Take a fresh look at your lifestyle.

Hidratação com Maionese Capilar. Funciona?! Passo a Passo!

Aprenda como hidratar seus cabelos usando esse ingrediente milagroso e acessível.

Você já ouviu falar de hidratação com maionese? Comece já a remexer na geladeira, despensa e armários de cozinha! Nessa matéria você aprenderá como hidratar seus cabelos usando esse ingrediente milagroso e acessível.

Funciona?

A resposta é: com certeza!

As técnicas modernas utilizam máscaras de alta tecnologia e preparo. O que poucos observam é que essas máscaras usam ingredientes naturais em sua fórmula.

Esses ingredientes estão em feiras, mercados e até mesmo aí, na sua casa.

Apesar da praticidade das máscaras prontas e do preço para todos os bolsos, é sabido que nossos cabelos processam melhor produtos naturais. Afinal, ao contrário dos produtos artificiais, eles carecem de química.

Há algumas décadas, antes do avanço e aperfeiçoamento da indústria cosmética, a alternativa era recorrer às receitas naturais. Nessa época, as mulheres apostavam em misturas caseiras para hidratar seus fios. E ao que tudo indica, era uma técnica pra lá de eficaz!

Duvida?! Abra um álbum de família e folheie atrás de uma foto de sua avó durante a juventude.

Você certamente se deparará com uma mulher de cabelos macios, sedosos, resistentes e brilhantes. Todo esse empoderamento capilar era conquistado através de ingredientes riquíssimos e naturais. Dentre eles, a maionese.

A hidratação com maionese leva um ingrediente inusitado, mas muito popular nos churrascos de domingo em família.

Não importa a marca, você provavelmente tem um pote desse produto na sua casa. Da próxima vez que abrir a geladeira, saiba que está diante de uma fonte de hidratação potente e infalível.

Como a maionese atua nos cabelos?

A maionese tem potencial para restaurar, embelezar e “desmaiar” os fios. Toda essa hidratação resulta em cabelos mais brilhantes e acetinados, reparando pontas porosas e quebradiças.

A devolução do brilho e da maciez ocorre através de seus componentes ativos. A maionese conta com antioxidantes e óleos vegetais em sua fórmula. Essa combinação a eleva a um perfeito patamar de restauração após processos químicos.

Que tal hidratar os fios com esse ingrediente barato e fácil de encontrar?

Quem pode usar?

Devido à sua textura e seu cheiro característico, a receita pode parecer um pouco de estranheza para alguns.

Contudo, a hidratação com maionese vem ganhando cada vez mais adeptos satisfeitos. Entre eles está uma Angel da Victoria’s Secret, a modelo Candice Swanepoel. Basta reparar em seus lisos e descansados fios loiros para comprovar a eficácia da hidratação à base desse tão acessível alimento.

Mas calma lá: não apenas de fios loiros e lisos vive a hidratação com maionese. Essa receitinha extraordinária leva combinações para toda a linha de madeixas. Seus nutrientes ainda contemplam cabelos secos, crespos, black e com química.

Quer mais?! Pois tem mais!

Saiba que além de servir para todo tipo de cabelo, seu poder hidratante é um profundo reanimador de fios. Seu resultado surpreendente e hiper-econômico compete páreo a páreo com as hidratações caríssimas de salão.

Por que usar a hidratação com maionese?

A hidratação com uso de maionese é ultra indicada devido ao seu baixo preço e alta eficácia. O produto é barato e seus recursos capilares são espantosos. A grande concentração de óleo em sua fórmula beneficia os fios opacos e ressecados, vivificando o cabelo.

Um segundo aliado que vale a menção é o ovo, ingrediente presente na composição de maioneses.

Como é de conhecimento popular, o ovo é um alimento proteico, isto é, dono de uma das mais fantásticas proteínas. Na gema do ovo, por exemplo, encontramos lipídios, compostos espetaculares na reparação de fios capilares.

Em terceiro lugar, mas não menos importante, temos o vinagre. O vinagre existente na maionese garante um brilho cegante e invejável para suas madeixas. Além desse poder, ele ainda contém a propriedade de fechar aquelas famigeradas cutículas capilares.

De quebra, a hidratação com maionese conta com uma consistência pra lá de espessa. Essa densidade é um fator fundamental para reverter a aparência seca dos fios. Em outras palavras, a maionese devolve e renova a saúde dos cabelos sem pesar no bolso.

Tipos mais comuns de hidratação

Hidratação com maionese e ovo

Essa combinação é uma das potentes! Para cabelos opacos e quebradiços, a dica é investir em uma turbinada mistura de maionese e ovo.

