Take a fresh look at your lifestyle.

Hidratação com leite de coco: 8 receitas incríveis!

As hidratações no cabelo devem fazer parte da sua rotina no seu cronograma capilar. Por isso, os tratamentos de beleza caseiros e naturais vêm se tornando muito populares entre muitas mulheres, principalmente pela praticidade. É o caso da hidratação com leite de coco, que além de natural, conta com os benefícios poderosos desse ingrediente tão versátil.

Toda mulher sabe que para manter os fios de cabelos sempre saudáveis, macios e brilhantes é preciso cuidados especiais, pois a estrutura capilar sofre constantemente com os efeitos provocados por diversos fatores (poluição, calor, umidade, exposição solar, produtos químicos, entre outros).

Sendo assim, a hidratação com leite de coco é capaz de manter a saúde dos cabelos com os nutrientes necessários. Isso por que o coco, além de ser um alimento muito saudável, é rico em óleos que lubrificam e hidratam os fios e ácido láurico, que ajuda a limpar os cabelos e o couro cabeludo sem agredi-los.

Dessa forma, a hidratação com leite de coco é essencial para evitar o ressecamento, as pontas duplas e o frizz, e ainda acalmar os fios alisando-os naturalmente.

Quer saber como se beneficiar desse ingrediente poderoso? Leia o artigo abaixo e descubra todos os benefícios do coco para o cabelo e como fazer a hidratação com leite de coco para manter os cabelos saudáveis, macios, brilhantes e mais lisos. Confira!

Veja também: Hidratação de Quiabo Para Cabelos, Como Fazer?

Benefícios do coco para os cabelos

O leite de coco é um poderoso ingrediente com muitos benefícios.
O leite de coco é um poderoso ingrediente com muitos benefícios.

O coco é um dos alimentos mais nutritivos que existe. E um dos seus maiores benefícios é poder ser consumido e utilizado de diversas formas diferentes, tanto como alimento ou ingrediente, através da sua polpa, água e leite.

É verdade que uma boa alimentação é a maneira mais simples de manter a saúde do organismo em geral, inclusive dos cabelos. Incorporado na dieta, o coco pode substituir o leite de vaca ou ser adicionado à inúmeras receitas diferentes.

Ele é capaz de melhorar o colesterol devido ao ácido láurico; fornecer energia, pois é rico em ácidos graxos de cadeia médias, gorduras rapidamente absorvidas e utilizadas pelo organismo; fortalecer o sistema imunológico, pois contém ácido láurico e ácido cáprico de propriedades antibacterianas e antifúngicas; ajuda a controlar a glicemia, por não conter muitos carboidratos; previne cãibras, por ser rico em potássio; ajuda a emagrecer, por aumentar a saciedade e melhorar o trânsito intestinal e não contém lactose, podendo ser consumido por intolerantes à lactose.

Mas utilizar o coco, não só como alimento, mas como ingrediente em receitas de beleza para o cabelo pode beneficiar ainda mais a saúde dos fios.

Para tanto, basta utilizar o leite de coco seco extraído da sua polpa para obter uma solução rica em gorduras saturadas, uma variedade de óleos, ácido láurico e nutrientes como potássio, cálcio e magnésio. Ou a partir do creme da versão industrializada.

Além de hidratar os fios profundamente, combatendo o ressecamento, pode também auxiliar na limpeza do couro cabeludo sem agredir os fios, devido ao ácido láurico presente em sua composição e alinhar os cabelos naturalmente, por ser uma excelente fonte de lipídios, capaz de controlar o excesso de volume.

Portanto, não deixe de incorporar o leite de coco no seu cronograma capilar, como forma de nutrição na hora de repor os óleos essenciais dos cabelos. Ainda não acredita? Veja como se beneficiar desse ingrediente pela hidratação com leite de coco no cabelo:

1. Fortalece os cabelos

Os nutrientes presentes no leite de coco ajudam a fortalecer os cabelos, evitando o ressecamento e a queda de cabelo, principalmente devido ao clima.

2. Promove o brilho nos cabelos

O leite de coco também ajuda a devolver o brilho natural dos fios de cabelos, mantendo a aparência saudável.

3. Engrossa os fios

A máscara de leite de coco, quando utilizada semanalmente pode ajudar a manter a espessura do cabelo, engrossando os cabelos evitando também as quedas.

4. Evita a caspa

Seus nutrientes ajudam na limpeza e hidratação dos fios sem promover excesso de oleosidade, principal causador da caspa.

5. Alinha os cabelos

A sua alta concentração de lipídios é capaz de suavizar os fios de cabelo, alinhando e controlando o excesso de volume, podendo até alisar naturalmente.

6. Estimula o crescimento

O leite de coco também pode estimular o crescimento do cabelo, mantendo-os fortes e resistentes, livres de danos.

