratamento, manutenção da saúde e do brilho dos fios capilares, mas os resultados se mostram insatisfatórios ou de pouquíssima duração.

É comum creditar o aspecto desagradável persistente do cabelo a alguma suposta imperícia de um profissional, a algum equívoco que a própria pessoa tenha feito em uma das etapas de tratamento caseiro ou até ao que considera males do envelhecimento natural e irrefreável.

O resultado são mudanças constantes de cabeleireiro, experimentações com diversos produtos ou simplesmente a dolorosa resignação.

Mas poucas sabem que o problema pode ser o pH do cabelo e, ainda, que a hidratação com vinagre de maçã pode ser a solução mais que ideal.

Do que se trata esse “pH”?

O pH, sigla de Potencial de Hidrogênio, é um dos cálculos para se avaliar a saúde dos fios capilares.

Se há um desequilíbrio muito grande na escala tida como a ideal para garantir um bom aspecto de nossas madeixas, o resultado será um aspecto opaco, fios quebradiços e ressecados, porosos, com pontas duplas e eriçadas.

Por isso, é sempre importante avaliar se os produtos que utilizamos para lavar e hidratar o nosso cabelo possuem índice de pH baixo ou alto, se estão dentro da escala que se situam os nossos fios.

A propósito, o pH de nosso cabelo varia entre 4,5 e 5,5 e é considerado ligeiramente ácido.

A escala de pH é a seguinte:

  • De 0 a 6,9, é considerado ácido;
  • Sete (7) é considerado neutro;
  • De 8 a 14 (numeração máxima) é considerado alcalino.

O cabelo humano é ácido?

Não estranhe o informe de nosso cabelo ser classificado como ácido – na verdade, como mencionado acima, ligeiramente ácido.

Ao estudar o corpo humano, percebe-se como o seu autor, a natureza ou uma entidade divina é um artista extremamente engenhoso: a acidez apontada nos fios capilares é responsável por evitar o crescimento de fungos e bactérias no couro cabeludo e também por manter as cutículas fechadas e saudáveis.

A hidratação com vinagre de maçã é ótima para recuperar a saúde dos fios.

O cabelo se mantém sempre com essa acidez?

Não. Por isso, apontamos que é importante prestar atenção no pH que os produtos que utiliza apresentam, pois se exagerar na dose, os seus fios podem ficar alcalinos (acima de 7) ou muito ácidos (abaixo de 4,5), o que não é bom negócio em nenhum dos casos.

Por quê?

Submeter o cabelo a produtos e tratamentos altamente alcalinos (como tingir ou relaxar o cabelo) pode resultar na abertura de cutículas e problemas como fungos e bactérias no couro cabeludo.

Já no caso de cabelos muito ácidos (consequência de uso de produtos com pH acima de nível 7), os fios ficarão contraídos.

E o que a hidratação com vinagre de maçã tem a ver com isso?

Lembra-se da recomendação de verificar o pH dos produtos antes de utilizá-los?

Se o seu problema for o de se encontrar com fios muito alcalinos, uma forma de neutralizar, reequilibrar o Potencial de Hidrogênio do cabelo, é se valer de produtos e tratamentos ácidos, isto é, com pH baixo, que se encontre dentro da escala de 0 a 6.

É exatamente o caso da hidratação com vinagre de maçã.

Esse produto tão corriqueiro nas cozinhas dos lares brasileiros, módico, acessível e saboroso é também um produto aplicável para tratamento capilar e até para a nossa pele.

O que explica a sua utilização para hidratação capilar é o fato de se tratar de uma substância com pH baixo, ou seja, é um produto ácido e, dessa forma, consegue promover a neutralização, a harmonização da substância.

Como saber o estado de pH no cabelo?

Existe um teste simples. Claro que não o único, mas se você quer uma rápida demonstração do nível do Potencial de Hidrogênio do seu cabelo, o teste mais indicado é o de colocar em um copo com água um dos fios.

Se ele afundar no copo, significa que está com alta porosidade: está alcalino.

Se não afundar mas nem ficar na superfície, ou seja, no meio do copo, é sinal de que está com média porosidade: está neutro.

Se ficar boiando no copo, é sinal de baixa porosidade: está ácido.

Soluções naturais como essa podem devolver a saúde aos fios com praticidade e economia.

Vinagre de maçã puro no cabelo: como e por quê?

