Take a fresh look at your lifestyle.

Hidratação com Mel Funciona? Veja aqui 8 Dicas!

0 10

As hidratações caseiras nos cabelos estão entre os principais tratamentos de beleza e cuidados preferidos entre as mulheres. Além de ser parte integrante do cronograma capilar, a hidratação é uma poderosa aliada no combate ao ressecamento dos fios, pontas duplas e falta de brilho. Especialmente a hidratação com mel, que é uma das receitas mais fáceis de se fazer e mais poderosas, devido aos inúmeros benefícios que o mel é capaz de trazer aos cabelos.

O mel de abelha, quando puro, é capaz de fortalecer os fios de cabelo e mantê-los saudáveis devido às suas propriedades adstringentes, antioxidantes e suavizantes, além de ser altamente nutritivo (rico em vitaminas do complexo B e C e sais minerais), pré requisitos essenciais para devolver a vida aos cabelos ressecados, porosos, danificados e sem brilho.

Para quem não sabe, o ressecamento dos fios é o resultado direto da perda de água e nutrientes ao longo do dia pela ação de agentes externos (poluição, vento, exposição solar) e mecânicos (secador, chapinha e químicas).

Assim, a hidratação com mel é capaz de devolver a umidade natural aos fios que confere a saúde, maciez e brilho aos cabelos, controlar o frizz e evitar as quebras, além de muito outros benefícios.

Para entender melhor, reunimos todos os benefícios do mel para os cabelos para que você aprenda como fazer excelentes receitas de hidratação com mel e se livrar de vez dos perigos do ressecamento dos fios. Confira abaixo!

Quais os benefícios do mel para os cabelos?

A hidratação com mel traz muitos benefícios aos cabelos.
A hidratação com mel traz muitos benefícios aos cabelos.

O mel da abelha é um alimento natural muito nutritivo, pois é rico em vitaminas A, do complexo B, C, D e E, aminoácidos e sais minerais como zinco, ferro, cálcio, potássio, magnésio, entre outros nutrientes essenciais à saúde do organismo como um todo.

Com relação aos cabelos, o mel é um ingrediente muito benéfico para a fibra capilar porque possui um pH baixo (3,9) que ajuda a selar as cutículas, promovendo uma maior proteção aos danos internos e mantendo a umidade e o brilho dos fios.

O mel também possui propriedades adstringentes, antioxidantes, antibacterianas, suavizantes e emolientes, capazes de limpar os cabelos, combater fungos e caspas do couro cabeludo e o envelhecimento precoce dos fios e hidratar o cabelo profundamente, mantendo a sua suavidade e evitando o aspecto poroso dos fios ressecados ou danificados pelo excesso de química, secador ou chapinha.

Isso porque a sua composição é feita basicamente de 75% de frutose e glicose, além das propriedades, vitaminas, minerais e aminoácidos já citados acima. Tudo isso confere aos cabelos inúmeros efeitos benéficos, tais como:

  • As propriedades emolientes e umectantes hidratam os cabelos e mantém a umidade natural dos fios;
  • As vitaminas e minerais deixam os cabelos mais saudáveis, macios e brilhantes;
  • O açúcar também hidrata o cabelo e esfolia o couro cabeludo;
  • Auxilia no fortalecimento e encorpa os fios;
  • Os aminoácidos ajudam a tratar cabelos porosos, quebradiços e elásticos.

Como identificar o mel ideal para os cabelos?

A hidratação com mel deve ser feita com mel puro.
A hidratação com mel deve ser feita com mel puro.

A hidratação com mel é um excelente tratamento para os cabelos, mas só vai trazer todos esses benefícios e bons resultados, se o mel for de origem orgânica ou silvestre. Pois, ele precisa ser o mais puro possível.

O mel puro ou cru é o tipo de mel que não passou por nenhum processo de filtração, aquecimento ou adição de conservantes ou açúcar e água. Em geral, o mel puro é apenas espremido do favo, junto ao pólen que o compõe.

