Take a fresh look at your lifestyle.

Hidratação com Leite: 7 Dicas para você

Você sabia que o leite é um ótimo aliado na hidratação capilar?

Se você adora usar produtos caseiros em seus tratamentos capilares, provavelmente já ouviu falar sobre as vantagens da hidratação com leite.

Esse produto tão familiar, presente na maioria das cozinhas brasileiras, não traz benefícios apenas para a saúde, mas também para a beleza.

Super nutritivo e com alto potencial de hidratação, o leite é um coringa nos tratamentos caseiros para todos os tipos de cabelo, dos loiros aos cacheados, e também para a pele.

Celebridades já se renderam ao leite como um reforço para os cuidados com a beleza. A top model Caroline Bittencourt já revelou ser fã dos tratamentos caseiros e passar leite para hidratar suas madeixas naturalmente loiras.

Além disso, reza a lenda que Cleópatra – uma das mulheres mais belas e sedutoras da história – se banhava inteira em leite para realçar a sua beleza e aumentar o seu poder de sedução. Interessante, não?

Neste post, falaremos sobre a atuação do leite nos cabelos, seus benefícios para os fios e ainda ensinaremos 7 dicas preciosas de como usar o leite em receitas de hidratação caseira para tornar suas madeixas mais macias, sedosas e brilhantes. Confira!

Leite: tipos e composição nutricional

O leite é o primeiro alimento ao qual nós temos acesso assim que nascemos e ele é essencial durante toda a infância e adolescência, mas continua sendo muito importante para a saúde na vida adulta e senil.

Ele é uma das principais fontes de cálcio disponível e por isso, é essencial para o bom desenvolvimento dos ossos e dentes. Sem contar que é rico em proteínas e diferentes vitaminas indispensáveis para a saúde e beleza, como veremos mais à frente.

Existem diferentes tipos de leite:

  • Leite integral: mantém toda a gordura natural da bebida e é rica em vitaminas A, B e K;
  • Leite semi-desnatado: possui menos gorduras do que o integral, mas os mesmos níveis de cálcio e proteínas;
  • Leite desnatado: caracterizado pela redução nos teores de gordura;
  • Leite em pó: é obtido através da desidratação do leite da vaca, submetendo-o a um tratamento de concentração e secagem;
  • Leite fortificado: o leite passa por diversos processos que podem fazer com que ele perca alguns de seus nutrientes. Por isso, existem no mercado versões fortificadas, que são complementadas com algumas vitaminas e minerais.

Todos esses tipos de leite podem ser consumidos e usados em tratamentos caseiros para os cabelos. No entanto, pelas suas particularidades, algumas receitas tendem a usar um tipo específico, dependendo dos objetivos do tratamento e do nível de dano dos fios.

Quem diria que o leite seria um excelente aliado no tratamento dos cabelos?

Quanto à composição do leite, o alimento costuma apresentar os seguintes nutrientes:

  • Cálcio;
  • Proteínas;
  • Gorduras;
  • Fósforo;
  • Magnésio;
  • Vitamina A;
  • Vitamina D;
  • Vitaminas do Complexo B.

Benefícios do leite para a saúde e beleza

Com tantos nutrientes é fácil entender porque o leite faz tão bem para a saúde e beleza.

Entre os principais benefícios do leite para a saúde, podemos destacar:

  • Ajuda na formação e manutenção dos dentes e ossos;
  • Previne a osteoporose;
  • Auxilia no emagrecimento;
  • Proporciona a sensação de bem-estar, devido a presença do aminoácido triptofano;
  • Previne a diabetes tipo 2;
  • Melhora o funcionamento do sistema nervoso, graças à presença das vitaminas do complexo B, mesmo em quantidades mais reduzidas.

Mas e quando o assunto é beleza? Quais benefícios o leite pode trazer?

Muitos! O ingrediente é amplamente utilizado na fabricação de diversos cosméticos voltados para o tratamento dos cabelos, pele e até mesmo unhas.

A principal substância do leite de interesse da indústria cosmética é o ácido lático, que garante excelentes resultados quando o assunto é hidratação e rejuvenescimento.