Bom, parte da explicação de por que aderir à hidratação com vinagre de maçã já foi adiantada: por ter pH compatível com o cabelo humano e por ser uma das formas de neutralizar fios que estejam muito alcalinos.

Mas falta explica os resultados práticos disso e se não existem produtos industriais que fariam o papel desempenhado pelo vinagre de maçã na hidratação.

Os resultados são realmente visíveis, melhores do que muitos produtos vendidos como milagreiros por aí. Claro que a hidratação com vinagre de maçã não é uma poção mágica, requer cuidados e regularidade na aplicação, mas a disciplina de fato vale a pena.

A hidratação com vinagre de maçã traz os seguintes benefícios ao cabelo:

  • Brilho: os fios mais brilhosos como resultado da hidratação com vinagre de maçã ocorrem em decorrência da selagem das cutículas promovidas pela substância. O brilho nada mais é do que o reflexo da luz solar, lunar ou artificial em nosso cabelo. Se as cutículas estão fechadas, se os fios estão alinhados, inteiros, uniformes, facilitam a geração desse efeito. Madeixas com cutículas abertas é sinal de fios alcalinos. Nada melhor do que pH ácido para promover saudável equilíbrio;
  • Limpeza: Recorda-se do porquê de nosso cabelo ser ácido? Quando enfrentamos problemas com fungos e bactérias em razão da baixa acidez no couro cabeludo, a solução é recorrer a hidratação com vinagre de maçã. Sua acidez contém propriedades antifúngicas que realizam a limpeza e melhoram a descamação;
  • Menos queda de cabelo: essas mesmas propriedades antifúngicas são as responsáveis por evitar a queda de cabelo, pois também são eficazes para lidar com caspa, seborreia, dermatite e oleosidade excessiva. Quanto a este último, aliás, misture uma colher de vinagre de maçã com o xampu de sua preferência e terá como efeito o equilíbrio do pH do produto, o que melhorará a questão da oleosidade.

Quanto a possíveis produtos de marcas conhecidas baseadas em vinagre de maçã, são bem poucas.

Na verdade, existem mais produtos do tipo de pH alcalino, por causa dos elementos químicos que integram a fórmula, do que ácidos ou neutros, por isso a hidratação com vinagre de maçã não se trata de uma forma, digamos, “meia boca”, econômica, o famoso “é o que tem para hoje”.

Por questão mercadológica, a hidratação com vinagre de maçã é realmente necessária, é eficaz e, sim, econômica. Gastar à toa por que, minhas amigas?

Hidratação com vinagre de maçã e creme

E como fazer uma hidratação com vinagre de maçã?

Fazer a hidratação com vinagre de maçã é bem simples. Nem necessita comparecer a um salão de beleza ou requisitar os serviços de um profissional experiente, mas claro que não fica vedada essa opção.

O que irá precisar para a hidratação com vinagre de maçã:

  • 25 ml de vinagre de maçã (atente-se que DEVE ser o de maçã: tentar se virar com outra fruta parecida só vai lhe render dor de cabeça);
  • 100 ml de água;
  • Uma (1) colher (sopa) de condicionador;
  • Um (1) borrifador;
  • Um (1) pincel (opcional).

Junte todos os alimentos líquidos em um pote e misture-os.

Depois, coloque a mistura no borrifador. Caso não tenha um, há a opção de fazer a hidratação com vinagre de maçã com um pincel, aplicando diretamente nas madeixas. Nem precisa dizer que é o processo mais demorado, certo?

Para aplicar o vinagre de maçã no cabelo, o procedimento deverá ser o seguinte:

  • Higienizar e hidratar normalmente os fios usando o xampu usual;
  • Com a toalha, retirar o excesso de água acumulado nos fios;
  • Com o borrifador ou pincel, fazer a hidratação com vinagre de maçã injetando o conteúdo em todo o cabelo, mas evitando passar a solução caseira de hidratação na raiz;
  • Após essa etapa de umedecer as madeixas com o vinagre, prenda o cabelo e aguarde a ação da mistura por pelo menos 15 minutos;
  • Enxague o cabelo novamente. É provável que já perceba mudanças prazerosas com este procedimento.
Seja qual for a marca, o importante é que o vinagre seja de maçã.

Dúvidas sobre a hidratação com vinagre de maçã

É comum para quem vai fazer a hidratação com vinagre de maçã pela primeira vez questionar se essa solução caseira não vai deixar o cabelo com cheiro de vinagre. Mas não, não se preocupe, o odor característico do tempero não permanece.