7. Mantém a pigmentação dos fios

O leite de coco possui a capacidade de manter o pigmento do cabelo, mantendo a sua cor natural.

8. Evite a coceira

Suas propriedades antibacterianas e antifúngicas dos ácidos láuricos e cápricos podem ajudar a aliviar sintomas alérgicos como a coceira e descamação no couro cabeludo, esfriando a temperatura.

9. Evita o resecamento

Seu alto poder de hidratação ajuda o cabelo a manter o conteúdo da água e evitar o seu ressecamento e controlar o excesso de oleosidade.

10. Menos gorduroso

O leite de coco é um ingrediente natural menos gorduroso, capaz de hidratar, devolver a água e os óleos essenciais para fios saudáveis, sem estimular a produção de oleosidade.

Leia também: Hidratação com Leite: 7 Dicas para você

Leite de coco caseiro ou industrializado: Qual o melhor?

O leite de coco caseiro é ideal para fazer hidratação com leite de coco nos cabelos.
O leite de coco caseiro é ideal para fazer hidratação com leite de coco nos cabelos.

Apesar do leite de coco industrializado ser muito mais fácil de encontrar em qualquer supermercado ou mercearia, o leite de côco caseiro, por ser menos concentrado, contém menos calorias.

A vantagem do leite de coco caseiro é ser um ingrediente totalmente natural, sem substâncias químicas como espessantes, saborizantes e conservantes artificiais em sua composição. Fora isso, ambos podem trazer resultados semelhantes e excepcionais para a hidratação com leite de coco.

Caso escolha o creme ou leite de coco industrializado, adicione cerca de 500 ml de água, misturando bem ou batendo no liquidificador até obter uma consistência homogênea.

Leia também: Alisamento natural caseiro: As melhores receitas para alisar os cabelos

Como fazer leite de coco caseiro

Para obter o leite de coco caseiro, você deve extrair o leite do coco seco. É possível encontrar apenas a polpa do coco seco para vender, mas caso você só encontre o coco, siga os passos abaixo:

  • Faça um furo no coco para retirar a água;
  • Coloque o coco seco no forno alto por cerca de 20 minutos ou na chama do fogão para ajudar a polpa a desprender da casca;
  • Enrole o coco em um pano de prato ou toalha e bata nele para soltar a polpa;
  • Retire toda a polpa do coco e a casca;
  • Corte a polpa em pedaços menores;
  • Bata no liquidificador com 700 ml de água quente até obter um líquido espesso e consistente;
  • Coe tudo passando em uma peneira fina ou pano torcendo bem para extrair o líquido;
  • Por fim, aguarde esfriar, podendo durar uma semana na geladeira ou três meses congelado.

Leia também: Como fazer óleo de coco caseiro? Passo a Passo

Receitas de hidratação com leite de coco para o cabelo

Existem muitas receitas para hidratação com leite de coco.
Existem muitas receitas para hidratação com leite de coco.

Agora que já sabemos todos os benefícios do leite de coco e como extrair o leite de coco em casa, saiba como utilizar receitas caseiras incríveis de hidratação com leite de coco nos cabelos para hidratar os fios e deixá-los mais lisos. Veja abaixo:

1 – Hidratação só com leite de coco

Aplique o leite de coco no cabelo úmido ou seco como se fosse shampoo, massageando bem por vários minutos na raiz do cabelo, desde a raiz. Depois, deixe agir por uma hora. Em seguida, enxágue completamente com água morna para retirar todo o excesso.

Outra opção é aplicá-lo como condicionador após lavar com shampoo, deixando agir por 10 minutos após a aplicação. Em seguida, enxágue bem para retirar o excesso.

2 – Hidratação com leite de coco e limão

Essa receita de hidratação com leite de coco tem efeito alisador, mas por não envolver química, a hidratação não é capaz de deixar o cabelo chapado. No entanto, a receita consegue alinhar os fios e deixá-los brilhantes, desde que os cabelos não sejam muito cacheados, sendo mais indicada para cabelos mais lisos que precisam relaxar.

Além dos nutrientes do leite de coco, o limão possui um pH ácido capaz de fechar as cutículas e fazer uma selagem nos fios.

Para a receita, aqueça duas colheres (sopa) de óleo de coco em banho-maria ou coloque 20 segundos no micro-ondas para derreter. Em seguida, misture com 200 ml de leite de coco com 1 colher de sopa do suco de um limão.

Separe o cabelo em mechas e aplique de cima para baixo, sempre enluvando muito bem;
Deixe agir por 40 minutos e lave.

Para aplicar, divida os cabelos secos em mechas e aplique a mistura em cada uma delas desde a raiz, com a ajuda de um pincel de tintura. Em seguida, deixe agir por cerca de 30 minutos e enxágue os cabelos normalmente, usando shampoo e condicionador de sua preferência.