Ok, o cheiro do ovo e da maionese não é dos mais agradáveis, mas vale a pena encarar! Ambos os alimentos contam com funcionalidades comprovadas, a nível de uma competente máscara de hidratação.

A gema do ovo é um hidratante natural, visto que sua composição é rica em proteínas e gorduras benéficas para os fios. A clara do ovo, por sua vez, contém enzimas inteligentes quando o assunto é limpeza e remoção da oleosidade dos fios.

Vale ressaltar mais uma vez que ovos são alimentos carregados de lipídios. Esse componente reconstrói o fio, aumentando a saúde de seu brilho e proteção.

Além de todas essas vantagens, tanto a maionese quanto o ovo são ingredientes de fácil acesso e baixo custo. Sua popularidade e presença na maioria dos lares torna essa hidratação uma das mais utilizadas e recompensadoras.  

Receita de hidratação com maionese e ovo:

  • Duas colheres grandes de maionese;
  • Um ovo inteiro.
  1. Primeiramente, adicione o ovo inteiro a um recipiente;
  2. Para evitar o odor típico, procure retirar a película da gema;
  3. Em seguida, misture as duas colheres cheias com maionese;
  4. Agora é só mexer os ingredientes até obter um creme homogêneo.
Não se assuste com o cheiro dos ingredientes: eles irão hidratar suas madeixas muito bem!

Hidratação com maionese e maisena

A maisena, também conhecida como amido de milho, é uma aliada revigorante para o ressecamento das madeixas. A hidratação com maisena aplica maciez, luminosidade e força aos cabelos.

A maisena, por si só, não tem poder hidratante. Isso porque o amido não conta com a capacidade de penetrar o interior de nossos fios. Dessa maneira, pulverizar a aplicação do ingrediente puro nos fios não trará nenhum resultado – além, claro, de fazer uma baita sujeira!

Por isso, é recomendado que a maisena seja utilizada para potencializar a maionese.

Essa mistura pode ser utilizada por cabelos oleosos, uma vez que o amido equilibra o aspecto gorduroso da maionese. Além disso, a maisena fecha as cutículas, sendo considerada um excelente selador para reparadores de pontas.

Embora o amido não deva ser usado sozinho para fins de hidratação, o ato de empoar os fios com maisena pode ser vantajoso.

O amido possui um efeito “sugador de oleosidade”, auxiliando naqueles dias de correria e rotina agitada. Para absorver a oleosidade dos cabelos, basta aplicar o amido na raiz do fio e espalhar seu pó. Esse truque ajudará a amenizar a aparência oleosa da raiz.

A riqueza de óleos presentes na maionese, em combinação com a maisena, proporcionará às suas madeixas uma aparência lisa e brilhosa. Com essa mistura super fácil, você dirá adeus ao frizz incômodo na raiz e alô à maciez e suavidade capilar!

Receita de hidratação com maisena e maionese:

  • Duas colheres de maionese;
  • Uma colher de mingau de maisena;
  • Duas tampas de leite de coco (opcional);
  • Duas colheres de máscara de tratamento (opcional).
  1. Para essa receitinha, você misturará duas colheres (de sobremesa) de maionese e uma colher de mingau de maisena;
  2. Se preferir ou tiver a disposição, misture também duas tampas de leite de coco e duas colheres de máscara de tratamento;
  3. Após misturar os ingredientes, limpe os fios com um shampoo de cor transparente;
  4. Distribua a mistura de maionese e maisena por todo o comprimento, enluvando e penteando os fios;
  5. Vista a touca e aguarde a mistura por em média 40 minutos;
  6. Depois é só enxaguar os cabelos para retirar a mistura;
  7. Para disfarçar o cheiro da maionese, sele os cabelos com creme condicionador.
Você sabia que a maisena também é ótima para os fios?

Hidratação com maionese e mel

Não tem amido em casa? Não tem problema! Quando misturado à maionese, o mel é um ótimo potencializador hidratante para fios ressecados.

Esse efeito é devido às propriedades do alimento: o mel é rico em complexo B e vitamina C, além de atuar com minerais como magnésio, potássio, cálcio, zinco e ferro.

Em nossos cabelos, o mel funciona como doador de brilho e agente poderoso de hidratação. Sendo assim, sua potência revitaliza os fios “esfarelados” e porosos.

A fórmula com mel é ideal para aquelas que tiveram os cabelos deteriorados pelo secador, química ou chapinha.

Dado que o mel puro é de difícil aplicação, ele pode ser agregado à maionese. O mel incrementa e fortalece o poder da maionese, conferindo uma soma maximizada para os fios.

Para um melhor resultado, opte pelo mel de classe orgânica, comercializado em casas de produtos naturais.