Você irá sentir o cheiro forte no momento da aplicação, mas depois do enxague final constatará que vai se ver livre da estranha experiência de desfilar pelas ruas com cabelo com aroma típico de salada e legumes temperados. Bom, né?

Outra questão recorrente sobre a hidratação com vinagre de maçã é se é necessário o uso de condicionador.

A resposta é não. Você pode fazer uso do vinagre misturando apenas com água, mas o resultado com condicionador fica bem melhor.

Há ainda quem levante a hipótese de aproveitar o vinagre junto a aplicação da máscara no cabelo. Também é outra possibilidade viável. No caso, basta acrescentar a quantidade indicada do vinagre junto a máscara e fazer o aplique.

Selagem com vinagre de maçã

Para fazer a selagem do cabelo com vinagre de maçã, o proceder não é muito diferente da hidratação de forma geral.

Nesse caso, recomenda-se cinquenta 50ml de vinagre de maçã mais cinquenta 50ml de água mineral.

Confira o passo a passo a seguir:

  • Misture os ingredientes em um potinho e coloque a junção em um borrifador (preferencialmente) ou faça a aplicação com um pincel;
  • Despeje a solução com vinagre e água da raiz até as pontas, massageando o cabelo;
  • Antes de aguardar a ação do vinagre, acrescente um creme de nutrição capilar (deverá consultar o seu cronograma de tratamento);
  • Com uma touca térmica, aguarde por pelo menos 20 minutos;
  • Finalize enxaguando a cabeça.

Hidratação com vinagre de maçã e maisena

Há outra variação de hidratação com vinagre de maçã que é com a mistura com amido de milho, também conhecido como maisena.

Esse item doméstico banal é recorrido para fazer tratamentos capilares por conter grande concentração de glicose, elemento capaz de reduzir o volume dos fios e tornar viável maior reflexo de luz, resultando em brilho.

Outro benefício do uso do amido de milho é que a substância é capaz de retirar a oleosidade e auxiliar no reparo de pontas duplas e ressecamento.

A receita para esse tipo de hidratação com vinagre de maçã necessita dos seguintes ingredientes e medidas:

  • Meia (½) colher (sopa) de azeite extra virgem;
  • Duas (2) colheres (sopa) de máscara hidratante pós-progressiva;
  • Meio (½) copo de água;
  • Trinta (30 ml) de vinagre de maçã;
  • Uma (1) colher (sopa) de amido de milho (maisena);
  • Meia (½) colher (sopa) de óleo de abacate;
  • Meia (½) colher (sopa) de óleo de coco;
  • Uma (1) colher de sopa de xampu.

Modo de preparo:

  • Em uma panela, coloque a água e a colher de sopa do amido de milho;
  • Deixe o conteúdo no recipiente em fogo baixo;
  • Faça a mistura e não deixe de mexer até criar uma consistência cremosa, pois do contrário corre o risco da substância grudar no fundo da panela ou criar pequenas bolinhas;
  • Ao perceber a consistência, apague o fogo;
  • Quando a mistura estiver fria, acrescente todos os ingredientes que restaram;
  • Mexa até obter consistência homogênea.

Aplicação

Para aplicar essa versão de hidratação com vinagre de maçã, siga esse roteiro:

  • Divida o cabelo em mechas;
  • Despeje a consistência começando por baixo, nas pontas;
  • Espalhe o restante do líquido pastoso, em forma de massageios, pelo couro cabeludo;
  • Coloque a touca térmica e aguarde por pelo menos 30 minutos;
  • Lave a cabeça com água corrente, retire o excesso com uma toalha e aguarde secar naturalmente.
Experimente algumas dessas hidratações e veja qual funciona melhor para seus cabelos.

Considerações finais

A hidratação com vinagre de maçã é um ótimo recurso para neutralizar, harmonizar o pH de seu cabelo, que deve permanecer na escala de 4,5 a 5,5, pois o produto é considerado ácido, igual ao cabelo humano, por ter um pH baixo.

O vinagre de maçã contém propriedades antifúngicas que são úteis para lidar com fungos, bactérias, caspa, seborreia, dermatite e queda de cabelo. Além disso, é eficaz para selar cutículas e deixar os fios mais brilhantes.

Gostou do conteúdo? Então curta, compartilhe, avalie. Sua opinião é muito importante para nós.

Leave A Reply

Your email address will not be published.