3 – Hidratação com leite de coco e amido de milho

Como dissemos, o leite de coco é rico em lipídios capazes de promover a hidratação dos fios. Além disso, essa receita acelerar o crescimento, promove mais brilho, força e maciez, ajudando também a reduzir o volume e a definir os cachos.

O amido de milho atua como um shampoo seco caseiro, ajudando a limpar mais profundamente o couro cabeludo.

Para a receita, dilua 1 colher de sopa de leite de coco em uma panela com 150 ml de água e ½ colher de amido de milho. Leve ao fogo baixo para aquecer, mexendo bem até engrossar, sem deixar empelotar.

Desligue o fogo e despeje em outro recipiente para esfriar. Se quiser, junte 2 colheres (sopa) de máscara de hidratação de sua preferência.

Para aplicar, divida os cabelos úmidos em mechas e passe a mistura enluvando todos os fios. Em seguida, deixe agir por 30 a 40 minutos, enxaguando depois com água morna e finalizando como de costume.

4 – Hidratação com leite de coco e máscara de hidratação

O leite de coco aliado a uma boa máscara de hidratação é capaz de potencializar todos os seus benefícios. Para a receita, misture em um recipiente 2 colheres (sopa) da máscara de sua preferência com 3 colheres (sopa) de leite de coco.

Para aplicar, divida os cabelos já lavados com shampoo e aplique a mistura nos fios, massageando bem. Em seguida, coloque uma touca plástica ou térmica e deixe a mistura agir por aproximadamente 15 minutos. Por fim, enxágue com água morna, finalizando com o condicionador normalmente.

5 – Hidratação com leite de coco e açúcar cristal

O açúcar cristal aliado ao leite de coco é excelente para umidificar os fios e deixá-los macios, finos e com menos volume. Essa receita é ideal para cabelos que não estejam danificados ou que não tenham químicas fortes ou colorações recentes.

Para a receita, misture em um recipiente 2 colheres (sopa) de uma máscara de hidratação de sua preferência com 2 colheres (sopa) de leite de coco e 1 colher (sopa) de açúcar cristal, até obter uma mistura homogênea e dissolver o açúcar completamente.

Em seguida, divida o cabelo úmido, previamente lavado, em mechas e aplique a mistura, deixando descansar por 10 minutos, Depois, cubra com uma touca plástica ou térmica e deixe agir por cerca de 20 minutos. Por fim, enxágue com água fria ou morna em abundância e finalize como de costume.

6 – Hidratação com leite de coco e glicerina

Essa receita caseira de hidronutrição com leite de coco e glicerina no cabelo vai deixar o cabelo extremamente macio e maleável, com os fios super alinhados. Para a receita, misture 1 colher de sobremesa de glicerina vegetal líquida com 200 ml de leite de coco em um borrifador.

Para aplicar, borrife a mistura nos cabelos já limpos e desembaraçados e cubra-os com uma touca plástica ou toalha molhada para não ressecar, deixando agir por cerca de 20 minutos. Por fim, enxágue com água abundante, finalizando como de costume.

7 – Hidratação com leite de coco e cacau em pó

Essa receita mistura o poder da hidratação com leite de coco com o brilho promovido pelo cacau em pó para deixar os cabelos lisinhos e muito brilhantes.

Para a receita, misture 3 colheres de sopa de máscara de hidratação de sua preferência com 3 colheres de sopa de leite de coco ou 1 colher de sobremesa de cacau em pó ou chocolate em pó até que todos os ingredientes estejam misturados e homogêneos.

Para aplicar, passe a mistura nos cabelos limpos e úmidos, deixando agir por 30 minutos, em seguida, enxaguando com água fria ou morna em abundância, sem shampoo.

8 – Hidratação com leite de coco, abacate e azeite de oliva

Essa receita é ideal para cabelos bastante ressecados ou que foi submetidos por alguma química, descoloração ou coloração no cabelo. Isso porque os ingredientes são altamente nutritivos e ricos em óleos hidratantes.

Para a receita, misture 4 colheres (sopa) de abacate maduro bem amassado com 1 colher (sopa) de leite de coco, 1 colher (sobremesa) rasa de azeite de oliva e 2 colheres (sopa) de máscara de hidratação de sua preferência, até que todos os ingredientes estejam bem homogêneos.
Para aplicar, passe a mistura nos cabelos úmidos e limpos, deixando agir por 15 minutos e enxaguando em seguida com água abundante até retirar todo o excesso, sem usar o shampoo.

Leia também: Hidratação Caseira para Cabelos: Lisos e Crespos

Todas essas receitas são excelente para fazer hidratação com leite de coco no cabelo e deixá-los extremamente hidratados, macios, lisos e super saudáveis. Gostou? Já experimentou alguma delas ou sabe de alguma outra? Compartilhe conosco!

Leave A Reply

Your email address will not be published.