Receita de hidratação com mel e maionese:

  • Duas colheres de maionese;
  • Uma colher de mel.
  1. Para cabelos longos, adicione uma quantidade maior de maionese;
  2. Após obter uma quantia adequada para seus fios, misture os ingredientes até alcançar um resultado homogêneo;
  3. Aplique a mistura nos cabelos molhados e cubra a cabeça com uma toalha enrolada;
  4. Aguarde de 10 a 15 minutos para que a máscara caseira atue sobre seus cabelos;
  5. A mistura pode ser intensificada com o uso de secadores;
  6. Passado o tempo determinado, retire a mistura com o auxílio de água morna;
  7. Limpe os fios com shampoo e sele com condicionador;
  8. Procure não lavar os fios com água quente. A água quente provoca frizz e danifica a saúde dos fios.

Hidratação com maionese e creme de leite

Essa receitinha caseira é dedicada especialmente para os cabelos crespos, cacheados, volumosos ou grossos.

A indicação está estritamente ligada à quantidade de gordura presente no creme de leite. O efeito gorduroso do creme relaxa os fios, reduzindo o volume e concedendo leveza ao cabelo.

Se seus cabelos são lisos, finos ou oleosos, evite a combinação de maionese e creme de leite. A mistura pode pesar nos fios, deixando-os com aspecto emplastado.

Contudo, se seu cabelo estiver seco ou profundamente quebrado, você pode fazer uso da máscara de creme de leite sem demais contraindicações.

O creme de leite contém sódio, por isso, mais uma vez, não é recomendada a aplicação pura. O emprego do creme puro é reverso, dado que seu pH é extremamente alto. Sendo assim, o alto pH acabaria por ressecar os fios, ao invés de tratá-los.

Para uma máscara de tratamento eficaz, a mistura deve conter cerca de 3.8 e 5.6, número do pH natural do cabelo.

O creme de leite, por sua vez, varia seu pH entre 6.4 e 6.8. Essa quantidade de pH é elevada em comparação ao pH dos cabelos, isto é, ela prejudica e não sela os fios.

A selagem é extremamente importante para a hidratação, uma vez que ela garante o êxito e duração. Portanto, para um tratamento de validade, poder e ação, adicione maionese ao creme de leite.

Receita de hidratação com creme de leite e maionese:

  • Duas colheres (de sopa) de creme de leite;
  • Duas colheres (cheias) de maionese.
  1. Se a quantidade for insuficiente para seu cabelo, complemente com colheres adicionais de maionese;
  2. Em um recipiente, misture os ingredientes até obter uma mistura homogênea;
  3. Espalhe por todo o comprimento do fio e massageie;
  4. Deixe a solução agir por cerca de 30 minutos;
  5. Enxague;
  6. Limpe os cabelos com shampoo transparente para retirar a gordura e o odor.
Nunca use o creme de leite puro nos cabelos.

Hidratação com maionese e azeite

O azeite de oliva é rico em vitamina E, D, K e A. Essas vitaminas são poderosas e fortificam a saúde de nosso corpo, pois sua propriedade oxidante é uma aliada no embate aos radicais livres.

Nos cabelos, o azeite de oliva atua como um emoliente natural. Isso significa uma maior vitalidade e maciez aos fios secos e castigados.

O azeite de oliva ainda aplica relaxamento e purificação aos cabelos, recuperando a elasticidade e a luminosidade dos fios.  

Os cabelos tingidos têm prioridade com essa receita, visto que o azeite oferece uma cor mais duradoura e vibrante para os cabelos.

As madeixas danificadas pela química também são beneficiadas pelo rejuvenescimento da fibra capilar proporcionada pela oliva. Esse efeito rejuvenescedor e previne as dos fios.

Receita de hidratação com maionese e azeite:

  • 2 colheres de sopa de maionese;
  • 2 colheres de sopa de azeite extra virgem.
  1. Mais fácil, impossível: basta misturar os ingredientes até obter uma mistura homogênea e aplicar nos cabelos molhados;
  2. Deixe atuar por cerca de 40 minutos;
  3. Lave os cabelos como de costume e finalize com um bom condicionador.

De quanto em quanto tempo hidratar?

Depois de toda essa explanação sobre suas propriedades, você já deve estar convencido do poder da maionese, certo?

Porém, uma vez que o alimento possui muita gordura, a hidratação semanal não é recomendada.

O ideal é que o ingrediente seja usado quinzenalmente, ou seja, de quinze em quinze dias. Assim, a hidratação será nutritiva e não deixará seus cabelos com um aspecto pesado e oleoso.

Leave A Reply

Your email address will not be published.