Não é à toa que o leite é foco de diversas pesquisas sobre manutenção da beleza. No Brasil, pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, descobriram um “leite da beleza”, acrescentando alguns ingredientes e retirando outros do leite da vaca. Segundo a pesquisa, ele é capaz de manter o corpo em forma, auxiliando no emagrecimento e ainda deixa a pele mais bonita. Incrível, não?

Veja as vantagens de usar o ingrediente na sua rotina de beleza:

  • Tem alto potencial hidratante e rejuvenescedor;
  • Combate o envelhecimento precoce, pois possui vitamina A – um poderoso antioxidante – em sua composição;
  • Por ser rico em proteínas, ajuda na manutenção da queratina e do colágeno, dois elementos importantes para a beleza do cabelo e da pele;
  • Deixa os cabelos mais fortes e diminui a descamação dos fios, graças ao cálcio.

Convencida dos benefícios do leite para as suas madeixas? Então continue lendo este artigo e conheça 7 dicas de hidratação com leite, com direito a várias receitinhas caseiras que deixarão seus fios lindos. Confira!

1. Hidratação com leite e creme

Praticamente todas as receitas caseiras de hidratação capilar tem como base um creme ou máscara hidratante, junto a qual adicionamos ingredientes naturais.

E nas hidratações com leite não é diferente. Para começar, vamos mostrar uma receita bem simples de fazer, que conta com uma base de creme hidratante, leite e açúcar. Veja a seguir.

Creme hidratante com leite e açúcar

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de creme hidratante da sua preferência;
  • 1 colher de sopa de açúcar;
  • 4 colheres de sopa de leite.

Modo de preparo e aplicação:

  1. Coloque todos os ingredientes em um recipiente limpo e mexa até formar uma mistura homogênea;
  2. Lave os cabelos, tire a umidade e aplique a mistura em todo o comprimento, mecha por mecha;
  3. Coloque uma touca plástica e aguarde 30 minutos;
  4. Enxágue com água em abundância e na sequência, aplique um condicionador;
  5. Enxágue novamente e finalize como de costume.

Nesta receita, a gordura, vitamina A e proteínas presentes no leite fazem o papel de agente condicionante e hidratante. Por outro lado, o açúcar, com sua capacidade umectante natural, confere maciez, brilho e ainda sela as cutículas. O resultado são cabelos mais alinhados, sedosos e com caimento natural.

Dica: se o seu cabelo for oleoso, opte por fazer essa hidratação utilizando leite desnatado. Mas se o seu cabelo está muito ressecado, o integral é a melhor opção, pois as gorduras naturais do leite vão ajudar a hidrata-lo.

Outra dica valiosa é sobre o açúcar. Se você puder, prefira usar o mascavo ao refinado, pois o primeiro tem mais nutrientes do que o segundo, que é nutricionalmente pobre.

Seja qual for a receita utilizada, siga com atenção todos os passos para obter os melhores resultados na sua hidratação.

2. Hidratação com leite e mel

Assim como o leite, o mel é um velho conhecido quando o assunto é beleza. Destaque por sua ação hidratante, ele promove brilho e maciez quando aplicado sobre as madeixas e aumenta a elasticidade do fio, evitando que eles fiquem quebradiços.

Para as mulheres que possuem cabelos cacheados, o mel aumenta a definição dos cachos e reduz o frizz.

Hidratações que usam o mel aliado ao leite são ótimas para recuperar cabelos secos e danificados por processos químicos e térmicos, como tinturas, progressivas e uso excessivo de chapinha.

Veja a seguir uma receita de hidratação com leite e mel.

Máscara hidratante com leite, mel e açúcar

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de creme hidratante da sua preferência;
  • 2 colheres de sopa de leite;
  • 1 colher de sopa de açúcar;
  • 1 colher de sopa de mel;
  • 4 gotas de óleo da sua preferência (pode ser de argan, coco, amêndoas, semente de uva, etc).