Já o mel processado (falso) quase não traz benefícios à saúde nenhum, pois muitos dos seus nutrientes e propriedades medicinais se perdem no processo de aquecimento e filtração que é submetido ao ser industrializado.

Para identificar um bom mel e diferenciá-lo dos demais, fique atenta às seguintes características:

  • O mel puro quando puro costuma cristalizar rápido, açucarando com muita facilidade, mas sem alterar seus princípios e propriedades medicinais;
  • O mel puro é bem mais denso (grosso) e pouco líquido;
  • O mel puro não é absorvido rapidamente, pois contém uma menor quantidade de água em sua composição.

Testes caseiros para identificar um mel verdadeiro

Faça um teste em casa com o mel para comprovar a sua pureza.
Faça um teste em casa com o mel para comprovar a sua pureza.

Existem alguns pequenos testes que podem ser feitos em casa para identificar um mel puro de um falso, além de observar suas características. Para garantir que o mel que você comprou é puro, faça os testes à seguir:

1. Teste do polegar

Coloque uma gota de mel em seu polegar. Se ele permanecer intacto sem se espalhar imediatamente, ele é puro.

2. Teste da água

Encha um copo de água e adicione uma colher de sopa de “mel”. O mel puro vai direto para o fundo do copo, já o falso vai se dissolver na água.

3. Teste do fósforo

Mergulhe a ponta de um palito de fósforo no mel e o risque o fósforo. Se o fósforo acender, o mel é puro. O mel falso não acende por conta da sua umidade.

4. Teste da absorção

Coloque algumas gotas de mel em papel toalha e observe se é absorvido facilmente. Mel puro não é absorvido.

5. Teste da mistura

Misture partes iguais de mel com uma bebida forte e mexa bastante. O mel puro vai assentar no fundo, mas é capaz de dissolver ao ser misturado insistentemente. O mel falso se dissolve fácil e deixa a mistura leitosa.

6. Teste do iodo ou teste de farmácia

Misture uma colher de mel com uma colher de água, mexendo bem. Em seguida, pingue 3 gotas de lugol (solução de iodo 2%, a venda em farmácias) e misture. Verifique a cor: se escurecer, o mel contém amido, portanto não é puro.

7. Teste do Alcool

Misture 1 colher de sopa de mel com 3 colheres de sopa de álcool 75%. Se o mel dissolver rápido demais é falso, e se não dissolver ou demorar muito para ser dissolvido é verdadeiro.

8. Teste da geladeira

Coloque o mel na geladeira. Se ele cristalizar é puro.

Quando fazer hidratação com mel nos cabelos?

A hidratação com mel pode ser feita em todos os tipos de cabelos.
A hidratação com mel pode ser feita em todos os tipos de cabelos.

A hidratação com mel pode ser feita em todos os tipos de cabelos, sendo que os cabelos saudáveis podem se beneficiar dela a cada 15 dias.

Já os cabelos muito danificados, com pontas duplas ou porosos, podem fazer a hidratação com bem uma vez na semana até que a aparência saudável seja recuperada.

A hidratação com mel também é capaz de clarear levemente os fios até dois tons abaixo da cor natural. Para tanto, basta misturar 3 colheres de mel puro em 1 colher de água ou de condicionador e aplicar nos fios úmidos após lavar normalmente com shampoo. Em seguida, coloque uma touca térmica, deixando agir por cerca de 2 a 6 horas, dependendo do seu objetivo.

Para apenas hidratar, existem várias receitas diferentes de hidratação com mel, e o ideal é intercalar todas elas para que o cabelo receba uma maior variedade de nutrientes todas as vezes. Veja abaixo todas elas!

1 – Hidratação com mel e creme (máscara)

A hidratação com mel e creme potencializa a ação da máscara hidrantante.
A hidratação com mel e creme potencializa a ação da máscara hidrantante.