Modo de preparo e aplicação:

  1. Coloque todos os ingredientes em um recipiente limpo e misture tudo até obter uma mistura cremosa;
  2. Lave o cabelo e retire o excesso de umidade;
  3. Aplique a mistura por todo o cabelo, de forma uniforme, coloque uma toca térmica e deixe agir por 30 minutos;
  4. Em seguida, enxágue o cabelo com água fria, retirando toda a máscara, e aplique um condicionador na sequência;
  5. Enxágue novamente e finalize como de costume.

Essa receita pode ser aplicada sempre que você sentir o cabelo quebradiço e ressecado, principalmente depois de procedimentos químicos. Os fios ficarão mais macios, sedosos e com brilho.

3. Hidratação com leite em pó

Como vimos anteriormente, o leite em pó é obtido por meio da desidratação do leite da vaca, através de processos de concentração e secagem.

Ele possui os mesmos nutrientes do leite em estado líquido, portanto pode ser usado tranquilamente em receitas caseiras de hidratação que utilizam leite, pois os benefícios serão os mesmos.

A grande vantagem de utilizar o leite em pó é que ele dá mais consistência na mistura, o que pode ser importante na hora de aplicar o produto nos fios, principalmente em receitas de máscaras que exigem uma textura mais espessa, como é o caso da hidratação reconstrutora com leite em pó que veremos a seguir.

Máscara de hidratação e reconstrução capilar com leite em pó e ovo

Se o seu cabelo está extremamente danificado, é preciso realizar uma reconstrução a fim repor toda a massa capilar perdida dos fios.

Tratamentos com queratina líquida cumprem muito bem esta função, mas você sabia que também pode conseguir um bom resultado com uma receita caseira?

É uma hidratação com leite em pó, ovos, mel e azeite. Confira a seguir a lista de ingredientes e o passo a passo para fazer e aplicar nos cabelos.

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de leite em pó;
  • 1 ovo;
  • 3 colheres de sopa de máscara hidratante da sua preferência;
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva;
  • 1 colher de sopa de mel.

Modo de preparo e aplicação:

  1. Quebre o ovo em um recipiente limpo e, com a ajuda de um garfo, bata a clara e gema;
  2. Em seguida, adicione os outros ingredientes e misture bem, até formar uma pasta homogênea;
  3. Com o cabelo seco, aplique a mistura em todo o cabelo, mecha por mecha;
  4. Deixe agir por 30 minutos;
  5. Enxágue bem os fios com água fria ou morna e, em seguida, lave o cabelo normalmente.

Nesta receita, cada ingrediente tem uma função para as suas madeixas: o leite e o ovo são ricos em vitamina B e proteínas, enquanto o mel é um excelente hidratante e o azeite, uma solução nutritiva para os fios. O resultado são cabelos mais sedosos, macios e menos quebradiços.

Você pode fazer essa máscara mensalmente ou a cada quinze dias, dependendo da necessidade do seu cabelo.

4. Hidratação com leite e maisena

A combinação de leite e maisena é capaz de deixar os cabelos macios e hidratados, mas você sabia que essa mistura também é utilizada para alisar os fios de forma caseira e natural?

A hidratação feita com leite e maisena é indicada para cabelos opacos, quebradiços e sem vida. Enquanto o leite é capaz de hidratar profundamente, o amido de milho contido na maisena reativa a maciez e intensifica o brilho, além de deixar os fios temporariamente mais lisos.

Ideal para cabelos lisos, volumosos e ondulados. Veja a seguir uma receita caseira que combina estes dois ingredientes.

Máscara hidratante de leite e maisena

Ingredientes

  • 200 ml de leite;
  • 2 colheres de sopa de maisena;
  • 2 gotas de óleo de nutrição vegetal da sua preferência (pode ser argan, oliva ou óleo de coco, por exemplo).

Modo de preparo e aplicação:

  1. Em um recipiente limpo, coloque todos os ingredientes e misture bem, até conseguir uma solução homogênea;
  2. Com o cabelo seco – pode estar limpo ou sujo – faça a divisão dos fios em várias mechas e inicie a aplicação da solução. Como ela fica bem líquida, você pode usar um pincel ou borrifador;
  3. Vá aplicando a mistura nos cabelos, massageando o couro cabeludo e toda a extensão dos fios. A massagem na aplicação é muito importante, pois o atrito das mãos nos fios gera calor, fator fundamental para ativar os ingredientes e melhorar a penetração dos nutrientes no fio.