O mel quando puro é bastante denso, e por isso pode ser um tanto difícil de ser aplicado diretamente nos cabelos. Por isso, uma das formas mais fáceis de utilizá-lo é adicionando às máscaras de hidratação vendidas em farmácias ou lojas de cosméticos.

A hidratação com mel e creme ou também conhecida por reversa, protege o cabelo da ação ressecante do shampoo, além de hidratar e restaurar os fios já danificados.

Para aplicá-la, misture 2 colheres de sopa de mel a 3 colheres de máscara capilar hidratante de sua preferência. Se quiser, aqueça a mistura em microondas  por 20 segundos ou em banho maria para facilitar a aplicação.

Aplique a mistura nos cabelos úmidos já lavados apenas com shampoo ou mesmo no cabelo sujo e seco, mecha por mecha, enluvando bem todos os fios. Em seguida, coloque uma touca plástica, térmica ou toalha quente para abafar e deixe agir por 30 ou 40 minutos.

Depois, é só enxaguar para retirar o excesso de mistura e lavar normalmente, finalizando como de costume.

2 – Hidratação com mel e óleo de coco

A hidratação com mel e óleo de coco hidrata e dá brilho.
A hidratação com mel e óleo de coco hidrata e dá brilho.

A hidratação com mel e óleo de coco é excelente para cabelos e para a pele. Ela vai hidratar, dar brilho e fortalecer os cabelos. Basta misturar 1 colher de sopa de mel a 1/2 colher de óleo de coco.

Para diluir e facilitar a mistura e aplicação, aqueça os ingredientes no microondas por poucos segundos ou em banho maria.

Misture até ficar obter uma consistência bem uniforme, e aplique em todo o cabelo, especialmente nas áreas mais danificadas. Em seguida, cubra o cabelo com uma touca plástica ou térmica e deixe agir por mais ou menos 1 hora.

Depois, é só enxaguar para retirar o excesso de mistura e lavar normalmente, finalizando como de costume.

3 – Hidratação com mel e banana

Hidratação com mel e banana traz muitos nutrientes.
Hidratação com mel e banana traz muitos nutrientes.

A hidratação com mel e banana ainda vai trazer todos os benefícios do mel aliados ao potássio e vitamina B6 presentes na banana. Isso vai potencializar ainda mais o tratamento contra as pontas duplas e o ressecamento dos fios, deixando o cabelo macio e brilhante.

Se você tem cabelos curtos ou médios até o ombro, uma banana maçã madura já é suficiente. Já os cabelos mais compridos vão precisar de duas bananas.

Misture as bananas, uma colher de sopa de mel, duas colheres de sopa de creme para hidratação de sua preferência e uma colher de sopa de óleo de coco ou óleo de rícino e bata tudo no liquidificador até obter uma mistura homogênea.

Passe a mistura em uma peneira e aplique em todo o comprimento dos cabelos, evitando a raiz, e massageando bem. Em seguida, cubra o cabelo com uma touca plástica ou térmica e deixe agir por mais ou menos 1 hora.

Depois, é só enxaguar para retirar o excesso da mistura e lavar normalmente, finalizando como de costume.

4 – Hidratação com mel e azeite

A hidratação com mel e azeite é excelente para hidratar profundamente.
A hidratação com mel e azeite é excelente para hidratar profundamente.

A hidratação com mel e azeite é uma das receitas mais populares para acabar com as pontas duplas, ressecadas e porosas. Isso porque a receita combina a ação revitalizadora do mel com a ação umectante do azeite.

Para aplicá-la, basta misturar 3 colheres de sopa de mel com 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem, até obter uma consistência homogênea. Se quiser, aqueça um pouquinho por 15 segundos para facilitar a mistura.

Em seguida, aplique a mistura ainda morna em todo o cabelo úmido, dando mais atenção às pontas e evitando a raiz para não deixar os cabelos oleosos.