Observação: a aplicação da mistura tem que ser rápida, pois a maisena seca facilmente. Não se preocupe com o aspecto rígido do cabelo durante a aplicação;

  1. Deixe a mistura agir nos fios soltos por uma hora;
  2. Passado o período de espera, lave o cabelo normalmente, com shampoo e condicionador;
  3. Finalize como de costume.

Essa hidratação com leite e maisena pode ser feita a cada quinze dias ou semanalmente, dependendo da necessidade do seu cabelo.

Os cabelos ficam incrivelmente hidratados com leite.

5. Hidratação com leite para cabelos cacheados

A hidratação à base de leite pode ser feita e é benéfica para todos os tipos de cabelo, no entanto, pode ser especialmente útil para mulheres com madeixas cacheadas.

Quem tem cachos sabe que esse tipo de fio têm uma tendência maior ao ressecamento do que outros tipos de cabelo. Isso acontece devido a curvatura natural do fio, que dificulta a chegada da oleosidade da raiz até a ponta do cabelo, tornando-o naturalmente mais seco.

Por isso, o leite pode ser um grande aliado das mulheres cacheadas. Tratamentos caseiros que levam este ingrediente aumentam a hidratação dos fios, trazendo mais brilho e maciez.

Além disso, o leite ajuda a controlar o volume dos cachos, aumentando a definição e reduzindo o frizz.

Todas as receitas caseiras de hidratação com leite mostradas até aqui podem ser feitas em cabelos cacheados, pois trarão excelentes resultados.

Mas se você quer tirar o máximo de proveito destes tratamentos para os seus cachos, temos algumas dicas complementares.

A primeira é para utilizar leite integral e não o desnatado nas suas hidratações. Como o cabelo cacheado é normalmente mais seco, a gordura natural do leite potencializa a sua capacidade de hidratação. Por isso, opte sempre pelo integral, que é mais gorduroso.

A segunda é sempre adicionar algumas gotinhas do seu óleo vegetal preferido, seja argan, amêndoas, semente de uva, entre outros. Esses óleos são nutritivos e ajudam a controlar o volume e aumentar a definição dos cachos.

Também é importante lembrar que toda máscara de hidratação, seja natural ou não, deve ser aplicada apenas no comprimento dos fios e nunca no couro cabeludo. Essa dica é especialmente importante para quem tem cabelos cacheados, pois pessoas com esse tipo de madeixas costumam ter o couro cabeludo oleoso e as pontas secas.

Veja a seguir uma receita caseira de hidratação com leite especialmente formulada para as mulheres cacheadas.

Hidratação Deleite de Satanás

Não, você não leu errado. Deleite de Satanás é o nome – no mínimo peculiar – dessa receita caseira de hidratação.

Reza a lenda que o nome é uma homenagem ao gato do cabeleireiro que a criou. O gato se chamava Satanás e como a hidratação tem como protagonista o leite, surgiu esse nome exótico.

Curiosidades a parte, essa é uma receita poderosa para quem tem cachos, pois hidrata, restaura e nutre o fio profundamente.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de creme de hidratação da sua preferência;
  • 2 colheres de sopa de leite integral;
  • 1 colher de sopa de leite de coco;
  • 1 colher de chá de mel;
  • 1 colher de chá de óleo vegetal;
  • 1 colher de sobremesa de açúcar.

Modo de preparo e aplicação:

  1. Coloque todos os ingredientes em um recipiente e misture bem, até conseguir uma mistura homogênea;
  2. Lave o cabelo com shampoo e retire o excesso de umidade;
  3. Aplique a mistura por todo o cabelo, mecha por mecha, e deixe agir por 30 minutos;
  4. Em seguida, enxágue o cabelo com água abundante, retirando toda a mistura, e aplique um condicionador para selar o fio;
  5. Enxágue novamente e finalize como de costume.

O resultado dessa hidratação é mais maciez, brilho e definição para os cachos, além de redução da porosidade no topo da cabeça.

O tratamento pode ser feito semanalmente ou de quinze em quinze dias.

6. Hidratação com leite para veganos

O leite é um alimento de origem animal, e por isso, pessoas veganas não o consomem e nem o utilizam em tratamentos cosméticos.

Se este é o seu caso, não se preocupe, pois ainda assim, você poderá se beneficiar da hidratação com leite ao substituir o alimento de origem animal pelos leites vegetais.

Eles podem ser comprados prontos ou feitos em casa. Geralmente, os leites vegetais são extraídos de grãos, cereais e oleaginosas, como a soja, amêndoa, aveia e nozes, por exemplo.

Esses leites também são muito nutritivos e podem substituir o leite de vaca nas hidratações caseiras.

Dica: se o seu cabelo é seco ou está muito danificado, a dica é escolher leites vegetais que tenham alto teor de gordura. O leite de oleaginosas como a amêndoa ou outros leites mais específicos, como o de coco são boas escolhas.

Cabelos lindos e saudáveis como os das celebridades? Experimente hidratá-los com leite!

7. Bônus: outros tratamentos capilares com leite

Neste post falamos muito sobre a hidratação com leite, mas você sabia que também é possível realizar outros tratamentos capilares com este ingrediente?

Veja duas receitas em que o leite é utilizado como tonalizante e para alisar as madeixas.

Creme tonalizante para cabelos loiros

Se você tem cabelos tingidos de loiro ou luzes e reflexos sabe o quanto é frustrante aquele momento em que a cor começa a desbotar e ficar “amarela” demais.

Quando isso acontecer, use o leite em uma receita de máscara tonalizante para conseguir um tom mais bonito e natural. Veja a receita.

Ingredientes:

  • 150 ml de leite;
  • 2 colheres de sopa de leite em pó;
  • 1 colher de sopa de creme hidratante de sua preferência.

Modo de preparo e aplicação

  1. Misture todos os ingredientes em um recipiente e mexa bem até formar uma pasta homogênea;
  2. Com o cabelo seco, aplique a mistura em todo o comprimento e deixe agir por uma hora;
  3. Enxágue com água fria e depois lave o cabelo normalmente;
  4. Finalize como de costume.

Creme alisante com leite em pó e mel

Esta é uma receita de alisamento caseiro progressivo.

O uso semanal e regular desta máscara nas madeixas vai alisando progressivamente o cabelo, além de deixar os fios mais brilhantes e macios. Veja a receita.

Ingredientes:

  • 4 colheres de sopa de leite em pó;
  • 2 colheres de sopa de água;
  • 1 colher de sopa de mel.

Modo de preparo e aplicação

  1. Misture todos os ingredientes em um recipiente e mexa bem até formar uma pasta;
  2. Com o cabelo seco, separe as madeixas no meio e aplique a mistura em todo o cabelo, mecha por mecha. Deixe agir nos cabelos soltos por uma hora;
  3. Enxágue com água fria, retirando toda a máscara e aplique um condicionador na sequência;
  4. Enxágue novamente e finalize como de costume.

Observação: esse tratamento não deve ser feito em cabelos muito danificados ou quebradiços.

Veja também: Hidratação com Maionese Capilar. Funciona?! Passo a Passo!

Considerações finais

O leite é um produto com alto poder nutritivo e por isso, pode ser utilizado em diversos tratamentos capilares.

A hidratação com leite pode ser aplicada em todos os tipos de cabelo e a única contraindicação é para pessoas que possuem alergia ao leite.

Nestes indivíduos, apenas o toque ou o cheiro do leite já pode desencadear uma reação alérgica com sintomas como coceira, vermelhidão, bolinhas e inchaço nos lábios, olhos e orelha.

Portanto, na dúvida sobre usar ou não o leite em seus tratamentos capilares, sempre consulte um médico e um profissional cabeleireiro.

Curtiu o nosso artigo? Então compartilhe nas redes sociais e conte os milagres capilares da hidratação com leite para as amigas!

Infográfico

infografico Hidratação com Leite

Compartilhe esse infográfico em seu site!

Leave A Reply

Your email address will not be published.