Depois, coloque uma touca plástica ou térmica e deixe agir por cerca de meia hora ou a noite toda. Por fim, é só enxaguar para retirar o excesso da mistura e lavar normalmente, finalizando como de costume.

5 – Hidratação com mel e babosa

A hidratação com mel e babosa  é excelente.
A hidratação com mel e babosa é excelente.

A hidratação com mel e babosa é excelente para hidratar profundamente e alinhar os fios de cabelo, controlando o frizz e o volume. Para aplicá-la, basta misturar 2 colheres de gel de babosa com 1 colher de mel e 2 colheres de sopa de creme de hidratação de sua preferência.

Para retirar o gel da babosa, corte um ou duas folhas em pequenos pedaços, retirando primeiro os espinhos da lateral e depois raspando o gel com uma colher. Em seguida, misture todos os ingredientes até obter uma consistência homogênea.

Aplique a mistura nos cabelos sujos e secos, massageando bem, mecha por mecha, do comprimento às pontas, mas evitando a raiz.

Depois, coloque uma touca plástica ou térmica, deixando agir por 30 minutos. Por fim, é só enxaguar para retirar o excesso da mistura e lavar normalmente, finalizando como de costume.

6 – Hidratação com mel e canela

Hidratação com mel e canela dá brilho aos fios ressecados.
Hidratação com mel e canela dá brilho aos fios ressecados.

A hidratação com mel e canela além de hidratar, vai clarear e colorir os cabelos de forma natural, e ainda deixar um cheirinho gostoso nos fios.

Para aplicá-la, basta misturar 3 colheres de sopa de canela em pó com 3 colheres de sopa de mel e 5 ou 6 colheres de sopa de condicionador, até obter uma consistência homogênea.

Em seguida, aplique a mistura nos cabelos já limpos e úmidos, em todo o comprimento até as pontas, evitando a raiz.

Depois, coloque uma touca plástica ou térmica, deixando agir por 30 minutos. Por fim, é só enxaguar para retirar o excesso da mistura e lavar normalmente, finalizando como de costume.

7 – Hidratação com mel e ovo

A hidratação com mel e ovo é muito nutritiva.
A hidratação com mel e ovo é muito nutritiva.

A hidratação com mel e ovo é excelente opção porque além dos benefícios do mel, o ovo é rico em proteínas e lipídios, promovendo mais força e brilho aos cabelos.

Para aplicá-la, basta misturar 3 colheres de sopa de máscara de hidratação de sua preferência com 2 gemas de ovo peneiradas e 3 ou 4 colheres de sopa de mel, até obter uma consistência homogênea.

Em seguida, aplique a mistura nos cabelos úmidos, coloque uma touca plástica ou térmica e deixe agir por 20 minutos. Por fim, é só enxaguar para retirar o excesso da mistura e lavar normalmente, finalizando como de costume.

8 – Hidratação com mel e abacate

A hidratação com mel e abacate é muito poderosa.
A hidratação com mel e abacate é muito poderosa.

A hidratação com mel e abacate é uma receita poderosa que vai hidratar e dar ainda mais brilho aos fios de cabelos ressecados. Para aplicá-la, basta misturar 4 colheres de sopa de polpa de abacate bem amassada a 1 colher de sopa de mel. Se quiser facilitar a aplicação, adicione 3 colheres de sopa de creme de hidratação da sua escolha.

Em seguida, aplique a mistura nos cabelos limpos e úmidos, do comprimento às pontas, evitando a raiz e massageando bem os fios.

Depois, coloque uma touca plástica ou térmica e deixe agir por cerca de 30 minutos. Por fim, é só enxaguar para retirar o excesso da mistura e lavar normalmente, finalizando como de costume.

Bom, curtiu as receitas? Muito fáceis e simples de fazer não é? O melhor de tudo é que os ingredientes são fáceis de encontrar e de custo bem baixo. Se você já fez hidratação com mel no seu cabelo, divida conosco o que usou e qual foi o resultado!

Até a próxima!

Leave A Reply

Your email address will not be published.